OS BRICS E O PODER MILITAR

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/1st_BRIC_summit_leaders.jpgSugestão: Gérsio Mutti

“O Brasil é o primeiro país da sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e também o mais jovem. Conta 510 anos de idade, enquanto os outros são muito mais antigos, sendo que a China e a Índia têm história milenar. A Rússia, a China e a Índia são potências nucleares e possuem Exércitos gigantescos tanto em efetivos como em armas pesadas. A Rússia se enfraqueceu depois do desmoronamento do Estado soviético, mas ainda se conserva como potência militar e investe bastante em tecnologia bélica, sendo um grande exportador de armamentos. A China está investindo pesadamente em tecnologia militar visando manter uma hegemonia geopolítica na Ásia e Pacífico, vis a vis o industrializado e antigo inimigo, o Japão.

A Rússia se afastou de vez da Guerra Fria ao aceitar a proposta da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de estabelecer em conjunto com os EUA um sistema de defesa antimísseis, fato esse recente por ocasião da gigantesca conferência de cúpula da OTAN em Lisboa no fim de novembro deste ano. Tive a oportunidade de estar em Lisboa e acompanhar de perto várias etapas daquela conferência considerada histórica pelo significado do fim da Guerra Fria e por essa parceria militar entre Rússia e a aliança atlântica contra mísseis vindos provavelmente de fora do território europeu…

A Índia quer manter sua influência na área do Oceano Índico e garantir sua hegemonia naval em rotas de petróleo vindas do Oriente Médio. Aliás, dois programas de construção naval são considerados os mais ambiciosos do mundo. O primeiro é da Índia e o segundo do Brasil, ambos por conta de reservas petrolíferas, sendo que a Índia é um grande importador de óleo bruto, enquanto o Brasil deverá se transformar em grande produtor se as reservas do pré-sal forem efetivamente confirmadas. A Índia precisa garantir fluxo externo de petróleo. O Brasil precisa garantir sua soberania marítima de produção petrolífera…

Nosso País tem extensa fronteira marítima, como também extensa fronteira terrestre. Além disso, o Brasil tem um gigantesco patrimônio ambiental representado por florestas e reservas de água doce consideradas as maiores do mundo, sendo também uma potência mineral de primeira grandeza o que o torna um dos líderes mundiais no futuro de duas décadas em termos de economia.

Mas como anda hoje o nosso poderio militar? Do ponto de vista qualitativo nossas Forças Armadas são as melhores da América Latina superando de longe as potências mais próximas deste continente como a Argentina e o México Também do ponto de vista quantitativo nossas Forças Armadas são superiores a todos os países latino-americanos, incluindo Cuba, que no passado foi grande “exportadora” de terroristas de esquerda e hoje está à míngua, numa situação constrangedora para alguns intelectuais que defendem a dinastia castrista. Setenta por cento das Forças blindadas cubanas estão sucateadas e enferrujadas e o salário dos oficiais cubanos são ao nível da pobreza absoluta o que atinge o moral daqueles militares…

[ OBS deste blog: Não é bem assim. O Brasil não está em melhor situação que todos os países latino-americanos. Nossas Forças Armadas foram asfixiadas, sucateadas nos anos FHC/PSDB/DEM. Para recuperá-las, é difícil e custoso. Por exemplo, nossos melhores caças, o Mirage 2000, comprados usados em desativação na França, recém-recebidos pela FAB, já são utilizados pelo Peru desde o início dos anos 90, que os comprou novos. O Chile investe bem mais pesadamente em suas Forças Armadas, em proporção ao PIB, e tem em seu acervo armamentos em maior quantidade e melhor qualidade que o Brasil (ex: blindados Leopard II (os nossos melhores, comprados usados, são do modelo “I”, que o Chile já está desativando); muitos caças F-16 de última geração; navios e submarinos modernos etc)].

O Brasil sofreu uma [ gigantesca] redução no investimento militar no governo FHC [era época do conceito: “No Brasil, Forças Armadas para quê? No máximo, para serem polícia de favelas e de fronteiras contra narcotraficantes”…]. O governo Lula recuperou parte desse investimento, mas em nível insuficiente. De qualquer forma estão se modernizando as Forças blindadas do Exército, renovando os meios flutuantes da Marinha, inclusive com a construção de novos submarinos de tecnologia francesa, e se espera que a FAB consiga resolver a questão dos caças supersônicos no curto prazo…

Um fato interessante: dos BRICs, dois são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Rússia e China), enquanto a Índia já obteve apoio formal dos Estados Unidos para fazer parte daquele colegiado mundial.

