Cruzex V: General chileno impressionado pelo desempenho do Rafale

http://2.bp.blogspot.com/_OPvhib1dciI/TOJ820hxaYI/AAAAAAAAkZg/qmjPRrnAg7Y/s1600/DSC08469.JPG

De acordo com a revista da Força Aérea Francesa, a Air Actualites, na sua edição de dezembro tem uma interessante matéria sobre o caça Rafale na Operação Militar Cruzex V, realizada em Natal. Na matéria, um General da Força Aérea do Chile passa sua opinião sobre o caça francês. Segue o que estava descrito na matéria.

A Cruzex permitiu que o caça francês Rafale demonstrasse toda sua gama de capacidades. Os resultados são expressivos: 100% das missões executadas, todos reabastecimentos aéreos realizados e todos alvos terrestres atingidos sem nenhuma perda de aeronave. A versatilidade e o desempenho do caça multimissão impressionou a todos.

O General MacNamara, chefe do grupo aéreo da Força Aérea do Chile enfatizou: “Eu pude verificar isso [o desempenho e versatilidade] enquanto voei no assento traseiro de um de nossos caças F-16. Nós fomos abatidos durante uma simulação de combate aéreo onde a nossa aeronave tem um ponto forte.”

Fonte: RafaleNews via CAVOK

29 Comentários

  1. antes dele a REVISTA Flight documento um artigo excelente sobre RAFALE
    um fato interesante que o piloto que participo do teste era RAF REAL AIR FORCE ,QUE por sua parte deixo explicito o desmpenho ea satisfacao do Rafale QUE AO SEU VER ERA UM JATO QUE ELE PILOTARIA .mais pros Cegos de plantao continuao sendo cegos de Enguinorancia

  2. Não da pra discutir com os números o Rafale é um puta de caça um dos melhores da atualidade. Agora se ele é o melhor para o Brasil aí sim pode se discutido, mas suas qualidades técnicas acredito estão acima de qualquer duvida.

  3. Em muitos países não existe o termo “brigadeiro” e sim coronel. Isso acontece na França, na USAF e em outros países tmb, quanto ao desmpenho do Rafale, sem comentários, pois é um dos melhores do mundo. Seus “grandes” problemas são o preço de aquisição, o custo operacional e a assistência francesa que sempre foi uma m…

  4. O general chileno em questão também deu uma entrevista (exclusiva) para o Defesanet. E disse o seguinte:

    “DefesaNet: O F-16C/D Block 50 representa um dos top de linha da aviação de caça, em se falando de América do Sul. Como o senhor avalia sua aeronave e seus pilotos frente a aviões de 4ª geração como o Rafale?

    GBA MN: Nesta CUZEX V pudemos ter experiências com os caças Mirage 2000-5 (N.E: versão do tipo que o Peru pretende para modernizar os seus Mirage) e o novíssimo Rafale. E pudemos comprovar na prática que temos uma muito boa capacidade. Nosso treinamento e nossos sistemas de armas estão num nível de desenvolvimento tecnológico e operacional adequados.

    É verdade que o Rafale se mostrou superior em alguns aspectos frente aos F-16 Block 50, mas a boa resposta que obtivemos pode ser resumida em ”com bom treinamento e bom equipamento conseguimos obter um rendimento muito significativo contra uma aeronave da chamada 4ª geração”.

    http://www.defesanet.com.br/01_lz/op_cruzex_v/fach_1.htm

    abraços a todos

  5. Não sei o q impressionou o general chileno já que se noticiou q um F-5 brasileiro havia abatido um Rafale, justamente o avião que o Lula quer comprar.

    Onde estará a verdade?

  6. Pior que é verdade, USAF admitiu se não fosse os sistemas stealth do F-22, os novos radares é misseis guiado a laser, teriamos levado uma peia.

  7. Aposto que daqui a pouco os chilenos vao estar de Rafale enquanto tem gente aqui descendo o pau neles. Que me desculpem os gripeiros: Viva o Rafale!!!!!

    Depois que der um caça americano, e aposto que vai dar, as pessoas vão se arrepender de nao ter vindo o Rafale.

