Um senhor Chamado Jobim

http://images-mediawiki-sites.thefullwiki.org/11/9/6/8/3042632431674058.jpgSugestão: Cel. Paulo Ricardo Rocha Paiva para o Palno Brasil

Um senhor Chamado Jobim

Luís Mauro Ferreira Gomes

Em 8 de dezembro de 2010

Jobim critica Médici…

Nelson Jobim (Defesa) provocou mal-estar sábado, na Academia Militar das Agulhas Negras, durante a formatura da “Turma General Emílio Garrastazu Médici”, ao criticar indiretamente o patrono – elogiado antes pelo comandante do Exército pela “honradez, dignidade e patriotismo”. No discurso, que aliás não estava previsto, Jobim deixou claro que não aprovou a escolha do patrono, dizendo que o Exército “deve esquecer o passado”. Os generais nem o aplaudiram. E o convidado Roberto Médici, filho do ex-presidente, desceu do palanque e foi embora.

Cláudio Humberto, 07/12/2010 (1).

O Ministro da Defesa, aparentemente, está tão seguro de que o seu plano deu certo que voltou às bravatas iniciais dos tempos que se seguiram à nomeação para o cargo.

Relembraremos alguns fatos para os nossos leitores:

Jobim somente foi nomeado para ser “queimado”, como se costuma dizer.

À época, Lula estava eliminando da disputa qualquer pessoa que tivesse a pretensão de ser presidente da república. Nem os integrantes do PT escaparam, haja vista Jacques Wagner.

O Ministro, que pouco antes renunciara, para filiar-se a partido político, à presidência do Supremo Tribunal Federal – onde suas atitudes indicam, fora mais um militante político a serviço de seus interesses pessoais do que membro da Suprema Corte – devido à sua falta de autocrítica e a seu ego desmesurado, enquadrava-se nesse perfil.

Logo que assumiu o Ministério, deu vazão ao seu estilo arrogante e as bravatas se sucederam, umas depois das outras.

Uma das mais antológicas foi aquela praticada na cerimônia (?) de lançamento do escatológico e revanchista, ordinário e mentiroso livro “Direito à Memória e à Verdade”, lançado sob os auspícios da Presidência da República.

Jobim disse naquela oportunidade, que os militares teriam de aceitar o livro, que quem não o fizesse “teria resposta” e que o Exército de hoje não era como o de ontem.

O Alto-Comando do Exército enfrentou-o e criticou duramente o folheto ideológico em memorável nota oficial na qual reafirmou que todos sabemos: que só existe um Exército, o de Caxias.

Mais uma vez, dominado por seus delírios, desconhecendo os limites de sua competência, esbravejou o Ministro que iria destituir os integrantes do Alto-Comando.

Deve ter levado essa pretensão abusiva ao Presidente, que obviamente não a aceitou.

Reconhecendo a fragilidade de sua posição, Jobim “desistiu” da idéia e, perguntado por uma repórter como ficaria a situação, limitou a dizer que “o assunto estava resolvido”.

Como costuma acontecer com as pessoas de caráter parecido, confrontado diretamente, nada fez, apequenou-se e tratou de agir nos bastidores para reverter a situação desfavorável

Passou, então a usar técnica semelhante à do Ministro da Justiça, que se “blindara” contra a caneta do Presidente, servindo-se da Polícia Federal para conhecer todos dos “podres” das autoridades, inclusive do Presidente e de sua família, particularmente o fenomenal primeiro filho.

A Polícia Federal, transformada em KGB pessoal, teria passado a ser a fonte de poder ao ministro, mediante a sua extraordinária capacidade de coagir as pessoas.

Jobim passou, então, a defender posições muito parecidas com as das Forças Armadas, travestiu-se general genérico e abusou dos militares, apresentando-se como “amigo” deles, para também blindar-se contra a caneta presidencial.

As Forças Armadas e suas boas relações com os respectivos Comandantes passariam a ser o seu escudo que o defenderia de qualquer acidente de percurso.

Enquanto isso corria publicamente, tratou de assumir controle, cada vez maior sobre as Forças, com os documentos que produziu: a inútil e enganadora Estratégia Nacional de Defesa e a nova estrutura das Forças Armadas, em que usurpou, em seu beneficio, competências constitucionais exclusivas e intransferíveis do Presidente da República, tornando-se, inconstitucional, portanto.

Imaginando já ter o controle das Forças Armadas, aproveitou-se da quebra de um possível acordo, com fim eleitoral, entre o governo e a bandidagem do Rio de Janeiro, para envolver os militares em uma aventura sem o cumprimento dos ritos constitucionais indispensáveis a esses casos.

Mais uma vez, os riscos ficam com os militares e Jobim colhe os bônus das ações.

Isso lhe teria, quem sabe, assegurado a permanência no governo da guerrilheira “presidenta”.

Sentindo-se a cavaleiro da situação, julgou poder tirar a máscara e mostrar a sua verdadeira face inimiga, ao dizer, na cerimônia de formatura da AMAN, que o Exército deveria esquecer o passado, referindo-se à venerada figura do General Médici, escolhido pelos Aspirantes de 2010 como Patrono de sua turma.