Um sinal para o Brasil: se quiser ser membro permanente daquele conselho, deve fortalecer suas Forças Armadas, mantendo-as ao nível do “estado da arte” em tecnologia militar e na ampliação e qualificação do pessoal, garantindo qualidade e profissionalismo desse sensível segmento da vida nacional.”

FONTE: escrito por Josué Souto Maior Mussalém, publicado no Jornal do Commercio e transcrito no portal da FAB (NOTIMP) .

Fonte: Democracia e Política

25 Comentários

  1. FHC foi uma das maiores MARIONETES que os YANKES ja tiverao na presidencia do Brasil
    por ele seriamos eternamenti uma VACA DE PRESEPIO DOS YANKES so balancando a cabesa em aprovacao . for mercy

  2. Bom, em primeiro lugar não sou advogado do FHC.

    Mas lembremos de um detalhe: a falta de investimentos nas Forças Armadas vem de longa data. Atribuir ao FHC é, no mínimo, faltar com a verdade.

    Na passagem do governo FHC pro Lula, houve um pedido do segundo para o primeiro p/ a q a decisão da compra dos novos caças ficasse p/ o novo governo.

    Lula, ao tomar posse, suspendeu a compra dos caças com a desculpa q iria usar a verba no programa Fome Zero.

    Esse fato foi uma das maiores demagogias desse presidente, visto q não havia verba destinada p/ compra dos caças. A compra seria em feita a partir de um financiamento a longo prazo.

    Dois mandatos do Lula se passaram e nada de novos caças. Ao contrário, comprou da França velhos Mirage 2000 q já estão obsoletos e em 2014 serão tirados da ativa.

    Portanto eu não entendo a afirmação desse cidadão ao dizer q as Forças Armadas foram sucateadas pelo FHC. No mínimo não deve entender nada sobre o que escreve.

    No governo Lula se falou em baterias de mísseis THOR. Foi só especulação.

    Falou-se na compra de aproximadamente dois mil VPTB-MR. Alguém sabe a data q serão entregues?

    E os submarinos franceses? talvez tenha sido esse o único projeto de envergadura na área militar do governo Lula.
    Mesmo assim fica ainda a dúvida sobre a qualidade desse submarino frente aos de fabricantes de outros países como Alemanha e Rússia.

    Não adianta comprar produto militar. Tem q comprar o há de melhor e de mais moderno no mundo.

    Vejam o exemplo da Venezuela: só comprou excelentes equipamentos: caças Sukhoi, submarino russo, baterias S-300, tanques russos, entre outro. Não interessa se um dos itens citados ainda não foram comprados de fato.

    Interessa q são equipamentos excelentes e um verdadeiro investimento para as Forças Armadas daquele país.

    Houve muita conversa mole no governo Lula. Na área militar não foi diferente.

  3. Acho que faltou visão e até mesmo paixão pelo brasil na sua gestão.
    FHC tem livros muito bons, mas ele mesmo desistiu de sua ideologia.

  4. Pujança econômica DEVE acompanhar poderio militar. Em qualquer país onde os que mandam possuem pelo menos dois neurônios ativos é assim, menos aqui…

    Espero que a END seja implementada em sua totalidade, alçando as FFAA brasileiras ao mesmo nível que o país terá como player global e potência econômica…

  5. Caros colegas, primeiramente gostaria de enfatizar que não sou defensor do FHC muito menos PSDBista. Porém no 1º governo do presidente LULA (2003-2006), ele “asfixiou” as forças armadas mais do que qualquer outro presidente. Que eu me lembre nunca na história desse país o exército teve que diminuir o expediente dos recrutas e cortar o almoço por falta de verbas. os principais “refugos europeus” foram comprados durante o seu governo (Mirage 2000, Leopard 1A5), sem contar o programa espacial que descambou de vez, antes faziamos pelo menos testes para um foguete nacional, hoje estamos financiando o projeto ucraniano e estregando mais e mais terras a quilombolas e indígenas. As fragatas type 22 foram compradas pelo FHC (usadas, o que já é vergonha) mas não foi no governo dele que uma delas foi desativada (F47 em 2004, sem comentários) por falta de recursos.

