Um senhor Chamado Jobim

http://images-mediawiki-sites.thefullwiki.org/11/9/6/8/3042632431674058.jpgSugestão: Cel. Paulo Ricardo Rocha Paiva para o Palno Brasil

Um senhor Chamado Jobim

Luís Mauro Ferreira Gomes

Em 8 de dezembro de 2010

Jobim critica Médici…

Nelson Jobim (Defesa) provocou mal-estar sábado, na Academia Militar das Agulhas Negras, durante a formatura da “Turma General Emílio Garrastazu Médici”, ao criticar indiretamente o patrono – elogiado antes pelo comandante do Exército pela “honradez, dignidade e patriotismo”. No discurso, que aliás não estava previsto, Jobim deixou claro que não aprovou a escolha do patrono, dizendo que o Exército “deve esquecer o passado”. Os generais nem o aplaudiram. E o convidado Roberto Médici, filho do ex-presidente, desceu do palanque e foi embora.

Cláudio Humberto, 07/12/2010 (1).

O Ministro da Defesa, aparentemente, está tão seguro de que o seu plano deu certo que voltou às bravatas iniciais dos tempos que se seguiram à nomeação para o cargo.

Relembraremos alguns fatos para os nossos leitores:

Jobim somente foi nomeado para ser “queimado”, como se costuma dizer.

À época, Lula estava eliminando da disputa qualquer pessoa que tivesse a pretensão de ser presidente da república. Nem os integrantes do PT escaparam, haja vista Jacques Wagner.

O Ministro, que pouco antes renunciara, para filiar-se a partido político, à presidência do Supremo Tribunal Federal – onde suas atitudes indicam, fora mais um militante político a serviço de seus interesses pessoais do que membro da Suprema Corte – devido à sua falta de autocrítica e a seu ego desmesurado, enquadrava-se nesse perfil.

Logo que assumiu o Ministério, deu vazão ao seu estilo arrogante e as bravatas se sucederam, umas depois das outras.

Uma das mais antológicas foi aquela praticada na cerimônia (?) de lançamento do escatológico e revanchista, ordinário e mentiroso livro “Direito à Memória e à Verdade”, lançado sob os auspícios da Presidência da República.

Jobim disse naquela oportunidade, que os militares teriam de aceitar o livro, que quem não o fizesse “teria resposta” e que o Exército de hoje não era como o de ontem.

O Alto-Comando do Exército enfrentou-o e criticou duramente o folheto ideológico em memorável nota oficial na qual reafirmou que todos sabemos: que só existe um Exército, o de Caxias.

Mais uma vez, dominado por seus delírios, desconhecendo os limites de sua competência, esbravejou o Ministro que iria destituir os integrantes do Alto-Comando.

Deve ter levado essa pretensão abusiva ao Presidente, que obviamente não a aceitou.

Reconhecendo a fragilidade de sua posição, Jobim “desistiu” da idéia e, perguntado por uma repórter como ficaria a situação, limitou a dizer que “o assunto estava resolvido”.

Como costuma acontecer com as pessoas de caráter parecido, confrontado diretamente, nada fez, apequenou-se e tratou de agir nos bastidores para reverter a situação desfavorável

Passou, então a usar técnica semelhante à do Ministro da Justiça, que se “blindara” contra a caneta do Presidente, servindo-se da Polícia Federal para conhecer todos dos “podres” das autoridades, inclusive do Presidente e de sua família, particularmente o fenomenal primeiro filho.

A Polícia Federal, transformada em KGB pessoal, teria passado a ser a fonte de poder ao ministro, mediante a sua extraordinária capacidade de coagir as pessoas.

Jobim passou, então, a defender posições muito parecidas com as das Forças Armadas, travestiu-se general genérico e abusou dos militares, apresentando-se como “amigo” deles, para também blindar-se contra a caneta presidencial.