Será que tal incluiria, também, esquecer que ele admitiu ter fraudado o texto constitucional, quando era deputado constituinte?

Que isso sirva para desiludir a quem, por ventura, pense que ele é o melhor ministro da defesa que tivemos.

Em verdade, ele é o pior, por ser o mais perigoso.

Tudo indica que somente pretende sair do ministério da defesa para a presidência da república, de um ou de outro modo.

Se não for neutralizado, será ele quem sepultará as nossas Forças Armadas, transformando-se em milícia a serviço dos seus devaneios.

Que essa falta de compostura e grande descortesia não fiquem sem resposta à altura.

Esse já seria um bom começo. O resto viria depois.

Talvez esteja na hora de esquecer o presente…

Observações

(1) Fonte: Claudio Humberto

(2) O autor é Coronel-Aviador reformado e, atualmente, Vice-Presidente da Academia Brasileira de Defesa;

(3) As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, o pensamento da Academia Brasileira de Defesa – ABD.

50 Comentários

  1. “deve esquecer o passado” As forças armadas não merecem bater continência para um sujeito que age desta forma em plena cerimônia. Certamente desconhece por COMPLETO! a história das forças armadas brasileiras, pois de certo se lê-se pelo menos 1% desta, teria sido mais cordial e sensato. Ou se trabalha em conjunto com humildade respeitando as identidades e simbolos de cada instituição, ou acontece o que estamos vendo. “Exército só existe um! O de Caxias.” parabéns srs. gen.(s)

  2. Jackson eu sinceramente me impressiono com alguns de seus comentários…

    Foi uma desgraça por que fez algo que não lhe agradou… aí é desgraça…

    Mas ter ministro da defesa que nem as patentes militares sabia, isso pode… ter ministro da defesa que não fez PN a não ser ASPONE pode…

    Jobim pode não ser o melhor, mas fez alguma coisa, tentou fazer algumas outras e não pode… Deixou de fazer algumas que podia… Sem dúvida, mas assim será com qualquer um com disposição que assuma o cargo…
    O grande ponto ao meu ver é que o Jobim entrou e buscou aprender e até mesmo buscou se relacionar com os comandos militares, mas óbvio que não se pode agradar a todos…

    Hoje ele é um civil de bom transito pelos comandos militares, ele buscou por isso… Por mais que tenha realmente gente que não goste…

    Seria simples então ele ter deixado os comandantes entregarem os cargos quando se falou de “comissão da verdade”… Ao contrário vale ressaltar que ELE JOBIM foi na mesa do presidente e colocou seu cargo a disposição junto dos comandantes…

    Existe sim dualidade no pensamento do Jobim sobre o período da ditadura…
    Mas por vezes penso sinceramente que setores militares são tão ou mais revanchistas que os civis quanto a este período da história…

    E os diabos da aeronáutica que foram retirados de seus postos ou considerados loucos e ninguém das forças quis estender a mão para eles??
    Sobre o revanchismo é muito fácil sentar no Rabo e falar que isso é coisa de civil, isso anda sendo coisa de militar ou ex-militar que está buscando confusão onde não precisa…

    Sinceramente eu concordo em parte sobre esquecer o período do regime de excessão (me recuso a tratar como ditadura) dado que os governos militares não investiram a contento no aparelhamento de forças e preparação de forças para um futuro ou cenário de eficácia razoável…
    Tenho ex-militar de patente mais baixa em minha família e sempre ouvi o mesmo discurso: “Os militares no poder fizeram pelas forças o mesmo que os civis… ou seja quase nada”…

    Não adianta falar que fez a Embraer, Cascavel, Urutu e Astros… A embraer praticamente faliu na sequencia e foi o governo civil que resgatou ela do limbo entregando nas mãos de moldes civis de administração…
    Engesa foi para o páu por falta de dinheiro, administração ruim e falta de visão de mercado por parte da empresa e por falta de visão de militares que preferiram ver ela morrer para ser engolida pela Imbel e virar estatal… Em moldes extremamente eficazes de funcionamento…

    O que falar de integração então não é??

    Os comandos militares… integrados… Longe disso! O EMFA mais foi piada do que qualquer outra coisa, durante o próprio regime de excessão a FAB tentou contra golpes, os comandos não se entendiam e agora querem falar de um comando civil que visa fazer a integração cuja a competência da disciplina militar fracassou…

    Sinceramente, os setores militares que tanto se revoltam com o pior período do ministério da Defesa…
    Mexam-se e criem a “wikileaks” da Defesa por que pilha para gastar vocês tem!