  6. Não temos muito o que comemorar.
    Devido ao histórico de penúria e descaso a que nossa Forças Armadas foi relegada, apesar das poucas vitórias até aqui obtidas como Subs, A-Darter, e outros, ficamos descrentes quanto a capacidade de compromisso serem cumpridos.
    Abs

  7. Falou é disse KLM, agora cabe ao povo corrigir os erros do passado, agora se os BRIC’S são a nova força emergentes temos grandes obstáculos pela frente, como entra na ONU se o governo brinca com coisa séria, é impossivel de se imagine o Brasil na OTAN, digamos que os aliados necessitem de ajuda, é fala traz os caças brasileiros bara resolver o conflitos, ae o brasil diz, pera ae tá em processo de licitação, ae eu pergunto, como um país desse que almeja entra nesses clubes não tem nem siguer um destroyer com varios caças, uma marinha a altura, uma força aerea forte, um Exército bem equipado com fuzies da 2ª Guerra não dá, se não dão devida atenção aos nossos militares, vão ver que 100 caças é micharia, o Brasil é tão extenso quanto os BRIC’S, capacidade os Brasileiros tem mais não podemos fazer nada enquanto aceitarmos que os mulas nos governem.

  8. concordo tb KLM, aquele ridiculo de merda formado em sociologia em Harvard, nao conseguiu fazer 1/3 do que o LULA fez, e o LULA que nao tem nem faculdade, seu unico curso foi de torneiro mecanico, que ele fez no SENAI, “isso mostra pq o curso que vc tem ou aonde vc é formado nao valem nada para uma pessoa que nao tem visao politica e nao é nacionalista e nao tem ambiçoes tb”, justamente o que o FHC era, um ididota metido a Sabichão .
    nao gosto muito do partido do PT, mas em excessao o “lula” ele sim merece muito respeito.
    sds a todos

  9. Um pequeno comentario. O Brasil como Nacao tem apenas 188 anos e nao 501. A nossa independencia foi em 1822. Somos o mais jovem dos BRICS.

  10. Eu não acredito no Sistema Político adotado no nosso país, por isso acho que a nossa esperança é mínima.
    Os nossos políticos parecem mais artistas de novela.
    Já estou achando que Hugo Chávez está certo, sinceramente, assim como Getúlio Vargas.
    Não quero ver político ignorante, populista e corrupto no poder.
    Eu gostaria muito que o Brasil adotasse o Regime da China, para acabar de vez com essa palhaçada.
    A China de 20 anos para cá, merece todo o respeito mundial.
    O Brasil sem armas nucleares, não vai ser respeitado na ONU, e nem pelos membros do BRIC.
    As nossas FFAA tem que ter uma mentalidade tecnológica e futurística. Eu não sei se tem, pois há 10 anos que estou afastado do Exército. Como o meu pensamente é avançado em termos tecnológicos, tenho sido crítico demais …
    FFAA sem tecnologia de ponta e logística,não existe.
    Tem muita coisa errada, na minha visão. Americanos e russos também tem seus erros na área de tecnologia e estratégia militar. Posso até numerá-los aqui …
    O problema principal do Brasil é o seu Sistema Político, que inviabiliza a escolha de indivíduos competentes e honestos.A justiça não funciona contra os maus políticos, pois são eles que escolhem os membros dos tribunais superiores. Políticamente, regredimos à década de 20. É o caos. Só se vê conchavos por cargos públicos, impressionante. O político lalau mete a mão grande,e nada acontece. A nossa política é um monstro maléfico. Os políticos (e seus parentes) que ficaram ricos sem comprovação de renda estão presos ? Quem ?

  11. O lado sombrio da força cegou a todos, foi preciso um Chavez da vida para desperta os políticos é os militares de berço explendido essa é a verdade absoluta que vi até hoje senão fosse estavamos deitados enternamente.

  12. Como é o negócio se pode falar em nações indígenas e não se pode falar de nação brasileira?

    Brasil é uma nação de pelo menos 500 anos.
    O que é chamado Brasil nasceu com a chegada do português e assim foi chamado durante os últimos 5 séculos.
    Quase nenhum dos restantes países do novo mundo, tiveram essa continuidade.


    NAÇÃO é uma coisa, PAÍS e ESTADO são outras.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o

    Acho o Estado brasileiro têm centenas de anos, é claro grande parte como estado não soberano.
    O país pode se pensar que nasceu em 1822, mas assim e tudo fica a dúvida, já que são chamados desde sempre países, certos territórios que nem têm estado(país vasco), mas vamos aceitar o Brasil como “país independente“, só depois de 1822.

