Agência de códigos dos EUA opera em regime de ameaça grave

Site mostra informações de 92 mil documentos secretos sobre a guerra no Afeganistão. Foto: AFP
Sugestão: Gérsio Mutti
WikiLeaks começou a divulgar acervo de 250 mil cabogramas diplomáticos

A principal agência de criação e decifração de códigos do governo dos Estados Unidos está trabalhando sob a suposição de que inimigos podem ter violado até mesmo as mais sigilosas das redes de computadores da segurança nacional que ela protege.

“Não podemos considerar nada mais como ‘seguro’,” disse Deborah Plunkett, da National Security Agency (NSA), em meio à ira e embaraço dos EUA quanto à revelação de cabogramas diplomáticos sigilosos pelo site WikiLeaks.

“Os mais sofisticados adversários poderão atuar despercebidos em nossas redes”, acrescentou. Deborah comanda a diretoria de proteção de informações da NSA, que é responsável por proteger as informações sensíveis de segurança nacional e as redes de computadores desse setor, das trincheiras à Casa Branca.

“Temos de construir nossos sistemas sob a suposição de que os adversários conseguirão penetrá-los”, disse ela em um fórum de segurança na computação patrocinado pelas revistas Atlantic e Government Executive. Os EUA não podem depositar sua confiança “em diferentes componentes do sistema que já podem ter sido violados”, acrescentou Deborah, em uma das raras ocasiões em que a NSA se expressa em público sobre o tema.

A NSA precisa constantemente refinar sua abordagem, disse ela, acrescentando que não existe um “estado estático de segurança”. Mais de 100 organizações estrangeiras de inteligência estão tentando invadir redes norte-americanas, escreveu o secretário assistente da Defesa William Lynn em artigo para a edição setembro/outubro da revista Foreign Affairs. Algumas delas já têm a capacidade de perturbar a infraestrutura de informação dos EUA, afirmou.

Deborah se recusou a comentar sobre o WikiLeaks, que começou a divulgar seu acervo de 250 mil cabogramas diplomáticos, os quais incluem detalhes sobre instalações no exterior que funcionários do governo dos EUA consideram como vitais para a segurança norte-americana.

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. Daqui a pouco vão falar que seus agentes não garantirão nem a segurança do presidente deles, porque como a diretora da NSA disse não podemos nem confiar em mais nada todos nossos setores podem ter sido violados, putz.

  2. ..o pior ñ é a democracia, + o uso q estão fazendo do poder militar dele , em invasões de países enfraquecidos por anos de embargos, como os SSionSStras massacrando os (SHOAH) os desarmados Palestinos.Eles tem e q protegerem e controlasr td os q tem acessos a tais documentos. Viva a democracia, sempre, apesar de ruim , ainda ñ temos nada melhor. sds.

  3. C. A. – Temos sim… o governo do auto-conhecimento e da auto-determinação… não precisamos de nenhuma estrutura de poder… nenhuma… qndo entendermos isso, toda a miséria humana acabará… inclusive a econômica… o governo do Deus interior (nada a ver com a visão do deus judaico-cristão tradicional, nem com qualquer religião, mas deus num sentido transcendente… a verdadeira evolução humana… HUMANA…)…

  4. “kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… que irônico. Será o fim da Democracia, graças a Deus.”

    Entendi. E qual a solução mágica para trazer melhoria e prosperidade para os atuais animais amestrados humanos? Não vale citar o que já deu errado….

  5. Na verdade ninguém segura a internet. Os militares estadunidenses deram um tiro nos próprios pés ao liberarem esta “criatura” ao povo. Não existe poder maior do que o da informação. Ele pode movimentar as massas. Hoje em dia vemos grupos de pessoas se articulando para fazer mobilizações espontâneas pelo mundo. Por hora, estas mobilizações são até inocentes. Tipo: se juntar e começar a dançar no meio das praças ou em lugares públicos. E quando perceberem que a brincadeira pode se tornar algo sério e útil? Veremos movimentos articulados pela internet pipocarem pelo mundo contra governos corruptos e incompetentes. Pensem nisso! E se nós tivéssemos coragem nos mobilizaríamos igualmente em prol de nossas forças armadas no caso do FX-2, contra o aumento vergonhoso de salários de nossos políticos, que aproveitaram o final de ano para se dar esse agrado, malgrado a situação do país.
    Usemos a internet com coragem e não anonimamente para fazer valer nossos direitos e nossas vontades como cidadãos deste país. Sigamos o exemplo do criador do wikileaks e vamos jogar a m**** no ventilador também.

Comentários não permitidos.