    Digam o que sabem e acabem com a palhaçadinha de meia duzia de aloprados querendo comissão da verdade, mostrem ao mundo a corja que esse país tem no poder e botem tudo no caos…

    É absurdamente jogar pedras e buscar rusgas do passado para incendiar os animos… buscar nas figuras do regime de excessão a inspiração aos nossos soldados…
    Busquem em Maria Quitéria… Busquem em Duque de Caixias que varreu o Paraguai ou até em Dom Pedro I que mais é reconhecido em Portugal do que aqui…

    Vamos parar com essa porcaria de revanchismo pelo período do regime de excessão… O que se foi se foi…
    E os comandos militares que aproveitem a bravata ou espaço que Jobim arrancou na mídia e os caminhos da política que ele conhece para se beneficiarem porque o ministério da defesa é uma realidade e o caminho da política terá de ser utilizado…

    Ou então sofram quando encostarem em um bunda rachada no M para encher a cota de alguma indicação política mequetrefe do PMDB (eu sei que o Jobim é deste partido) e o MD acabe igual as minas de energia com o EDSON LOBÃO… aliás… tá aí…
    Encostem o Renan lá no MD… Esse clima de tanta reclamação se faz merecia um nome desse…

  3. Se vocês não conhecem a história do pais não falem merda. Emilio Grrastazu Medice foi o maior ditador do Brasil, mandou matar muita gente e o pais sobre o seu poder regridiu e virou uma ditadura igual a Venezuela respeitem a memoria dos mortos politicos. Jobim Foi e é o melhor ministro da defesa que esse Pais teve.

  4. Luiz9medeiros, Quero saber que revanchismo é este por parte dos militares. A Comissão da verdade foi levantada por quem?.. Jobim de fato, aquele ocorrido da entrega do cargo dele, foi louvável, mas não justifica a arrogância e desrespeito deste perante valores de uma instituição com história até mais longa que a do próprio país, já que muitos soldados são índios.
    O PNDH-3 foi feito por quem? 80% Dos cabeças disto foram terroristas. Nada mais justo que de tanto sapo a ser engolido no decorrer da atual “democracia”, com cortes e mais cortes de verba e poder, um seja cuspido aqui ou alí. Pode ter ocorrido má gestão sim, mas se nao fosse esta gestão, acho que nunca iria existir embraer.. engesa.. urutu… Jobim trouxe os submarinos, helicopteros.. fez muito? NÃO. Mas FEZ, pois TINHA DÊ.. para manter o mínimo de segurança nacional, salvaguardando as fontes de riquezas das mamadas de muitos no poder, mas por ter FEITO o que seja.. é considero melhor MD que os demais. O Ideal seria muito mais! Se fosse em qualquer empresa, esta lerdeza e prorrogação de prazos já teria a levado à falência! Mas claro, isto não existe, pois quem paga por estes absurdos é o povo. Tentam Tirar a identidade, cultura, e valores da nação. Mas isto jamais conseguirão. O Brasil é muito mais do que o que tentam empurrar guela à baixo.

  5. As forças armadas têm uma velharia que não larga o osso. Esses Srs. deveriam realmente pendurar as chuteiras e deixar os novos oficiais como uma mentalidade mais moderna renovar os ares das instituições. O Sr. que escreveu este texto representa o atraso. Médici foi um lixo para o país!

  6. Medici foi um grande filho da pu**…
    eu militar penso que o EB e as FA devemos sempre estar do lado da legalidade do estado democratico de direito,
    Teixeira lott foi um grande Marechal.
    Jobim apesar das mancadas politicas e das suas já tão famosas bravatas tem conseguido trazer para as FA os recursos e aperalhos necessarios para elas crescerem junto com o país.

  7. Eles formaram uma boa dupla de enroloes sacanearam bem a frança que caiu facil na venda de submarinos e helicopteros o objetivo era fazer isso com os russos que não cairam nessa safadeza politica que esta a farsa fx2

  8. Fala sério, nessa é meu DEVER defender o Ministro Jobim; pelo Amor de Deus, como puderam escolher logo o desgraçado Garrastazu Médici? Esse aí foi pior que o capeta, e que queime até a última ponta no inferno, foi de longe o mais cruel general presidente na ditadura militar, se não o pior presidente que o Brasil já teve. Fala sério, me decepcionei com a AMAN agora, heim. Agora estou com sérias dúvidas se devo estudar pra ir ao Exército mesmo…

  9. Foi no governo do gaúcho Médici que a luta armada começou a ficar cada vez mais forte (com extensão para a guerrilha rural, a exemplo da Guerrilha do Araguaia) por isso, então, em resposta, a máquina do governo intensificou a repressão no Brasil.

    O DOI-CCODI (Destacamento de Operações e Informações ao Centro de Operações de Defesa Interna) se espalhou por todo país, com torturas aos considerados inimigos do regime.

  10. O periodo da ditadura não pode ser esquecido. Não pode ser esquecido para que não se repita. Os jovens de hj tem que serem alertados para o que representou esse fato para a sociedade brasileira e ainda hj reflete em nossas vidas.

    daqui a pouco continuo…

  11. A escolha do General Ditador Medici, como patrono foi uma das mais infelizes, pois foi no seu governo, que ocorreu o agravamento da violência contra a liberdade neste país. Apoio completamente o nosso Ministro da Defesa.

  12. Eu sou um democrata convicto, prefiro a liberdade.Com todos os defeitos que tem,pois ainda não inventaram nada melhor.

  13. Sobre o texto acima, estamos num país livre, as pessoas podem expressar e defender suas posições, mas não pode esconder a verdade histórica da desgraça do golpe de 64 e seus presidentes ditadores.Como disse o Dr. Diretas: Ulysses Guimarães eram aqueles generais os três patetas.