As Forças Armadas e suas boas relações com os respectivos Comandantes passariam a ser o seu escudo que o defenderia de qualquer acidente de percurso.

Enquanto isso corria publicamente, tratou de assumir controle, cada vez maior sobre as Forças, com os documentos que produziu: a inútil e enganadora Estratégia Nacional de Defesa e a nova estrutura das Forças Armadas, em que usurpou, em seu beneficio, competências constitucionais exclusivas e intransferíveis do Presidente da República, tornando-se, inconstitucional, portanto.

Imaginando já ter o controle das Forças Armadas, aproveitou-se da quebra de um possível acordo, com fim eleitoral, entre o governo e a bandidagem do Rio de Janeiro, para envolver os militares em uma aventura sem o cumprimento dos ritos constitucionais indispensáveis a esses casos.

Mais uma vez, os riscos ficam com os militares e Jobim colhe os bônus das ações.

Isso lhe teria, quem sabe, assegurado a permanência no governo da guerrilheira “presidenta”.

Sentindo-se a cavaleiro da situação, julgou poder tirar a máscara e mostrar a sua verdadeira face inimiga, ao dizer, na cerimônia de formatura da AMAN, que o Exército deveria esquecer o passado, referindo-se à venerada figura do General Médici, escolhido pelos Aspirantes de 2010 como Patrono de sua turma.

Será que tal incluiria, também, esquecer que ele admitiu ter fraudado o texto constitucional, quando era deputado constituinte?

Que isso sirva para desiludir a quem, por ventura, pense que ele é o melhor ministro da defesa que tivemos.

Em verdade, ele é o pior, por ser o mais perigoso.

Tudo indica que somente pretende sair do ministério da defesa para a presidência da república, de um ou de outro modo.

Se não for neutralizado, será ele quem sepultará as nossas Forças Armadas, transformando-se em milícia a serviço dos seus devaneios.

Que essa falta de compostura e grande descortesia não fiquem sem resposta à altura.

Esse já seria um bom começo. O resto viria depois.

Talvez esteja na hora de esquecer o presente…

Observações

(1) Fonte: Claudio Humberto

(2) O autor é Coronel-Aviador reformado e, atualmente, Vice-Presidente da Academia Brasileira de Defesa;

(3) As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, o pensamento da Academia Brasileira de Defesa – ABD.

12 Comentários

  1. Jobim o polivalente reboloso saltitande e sorridente por rafadolares agora esta trocando sua preferencia gastronomica por boingdolares e assim ao invez de conta na Suiça poder guarda-los no Forte Inox

  2. Os Generais de 64, foram os maiores heróis do nosso país, desde a Segunda Guerra Mundial. Não gosto de me meter em política, pois é a coisa mais podre, suja e nojenta que existe. É por isso que eu admiro atualmente o Governo da China, que dá tiro nuca de seus políticos corruptos. O governo iraniano tembém faz isso.
    Eu só gosto de regimes políticos que decretam a pena de morte para os seus políticos venais, sejam eles de direita, esquerda ou centro.
    Quem dera, se os generais de hoje fossem iguais ao de 64.
    Está faltando idealismo nesse país.
    Estou cansado de ver a impunidade de políticos corruptos.

  3. Á aqueles que defendem a volta da ditadura pensem que jamais poderiam expressar suas opiniões como fazemos hj sem o estado represor o nos enquadrassem como subversivos segundo ao meu ver infelismente as FAA foram usadas de maneira sordida pelos Yanks para deter o comunismo era guerra fria, todos os golpes na A.L a CIA estava por traz dando coberturae pra encerrar DITADURA seja de direita ou de esquerda não presta, ninguem tem o direito de dizer que sabe o que é melhor povo, pois cabe a ele decidir o que ele quer, se certo ou errado, somente ele tem esse direito.

