Força Aérea Italiana pode adiar planos de compra do F-35B

A Itália está estudando atrasar a compra do modelo F-35B devido as preocupações existentes após a desistência do Reino Unido no projeto da aeronave STOVL.

Um alto funcionário do governo italiano declarou que a Força Aérea Italiana pode reconsiderar seus planos de adquirir o F-35B, até que tenha recebidos os F-35A de decolagem e pouso convencionais.

A Força Aérea Italiana prevê a compra de 40 aeronaves do modelo F-35B para substituir os atuais  de caça AMX  e de 69 F-35A (convencional) para substituir as aeronaves Tornados.

Atualmente a Força Aérea Italiana ainda mantém a opção pelos F-35B, mas já trabalha num cenário alternativo onde poderia reduzir o número de aeronaves encomendados, para evitar um corte total das encomendas.

A decisão de adiar a entrega das aeronaves, pode ser tomada em virtude da desistência do Reino Unido de participar do projeto, tornando a Itália única parceira dos EUA e até gerando dúvidas sobre o futuro das aeronaves, foi o que alegou  o Subsecretário de Defesa Italiano Guido Crosetto: “A decisão do Reino Unido e os rumores na América não nos deixam indiferentes. A Itália queria o F-35B tanto para a Força Aérea como para a Marinha, mas a primeira coisa que precisamos fazer é avaliar atentamente o que realmente procuramos para a Força Aérea, principalmente porque o custo desses é 30 por cento maior, e fica difícil ser o único a sustentar o projeto original, tendo em vista que todos os países estão fazendo reduções e até mesmo os EUA tem revisto suas prioridades. Nós ainda temos uma opção de não adquirir os 40 F-35B e só encomendar os 69 F-35A, e estamos discutindo isso neste momento”, disse o Subsecretário.

Já a Marinha Italiana, demonstra interesse em comprar 22 aeronaves F-35B para substituir os atuais AV-8 Harrier e embarcar eles no seu porta-aviões Cavour.

“Para a Marinha Italiana a  utilização do Cavour é extremamente necessária, então acredito que os fuzileiros navais vão precisar do F-35B, sendo sim, provavelmente as aeronaves previstas para a Marinha serão adquiridas”, disse ele.

O Subsecretário fez questão de enfatizar mais uma vez a questão dos custos, dizendo que “nossa preocupação é que, se menos aeronaves forem construídas, os custos vão subir e estamos pedindo aos americanos mais detalhes sobre isso.”

Crosseto disse que, para que o Governo Italiano tenha mais tempo de discutir o assunto do F-35B existe um plano de substituir o pedido das quatro primeiras entregas do F-35B, que estavam previstas para 2014 pelo modelo F-35A.

“Nossa vontade é que as quatro primeiras aeronaves previstas para entrega, sejam substituidas pelos F-35A e depois vamos ver como avança o programa do F-35B, e já estamos tendo conversas informais com os americanos para que os convencionais sejam entregues primeiro”, disse ele.

O plano original da Itália, previa a entrega dos primeiros F-35B para 2014, e do segundos e terceiro lote para 2015 e 2016, e só depois da entrega desses 3 primeiros lotes a entrega do primeiro lote de aviões convencionais. Antecipar essa entrega dos F-35A para 2014 significaria uma antecipação de 3 anos no projeto inicial.

Uma fonte da defesa italiana confirmou que os estudos estão sendo feitos para adiar as primeiras entregas do F-35B. “Mas nós precisamos ver o progresso das discussões sobre o programa nos EUA”, finalizou ele.

Fonte: DefenseNews – Tradução: Wagner Damasio para Cavok

24 Comentários

  1. Os economistas estão preocupados com toda a europa, com exceção da Alemanha, França e Inglaterra, pois, depois da crise da Grécia, Irlanda e possivelmente Portugal, Espanha que tem 20% de desempregados, a Itália seja a próxima a cair em depressão, portanto, comprar coisa cara, é luxo para aqueles que tem muito dinheiro. Abraço a todos.

  2. Vader disse :

    Ah, agora mudou, não sai mais decisão esse ano? Esse ministro é um pândego… 🙂

    Ora Jobim, tome vergonha na cara e pare de falar em datas. Já passou do ridículo já…

    “Uma coisa é definir uma opção. Outra coisa é que essa opção se realize, porque depois da opção feita, você terá no mínimo um ano de negociações e conversações”

    Ou seja: “definir” não quer dizer nada.