    A nação brasileira foi e é constituida maioritariamente por a etnia indígena, é só ligar a TV e ver os indígenas de terno falando português.

    O censo registra como raça branca todo esse pessoal de raça nativa, mas esse povo indígena é clara maioria no país.

    Então parte desse povo que agora chama-se brasileiro tem milhares de anos de antiguidade, é assim, não é coisa sem importância já que é um dos poucos países americanos que tem uma unidade étnica no que respeita ao origem nativo.

    Argentina Bolívia etc, têm uma parte de origem guarani e uma parte de origem andina e isso sempre vai gerar problemas.

    O Negro foi trazido à força, ele é tão brasuca como todos, mas sua a mãe é a África, não é o mesmo que os caras de origem nativo, o portuga árabe japa o mesmo.

    Resumindo, somos uma nação que nasceu há 500 anos, mas em parte também somos uma nação milenária.

  13. blog tendencioso é foxxx……..
    colocaram um texto só para ‘meter o pau’ no FHC…
    veja o 1º ano do governo Lula… “o Brasil não precisa de avião caça e sim combater a fome’ … e viaja ao nordeste com meia duzia de ministros … SENDO QUEM EM TORNO DE BRASÍLIA ..A FOME IMPERAVA…
    vejam o contexto econômico a época do governo FHC.. srs. editores..
    Nossas forças armadas devem seu reaparelhamento e a nova política para o setor… SOMENTE A PETROBRAS…de onde vem o dinheiro.
    e acreditem o Lula não criou a Petrobras…rsrsrs

    ps. … só PTzada por ai .. tem que diversificar…. para nao cair na vala comum… e o leitores … ‘alçarem novos ares’…

  14. E ser jovem não é desculpa para ser um país atrasado…
    Canada .. Nova Zelandia.. Australia… são a prova…
    Não é a idade de um país que determina sua grandeza e sim.. A MENTALIDADE DE SEU POVO..E GOVERNANTES…

  15. Claro que é necessário poder militar, e o nosso está bem abaixo do ideal.
    Mas esse maior poderio militar dos outros membros do BRIC tem explicações que vão além de simplesmente ‘patriotismo’ ou belicismo, e passam até por estarem em regiões de conflito.
    Em geral, são contingências históricas que levam a necessidade de FA’s fortes.
    O mais problemático é a questão da tecnologia que não temos, do que propriamente tamanho das FA’s.
    E nossa política realmente atrapalha, mas o que mais impede um avanço é a questão social, e principalmente nosso sistema educacional, que é abaixo da crítica.
    Mas o que realmente vai fortalecer nosso crescimento militar é a inclusão de todos brasileiros no sentimento de nação, sentimento que fica comprometido com uma imensa multidão de desvalidos, abandonados e alienados.
    Portanto, para termos consciencia de que necessitamos de FA’s fortes é a sensação de que temos o que perder, o que leva o investimento socio-economico vir antes do militar, já que este será consequencia do primeiro.
    Mas que estamos bem ‘ruinzinhos’ na foto, estamos…

  16. PTistas dilumbrados muita calma nessa hora…Desafio a voces me esporem o que o governo Lula em oito anos realmente fez de beneficio ao povo Brasileiro e ao Brasil e não me venham com numeros e nem promessas futuras,QUERO VER RESULTADOS pois so conheço PALIATIVOS docinho na boca de trouxa;e não se justifiquem com governos passados pois a justificação é repassar a incompetencia.Xerox deste governo Federal é o governo estadual do RJ,onde so funciona o que o governador fez e tudo o mais esta em lamentavel estado.Tudo isso tem apenas um motivo propaganda politica e auto-promoção.Antes que me chamem de Tucano saibam que FHC como presidente pra mim foi aquele que vendeu o que dava lucro a nação para interesses externos e clubinhos de oportunistas nacionais,um entreguista leiloeiro.O pior de todos os tolos é aquele que é roubado e ainda bate palminha pra anjinho dançar e diz Oh que maravilhoso é o Lula e o Brasil cresece e hoje tem tudo o que tem graças ao Lula e o governo do Lula roubou tanto quanto ou ate mais do que aqueles que eles acusavam qundo na clandestinidade e os que eles acusavam quando oposição.E não me chamem tambem de defensor de torturadores porque jamais fui e so conheço uma unica justiça,a que tem dois pratos e é cega e igual para todos e não essa justiça de um so prato com um olho caolha que voces estão querendo implantar.E mais saibam que voces não representam a maioria e nem são o pensamento e a vontade de nosso povo.A maioria de nós votou em voces por estarmos cansados de sermos enganados e fomos enganados tambem por voces e votamos de novo em voces para não retornar o Brasil ao entreguismo leiloeiro.E saibam que estamos de olho e ao invez de ficarem querendo atirar pedras nos outros tratem de fazer um bom governo senão terão apenas um mandato e nós lhes baniremos da vida publica….Viva a democracia Brasileira…Viva o povo do Brasil…Se hoje somos a oitava economia e quase ja pulando direito para a sexta não foi general nenhum,FHC ou Lula que fez e sim o potencial que nossa nação tem e o povo trabalhador que somos…PAREM DE TENTAR ILUDIR AOS SIMPLES.