  4. Volta da ditadura não mais mas bolivarianismo tambem não e americanização muito menos.Acordem.Na primeira vez em nossa historia temos a oportunidade de caminharmos por nossas proprias pernas mas essa visão canina do mundo em duas cores vermelinho ou azulsinho é que nos impede de evoluirmos.Querem julgar e punir torturadores,façamos o mesmo com os subversivos pois ambos derramaram o sangue Brasileiro e justiça é igual para todos ou fiquem quietinhos e joguemos uma pá de cal sobre esse defunto.Evoluam nossa nação e nosso povo são mais dignos do que tudo isso…Viva Osorio o fiel e leal guerreiro.

  5. “O exército de Caxias”

    O problema de certos decreptos que ainda figuram nas forças armadas é pensar que:

    “Ao invés de servir… O exército (FA) são a própria República”

    República vem de Res Publica (coisa do pública)

    Não há como um círculo fechado, como são e tem que ser as forças armadas, representar a “Coisa Pública”, diga-se “todos os cidadão”.

    Se Lula quisesse alguém “só pra queimar”, não o teria deixado até o fim do mandato, nem “gastado bala” pra incluí-lo em sua cota pessoal ao sugeri-lo para Dilma, pois todos os lúcidos sabem que uma indicação dessas tem um preço muito alto, visto que o Sr. Jobim não é do partido do Presidente, o que de cara manifesta uma postura absolutamente republicana.

    Viva a Democrática República Democrática do Brasil!!!

    Fora aos monarquistas

    Fora aos despotas da velha república!!!!

    Adeus Sr. Cláudio Humberto, tua espécie já vai tarde…

  6. Pessoal, parem de ficar defendendo a ditadura.. defendem é a revolução de 64 em suas qualidades! ditadura foi um termo que puseram de forma pejorativa.. se nao vai dar razão pra os espertos de brasilia iludibriarem mais ainda a população focando no que já passou e fazendo coisas piores.

  7. Ditadura não é nenhum neologismo, é exetemente o que é, seja em Cuba, China, ou no Brasil dos anos 64 até 1985.

    Revolução, é um termo utilizado apenas pelos golpistas e nenhum cientistas político, historiador, sociólogo etc.

    Além do mais, poderia ser um “golpe revolucionário”, se houvessem mudanças fundamentais… E não foi o que houve!!!

    Enfim, não há o que se discutir…

    É fato!
    foi golpe!!!
    Foi ditadura!!!

    O que tem que se discutir aqui, nessa matéria em questão é a gestão do Ministro Jobim e o modelo de Ministério da Defesa (alías, modelo de qualquer país democrático).

    Viva a Democracia!!! Viva a República!!!

    Viva o Brasil!!!

    Pátria!!!

  8. IPE IPE IPE URAAAAA VIVA A DEMOCRACIA BRASILEIRA E ABAIXO A REPUBLICA DAS RATAZANAS Pois nela habita a escoria de nossa sociedade.Um pequenina e insignificante fração militar nazista ainda existente em nossas honradas forças e uma manada de ratos bandidos alforriados que se mordem e se lambem na disputa do queijo publico e so pensam em seus bolsos e não no povo.E ainda temos de assinar embaixo COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESTE pais tudo o que o Deus chorão faz.Ja vai tarde Amorim Sapiencia e abre teu olho Patriota duma figa.Agente triplo Polivalente,pede pra sair,pede,pede pra sair Jobim,quem tem voce que se sente Rei e joga de todos os lados não pode ter esperança de um Brasil mais justo e igual e sim o que a Republica nos transformou em escravos dos interesses externos e não de obra barata que trabalha cada vez mais,se alimenta cada vez menos e se empobrece a cada instante…O Brasil somos nós os Brasileiros e não entidades ou personalidades e personagens.De todos os lados so o que vemos é disputa por quinhão e enriquecimento ilicito que nunca se prova pois todos tem o rabo preso e se um cai na malha abre a boca e caem todos…Liberdade para o Brasil e justiça e igualdade para o povo.

Comentários não permitidos.