    “como a oferecida pela França, que se comprometeu a comprar 12 aviões militares KC-390″

    A Suécia também se comprometeu a adquirir KC-390. Até a Boeing se comprometeu a ingressar no projeto. A propaganda pró-francesa fica por conta do antiamericanismo da agência de propaganda oficial…

    Sem olvidar que o ex-Ministro da Defesa francês, Hervé Morin, declarou certa feita que “a França não tinha interesse no carrinho de mão da Embraer“ por já estar desenvolvendo o A-400M…

    “Estamos comprando um pacote tecnológico e exigimos um pacote tecnológico”

    É essa baboseira de ToT da mofina END escrevinhada pelo Sr. Jobim que está a pouco e pouco inviabilizando o FX2. O que esses caras apenas agora estão começando a enxergar é que tecnologia não se compra, se DESENVOLVE. E que ninguém no mundo (e isso inclui a “parceira-estratégica” França) é tolo o suficiente para ensinar o “pulo-do-gato”.

    De resto, mais do mesmo.

    Sds.

  3. Icaro Freitas disse:
    17/12/2010 às 2:02 PM

    Que venha logo, o f-18.

    Mas se fecharem contrato com o Rafale ou gripado, a fab sai no lucro pois é melhor ter um novo vetor do que não ter nada, quando forem desativados.

  4. Paulo R disse:
    17/12/2010 às 6:44 PM

    Tem jente que só chora….só reclama e não diz nada que acrescente.
    Aonde está escrito que se a FAB comprar os F18 a compra dos “100 super tucanos está confirmada” . Isso é coisa de JORNAL .
    Aonde esta escrito que os Gripens ficarão prontos antes de 2016. Ate agora eles não tem garantias que teram todas peças , basta ver o que aconteceu com o radar que foi boicotado pelos USA.
    Oprojeto original dos AMX era para em 1987 o Brasil ter pelo menos 60 destes voando. Foi desse geito que saiu?
    O pais tem é que entrar em um projeto de caça de 5G e ficar com tampão até ter condção melhor de dinheiro e prestigio.

    SDS

  5. Ricardo disse:
    17/12/2010 às 7:04 PM

    Se a decisão sair no início do ano, Jobim não será Lobim. Acho que vem mais um Tampax por aí.

    Caso a Fiesp/Ciesp e a Embraer resolvam “cobrar” a grana que deram na campanha em apoio vai dar Gripen. Agora se a estratégia for melhorar as coisas com Tio Sam, vem o F-18 e de quebra deixa muita gente na FAB alegre.

    Cada vez acho mais fácil vir um Tampax e deixar a decisão para um FX-3, com projetos como o PAK e o K-FX não vejo razão para enfiar uma conta de 10 bilhões em um caça que não seja de 5ª geração.

  6. rodrigo ds disse:
    17/12/2010 às 7:47 PM

    Alguém sabe dizer “apenas este ano”, quantas vezes o Ministro Jobin anunciou a data para o fim desse FX2, puxa vida isso já virou piada, palhaçada, marmelada, etc, etc, etc……….

  7. HMS TIRELESS disse:
    17/12/2010 às 11:51 PM

    Cada vez mais vejo o Rafale sem chances no Brasil…aliás cada vez mais não vejo nenhum dos 3 finalistas com chances…periga não aparecer neum licitante no FX-3 dada a falta de seriedade do GF com a coisa.

  8. Wolfpack disse:
    18/12/2010 às 9:47 AM

    Via FMS os F18E/F parecem o melhor negócio, porém virão pelados, e sabe Deus com quais boats dentro para serem ativados assim que Tio Sam desejar. Logo, não resta opção a FAB senão os Rafales. O problema todo foi ter tirado no FX2 os SU35 que serviriam de motivação ao Tio Sam liberar algo mais nas Vespas.