  17. Só reforçando o ‘chutementário’…
    Sou totalmente a favor de investimentos nas FA’s, com melhoria, profissionalização, modernização, reaparelhamento, etc…
    Deveríamos ter um percentual maior do PIB nelas…
    Fortalecer nossa industria de defesa, com capacitação + P&D em tecnologia…
    Até nukes, por que não? Embora não de imediato, devagarinho e quietinho, pra daqui umas décadas…
    Mas que a prioridade nesse momento (e vão umas décadas ainda)é outra, não tenho dúvidas…
    Educação, infra-estrutura, educação, saúde, segurança, educação, educação, educação…
    É a base de tudo.

  18. cada um dos birc’s tem um objetivo a russia quer mais poder sobre o pacifico norte e europa a china quer controlar o ocidente e dominar o pacifico sul e o mar do japão a india quer controlar o Oceano Índico e tbm controlar as rotas de petróleo vindas do Oriente Médio..
    ja o Brasil quer ser a maior potencia latino america e tbm a com mais influencia sobre os msmos e tbm aumentar a sua influencia sobre a africa…..

  19. Eu me lembro que na época do FHHC, teve um diplomata brasileiro que tirou o sapato para ser revistado, o Brasil nessa época era humilhado pelos USados, e agora eles estão começando a nos respeitar, psdb entreguista NUNCA MAIS!!!!!

  20. Só para lembrar: os presidentes do Brasil não governaram
    para o Brasil. Eles governaram para as elites brasileiras!
    Tem muito “intelectual” nesse país que acha que nós, pobres latino-americanos devemos estar fadados a sermos
    exportadores de matérias-prima e de alimentos,e não de nos
    tornarmos um país desenvolvido e de 1°mundo.
    Então tomem cuidado,os verdadeiros entreguistas, da mesma
    laia do FHC, agem por debaixo dos panos.

  21. Não sou defensor de FHC….não,não é não, o PT é que é defensor do FHC…uhauhauhau…Este nome é uma vergonha nacional e deveria ser banido da mente de qualquer brasileiro que tenha vergonha na cara.
    Cade o dinheiro da privataria. Pergunta que não quer calar…Por que não equiparam as forças armadas com a privataria? Será que a Chevron ta metido nessa? A ele comprou uma sucata da França chamada de São Paulo, que até hoje não sai do reparo…também olha o tamanho da sucata…Aposto que vai ter um PSDBurro no futuro querendo renomear a sucata de FHC. O Serra parece que queria vender a Petrobras para comprar, para comprar uma pedrinha que os americanos pegaram na lua….uhauhauha

  22. Burro é quem não viu os beneficios da privatização…
    Antes telefone era artigo de luxo.. se declarava no IR..
    Antes bancos estaduais explodiam com as finanças de cada estado
    Antes da lei de responsabilidade fiscal cada governador roubava impunimente..
    Felizmente a historia não se apaga como a PTzada sonha… muitas verdades ainda serão ditas e mentiras expostas..
    QUEM FORTALECEU A PETROBRAS FOI O FHC… QUEM ENTUPIU DE ‘amigos’ FOI O PT…

  23. Brasil tem 50 F-5BR Ano 71. Com estes ja da conta do recado. nao precisa mais nada, estamos entulhados de cacas modernos prontos para a Guerra a qualquer instante..nao e verdade Lula? Voce sabe, voce viu e esta tudo azul minha gente.

Comentários não permitidos.