Contra novas ameaças, Japão altera políticas da Guerra Fria

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/10/JMSDF-2009-6.jpgSugestão: Eduardo Nicácio

O Japão apresentou nesta sexta-feira uma abrangente reforma da sua política de defesa nacional, adotando uma postura mais flexível e reorientando suas capacidades bélicas para confrontar o crescimento militar da China e as ambições nucleares da Coreia do Norte.

As Diretrizes do Programa de Defesa Nacional, aprovadas pelo gabinete do premiê Naoto Kan, não alteram a proibição da exportação de armas — algo que enfrenta a oposição de um pequeno partido pacifista, cortejado por Kan para aprovar o projeto no dividido Parlamento —, mas deixa em aberto a possibilidade do desenvolvimento internacional conjunto.

Por esse plano, o Japão deve destinar 280 bilhões de dólares para a defesa no período 2011-16, uma redução de 3 por cento em relação ao limite para o quinquênio encerrado em março de 2010. A queda atende à necessidade de controlar o déficit público, que atinge o dobro do tamanho do PIB.

Ao contrário do que ocorria durante a Guerra Fria — quando as defesas japonesas se concentravam no norte, contrapondo-se a uma eventual invasão soviética —, o Japão pretende agora reforçar sua estrutura militar no sudoeste, região mais próxima à China.

Essa é a primeira grande revisão estratégica do Japão nos últimos seis anos. “Acho que conseguimos apresentar uma política de defesa que seja apropriada ao difícil ambiente de segurança e à nova era”, disse o ministro japonês de Defesa, Toshimi Kitazawa, a jornalistas.

Desde o fim da 2a Guerra Mundial o Japão tem uma Constituição pacifista, mas sucessivos governos vêm tentando flexibilizar essa postura. Qualquer excesso, porém, despertaria reações nos países vizinhos, especialmente a China, onde há arraigados ressentimentos contra as agressões militares japonesas do século passado.

O documento do governo admite grande preocupação com “a falta de transparência nos militares e nas questões de segurança” da China, e também cita o programa nuclear norte-coreano como “um grave fator de desestabilização” para a região.

Japão e China tiveram uma crise diplomática em setembro, por causa da colisão de um barco pesqueiro chinês contra embarcações de patrulha do Japão perto de uma ilha disputada pelos dois países.

Antecipando-se à divulgação do documento japonês, a China reiterou a postura defensiva das suas Forças Armadas e manifestou a esperança de que Tóquio agisse para estimular a confiança e a estabilidade na região.

Fonte: Terra

12 Comentários

  1. …”mas deixa em aberto a possibilidade do desenvolvimento internacional conjunto.”

    Agora sim uma boa chance de desenvolvermos o Harpia.

  2. Que tipo de jogo os governo japonês está fazendo?
    O que ganharia a China invadir o Japão?
    Para mim, é mais uma briga de quem manda na região,pois até há dez anos atrás, o Japão tinha uma economia superior,bem a frente da chinesa;era a numero um na Ásia….será que é dor de perdedor?

  3. É um futuro negro é nebuloso e visto pelo Japão, é vão começar com 280 bi nada mau, agora so vamos ver onde vai esse desfecho.

  4. Gostei da part que diz sobre desenvolvimento conjunto.Gostaria que eles flexiblizassem a exportação de armas,assim ajudaria a econmia japonesa a fazer divisas com a exportação e nos ajudaria em nosso reaparelhamento.

  5. Sem armas nucleares o JAPAO leva vantagem em um provavel conflito com os Hans,isso mesmo ,em caso de conflito o JAPAO tera indiretamente o apoio das etnias que sao submetidas a maus tratos chines pelos HANS.O Chines e´fanfarrao so nao estao passando fome porque o ocidente com sede de lucro investiu pesado neles,algo que irao lamentar profundamente.

  6. UMA SUGESTÃO PARA OS JAPAS VINDA DA CHINA.
    .
    “A divisão do Exército de Libertação Popular na província chinesa de Sichuan treinará dez mil pombos-correio para garantir a comunicação em caso de guerra ou catástrofe natural, informou nesta sexta-feira o jornal “South China Morning Post”.
    ———-(FONTE:EFE)

    È só para quebrar o gêlo.Hehe…

  7. Se o Japão voltar a se armar, o mundo está perdido.
    Irão projetar aeronaves e submarinos invisíveis, com mísseis de grande precisão.Robôs guerreiros …

  8. Pessoal,
    Se alguém está perdendo, é sinal que outro alguém está ganhando.
    Em todas as crises que existiram, sempre teve alguém que pagou por elas e sem dúvida nenhuma, teve alguém que recebeu e lucrou com elas.
    Pela primeira vez na história, o Brasil tem passado por estas novas crises, sem ser muito afetado.
    O quê será que esta ocorrendo?
    Somos todos tão idiotas que não ligamos para estas crises?
    Ou, simplemente, somos sinceros, honestos, e sabemos improvisar?…
    Eu prefiro ficar com esta última opção.
    Mas, o que tem haver o que escrevi com a matéria?
    Simples… A história está andando. Quem foi protegido (até derrotado, humilhado e depois recomposto), está começando a pagar o que devia aos seus saqueadores.
    No final da última Grande Gerra, o mundo foi dividido, levando-se em consideração, as desavenças e as conquistas que existiam naquele momento. Não tenham dúvida de que, tudo correu como o planejado por eles (mesmo com a gerra fria) durante muitas décadas.
    Somente não imaginaram o impossível… uma cobra morrer pelo simples fato de morder sua própria lingua.
    O mesmo veneno que por tanto tempo lutou contra outro veneno, de antídoto, tornou-se um veneno ainda maior que aquele que existia.
    Este foi, é, e por um bom tempo ainda será, o nosso mundo e nossas vidas.
    Vejam como tudo mudou de forma lenta. O que parecia impossível, está acontecendo. E o que parecia óbvio, nunca aconteceu e talvez, nunca acontecerá. Quem sabe?
    Então, tratando-se de nosso País, chega de pessimismo, chega de vira-latismo. Chega de achar que dará certo se… Chega de dizer: mais os políticos… Mais nosso povo… Mais minha mãe não deicha… Mais.. mais.. e… mais.
    Sejamos sim, o País do MAIS.. O QUE MAIS FAZ. O QUE MAIS COMPREENDE… O QUE MAIS SABE.. O QUE É MAIS E MAIS.
    E que, graças a isso, tenhamos nossas FAs muito poderosas. Mais também, que mereçamos elas.
    Fiquem com Deus.
    Um grande abraço.

    Que Deu

  9. Eis uma boa chance de comprarmos os rafales , ter-mos sua tecnológia e as outras já acordadas e participar nesste projetos c o Japão. Temos de ser um pouco + ousados e incisivos. P Ontem.

  10. Como assim, Japão?
    É só um estado colônia política dos EUA/Otan.
    Não venham me chamar de anti-americanos e outras bobagens do tipo.
    O Japão só estão fazendo o papel do gado dos EUA, assustado e cercando o ratinho… ratinho com armas nucleares… os EUA sabem que o japão não pode se defender a altura e os ajudarão.

    Oléee oláaa… 3ª Guerra vem aí e o bicho vai pegar…

    (Não levem isso a sério)

Comentários não permitidos.