Boas Notícias: Austrália se junta ao Mercosul

http://www.jornalofarol.com.br/dados/noticias/r6y2v5fo_G1.jpg

Foz do Iguaçu, 15 dez (EFE).- O ministro de Relações Exteriores Celso Amorim se reuniu nesta quarta-feira com seu colega australiano, Kevin Rudd, para analisar assuntos bilaterais e de interesse regional e multilateral, às vésperas da 40ª Cúpula do Mercosul, informaram fontes oficiais.

A reunião aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu, onde nesta quinta e sexta-feira ocorrerá a 40ª Cúpula do Mercosul, da qual o ministro australiano participará como convidado.

Do encontro também participou o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, designado nesta quarta-feira pela presidente eleita, Dilma Rousseff, como seu ministro das Relações Exteriores a partir de 1º de janeiro.

A reunião foi a primeira no contexto do Diálogo Brasil-Austrália criado mediante um memorando assinado em setembro pelos dois países.

Com este mecanismo os dois ministros “poderão examinar iniciativas concretas de cooperação, inclusive trilateral, em favor de países em desenvolvimento, e explorar meios de expandir os fluxos do comércio e investimentos”, assinalou a Chancelaria.

No que diz respeito ao Mercosul, o chanceler australiano participará nesta quinta-feira da reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) e no dia seguinte estará presente como convidado na cúpula presidencial do Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Além do anfitrião Luiz Inácio Lula da Silva, confirmaram participação na cúpula os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; Paraguai, Fernando Lugo, e Uruguai, José Mujica, assim como o boliviano Evo Morales e o chileno Sebastián Piñera, por serem países associados.

Além do ministro australiano também participarão como convidados os presidentes da Guiana, Bharrat Jagdeo, e do Suriname, Desiré Bouterse, e ministros da Turquia, Palestina, Síria e Emirados Árabes Unidos.

A reunião em Foz do Iguaçu marca a despedida de Lula dos fóruns internacionais, já que entregará o cargo no dia 1º de janeiro a Dilma Rousseff. EFE

Fonte: Yahoo

43 Comentários

  1. Isso tragam o Canguru robo do americano para o mercosul.tragam tambem a nova zelandia.Façam melhor convidem Washington.

  2. Eu disse que ia ser pré-americano, depois do Patriota no lugar do Celson Amorim só diz uma coisa vão tira o defenssor do Irã é colocar um mais americanizado…

  3. sinceramente acho que vai ser bom…
    ate pq pior doque esta num fica…..
    o mercosul naum consegue chegar a um concensso, em relação a abretura do comercio com outros paises…. pelo menos uma bola dentro

  4. Os australianos são nossos concorrentes em minério de ferro.
    Eles são muito ligados aos EUA e Reino Unido.
    Quem é parceiro de todos, não é de ninguem.
    Vamos ver o que a Austrália tem de bom para nós: Acho que é a organização e disciplina. Lá, a lei coloca políticos corruptos na cadeia. Politicamente, o Brasil regrediu à decada de 20,lamentavelmente. Que coisa triste !

  5. nao entendi sua objeção maluquinho. a adição da australia no mercosul vai fortalecer o bloco, nao importa seu alinhamento. desculpe, mas as vezes vc parece um velho rabugento…

  6. 1maluquinho

    Seu problema é com Washington então vamos negociar com Venezuela, Irã, Coréia do Norte, China entre outros, mas vc também não gosta desses né?
    O que vc pretende isolar o mercado brasileiro, mas o que ganharemos fazendo isso?
    Será que seu problema não é com esse governo e tudo que ele fizer estará errado pra vc?
    sds

  7. Australia é o Brasil que deu certo, é o que os Brazukas que moram lá dizem.
    Eu já tive a oportunidade de morar lá um tempo, são boas pessoas, EXTREMAMENTE educados e tem uma cultura muito parecida com a do Brasil.
    Vocês estão por fora, tudo que acontece vocês já pensam ‘mais são amiguinhos dos americanos’.. Se liguem, a Guerra Fria já acabou faz tempo.
    Se eles tem algo bom para nós e nós para eles, ótimo assina na linha pontilhada.

  8. Acontecimento interessante.
    Manchete ULTRA SENSACIONALISTA.Acho q o Yahoo tá contratando jornalista da Record. P quem n tem noção d direito internacional público isso q esta acontecendo seria como alguém t mostrar uma guria na rua, vc olhar d longe p ela e noticiarem q vc casou c ela.
    N é assim simples p um país entrar num acordo internacional.

