Marinha dos Estados Unidos testa novo canhão eletromagnético

A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) realizou um bem sucedido grupo de ensaios com um canhão eletromagnético capaz de disparar projéteis a uma distância de 110 milhas náuticas (203 km), comunicou o contra-almirante Nevin P. Carr Jr., chefe da Direção Naval de Testes e Avaliações de Requisitos da corporação.

O novo canhão é carregado com munições sem explosivo propulsor da cabeça de guerra, que por sua vez alcançam alvos com uma energia cinética ao redor de 33 mega-joules. A energia de um mega-joule corresponde, por exemplo, a um automóvel de uma tonelada movendo-se a uma velocidade de 160 km/h.

O grande alcance do canhão eletromagnético permite posicionar a artilharia a uma distância segura fora do raio de ação de várias ameaças inimigas. “A elevada velocidade de Mach 5 (cinco vezes a do som) dos projéteis é taticamente significativa em aplicações de defesa antiaérea e antimíssil”, ressaltou Carr.

As últimas provas do canhão eletromagnético foram realizadas no polígono naval  de tiro de Dahlgren, localizado no estado da Virginia, local onde, dois anos antes, experimentou-se um canhão similar com capacidade de fornecer energia cinética de 10 mega-joules aos projéteis.

“A recente demonstração comprovou um significativo avanço na concepção de uma arma com potencial de atingir alvos a uma distância até vinte vezes superior, se comparada com outra convencional de combate naval” finalizou o almirante.

Fonte:  Tecnologia & Defesa

24 Comentários

  1. Uma vez viabilizado Tecnica e Economicamente esse RAILGUN e o LASER Anti-aéreo; poderíamos ver novamente os grandes Cruzadores e BatlleShips na US Navy. Um novo Missouri equipado com 16 RailGuns, mais 2 Sistemas de lançamento vertical, e Laser anti-aéreos seria uma arma formidável.

    []’s

  2. Show .. tecnicamente podem lançar um projeto de 1T a 20/50km de distância a Mach 5 … imagina o estrago…

    Fico imaginando tal arma no espaço … no vacuo ..sem atrito.. seria perfeita para ‘detonar’ satelites inimigos…

  3. Ninguém entedeu o resultado dos teste, olhem os videos com devida atenção, se em solo o resuldado foi 20 vezes superior se comparada as armas convecionais então temos um avanço.

  4. Em Encouraçado armado com 16 grandes canhões deste tipo vai ser o inferno na terra. Os EUA investem 1/3 de todos os recursos gastos no mundo em pesquisa e desenvolvimento, vai demorar muito para alguém passar eles.

  5. Como defesa antimíssil esse canhão é imbatível pois simplesmente anula a alta velocidade de mísseis como o Moskit e o Brahmos.

  6. Hoje a precisão é mais importante que o volume de fogo, portanto acho que os “couraçados” do futuro não serão muito diferentes da futura classe Zumwalt (DDG1000), armados com “apenas” 2 canhões.
    O objetivo declarado é poder lançar um projétil guiado, de uns 50 kg, a distância de mais de 350 km.
    Claro que o potencial antiaéreo, antibalístico e antisatélite é enorme.
    A combinação dessa tecnologia com a propulsão Scramjet poderá estender o alcance de um pequeno projétil para milhares de quilômetros.

  7. Xtreme… uma bolinha de gude ou um parafuso fariam o mesmo estrago num satélite. Não é preciso gastar tanto dinheiro pra detonar um satélite…

  8. prototipo ta longe do final…olha o tamanho do brinquedo sem conta a energia que ele consome, de onde virá???

    mas sem dúvida é muito mais proveitoso que aquele boing que dispara um feixe laser, aquilo sim nao tem serventia num futuro proximo

  9. Os navios do futuro serão essencialmente elétricos, contando com turbinas à gás que farão funcionar avançados geradores elétricos, para fornecer energia aos diversos sistemas.
    A geração de energia elétrica a bordo de um DDG1000 é, salvo engano, 8 X maior que a de um Arleigh Burke, o que dá de sobra para a propulsão, sensores, futuros canhões eletromagnéticos e armas de energia dirigida.
    No futuro é provável que não haverá necessidade sequer de motores térmicos (turbinas, Diesel, etc), sendo a eletricidade gerada diretamente a partir de células de combustível.
    Também a volta da propulsão nuclear está sendo vista com bons olhos.