  14. Acho equivocado o posicionamento do Cel Paulo Ricardo Rocha Paiva querendo lançar manchas sob o ministro Jobim em sua fala. Como também acho equivocado esse posicionamento de alguns, sobretudo no Brasil, que se esquecem que as instituiçoes existem para servir ao povo, e não aqueles que dela se apropriam. Seja civil ou militar. Sobretudo pelo fato de que cada militar no Brasil recebe seus soldos efetivamente do contribuinte brasileiro. Acho que assiste razão o ministro pedir ao militares esquecerem o passado, sobretudo o passado das quarteladas, que nos traz atrasos institucional e prejuízo a todo o país. Se os militares continuarem cultuando o passado, máxime quando ele não é muito honroso, certamente serão colocados na geladeira do governo, que é civil. E aí, efetivamente não terão futuro! Atente-se para aquela máxima, manda quem pode obedece quem tem juízo. Posto que a Dilma como presidente não vai alimentar cobra para mordê-la. Ademais, querendo ou não alguns, ela é a presidente do Brasil, tratá-la perjorativamente como ex-guerrilheira é só alimentar rancores mal resolvidos, que não acrescenta nada há causa da defesa nacional. Disciplina e hierarquia não faz mal a ninguém, sobretudo aos militares, sejam eles da reserva ou da ativa.Tenho dito!

  15. Eu tenho tambem uma preferencia por um patrono e se chama Gen.Osorio como o Jobim deve ter a dele e trocentos outros os seus mas o fato relatado nessa materia é constrangedor e muita falta de respeito sim.Não falo sobre seus feitos ou suas promessas mas o olho por um outro angulo.A mim ele jamais enganou e a meu ver não é digno de confiança e torna-se ate mesmo perigoso dispor tanto poder a alguem que tem sonho de ser rei.O lobby para a Dessault e sera que foi so por jantares e provar comidas internacionais,mas que tara gastronomica heim ou que solitaria quilométrica né mesmo.Lobbysta e agente triplo ou quem sabe mais o que.De uma coisa é certa sendo ou não sendo o que ja teve de melhor e o melhor que se tem melhor é descarta-lo.Temos nomes como Mangabeira que a meu ver dá de dez a zero nele.O problema é conciliar a todos,militares e correntes politicas.Deveriamos pensar mais no Brasil e não em vaidades,conveniencias e interesses.Por favor pede pra sair JOBIM O POLIVALENTE.

  16. Luis9medeiros…Mas não se esqueça tambem que era outra epoca economica do Brasil e que nossa industria belica tambem tomou um calote enorme de Saddan Husein>O que faz o Brasil crescer mesmo com todas as deficiencias e desigualdades que temos não essa ou aquela figura militar ou civil e sim o potencial que temos e o povo trabalhador que somos.

  17. Só existe um Exército, o de Caxias! sim,é verdade! e o mesmo foi desonrado com o golpe de 64!Caxias serviu os dois impérios, e a seu povo,jamais atentaria contra a democracia e o BRASIL! Já passou da hora dos militares saberem que são iguais a qualquer cidadão brasileiro e passarem a aceitar a democracia que hoje poderia estar mais evoluida se alguns militares não tivessem interrompido o processo democratico em 64.

  18. Queria salientar que graças à DEMOCRACIA o Cel. Paulo Ricardo Rocha Paiva.Pode expor seu pensamento livremente sem nenhuma censura,sem medo!!

  19. frase do medici, vou escrever de novo, é que ninguem me corriga, medici:
    – Sinto-me feliz todas as noites quando assisto o noticiário. Porque, no noticiário da Globo, o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz.”
    – “O Brasil vai bem, mas o povo vai mal.” em entrevista à imprensa internacional e nacional.
    – “A eleição direta é uma piada.”
    ================================================
    – seu ministro o Delfim Netto dizia que era para o povo ter paciência: “temos de esperar o bolo crescer para depois distribuir os pedaços”. E até hoje o povão está esperando sua fatia.
    – Fez uma das piores censura a imprensa, utizava os meios de comunicação pra fazer uma lavagem celebral com as campanhas “amei-o o deixe-o” “Brasil um pais que vai pra frente” fez uso descarado da imagem da seleção brasileira para se popularizar, tinha total controle sob as redes de televisão e rádio.
    – O milagre economico e suas conseguencias:
    . arrocho salarial
    . trabalhador reprimido (dar tapa no rosto de trabalhador era que nem beija rosto de criança, ai do cara que não saisse com sua carteira de trabalho).
    . concentração de renda
    . Houve uma epidemia de meningite.Proibiu que os jornais divulgassem qualquer notícia a respeito. O povo tinha de ser enganado pela imagem de que no Brasil a saúde pública estava sob controle. Imagine o que aconteceu.
    . O Ernesto Geisel, assumiu o governo com divida crescente da economia do Brasil tantando manter o tal milagre, ele pediu emprestado aos banqueiros estrangeiros e tratou de emitir papel-moeda.
    Geisel que era um homem inteligente, e não um mediocre ditador como medici começou a perceber que tinha que acabar com a farça, pois a população insatisfeita, aumentava os votos do MDB, a crise de 1973 (crise do petroleo) deu um ponta pé final na mentira.
    Não confunda Geisel, General Heleno, com medici, ditador e general mediocre.
    Abs