  9. AMIGUINHOS….Tudo que se apresenta diante de voz ficam entusiasmados e com freneticas bandeirinhas a tremelar né mesmo…Ninguem pensa mais adiante né,so no momento né mesmo…Voces acham que trazer um pais externo ao continente com uma cultura diferente,economia e anseios para formar no nosso bloco é dadiva dos deuses.Quase todos voces endeuzavam a CU lembram?E queriam que fosse implantado aqui o mesmo né?Sabe o que falta a voces,o que se deve ter em estrategia,ver mais na frente,antever,pois em prevenção isso é defesa,mas essas coisas não se ensinam na REPUBLICA DAS RATAZANAS e não faz parte do curriculo vigente de modelo pré-estabelecido.Quando deixarão de habitarem o seculo 20 e ingressarem no seculo 21?Quem tem,preserva,protege e usa com consciencia,senão fica sem…Os papeis da Europa não servem mais nem pra limpar o buzu,são lisos se ao menos fossem asperos rsrsrs

  10. Deveriam juntar-se ao Bloco, a grande maioria das nações abaixo da linha do Equador.

    Assim seria de fato o Merco SUL.

    Afrida do Sul, Austrália e toda America do Sul. Um bloco de econômias consideráveis.

  11. NÃO INTERESSA A COR DO GADO,DESDE QUE PEGE O RATO.
    .
    É coerente a Austrália entrar no mercosul,pois até aqui o governo,que muitos por aqui critica, até eu também,devo reconhecer essa atitude coerente porque na política externa brasileira sul-sul,entra nos domínios geográfico da Austrália,sendo com a sua presença,outro peso político na região.
    Como eu falei antes,”novos tempos,novos grupos”;o Brasil amadureceu é mais pragmático,não pode perder as oportunidades que aparece.
    E não ficarei surpreso que no futuro bem próximo,teremos esta companhia na UNASUL,que outra que é muita vezes criticada por aqui.

  12. DESCULPE RAPAZIADA, ERREI DE ANIMAL.—(errata)
    .
    “NÃO INTERESSA A COR DO GADO,DESDE QUE PEGE O RATO.”

    GATO e não gado.
    .
    (sabedoria chinesa)-ainda chego lá.

  13. tb concordo que o alinhamento da australia ao mercosul ira apenas fortalecer o bloco, nao acho que a australia por ser alinhada aos estados unidos vai usar de ma fé esse acordo que fez com o mercosul.
    e fernando a australia é um outro pais com uma cultura bem diferente e tem apenas 40 milhoes de habitantes , nao da para ficar fazendo comparaçao da australia com o brasil.(“sao lugares bem diferentes”)
    sds a todos.

  14. Dando uma olhada no mapa mundi, da pra ver a Autralia e entre ela e a Antartida nada alem de mar, junto a esse pais tem Timor Leste (ex-colonia portugues, que fala nossa lingua), esta proxima ao Japão e China.
    Ou seja a Australia tem tudo a ver com nossos interesses estrategicos.
    Abs

  15. Atentem para o fato presentes na Cupula do Mercosul ” ministros da Turquia, Síria e Emirados Árabes Unidos ”
    ==================================================
    A Turquia é o equibrio da balança no Oriente Médio, pertence inclusive a OTAN.
    A Síria altamente influente entre os Palestinos e Libano (onde logo o Brasil estara presente).
    Os Emiratos Arabes Unidos, possivel comprador dos Rafales, tendo o N.Jobim, como negociador dos interesses frances junto aos mesmos, e possiveis compradores do S.Tucanos.
    Onde esta o amadorismo do Lula e Amorim.
    É o Brasil marcando presença no Oriente Médio.
    O que existe e muito, é uma critica raivosa, recheada de preconceitos.
    Abs

  16. Do jeito que as pessoas falam até parece que o Brasil é uma “moça burra, vigem e indefesa” que não pode sair na rua por medo de se estuprada… Gente atitude covarde não nos levará a outro lugar que não a lama.
    A Austrália é um País que vai somar muito a nós, se eles têm seus interesses e daí? Nós não temos os nossos também?
    Agora se ficarmos com frescura “a eles são amigos dos EUA e aqueles são dos chineses e aqueles, bem aqueles, eu não gosto mesmo” ou quem sabe “não vão nos roubar… europeus, chineses, americanos nenhum destes é confiável” aonde pensam que vamos pára?
    Pois eu digo todos tem seus interesses e se o GF não abri o olho será passado pra trás, mas esses é um jogo que todos podem jogar nós também… pra mim existe muito mesmo é falta de confiança no Brasil o tipo de desconfiança que um pai coruja tem com sua filha… e esse tipo de coisa não ajuda “a filhinha é uma coisa na frente do pai e outra na boate”… vamos te consciência!