  10. bolinha .. prego.. porca..rsrs…qualquer coisa em velocidade supersonica detona um satelite…
    obviamente.. essa tecnologia pode ser usada como arma anti satelite…não o canhão no espaço…
    santa falta de bom senso batman…rsrs

  11. Caro Bosco, será que essas DDG1000 vão sair?

    Estão dando um trabalho danado para a USNavy. Mas a idéia de um couraçado atualizado não me parece tão absurdo heim…

    Imagina o poder de fogo combinado de 16 canhões RailGun lançando projéteis com nukes táticos e orientados por GPS….

    []’s

  12. Bosco e Nick
    Vi seus comentários agora, e ia comentar sobre isso…eu tambem acho que o DDG1000 não sai antes de 2040.
    Pelo menos é o que eu li nun forum americano a algum tempo, varios diziam que a DDG1000 estavam fora da possivel aquisição, custo e tecnologia que ela empregaria, não estavam madura.

    particularmente eu acho que as DDG1000 se sairem do papel será daqui muitooo tempo.
    abraço

  13. Nick,
    Quero morrer seu amigo. rsrsrsrsw…
    Um cruzador hi tech com 16 canhões eletromagnéticos lançando minibombas nucleares? Uau!

    Nick e Galileu,
    Pelo que sei pelo menos 3 DDG1000 irão ser construídos (se não ocorrerem mais cortes), mas o programa não foi cancelado (???). Também duvido que seja lançado antes de 2020.
    Na verdade o que era pra ser uma grande classe de navios (24 unidades) se tornou um sofisticado banco de testes.
    Até que ele não chegue o banco de testes passou a ser a classe Arleigh Burke, que irá integrar gradualmente alguns dos sistemas imaginados para o DDG1000, como por exemplo o radar AESA, propulsores elétricos e possivelmente armas avançadas (canhão EM, armas de energia, etc).

    Um abraço aos dois.

  14. isso aí não altera a supremacia dos moskit! visto que a distancia destsses projéteis não ultrapassaria 0s 200 e poucos km, os moskit poeriam facilmente ser modificados na questão de distancia percorrida!

  15. 0 laser é inutil em uma guerra, pois se os inimigos colocarem revestimentos refletivos em seus equipamentos militares, bau,bau!!!!!!!!!!

  16. paulo disse:
    “pois se os inimigos colocarem revestimentos refletivos em seus equipamentos militares”
    Hahaha… Imaginem os EUA gastarem bilhões desenvolvendo lasers de alta energia para utilização militar, aí vem a Rússia com sua genialidade de baixo custo de sempre, e resolve revestir seus mísseis balísticos com espelhos, refletindo os raios laser…

    Tá, tá… sei que os espelhos não aguentariam tamanha energia, mas que seria cômico seria…

    No mais, sorte ao Tio Sam com seus novos brinquedinhos. DEFESA, lá, é levada a sério e considerada estratégia de ESTADO, e não de GOVERNO.

  17. Paulo,
    Os Moskits não são nem os mais letais mísseis antinavios russos. Existem outros mais avançados, tais como o SS-N-26 e SS-N-27.
    Não existe arma 100% eficaz. Já hoje os americanos possuem meios eficazes para deterem tais mísseis, lembrando que os sistemas defensivos deles também não são 100% eficazes.
    Quanto aos lasers, eles não se comportam como um feixe de luz normal e não são simples superfícies espelhadas que seria defesa eficaz.
    Creio que no meio de alguns milhares de pesquisadores e após décadas de desenvolvimento e bilhões gastos, já tenha ocorrido a algum deles que um “espelho” poderia ser uma defesa eficiente.

Comentários não permitidos.