Defesa & Geopolítica

Boas Notícias: Austrália se junta ao Mercosul

Posted by

http://www.jornalofarol.com.br/dados/noticias/r6y2v5fo_G1.jpg

Foz do Iguaçu, 15 dez (EFE).- O ministro de Relações Exteriores Celso Amorim se reuniu nesta quarta-feira com seu colega australiano, Kevin Rudd, para analisar assuntos bilaterais e de interesse regional e multilateral, às vésperas da 40ª Cúpula do Mercosul, informaram fontes oficiais.

A reunião aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu, onde nesta quinta e sexta-feira ocorrerá a 40ª Cúpula do Mercosul, da qual o ministro australiano participará como convidado.

Do encontro também participou o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, designado nesta quarta-feira pela presidente eleita, Dilma Rousseff, como seu ministro das Relações Exteriores a partir de 1º de janeiro.

A reunião foi a primeira no contexto do Diálogo Brasil-Austrália criado mediante um memorando assinado em setembro pelos dois países.

Com este mecanismo os dois ministros “poderão examinar iniciativas concretas de cooperação, inclusive trilateral, em favor de países em desenvolvimento, e explorar meios de expandir os fluxos do comércio e investimentos”, assinalou a Chancelaria.

No que diz respeito ao Mercosul, o chanceler australiano participará nesta quinta-feira da reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) e no dia seguinte estará presente como convidado na cúpula presidencial do Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Além do anfitrião Luiz Inácio Lula da Silva, confirmaram participação na cúpula os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; Paraguai, Fernando Lugo, e Uruguai, José Mujica, assim como o boliviano Evo Morales e o chileno Sebastián Piñera, por serem países associados.

Além do ministro australiano também participarão como convidados os presidentes da Guiana, Bharrat Jagdeo, e do Suriname, Desiré Bouterse, e ministros da Turquia, Palestina, Síria e Emirados Árabes Unidos.

A reunião em Foz do Iguaçu marca a despedida de Lula dos fóruns internacionais, já que entregará o cargo no dia 1º de janeiro a Dilma Rousseff. EFE

Fonte: Yahoo

43 Comments

shared on wplocker.com