  8. Vou falar o que lá em casa? Se um general Chileno aponta a superioridade do Rafale frente a seus novíssimos F16blk50/52, o que dizer dos raquíticos Gripen NG que muitos acham adequado a este país continental.
    Este tipo de nota nos mostra que existe muito mais paixão e pouca razão para aqueles defensores do peso pena do Gripen NG. Nunca na FAB, jamais esta força operará este tipo de aeronave. Para se manter a situação de “FORÇA” atual, prefiro manter os Mike atualizados a uma pilha de Gripen NG com entrega e projeto duvidosos.

  9. A verdade é q querem nosso dinheiro, as mentiras são o meio pelo qual vão conseguir nosso dinheiro. Espero q sejam menos mentiras do q pensamos, para o nosso bem.

  10. mais essa lenga lenga… F5 gambiara abateu Rafs.. que abateu F16 …
    conflito direto entre caças somente em exercícios militares…
    a tecnologia de hj. é tudo alem da linha do horizonte…solta o missil e esquece…
    gostei mesmo do Enguinorancia…rs

  11. hms tireless quem afirmou isso foi um doentes,que só metem o pau no Rafale,certa vez eu questionei esse desses doentes,e ele me veio com um link de um cara no exterior,e nem tinha a afirmação e sim uma pergunta se nesse exercício o Rafale tinha abatido o F-22,então essa falácia não vai vir de ninguém daqui,quer dizer veio por intermédio do senhor.
    Colocado os pontos nos ís,quero parabenizar o Blog,enquanto que em certos lugares só se mete o pau no Rafale e na França,aqui se dá o devido espaço e respeito a um dos países que mais contribuiu para a história da aviação,cabe lembrar que um dos dois aviões mais impressionantes da história da aviação foi colocado no ar pela frança(Concorde) e quem mesmo os E.U.A,conseguiu um feito como o do Concorde e do TUPOLEV TU 144,será que essa nação não sabe fazer caças,me deu revolta da última reportagem de um certo lugar com o seguinte Título:”Sem jabá não dá ?.”ou algo do gênero.

  12. Cadê os n rafales sr.mlula?Isso era p ontem, a n segurança está vazia de um vetor moderno e à altura do n país, se um pouco + corajoso e envolva , por escrito, a próxima presidenta, no acordo Brasuca/francos…se cabra macho homem.O BRASIL agradece.

  13. É so usar a lógica, se o Rafale fosse uma aeronava defasada tecnologicamente, vcs acham que a França usaria.
    Eles ja teriam projetado outra aeronave!
    A verdade, é aquilo que eu comentei, existe na giria do futebol o seguinte, existe o comentarista de futebol e o torcedor comentarista, o primeiro analisa o evento de forma profissional, o segundo infelizmente analisa de forma apaixonada.

    Alguns colegas aqui são assim, defendem o F18, sei la por que, devem colecionar figurinhas deste avião entao fazem de tudo para ve-lo na FAB.
    Olha tem um video no you tube, que explica como os americanos detonaram o programa espacial brasileira, quem esta ministrando o assunto é um oficial da FAB.
    Por isso sou contra o F18, so por birra.
    O melhor caça para o Brasil é o SU 35, podemos fabrica-lo no Brasil sob licença.

  14. O relato saiu da boca de um general chileno não de um jornalista da “falha” de SP. Vcs estão contestando um militar de alta patente, não sejam cegos, ele não disse nada sobre FX-2 simplesmente relator o que viu. Agora se vcs estão dizendo que esta vendido então cadê as provas pra isso.
    Aliás, me lembro que diziam que o governo Lula estava comprado que o Rafale seria escolhido só por isso, mas não foi, reconheçam vcs não sabem de nada além de especular e torcer de forma irracional caluniosa!!!

  15. Palavras do General MacNamara
    O General MacNamara chefe do grupo aéreo da Força Aérea do Chile enfatizou: “Eu pude verificar isso [o desempenho e versatilidade] enquanto voei no assento traseiro de um de nossos caças F-16. Nós fomos abatidos durante uma simulação de combate aéreo onde a nossa aeronave tem um ponto forte.”

