Por que as guerras não são relatadas honestamente?

Por Luiz Lima

Excelente artigo, publicado originalmente no Guardian.  A tradução a seguir foi publicada em resistir.info.

Boa leitura a todos.

No manual do US Army sobre contra-insurgência, o general David Petraeus descreve o Afeganistão como uma “guerra de percepção … conduzida continuamente com a utilização dos novos media”. O que realmente importa não é tanto as batalhas do dia-a-dia contra o Taliban e sim o modo como o caso é vendido na América onde “os media influenciam directamente a atitude de audiências chave”. Ao ler isto, recordei-me do general venezuelano que dirigiu um golpe contra o governo democrático em 2002. “Tínhamos uma arma secreta”, jactou-se. “Tínhamos os media, especialmente a TV. Temos de ter os media”.

Nunca tanta energia oficial foi gasta para assegurar a conivência de jornalistas com os feitores de guerras de rapina as quais, dizem os generais amigos dos media, agora são “perpétuas”. Ao reflectir os mais prolixos senhores da guerra, tais como o waterboarding [*] Dick Cheney, ex-vice-presidente dos EUA, o qual previu “50 anos de guerra”, eles planeiam um estado de conflito permanente inteiramente dependente da manutenção à distância de um inimigo cujo nome não ousam dizer: o público.

Em Chicksands, Bedfordshire, o estabelecimento da guerra psicológica (Psyops) do Ministério da Defesa , treinadores de media dedicam-se à tarefa, imersos num mundo de jargões como “dominância de informação”, “ameaças assimétricas” e “ciber-ameaças”. Eles partilham instalações com aqueles que ensinam os métodos que levaram a uma investigação pública quanto à tortura militar britânica no Iraque. A desinformação e a barbárie da guerra colonial tem muito em comum.

É claro que apenas o jargão é novo. Na sequência de abertura do meu filme, A guerra que você não vê (The War You Don’t See), , há uma referência a uma conversação privada pré-WikiLeaks, de Dezembro de 1917, entre David Lloyd George, primeiro-ministro britânico durante grande parte da primeira guerra mundial, e C.P. Scott, editor do Manchester Guardian. “Se o povo realmente soubesse a verdade”, dizia o primeiro-ministro, “a guerra cessaria amanhã. Mas naturalmente não sabem, e não podem saber”.

Na sequência desta “guerra para acabar com todas as guerras”, Edward Bernays , um confidente do presidente Woodrow Wilson , cunhou a expressão “relações públicas” como um eufemismo para propaganda “à qual ganhou má reputação durante a guerra”. No seu livro, Propaganda (1928), Bernays descreveu as RP como “um governo invisível” o qual é o verdadeiro poder dominante no nosso país” graças à “inteligente manipulação das massas”. Isto era alcançado por “realidades falsas” e a sua adopção pelos media (Um dos primeiros êxitos de Bernay foi persuadir as mulheres a fumarem em público. Ao associar o fumo à libertação das mulheres, ele conseguiu manchete que louvavam os cigarros como “tochas da liberdade”.)

Comecei a entender isto quando era um jovem repórter durante a guerra americana no Vietname. Durante a minha primeira missão vi os resultados do bombardeamento de duas aldeias e da utilização do Napalm B , o qual continua a queimar debaixo da pela; muitas das vítimas eram crianças; árvores eram engrinaldadas com pedaços de corpos. O lamento de que “estas tragédias inevitáveis acontecem em guerras” não explicava porque virtualmente toda a população do Vietname do Sul estava em grave risco diante das forças do seu declarado “aliado”, os Estados Unidos. Expressões de RP como “pacificação” e “dano colateral” tornaram-se moeda corrente. Quase nenhum repórter utilizava a palavra “invasão”. “Emaranhamento” e depois “atoleiro” tornaram-se correntes num novo vocabulário que reconhecia a matança de civis meramente como erros trágicos e raramente questionavam as boas intenções dos invasores.

Nas paredes dos escritórios em Saigão das principais organizações americanas de notícias eram muitas vezes afixadas fotografias horrendas que nunca eram publicadas e raramente eram enviadas porque, diziam, “sensacionalizariam” a guerra ao inquietar leitores e visionadores e portanto não eram “objectivas”. O massacre de My Lai em 1968 não foi relatado a partir do Vietname, embora um certo número de repórteres soubesse dele (e de outros atrocidades afins), mas por um freelancer nos EUA, Seymour Hersh . A capa da revista Newsweek denominou-o uma “tragédia americana”, implicando que os invasores foram as vítimas: um tema de purgação entusiasticamente adoptado por Holliwood em filmes como O caçador (The Deer Hunter) e Platoon. . A guerra era imperfeita e trágica, mas a causa era essencialmente nobre. Além disso, foi “perdida” graças à irresponsabilidade de uma media hostil e não censurada.