  9. Francisco AMX disse:
    18/12/2010 às 12:25 PM

    Amigos vamos torcer para que venha algo novo, que seja o SH ou o Rafale, ou um tampão atrelado a entrada em algum projeto de 5ª geração! o SH pelo alinhamento e “acerto de contas” com os USA, o Rafale pelo produto em si e a menor dependência ao humor americano, mas, como falei antes, se der SH a coisa vai ter mudado neste sentido… a FAB ganha e o Brasil ganha, mas precisa os USA pararem de dar motivo aos radicais de brasília! está na hora de os americanos mudarem a postura e “investirem” de fato no Brasil! não fizeram isso no governo FHC, no governo militar, nitidamente pró-americano… chega de errar com o Brasil, isso só permite-se criar MAGs da vida no MRE/GF…
    Tomara que a Dilma expresse este descontentamento mas que deixe claro que estamos dispostos a compartilhar, de verdade, algo grande entre os 2 países! isso se faz sem retórica de ambas as partes! um recomeço!
    devemos parar de torcer contra o Brasil, mesmo com todos os defeitos, do MD/GF e da FAs! avante amigos, mesmo os discordantes aqui, são todos brasileiros!

    Sds!

  10. HMS TIRELESS disse:
    18/12/2010 às 2:53 PM

    Wolfpack disse:
    18/12/2010 às 10:52 AM

    Você realmente foi muito preciso em seu último post Wolfy. Creio que o GF precisa abandonar essa ilusão de ToT e pertir para a compra direta mesmo.

  11. HMS TIRELESS

    Mas ha um risco se o brasil comprar outro avião que não seja rafafe isto se comprar algum que ta com cara de comprar tampão em 2016 os franceses não repassam tecnologia de helicopteros e submarinos ai quem fica na pior e o brasil

  12. Sao cerca de 11 paises na “pindaiba” na Europa. O último a assinar o “papagaio” foi a Irlanda. Mas a Italia, a França e a Inglaterra também estão adotando medidas de conteção de gastos. Isso que a Italia está fazendo é do script da redução orçamentaria. Mas, no frigir dos ovos, cadê nossos aviões? Depois de 12 anos de lenga-lenga, tempo mais que suficiente para se financiar a Embraer a desenvolver algo nosso, nenhuma solução. Essa historia das nossas reservas terem atingido “tanto” é para ingles ver, pois nossa divida externa continua existindo. E grande. Assim, que tal a parceria interna com a Embraer, que, como empresa, poderia fazer suas parcerias tecnologicas no exterior. Lenga, lenga, lenga.

  13. Proposta que venho divulgando há tempos:

    48 F/A-18 Super Hornet p/ entregas a partir de 2012, via FMS
    FX-2 fechado com o Gripen E/F p/ + 120 unidades
    Abertura do FX-3 para caça de 5ª geração (F-35/PAK-FA/K-FX/5G-BR)

    Super Hornets equipados com AIM-9X, AIM-120D, JDAM
    Gripens armados com A-Darter, MAA-1B, MAR-1 e Meteor
    Bombas burras e guiadas Made In Brazil

    Os Super Hornet viriam como tampão mesmo, até o recebimento dos primeiros Gripen E/F lá pra 2017. As entregas destes finalizariam em 2019 e, a partir de 2023, a FAB passaria a transferir à MB dois esquadões para operação em seu futuro NAe de 50/60 mil toneladas.

    O projeto do 5G-BR ficaria lá pra 2025, para a construção de pelo menos 120 unidades para fazer companhia aos 120 Gripen E/F + 48 Super Hornet da MB…

    Sonhar é lindo, e, por enquanto, não paga imposto…

  14. Infelismente tudo não passa de um sonho distante, a realidade é outra chegou esses dias em Manaus no 7 COMAR os caças mais poderosos da 2 Guerra, os 5 F-5/M que defenderam nossa amazônia em berço explendido.

  15. o poblema é que o f-35 esta encontrando poblemas,a inglaterra desconfiou da qualidade do f-35 que não para de encarecer,mais os poblemas economicos e caio fora e mais gente vai cair fora,pois esta chagando o pak-fa com força e promete superioridade,é duvidoso adquirir caças neste momento em que os de quarta geração estão se ultrapassando os de quinta estão chegando e ao mesmo tempo os EUA ja anunciam modernização para o f-22 raptor é duvidoso comprar agora,só quem esta nessesitando muito mesmo como o brasil que esta com seus vetores de 3ªgeração ainda em uso e ainda nem conhece os de 4444444444444444ªgeração pó como estamos atrasados em.

Comentários não permitidos.