  17. Se vierem para somar e multiplicar, e não para subtrair e dividir, quaisquer países são bem vindos na formação de parcerias sólidas e duradouras com o Brasil ou qualquer de nossos vizinhos.

    Seja bem vinda, Austrália, e que possamos aprender um pouco com vocês…

  18. Carl, complementando, gostaria de lembrar da política isolacionista pela qual passou os EUA após a 1ª Guerra Mundial, “fechando-se em uma concha, alheio aos problemas mundiais”.

    O Brasil não pode e não deve se isolar polícia ou economicamente. Nossa voz será, a partir desta década, a ser cada vez mais ouvida, nos 4 cantos do mundo.

  19. A Austrália não vai se juntar ao Mercosul. Isso, só um idiota poderia concluir. O que ela vai é oferecer serviços ao Brasil relativos aos eventos esportivos de 2014 e 16. No máximo ela pode assinar um acordo de livre comércio com o bloo. Mas se juntar a ele, ela não vai. Israel, Índia e Egito também têm tratados com o Mercosul. Mas nem por isso são membros do bloco.

  20. Se bem que eles trabalhem como nossos parceiros é aumente nosso comércio eu to poco ligando que é contra ou a favor, não devomos deixa o cinismo tomar conta de vós.

  21. vc’s vivem elogiando a china mais a china e da seguinte ideologia … ela vende pro diabo e financia pra deus….
    ela vende produtos e tem relações comerciais dos EUA a coreia do norte ….
    nao importa se o pais eh da alca do mercosul da UE ou da puta que pariu… dinheiro eh dinheiro e tenque ser sempre bem vindo….

  22. A inveja é uma M…. mesmo.

    Por mim rompia logo com os pobres hermanos e se juntava aos ricos Brothers rsrsrsrsrsrs

    Ficar pagando pra Argentina bancar de gostozona… sai fora Lugo, Evo, Cristina…. bando de mortos de fome.

  23. Para de viajar MINDUA eles so se empolgarão por acharem que podem competir em melhor situação o mesmo que os EUA queriam com a ALCA.Acham que são superiores e que vão se dar bem,basta que levemos alguma vantagem que pulam fora.Alias ninguem gosta que levemos vantagem nesse MERCOSUL.Lembram,nos compramos 30% de todas as porcarias que se fabricam na Argentina e bastou levarmos vantagem para eles chiarem e retaliare.Agora as lojas deles querendo ou não estão repletas de produtos Brasileiros inclusive os supermercados e de toda a America Latina tambem.Esses povos adoram nosos produtos e resmungam dos preços,seus governos se descabelam porque a industria e economia deles não conseguem competir com as nossas.Apenas nos suportam pois dependem muito de nós.
    :zmg: Bolivarianada e Gringolandia :mrgreen:

  24. Deviamos fazer como o Chile fez quando se distanciou das Ratazanas Latinas e obteve desenvolvimento e modernização comercializando direto com a Asia e os EUA.Não temos o pacifico na nossa costa mas podemos comercializar diretamente com o mundo.Todos precisam de tudo o que temos e sinceramente não entendo essa necessidade de estar atrelado a vizinhos que não tem como oferecerem produtos como nós e ainda ha aqueles que pensam que se nós os enriquecermos teremos amigos pacificos.Enriqueçam0os,repassem nossa tecnologia a eles e assim que estiverem nutridinhos se ajuntarão e investirão contra nós pois esse é e sempre foi o sonho deles.Acordem para eles por estarmos mais adiantados somos imperialistas e ate incutem indiretamente isso na mente dos póvos deles.Não temos amigos e ja somos o maior alvo de cobiça e inveja com nossas reservas e com todo o potencial que temos.Devemos sim exigirmos a nossos prostituidos politicos que reforcem e modernizem nossas forças de segurança ou então teremos surpresas muito em breve…Acorda gigante e para de pensar como serviçal,Deus te ungiu senhor mas não senhor da opressão e sim do equilibrio e igualdade.
    :map: :ok: :clap: :zmg: 😈 :ira: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

