Coreia do Norte reforça presença militar na fronteira sul

http://static.businessinsider.com/image/4cf397214bd7c8254a630000-900-/south-korean-soldiers-begin-drills-at-the-beach-town-of-malipo.jpg

As Forças Armadas da Coreia do Norte elevaram o alerta de suas unidades de artilharia localizadas na costa oeste do país, próximo da fronteira com o sul, reporta neste domingo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Segundo uma fonte não idenificada que conversou com a agência sul-coreana, as Forças Armadas do norte também deixaram de prontidão caças que estavam nos hangares.

O recrudescimento da tensão entre as Coreias se dá horas antes de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, na qual as potências discutirão a situação na península – qualificada de “barril de pólvora” no sábado por um enviado americano.

Ignorando os pedidos da Rússia e da China para evitar a escalada das tensões, a Coreia do Sul reafirmou neste domingo que levará adiante nos próximos dias um exercício militar com artilharia real na região sob disputa.

A simulação de um dia é uma resposta ao ataque a míssil norte-coreano que matou pessoas no dia 23 de novembro. O bombardeio à ilha de Yeonpyeong matou dois soldados e dois civis sul-coreanos.

As Forças Armadas sul-coreanas disseram que as armas serão apontadas em direção oposta à Coreia do Norte durante o exercício. Mesmo assim, Pyongyang já advertiu que poderá reagir em caráter “imprevisível” e “de autodefesa”.

O regime comunista do norte não aceita a fronteira desenhada no Mar Amarelo por um general americano no fim da Guerra da Coreia, em 1953. Por isso, diz que qualquer disparo feito na região corre o risco de risco de cair em águas norte-coreanas.

A mídia estatal norte-coreana tem advertido que, se os exercícios forem levados adiante, o país pode atacar o sul em maior escala que o ataque anterior.

Diplomacia

Enquanto os dois vizinhos trocam ameaças, nos bastidores continuam as iniciativas para acalmar a tensão.

No sábado, a Rússia pediu uma reunião “urgente” do Conselho de Segurança, e expressou irritação pelo fato de o encontro ter sido agendado somente para o domingo.

O país, que faz fronteira com a Coreia do Norte, pediu às autoridades americanas e sul-coreanas que cancelem os exercícios militares.

A China também vem advertindo que um conflito entre os dois vizinhos desestabilizaria a região. Mas o governo chinês até agora se limitou a expressar “grande preocupação” com a possibilidade.

Um enviado não-oficial americano para a questão coreana, Bill Richardson, qualificou no fim de semana a tensão entre as Coreias de “barril de pólvora”.

Ao fim de uma visita à capital norte-coreana, Pyongyang, Richardson disse que fez “pequenos avanços” na promoção do diálogo entre os dois vizinhos e que pediu às autoridades norte-coreanas para exercer “moderação” diante das tensões.

Richardson, que é governador do Estado do Novo México, viajou por sua própria conta à Coreia do Norte – com quem os EUA não têm relações diplomáticas –, mas no passado já exerceu a função de moderador entre os dois vizinhos.

Fonte: BBC Brasil

12 Comentários

  1. Só q a C. do norte possui uns brinquedinhos q resolverão a questão em minutos , sem falar da nuvem q vai cobrir boa parte dos n céus e a chuva radioativa. Q esses srs. da guerra pensem 2x antes de qualquer besteira, os ianks são seus eternos”aliados” p coler os despojos ..Burros são els se brigarem, era + p se unirem oura x em só país…Sds.

  2. carlos, mesmo que a CN use as ogivas que tem, quem vai sofrer é o povo de lá. já ouveram mts mais testes atmosfericos do que a CN tem de bombas atomicas, e ate hoje o mundo nao acabou por causa deles; entao, destruam-se à vontade, eu nao estou nem aqui (quer dizer, lá)

  3. carlos
    Você fala como se Ogivas Nucleares pudessem ser usadas quando e a hora que quiser.
    Não é assim não, um O.N só usada em ULTIMO caso, não é “Não mexe comigo, que eu transformo seu pais em um lugar mais radioativo que Chernobill”
    Se fosse assim, a URSS teria jogado uma bamba no Afeganistão, os EUA o mesmo no Vietnã e no Afeganistão/Iraque, a Rússia teria mandando para o espaço a Geórgia na guerra de 2008.
    Bombas Nucleares não são assim como na sua mente não.
    E mesmo que a CN tivesse bombas, não seriam ICBMs, teria que ir um avião lá despejar.
    Como se isso fosse acontecer com Seul e nenhum caça Sul Coreano fosse lá interceptar.

  4. Sabe-se muito pouco sobre o arsenal nuclear da coréia do norte, nem sabemos se eles possuem meios para lançar bombas atômicas afinal, uma coisa é testar no subterrâeo, outra é reduzir o tamanho afim de colocar uma ogiva em um míssil balístico, mesmo que tenham conseguido, devem ter umas duas ou 3 bombas.

  5. Os EUA PRECISAM de guerra para manter sua divida publica sob controle. Irã.. Coréia do Norte.. tanto faz.. Estão analisando se porão em derrocada o mundo na forma economica, ou na militar.. ou os dois. Se UE se reerguer, assim como os EUA. Será por combate mesmo.. e Coréia do Norte não é Iraque nem Afeganistão. Tomem cuidado com os asiáticos ( vietnã e japão foram exemplos..) ou seja, ou bomba atômica.. ou volta pra casa! Agora.. coréia do Norte está sozinha no mundo? Esta é a pergunta que dependendo da resposta muda a configuração de tudo. Mais ainda.. ela é importante para os interesses de muitos? Pergunta perigosa esta. Ja que o wikileaks ta na moda, pq so detonam os EUA? Poderiam expor os milhares de acordos no mercado negro mundial…

  6. China deveria conter seu cãozinho raivozo no seu quintal e evitar que ele atire nas tropas da CS. Os chineses são os maiores culpados se algo der errado nos próximos dias, e eles podem pagar um preço ruim , junto com o resto do mundo.

  7. Porque o Celso Amorim e o Marco Aurélio Garcia e o Lula não tentam mediar mais este conflito, assim como o fizeram no caso do Iran?
    Claro com o sucesso que todos vimos.

  8. Os coreanos nortistas bem que poderiam dar uns macetes militares para os brasileiros. Achei genial os pequenos submarinos, que dificilmente são detectados pelos japoneses, americanos e coreanos sulistas.
    Vai lá Jobim.

Comentários não permitidos.