Força militar chinesa é fonte de inquietação internacional

AFP  —  A força militar chinesa é fonte de “inquietação” para a Ásia oriental e a comunidade internacional, destaca o governo do Japão em um documento sobre a estratégia de defesa para a próxima década.

O informe também considera a Coreia do Norte um “fator urgente e grave de instabilidade”.

A defesa do arquipélago vai dar prioridade à vigilância das ilhas meridionais próximas da China, ao invés de destacar uma hipotética ameaça russa herdada da estratégia vigente durante a Guerra Fria.

“A China moderniza rapidamente seu exército e intensifica as atividades em águas próximas de seu território”, afirma o documento estratégico aprovado nesta sexta-feira pelo governo do primeiro-ministro Naoto Kan.

“Com a falta de transparência da China em temas militares e de segurança, esta tendência é fonte de inquietação para a região e a comunidade internacional”, destaca o informe.

Fonte: Terra

11 Comentários

  1. Olha nosso pais fica babando no poderio economico,militar da china la os politicos dão importancia ao reaparelhamento das forças armadas aqui o brasileiro que se dane todo ,se o brasil tivesse pelo menos ,uns dez submarinos 7 convencional e 3 nucleares ja tava bom nem convencional o pais sabe fazer ta demais ,

  2. E vai ficar mt pior, basta q taiwuan de declare independênte p ver-mos o tamanho das garras do dragão, nem ianks , ninguém vai modificar o destino da china e sua provincia rebelde, q voltará por bem ou por mal. Quem viver verá.

  3. D3lta disse:
    Qual a história da China? Porque ela se tornou esta potência militar toda ?

    EU TE FALO QUE DESPOIS DA GUERRA DO OPIO COM OS INGLESES E DEPOIS DA INVASÃO JAPONESA NA 2º GUERRA ELE APRENDEU QUE UM PAIS SEM EXERCITO É FACIL DE INVADIR E SER CONQUISTADO,E O BRASIL COM AS RIQUEZAS QUE TEM SE NÃO SE PREPARA PARA PODER SE DEFENDER SERÁ IMVADIDO DENTRO DE UMAS DECADAS,QUANDO OS RECURSOS ESTEAM ESCASSOS O BRASIL E OUTROS PAISES DA AMERICA DO SUL SERÃO ALVOS DAS GRANDES POTENCIAS MILITARES.

  4. .
    A maior fonte de inquietação mundial é o EUA, seja através do dólar podre imprimido em quantidades industriais, do narcotráfico, das mais de 800 bases militares espalhadas pelo planeta, do orçamento militar que sobrepassa 50% de todos os gastos mundiais, das guerras em curso, das ameaças e provocações constantes (contra China, Iran…) , das mídias propagando mentiras em tempo integral a seu serviço, do monitoramento, controle e conspirações em muitos países, etc… sempre visando seus interesses maiores : Poder e riquezas.
    .

    .
    “Aqueles que continuam a ter ilusões sobre as políticas dos Estados Unidos em todo o mundo desprezam o fato de que os Estados Unidos foram tomados por interesses do complexo industrial-militar-de segurança-financeiro cujos representantes estão firmemente estabelecidos tanto na Casa Branca quanto no Congresso. O objetivo final deste grupo, de acordo com seus próprios guias militares, é “domínio de espectro completo” do mundo; e eles estão dispostos a fazer tantas guerras quanto necessário e destruir tantos países quanto necessário e matar tantas pessoas quanto necessário para atingir o objetivo.”
    .
    (Texto entre aspas de Ismael Hossein-zadeh, autor de The Political Economy of U.S. Militarism (Palgrave-Macmillan 2007), é professor de economia da Drake University, Des Moines, Iowa.)

  5. A China vai ultrapassar os EUA economicamente e militarmente, pois é equivalente a 10 Japão. É uma questão de tempo. Já o nosso país, vai regredir, pois o nosso quadro político é péssimo. Não dá para governar com esses políticos. Já estou achando que Hugo Chávez está com toda a razão.
    Pessoal, acho que o Brasil será invadido, massacrado e dividido pelos americanos, indianos, chineses, paquistaneses, europeus, etc. Motivo: Não temos armas nucleares para intimidar, o nosso Sistema Político vai nos enfraquecer em todos os aspectos, e temos uma riqueza territorial fabulosa e praticamente intocada. Os cobiçadores internacionais gostam de países militarmente e moralmente enfraquecidos. As guerras normalmente são feitas em função da cobiça de um país em relação ao outro. Outro fator grave, é que o nosso Sistema de Ensino não é criativo e intuitivo, redundando em profissionais que vivem fora da realidade e se afastam da Pesquisa e Desenvolvimento. Não possuem imaginação, como vemos nos americanos, ingleses, russos, japoneses, etc. Graças a Deus nós temos a Internet e a TV a Cabo, para abrir a mente dos brasileiros.

  6. Mesmo com as Forças Armadas potencializadas, a China nunca ameaçou militarmente nenhum país.

    Já o Japão, este sim. Em meados de 1940 tentou anexar território chineses, além de ter invadido o território chinês, bombardeando e ocupando Xangai, Nanquim e a região sudoeste da China com mais de 350 mil soldados contra uma força superior em número de chineses, dando início a um conflito em larga escala entre os dois países sem que houvesse uma declaração de guerra formal.
    O impe´rio japonês, à época, promoveu um grande massacre na China.
    Talvez o receio japones hoje seja da China dar o troco.
    Mas sinceramente não vjo a China como ameaça a nenhum país, desde q não mexam com ela.

Comentários não permitidos.