  25. CARL94FN….Não tenho visão canina meu amigo ao ver o mundo em duas cores,azulsinho ou vermelhinho….Olha o raciocineo da maioria de voces,ou abrimos as perninhas generosamente a Americanos ou compactuamos com o Bolivar que ressuscitou da tumba e sonha em libertar a America dos imperialistas.não foi ele quem incitava a insurreição de Bolivia,Paraguai e Argentina contra nós tirando dinheiro do povo dele para ganhar politicos e repassar armas a esses paises e a outros contra nós…Sabem de uma coisa,apesar do descaso publico e da inferiorização belica temos guerreiros que quem quiser prova-los é so cair dentro porque o que vier a gente traça…Não sou velho não Mindua,sou jovem e minha cabeça não é atrelada a ideologias e nem doutrinas,apenas sei que não precisamos mais de ninguem e acredito que seremos muito melhores caminhando por nossas proprias pernas principalmente sem carrapatos externos.Não acredito em politicos e nem em lideranças doutrinarias.

  26. Uma potencia se forja com bravura,ousadia e inteligencia e não com covardia em pensar que se não formos bonzinhos vão tirar de nós.Temos a maior agroeconomia e maior deposito de agua potavel ou seja o ouro do seculo 21.Se pagamos os preços deles porque eles não tem de pagarem os nossos?Se não come não tem como apertar gatilho,pilotar caça,mover industria e economia.Esta dificil fazer a sociedade Brasileira compreender isso e usarmos para jogar o jogo geopolitico-economico…Temem a China rsrs é o mais vulneravel de todos os dominadores.Tudo o que eles produzem mal da para o consumo interno e pra manter seu povo.Somente o Brasil e os EUA podem oferecer uma ração diaria a seus povos e guerreiros em um evento belico de grande envergadura e prolongado,mais ninguem…Amigos?Parceiros?Nenhum!Clientes sim!Querem comprar comprem,querem vantagens nos deem vantagens ou não fazemos negocios e assim se prospera.O generoso apenas tem um lindo coração e despesas que se aglutinam e vermes que lhe corroem.Estão fadados a falencia e a virarem monges rsrsrs :mrgreen:

  27. Ei psiu se pensam que prego isolamento estão mesmo precisando abrir suas mentes ao seculo 21…Eu prego unicamente idependencia ampla geral e irrestrita.COMERCIALIZARMOS DIRETAMENTE COM NOSSOS INTERESSES…Associações é em beneficio mutuo e isso é interessante quando socios se igualam mas quando se tem contrastes é absorver para si proprio os problemas dos outros….Ai caraca fazer essa galerinha sair da visão canina do mundo em duas cores AZULZINHOS=pro EUA,Europa e direita intransigente VERMELHINHOS=Bolivarianismos e mais o lodo da humanidade rsrsrsrsrsrs

  28. Hummm União Europea exemplo de linda associação.Quando começaram a incorporar socios que não se igualam o que aconteceu heim?É desumano esse raciocineo,ate certo ponto sim.Façam como Jesus pregava,vendam e deem tudo o que aos pobres?Este seculo é por luta de sobrevivencia e dominio de energeticos e produtos essenciais.Quem os tem sobrevive,quem não os tem morre.Quem os tem e divide com os vizinhos fara uma causa nobre morrera junto com eles.

  29. RL
    Bem lembrado! A África do Sul também seria muitíssimo
    bem-vinda no Mercosul. Temos que nos aliar com países
    com características econômicas,políticas e tecnológicas semelhantes a nossa.

  30. FABIO ASC…E porque para nos livrarmos dos carrapatos latinos necessariamente teriamos de nos unirmos aos dominadores heim?Somos o Brasil o pais do seculo 21 e não temos que nos unirmos a nada a não ser a nós mesmos e deixarmos de sermos mesquinhos e atrazados como sociedade incapaz de se superar a si mesma em deficiencias internas,desigualdades,disputas ideologicas e passados.

  31. 1maluquinho = doido de pedra
    Não tenho visão vermelha ou azul, mas se vc vê assim ótimo, pois eu defendo então que negociemos com os dois lados e todos os outros inclusive com o planeta que vc veio… vc falou um monde de coisa e não disse absolutamente nada é obvio que vc deseja é fechar o mercado se vc não quer negociar com os EUA, Europa, Ásia, Oceania e a África vai negociar com quem Marte?! Então vai lá… que eu fico esperando aqui.
    Abraço!!!

Comentários não permitidos.