Pyongyang ameaça atacar se munição real for usada em manobras

AFP  —   A Coreia do Norte ameaçou com uma resposta militar caso a Coreia do  Sul execute, como anunciou, exercícios com munição de artilharia real na ilha de Yeonpyeong, bombardeada no fim de novembro pelos norte-coreanos, anunciou a agência oficial KCNA.

“Um segundo e um terceiro ataque de autodefesa, imprevisíveis, serão lançados caso o Sul concretize os exercícios com tiros reais que pretende executar entre sábado e terça-feira”, adverte o Exército norte-coreano. “A intensidade e o alcance do poder de fogo serão mais sérios que os de 23 de novembro”, completa o comunicado da KCNA.

A Coreia do Sul anunciou na quinta-feira que vai executar exercícios de artilharia com disparos reais sobre a ilha de Yeonpyeong, que foi bombardeada pelos norte-coreanos em uma zona disputada do Mar Amarelo. As manobras acontecerão entre sábado e a próxima terça-feira em função das condições meteorológicas, destacou o Estado-Maior sul-coreano.

Com navios de guerra se movimentando ao fundo, soldados sul-coreanos aguardam por instruções na ilha de Yeonpyeong
Foto: AP
Estes serão os primeiros exercícios na ilha desde esta foi bombardeada pelos norte-coreanos em 23 de novembro, com um saldo de quatro mortos e 18 feridos. O governo dos Estados Unidos já manifestou o temor uma possível reação em cadeia entre Pyongyang e Seul.

“O que nos inquieta obviamente é que se a Coreia do Norte observar uma oportunidade para obter um benefício e responder aos disparos, isto pode potencialmente gerar uma reação em cadeia”, declarou chefe adjunto do Estado-Maior americano, general James Cartwright.

Fonte:  Terra

16 Comentários

  1. “AFP – A Coreia do Norte ameaçou com uma resposta militar caso a Coreia do Norte execute, como anunciou, exercícios com munição de artilharia real na ilha de Yeonpyeong, bombardeada no fim de novembro pelos norte-coreanos, anunciou a agência oficial KCNA.”

    Correção:
    AFP – A Coreia do Norte ameaçou com uma resposta militar caso a Coreia DO SUL execute, […]

  2. pago pra ver…
    …se bem que esse pyong yang e meio loco msmo mais se for atacar ele ataca a coreia do sul não os navios americanos…

  3. gabriel lima duvido nada dele ataka os navios americanos, do geito que a maioria dos paises sentem raiva do EUA ainda mais a Coreia, nao duvido de ele ser louco o suficiente.

  4. A COBRA VAI FUMAR MUITO ALI.
    .
    .
    Isto que dizer,se um incauto der um tiro de 22 para cima o bicho vai pegar?
    Os norte coreanos estão encostando os sul coreanos contra a parede ou estão chamado-os para o pau?
    E os americanos,como vão brigar nesta guerra que se avizinha;bem de longe com vants?
    O exército da Coréia do norte não é fraquinha não,…são muitos soldados,só perde para os chineses ali,em quantidade,naquela região.
    Será que terá efeito dominó?

  5. É tem gente que esta disposta a enfrentar os Yankes. Para um povo que escolheu não se vender aos prazeres do capitalismo americano, preferem o socialismo comunista, caso os seus coterrâneos apoiem os invasores, irão ser sacrificados, é como encosta o rato na parede não saberemos até isso terminar.

  6. Que tá respirando um pouco mais aliviado é o Iran,com este conflito iminente tira um pouco do foco o programa nuclear iraniano.A Coréia do Norte é um estado muito perigoso,porque é governado por um lunático.Está nação é imprevisível,é como um cego que atira para todos os lados,agora é um cego que possuí uma arma nuclear.
    Quem tem muito a perder é a Coréia do Sul porque pode sofrer um ataque violento do seu “irmão” do norte,inclusive com armas sujas.
    Deus queira que prevaleça o bom senso.

  7. “um povo que escolheu não se vender aos prazeres do capitalismo americano, preferem o socialismo comunista” darth perferem?quem alimenta o povo norte coreano nao sao os paises capitalista?quantas e quantas pessoas sao mortas a tentarem fugir do norte? cara se vc e um dos que nao se vende ao capitalismo e gosta de regimes cm o da corea no norte exprimente ir viver pra la uns 5 anos..e vai ver se o povo escolheu morrer a fome e doenças td para nao se vender ao capitalismo. como diz a minha colega de trabalho..pimenta no c* dos outros e refresco..
    ha um ditado que diz cao que ladra nao morde.. se a K.norte usar armas nucleares.. pyongyang ja era!! acho ate que os americanos vao querer mostrar ao irao o que lhes espera!

  8. Shock and awe pra cima da Coreia do Norte..se tem algo que pode causar estragos e a USAF..bombardeios e bombas nao faltam..ta sobrando

  9. sei nao os sul coreanos não são idiotas a ponto de provocar a coreia do norte se não eles tinham que entrar numa guerra

  10. O NovoBrasuk está certo, o Irã só agradece o rolo na Ásia, + q os srs.da guerra local se sentem e conversem,o sul tem mt a perder e o norte tbm ; afinal, são irmãos..Quem está gostando e querendo colher o espólio são os ianks, são un babacas.

Comentários não permitidos.