    F-5EM abate o Rafale, me – poupe.
    CRUZEX não e a RED FLAG, onde F-15 e F-16 aggressor Simula aeronaves de nações de 3° e 4° mundo, aeronave sem radar e sem míssil DVR, e sem apoio de aeronaves AWACS, aqui as coisa são diferentes, teve diversos combates aéreos entra as aeronaves, antes durantes e depois do exercício Cruzex, isso e uma prática comum no exercício

  16. Os Rafales faziam parte da força de defesa junto com os F-16. Os Rafales e os F-’16 lutaram contra os F-5M. Tem algo estranho nisto. Vamos ver quem confirma ou quem desmente.

    No EAU os Rafales não chegaram perto dos F-22, apenas viu um Raptor chegar perto, nada mais!

  17. carl94fn disse tudo.
    MESMO ele sendo um leigo no assunto, a voz de um General vale mais do que a de um jornalista bobão que acha que o melhor caça é o mais bonito.

  18. O que eu sei é que os F5M derrubaram dois miragem 2000 e não Rafale? Da onde tiraram que foi o caça Rafale?
    De qualquer maneira, como falou o camarada la mais acima, é que o problema com o Rafale é o preço. Se não fosse um caça avançadíssimo não estaria n adefesa da França e os EUA não estariam tão empenhados que o Brasil não adquira, o negócio dos gringos é que nós tenhamos sempre algo inferior e comprar caças deles é ter negócio inferior, pois eles podem desligar a naba em pleno voo…daí adeus F18…..Lembram da tv a cabo NET que pode ser desligada a distancia, pois é!!!!! Hasta la vista baby.
    Ja desligaram aparelhos médicos, que estavam em pleno funcionamento no Brasil, de lá dos EUA e os médicos do laboratório brasileiro ficaram chupando o dedo e algo mais, os trouxas só foram descobrir depois de receberem um comunicado, via FBI, que não poderiam usar mais o aparelho porque não estava de acordo com asa normas americanas da saude…kkkkk. Bem feito, quem manda comprar destes vigaristas.

  19. Ricardo,

    eu vou copiar e colar aqui o comentário de meu amigo Chico AMX (sei que ele não vai ficar bravo comigo por eu colar o comentários dele aqui), pois resume o que eu penso a respeito da situação toda. Diz o Chicão AMX:
    “O General MacNamara, chefe do grupo aéreo da Força Aérea do Chile enfatizou: “Eu pude verificar isso [o desempenho e versatilidade] enquanto voei no assento traseiro de um de nossos caças F-16. Nós fomos abatidos durante uma simulação de combate aéreo onde a nossa aeronave tem um ponto forte.”

    Veja bem, deve ter ocorrido simulações de combate pontuais, fora da Cruzex, e nesta o F-16 foi suplantado pelo Rafale…. mas o texto acima não deixa claro que o eles foram abatidos pelo Rafale, então, dado que não se precisa ser abatido para se saber das capacidades, inclusive sendo seu aliado, numa ação…não poderia ser o seguinte:
    Em uma missão conjunta, ele pode avaliar o desempenho eficiente do Rafale, quando F-5M agressores, derrubaram o F-16 e a reação do Rafale defendendo-se e/ou defendendo o resto do esquadrão foi soberba e impressionou o Chileno…? pq não?”

    ele fez esse comentário no Cavok, e foi certeiro ao meu ver.

    abraços

  20. O Senhor da Cruzerx V foi o RAFAEL.

    E a notícia de que nossos MIKES derrubaram RAFALES, é tão veridica quanto o fato de o ELVIS e o MICHAEL fazerem show de final de ano na praça da Sé em SP.

  21. Só falta vir um aqui dizer que o Gen. chileno foi pago para fala isso… Mas é compreensível do ocorrido, quem não sabe que o Rafale é superior a TODAS as caças de +4ª geração incluindo o F-18A++++ E/F

  22. Ricardo Pereira assino o que vc disse amigo,e acrecentaria mais um detalhe a sua observação,na versão F-5 do rafale ele tera controle do neuron,guerra eletronica e tecnologia de baixa detecção de radar,ou seja o rafale junto com o Sukkoi são os melhores 4g,o rafale é sem dúvida o segundo melhor caça do ocidente em operação.

Comentários não permitidos.