  20. Então um bando de terroristas/guerrilheiros queriam transformar o Brasil numa ditadura comunista como a cubana e os militares e que são os bandidos dessa historia.Quem morreu?Os mesmos terroristas/guerrilheiros!O Brasil tinha um planejamento de longo prazo,crescia a uns 10% ao ano,não tinha violência urbana como hoje,etc.E os militares e que pagam o “PATO”,o parque industrial que foi construído pelo governo militar foi simplesmente destruído pelo governo Sarney por puro revanchismo,lembram do projeto do caça AX da Embraer que o Sarney mandou cancelar.Por mim que venha outro “64”e coloque esses parasitas bem longe dos interesses do BRASIL.

  21. Lembram-se do general cruz, com sua cavalgadura desfilando pela avenida de Brasilia, eu não sabia destinguir quem ou qual deles era o cavalo.
    Não confunda general cruz com General Osório.
    Abs

  22. Para aqueles que acham que os militares combatiam pobres estudantes no governo militar, olhem os frutos dos pobres estudantes hoje.
    “O barulho de dois tiros de revólver quebrou o silêncio da noite na pacata comunidade rural de Jacilândia, distante 38 quilômetros da cidade de Buritis, Estado de Rondônia. Passava pouco das 22 horas do dia 22 de fevereiro quando três homens encapuzados bloquearam a estrada de terra que liga o lugarejo ao município e friamente executaram à queima-roupa o agricultor Paulo Roberto Garcia. Aos 28 anos, ele tombou com os disparos de revólver calibre 38 na nuca. Dez horas depois do crime, o corpo de Garcia ainda permanecia no local, estirado nos braços de sua mãe, Maria Tereza de Jesus, à espera da polícia. Era o caçula de seus três filhos. Um mês depois do assassinato, o delegado da Polícia Civil de Rondônia que investiga o caso, Iramar Gonçalves, concluiu: “Ele foi assassinado pelos guerrilheiros da LCP.”
    A sigla a que o delegado se refere, com estranha naturalidade, quer dizer Liga dos Camponeses Pobres, uma organização radical de extrema esquerda que adotou a luta armada como estratégia para chegar ao poder no País através da “violência revolucionária”. Paulo Roberto foi a mais recente vítima da LCP, que, sob a omissão das autoridades federais e o silêncio do resto do Brasil, se instalou há oito anos na região e, a cada hora, se mostra mais violenta. Apenas em 2007, as operações do grupo produziram 22 vítimas – 18 camponeses ou fazendeiros e quatro guerrilheiros. Amplamente conhecidos em Rondônia, os integrantes da LCP controlam hoje 500 mil hectares. Estão repartidos em 13 bases que se estendem de Jaru, no centro do Estado, às cercanias da capital Porto Velho, se alongando até a fronteira com a Bolívia, região onde eles acabaram de abrir uma estrada. O propósito dos guerrilheiros seria usá-la como rota de fuga, mas, enquanto não são incomodados nem pela Polícia Federal nem pelo Exército, a trilha clandestina está sendo chamada de transcocaineira – por ela, segundo a polícia local, passam drogas, contrabando e as armas da guerrilha.”
    http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4249&Itemid=221

  23. A ditadura é a negação da razão, é a imposição pelo silencio, filho da censura ou morte.
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    A ditadura é o pai bastardo que nega até o fim ato gerador do resultado que é o filho, o justificando suas atrocidades e opressão.
    Abs

  24. Certa vez li na internet um texto muito bom de um militar de alta patente da reserva fazendo uma autocritica do periodo da ditadura, segundo ele os militares perderam tempo e energia perseguindo estudantes e setores do movimento social, fazendo o jogo dos americanos. Segundo ele, ainda, os militares deveriam ter feito algumas concessões a referidos seguimentos da sociedade, assim se diminuiria o apoio que esses setores tinham na sociedade e os militares poderiam se dedicar a outros afazeres.

    Durante o periodo da ditadura o mundo era dividido em dois polos de poder, de um lado os sovieticos e de outro os americanos, os dois lados dominavam o mundo e tinham em torno deles o que se chamava de Estados Satelites, por ficarem sobre a influencia de uma ou de outra das duas potencias.

    Nesse contesto o Brasil estava sob a área de dominio americano e a ascensão do vice joão Gularte ao poder juntamente com o crescimento dos movimentos reinvindicatórios fez com que ascendece a luz vermelha na Casa Branca.

    Os americanos tinham receio que o Brasil pudesse se bandiar para o lado dos sovieticos, não poderiam permitir isso, pois se tal acontecesse grande parte da America Latina seguiria o Brasil. Então o caminho para debelar com essa possibilidade foi criar as condições e financiar setores militares para que derrubassem o Presidente democraticamente eleito.

