EUA: avanço no Afeganistão é frágil, mas retirada segue no prazo

http://i0.ig.com/fw/2w/f5/lq/2wf5lqcf9m6iq2vuxj0bo300h.jpg

Revisão estratégica da guerra diz que aliados ainda enfrentam desafios apesar do enfraquecimento de Al-Qaeda e Taleban.

Uma revisão da estratégia do governo americano para a guerra do Afeganistão, ordenada pelo presidente Barack Obama, indicou que as forças do país poderão começar a retirada em julho de 2011, dentro do prazo estipulado há cerca de um ano, apesar de os avanços registrados no país serem “frágeis e reversíveis”.

“Derrotar completamente a rede terrorista Al-Qaeda levará tempo. Continua sendo um inimigo forte e impiedoso dedicado a atacar nosso país”, disse o presidente dos EUA, Barack Obama, ao comentar a revisão da estratégia para o Afeganistão e Paquistão. “Estamos focados em atingir, desmantelar e derrotar a Al-Qaeda no Afeganistão e Paquistão, e interromper sua capacidade de ameaçar os Estados Unidos e nossos aliados no futuro”, acrescentou o líder americano.

O presidente americano também disse que os Estados Unidos “saúdam” os esforços do Paquistão contra os extremistas islâmicos, incluindo suas ofensivas nas regiões tribais. “No entanto, não se avançou o suficiente, e por isso seguiremos insistindo com os líderes paquistaneses que devem combater os locais de refúgio dos terroristas”, afirmou.

Um resumo dos relatórios produzidos pelas autoridades americanas foi divulgado nesta quinta-feira. O documento indica que as tropas internacionais lideradas pelos Estados Unidos continuam matando líderes da Al-Qaeda e conseguiram diminuir a capacidade da rede terrorista de lançar ataques. Além disso, diz que o Taleban está enfraquecido e as forças afegãs estão fortalecendo sua capacidade de manter a segurança do país. O plano dos EUA é concluir a retirada em 2014.

No entanto, o relatório também afirma que os avanços são “frágeis e reversíveis”. Segundo os Estados Unidos, para que a situação no país seja sustentável é preciso continuar progredindo na caça por terroristas que atuam principalmente no país vizinho, o Paquistão.

Documentos confidenciais

Na quarta-feira, o jornal americano “The New York Times” afirmou que dois relatórios sigilosos dos serviços de inteligência dos EUA apresentam avaliações mais negativas do que a revisao estratégica apresentada nesta quinta-feira.

Os dois relatórios de inteligência – um sobre o Afeganistão, o outro sobre o Paquistão – dizem que, embora haja progressos na guerra, a falta de disposição do Paquistão para coibir a presença de militantes em áreas tribais continua sendo um sério obstáculo, segundo o jornal. As chances de vitória no Afeganistão seriam limitadas.

O Times disse na terça-feira que as conclusões da comunidade de inteligência foram entregues na semana passada a membros das comissões de inteligência da Câmara e do Senado.

Comandantes militares e funcionários do Pentágono já haviam criticado a divulgação dos relatórios, alegando que eles estão desatualizados e haviam sido escritos por analistas que passaram pouco tempo na zona de conflito, segundo o próprio jornal.

Com BBC e “The New York Times”

Fonte: Último Segundo

13 Comentários

  1. Cade Obama os Bilhões de Dolar para investir na matança da população daquele país, enquanto morre alguns terrorista 40% a 60% da população se não morre vira vítimas da guerra.

  2. Nessa horas tu vira a kara né Obama. Tia Hillary também agora respeito o velho da esquerda se conformou e abaixou a cabeça.

  3. Os islâmicos precisam dos Cruzados em suas terras, caso contrário como irão lutar a Guerra Santa para irem para o paraiso ?

  4. A Dinamização (nova crença) e a mudança do Sistema Político, são as únicas maneiras de se chegar à Paz Mundial.
    Os políticos existentes, são mais artistas de TV, do que bons administradores. A corrupção e impunidade impera no meio político.
    O Brasil tem o pior Sistema Político do Universo, que é do conchavo maléfico, da impunidade dos políticos corruptos, da hipocrisia (mentira), e da manipulação e enganação do povo ignorante (Populismo).
    Os regimes oriundos dos americanos e franceses, não servem para a nossa realidade. O regime chinês atual é o melhor para o nosso país, sem dúvida (com tiro na nuca dos safados). Iríamos passar a crescer 20%aa.
    A Sociedade Brasileira não pode ficar a refém de Corruptos no Poder e de políticos totalmente despreparados em todos os sentidos. O mal dominou o bem. Tudo isso é muito triste.

  5. OLHA A VERGONHA…OLHA A VERGOOONHA!…
    .
    Esse é o grande trunfo dos talibãs,quanto mais tempo durar é melhor para eles,pois o tempo favorece aos talibãs,que comparado com as forças tarefa capitaneada pelos americanos,não passam de um bando de maltrapilhos que estão dando um baile nos amofadinhas da OTAN e yankes.
    .
    Durma-se com isto,suas tietes do tio sam….Haaa!hahaha!!!!….

  6. a fisionomia destes tres revela bem a arapuca em que esta metido EUA com relação ao Afeganistão.
    Sem falar do Iraque e Paquistão
    Abs

  7. Lucena, pode me chamar de Danilo …
    Só quis chamar a atenção para os 2 aspectos que levam às guerras: Sistema Político e Religião.
    Sistema Político injusto e Sistema Religioso equivocado.
    Fiz um paralelo com o Brasil, no que se refere ao Sistema Político. Duvido que o nosso povo ” mais consciente e instruido ” esteja gostando.

Comentários não permitidos.