    Assim, feito a lambança, os militares passaram a fazer o jogo dos americanos objetivando derrotar o inimigo interno. Quem era o inimigo interno? Os jovens em sua maioria que ousaram desafiar aqueles que afanaram para si o poder que só ao povo é dado o direito de conceder ou tirar,nas urnas.

    Os militares brasileiros foram otários, inocentes útil, sendo usados pelos americanos em sua politica de contenção.

    Com todas as perseguições, torturas e mortes o melhor do Brasil, naquele momento, se desfez, mesmo a classe política que era melhor que a de hj. Ou seja, o processo de avanço democratico de nosso país foi estancado.

    Depois continuo…

  25. Frequento este site a poucos meses, pode se dizer que sou um novato, portanto tenho uma obrigação maior de respeitar as opiniões dos amigos, mas tenho o direito de de ter minhas opiniões.
    Quanto General Médici foi presidente,eu tinha 9 anos então posso dizer o que meu pai (um trabalhador braçal)porém muito inteligente e extremamente sério dizia:”esse presidente é um homem enérgico, mas não incomoda ninguém que seja trabalhador e respeita a lei”. Lembro-me que nessa época passávamos por muitas dificuldades, meu pai estava pagando uma casa que construira em 1964 e cuja dívida só terminou de pagar em 1970, nem por isso ele nunca precisou pisar numa delegacia. o resto li na wikpédia:
    No campo político, o governo Médici se destacou pela eliminação das guerrilhas de esquerda rurais e urbanas. A repressão às manifestações populares e à guerrilha (para alguns, terrorismo) ficou a cargo do ministro do Exército Orlando Geisel. Médici, ao contrário dos presidentes anteriores no regime militar (Castelo Branco e Costa e Silva), não cassou mandato de nenhum político.

    Nas duas eleições ocorridas durante seu governo, a Arena saiu amplamente vitoriosa, fazendo, em 1970, 19 senadores contra 3 do MDB, e, em 1972, elegendo quase todos os prefeitos e vereadores do Brasil. Eram proibidas manifestações populares e reivindicações salariais por trabalhadores.

    Os três ministros mais importantes de seu governo, e que tinham grande autonomia, eram Delfim Neto, que comandava a economia, João Leitão de Abreu, como coordenador político, e Orlando Geisel, que comandava o combate à subversão.

    O seu governo também ficou marcado por um excepcional crescimento econômico que ficou conhecido como o milagre brasileiro. Houve um grande crescimento da classe média. Cresceu muito o consumo de bens duráveis e a produção de automóveis, tornando-se comum, nas residências, o televisor e a geladeira. Em 1973, passou a funcionar a televisão a cores no Brasil.
    —————————————————–
    Bom, vamos esquecer o passado né, e vamos para o presente:

    Me descupem os nobres defensores, mas o sr. Jobim não me parece uma pessoa muito competente,a compra dos caças não saiu etalvez nem saia, as fronteiras brasileiras por onde entra a droga e armas clandestinas continuam uma peneira,a atuação indiscriminada de “ONGs” e “o acordos sobre o direitos dos povos indìgenas” foi a criação do ovo da serpente para que os imperialistas finquem uma bandeira em cima do nióbio e do uranio em Rorâima e talvez na maior parte da Amazônia.
    Em troca da venda de alguns tucanos, ele assinou o “acordo de “cooperação” militar Brasil Eua, que na verdade, não passa de salvo conduto para a 4ª frota transitar livremente pelas aguas brasileiras, espionando e para fazer valer sua “diplomacia” caso uma fatia generosa do pré-sal não seja devidamente reservada ao tio sam.
    ———————————————-
    E o futuro?
    Só Deus, porque dos políticos já perdi a fé.

  26. Fui militar na época do ditador Emílio Garrastazu Médici. Foi ditador, sabia das torturas que existiam nos porões, muitas mortes devem ser colocadas na conta dele. E agora querem o que? Os militares de hoje querem reescreverer a história? Empurrar para debaixo do tapete?

  27. estes “militares” que adotam medici como patrono não passam de gorilas fardados, jamais seriam capazes de defender o Brasil e seu povo de seus verdadeiros inimigos, são a escoria das F.A. do Brasil! e não merecem estar nesta instituição da Republica,que nos tempos atuais, visam defender o Brasil e seu povo e não suas elites corrutas e entreguistas, que sempre levaram a nação ao desastre…

  28. Fico feliz em ver o povo brasileiro, defendendo a liberdade, fico feliz em saber que a sociedade brasileira se apaixona pela liberdade. Liberdade , liberdade abre as asas sobre nós. Parabéns a todos neste site, que usaram da palavra para defender a liberdade.

    Sobre este site , dou a seguinte sugestão de escolher melhor, as pessoas que resolvem colocar suas meterias, deve definir alguns critérios, ou seja: Respeito a Constituição, que determina que somos um país livre, ou seja, não aceitar em hipótese nenhuma , qualquer ataque a liberdade, a democracia e a constituição.Viva a democracia, viva a liberdade viva o Brasil.

  29. Parabéns Ministro Nelson Jobim,o senhor deu vida a sua pasta,colocou ordem no caos aereo,quando a própria FAB estava mais perdida que criança no escuro,muitos se esquecem que o caos aereo deve-se em grande parte a FAB,que não viu o crescente aumento do trafego aereo,o Jobim investiu correu atrás,deu importancia a Pasta,se hoje Bae System,e outras empresas do setor de defesa estão d olho no brasil agradeçam a ele,se não fosse ele,outro faria uma compra de prateleira,pois seria um tolo qualquer que ficou sem cargo eletivo e foi colocado na pasta para nao ficar sem o que fazer,ou seja um pinguim de geladeira.

  30. É de dar nojo alguns comentários… Como alguém pode defender a ditadura
    A por que nunca fui molestado pelo exército… e se tivesse sido teria vc opinião diferente? Então por que não se coloca na pele de tantos irmãos brasileiros inocentes que foram espancados e mortos por esses bandidos de farda???
    Sim, os militares foram bandidos, não temos que dizer o contrario nada de bom esses fizeram… A educação começo a piorar na gestão militar, o crime organizado começo em plena ditadura, meu Deus é muita inocência!!!!!!!!!!!
    Se vc não gosta do Jobim, Lula, Dilma que bom pra vc, mas como defender a ditadura?
    As pessoas que fazem isso nos querem vê silenciados, presos, mortos uma vez que somos defensores da democracia para essas pessoas somos inimigos, meu Deus que absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  31. O país estava uma bagunça.. se não fosse a revolução militar de 64, todo mundo estaria capinando, e falando por telefone de barbante estilo a coréia do norte. E querem implantar o comunismo de novo! mascarado de capitalismo socialista. Não pensem que isto é liberdade! Pelo contrário. Jamais será permitido implantar regime controlador neste País! Os inimigos não usam fardas! Agem na espreita.. caros rostinhos pintados.. Não importa se houver PnDH-3 .. Pndh-1000 o que seja! Cairá um por um. A Ordem sempre prevalecerá. Pesquisem antes de dar graças a deus à “liberdade” que os poderosos ACHAM GRAÇA.. vendo os srs defenderem a própria corrente.

  32. Infelizmente existe um restolho da direita saudosista da ditadura.
    Esses tais não acompanharam o mundo, continuam presos a um passado que lhes parece glorioso, magnifico…
    No entanto, foi apenas das muitas ditaduras violentas da AL, de uma direita fanática e paranoica, apoiada e mantida pelos EUA.
    Infelizmente, ao contrário da maioria dos ‘esquerdistas terroristas’, essa turminha que em nada difere de métodos cubanos, maoístas, stalinistas que tanto criticam, não evoluiu.
    Continua com o mesmo discurso parvo, como nos ‘bons tempos’.
    Parece que nem perceberam que acabou o comunismo, e nossos ‘perigosos’ terroristas são na verdade, e quando muito, social-democratas, capitalistas de estado talvez, pragmáticos pró-livre iniciativa, ainda que esteja tentando melhorar o aspecto social do povo.
    O crescimento econômico sob governos autoritários é mais fácil que nas democracias, onde existe direito de expressar opinião, ser contra, etc.
    O que os governos militares de 64 ‘construíram’ não foi destruído por ‘revanchismo’ civil/esquerdista, mas pelo neoliberalismo tão aclamado pela mesma direita.
    Admiro, e muito respeito os militares, enquanto não se metem a dirigir uma sociedade civil, do qual são servidores, não senhores.
    Gostem ou não, os militares são e devem estar submetidos aos poderes civis da nação, como é de fato nas nações mais evoluídas e democráticas.
    Esse país é de civis, governado por civis, que têm, precisam e mantêm uma grupo chamado Forças Armadas, dos quais se orgulham, admiram e respeitam, mas sem submissão ou temor.
    Quanto ao episódio da Aman, seria mais produtivo que, como em países democráticos, os formandos jurassem defender a Nação, sua Constituição e suas instituições livres.
    O resto é uma conversa que já deveria ter acabado, pois felizmente a ditadura já acabou.
    E que venham os instrumentos adequados (conforme a possibilidade e necessidade) para que esses militares exerçam plenamente o que lhes á atribuído pelas leis e instituições civis de nosso país democrático.
    E desculpas pelo texto algo longo.

  33. UMA COISA É CERTA O BRASIL PODERIA SER HOJE UMA POTENCIA MILITAR SE OS GENERAIS TIVESSEM GOVERNADO PARA OS BRASILEIOS E O BRASIL, MAS COMO SERVIRAM AOS INTEIRESSES ESTRANGEIROS, ELES NÃO INVESTIRAM NA DEFESA NACIONAL, ESTRUTURA DA INDUSTRIA BÉLICA, NOS TORNANDO AUTO SUFICIENTES EM TODOS OS ARMAMENTOS ASSIM COMO A FRANÇA, AO INVÉS DISSO ACEITOU MATERIAL BÉLICO OBSOLETO DOS EUA E FIZERAM TRATADOS RESTRINGINDO O USO DE DETERMINADAS ARMAS PELAS FFAA.

    O QUE FOI VALIDO NO PERÍODO MILITAR É QUE ELES IMPEDIRAM O COMUNISMO NAQUELA ÉPOCA, MAS FIZERAM O TRABALHO PELA METADE, VIDE POIS, HOJE OS COMUNISTAS ESTÃO TODOS AI HUMILHANDO OS MILITARES, E INFELISMENTE ELES MERECEM, POIS NÃO SOUBERAM AGIR COM RIGOR.

    AGORA QUE PAGUEM O PATO. QUEM SABE ASSIM ELES ABRENDEM…

  34. Enquanto existir essa minorias arcaicas e individualistas de ex-subversivos recalcados por revanche e a fração nazista dentro de nossas forças armadas seremos uma grande nação podre e instavel como sociedade.Jamais no Brasil a baderna e o individualismo prevalecera.sempre se sobressaira a lei e a ordem e não o caos.Golpista e revanchistas despertem do passado e habitem a realidade.Se nossos soldados sairem para as ruas sera junto com nosso povo e para passar o cerol geral nessa minoria podre que não consegue evoluir e que coloca o Brasil na beira do abismo.Existe algo mais nobre e importante do que voces todos que é o nosso povo e a nossa nação.Querem experimentar a furia de nosso povo e de nossos soldados,prossigam voces vão experimentar.A pira da depuração ja existem basta apenas ser acendida e nos livraremos de vez destas pessoas mesquinhas e bairristas que não são Brasileiros e sim adversos…..O Deus Jobim é o tipico personagem atual de nossa politica um prostituido que abana o rabinho pro lado que melhor lhe servir mas voces se encantam com palavras e promessas e com faz de conta né mesmo.O nosso povo não quer mais que o Brasil seja quintal de gringo e nem tampouco Bolivariano.Acordem pois vossas faces ja se refletem na espada.

  35. CESAR PEREIRA….Estude Historia mas busque estudo não denominacional e de procedencia idonea e vera que o Sr.Caxias tambem estava ao lado dos generais golpistas traidores que derrubou a monarquia e estabeleceu a republica e que dentre todos os generais da época apenas OSORIO foi fiel.

  36. CEL. PAIVA DEVERIA RESPEITAR A GUERRILEIRA PRESIDENTA.POIS FOIL ELEITA PELO VOTO E SENDO ASSIM O SEU COMANDANTE SUPREMO COMO REZA A CONSTITUICAO DO BRASIL.

  37. O pior foi não ter investido na educação. É evidente que educar um povo e muni-lo da capacidade de reflexão não foi interesse da ditadura brasileira. Não apoio o regime cubano por conta da ausência de democracia, mas pelo menos eles educaram seu povo, investiram em moradia e saúde. Vejam onde moram grande parte dos brasileiros, em favelas muitas com esgoto a céu aberto. Sem saúde e educação de qualidade. Talvez alguns aqui manifestem defesa do regime autoritário. Com certeza vivem debaixo de um teto e com o prato cheio. O movimento dos “esquerdistas comedores de criancinhas” foi motivado principalmente pelos séculos miséria e corrupção. Algo deveria ser feito para mudar a trajetória do país na época e a proposta da “esquerda” era uma alternativa. Hoje ações ditas socialistas (não comunistas) estão sendo implementadas e até mesmo apoiadas por setores da direita. Ou seja, a ditadura foi um atraso cruel para o país. Hoje os perseguidos estão conquistando as lideranças apoiados por uma sociedade ainda carente de justiça e igualdade. Nota. muitos países que figuram como de direita, liberais… são socialistas enrustidos. Coloca-se aí Suécia, Noruega etc. Eles têm uma rede de assistência social mais ampla do que os apontados como comunistas como, por exemplo, a China.

  38. Vou esclarecer algumas coisas que ao meu ver são pertinentes. Qualquer correção, favor se manifestem.
    Houveram excessos na revolução, de ambas as partes. Esta não se sustentaria se fosse independente, teve de apoiar um lado forte, escolheu os EUA. Aparentemente desta forma manteria a ordem perante o caos. Impedindo o Comunismo, que naquela época se mostrava altamente controlador da sociedade. Mas em compensação abriu-se mão de muitos interesses da nação. Venceu o neoliberalismo. Porém os ex-comunistas voltaram à nação, e com tudo! Quando foi reaberta a “democracia”, pois os EUA passaram a não apoiar mais a revolução, já que os riscos do comunismo ser implantado novamente seria menor. Não existe mais comunista.. agora fazem-se de democratas-socialistas. Mas quem mexe nos pauzinhos são os mesmos que pretendem controlar a sociedade em todo o mundo. Mesclam ajudas sociais com maior fiscalização e controle.. não quis dizer que sou contra ajudas sociais, mas contra aquelas que mantém a população escrava de benefícios. Atentem às entrelinhas… pois para quem se encontra no topo, maior controle é menor ameaça à condição dos mesmos. Com a tecnologia atual, e a sociedade chegando até os mais remotos confins.. quem dera fossem as armas apenas à ameaçar a população.. hoje está intrínseco na cultura, o que era um tentáculo agora são milhares!

  39. O Brasil e o povo Brasileiro não merecem essa direita intransigente e essa esquerda extremista que temos.Voces todos deveriam era queimar no inferno.

Comentários não permitidos.