Embora o oposto da verdade, tais falsas realidades tornaram-se as “lições” aprendidas pelos feitores das guerras actuais e por muita gente dos media. A seguir ao Vietname, jornalistas “incorporados” (“embedding”) tornaram-se centrais para a política da guerra em ambos os lados do Atlântico. Com honrosas excepções, isto teve êxito, especialmente nos EUA. Em Março de 2002, uns 700 repórteres incorporados e equipes de filmagem acompanharam as forças invasoras americanas no Iraque. Observem os seus relatos excitados e é a libertação da Europa mais uma vez. O povo iraquiano está distante, efémeros actores secundários; John Wayne ressuscitou.

. O apogeu foi a entrada vitoriosa em Bagdad e as imagens da TV de multidões a saudar a queda de uma estátua de Saddam Hussein. Por trás desta fachada, uma equipe americana de operações psicológicos (Psyops) manipulava com êxito o que um ignorado relatório do US Army descreve como um “circo dos media [com] quase tantos repórteres quanto iraquianos”. Rageh Omaar , que estava ali pela BBC, informou no noticiário principal da noite: “O povo saiu saudando [os americanos], mostrando sinais em V. Isto é uma imagem que acontece por toda a capital iraquiana”. De facto, na maior parte do Iraque, em grande parte não relatada, estava em marcha a conquista sangrenta e a destruição de toda uma sociedade.

Em The War You Don’t See, Omaar fala com franqueza admirável. “Realmente não fiz o meu trabalho adequadamente”, afirma ele. “Levanto a minha mão e afirmo que não pressionei os botões mais incómodos com força suficiente”. Ele descreve como a propaganda militar britânico manipulou com êxito a cobertura da queda de Bassorá, a qual a BBC New 24 informou ter caído “17 vezes”. Esta cobertura, afirma ele, foi “uma câmara de ressonância gigante”.

A simples magnitude do sofrimento iraquiano na carnificina tem pouco espaço nos noticiários. De pé em frente à Downing Street nº 10, na noite da invasão, Andrew Marr , então editor político da BBC, declarou: “[Tony Blair] disse que seriam capazes de tomar Bagdad sem um banho de sangue e que no fim os iraquianos estariam a celebrar, e em ambas as afirmações ele demonstrou estar conclusivamente correcto…” Pedi uma entrevista a Marr, mas não recebi resposta. Estudos da cobertura televisiva feitos pela Universidade de Gales, Cardiff e Media Tenor , descobriram que a cobertura da BBC reflectia esmagadoramente a linha do governo e que informações do sofrimento de civis foram relegadas. A Media Tenor coloca a BBC e a CBS dos EUA entre os principais de meios de comunicação ocidentais que permitiram a invasão. “Estou perfeitamente aberto à acusação de que fomos ludibriados”, disse Jeremy Paxman, ao falar no ano passado a um grupo de estudantes acerca das não-existentes armas de destruição em massa . “Nós o fomos claramente”. Como um profissional altamente pago da comunicação, ele deixou de dizer porque foi ludibriado.

Dan Rather, que foi a âncora dos noticiários da CBS durante 24 anos, foi menos reticente. “Havia um medo em toda sala de redacção da América”, contou-me, “um medo de perder o emprego … o medo de lhe afixarem alguma etiqueta, impatriótica ou outra”. Rather afirma que a guerra nos transformou em “estenógrafos” e que se jornalistas houvessem questionado os enganos que levaram à guerra do Iraque, ao invés de amplificá-los, a invasão não teria acontecido. Esta é uma visão não partilhada por um certo número de jornalistas sénior que entrevistei nos EUA.

Na Grã-Bretanha, David Rose, cujos artigos no Observer desempenharam um papel importantes ao ligar falsamente Saddam Hussein à al-Qaida e ao 11/Set, deu-me uma entrevista corajosa na qual afirmou: “Não posso dar desculpas … O que aconteceu [no Iraque] foi um crime, um crime em escala muito grande …”

“Será que isso torna os jornalistas cúmplices?”, perguntei-lhe.

“Sim … talvez inconscientes, mas sim”.

Qual o valor de jornalistas que falam assim? A resposta é dada pelo grande repórter James Cameron , cuja corajosa e reveladora reportagem filmada, feita com Malcom Aird, do bombardeamento de civis no Vietname do Norte foi proibida pela BBC. “Se nós, cuja missão é descobrir o que os bastardos estão a tramar, não informarmos o que descobrimos, se não falarmos alto”, disse-me ele, “quem é que vai travar toda essa guerra sangrenta acontecendo outra vez?”

Cameron não podia ter imaginado um fenómeno moderno tal como o WikiLeaks mas certamente teria aprovado. Na actual avalanche de documentos oficiais, especialmente aqueles que descrevem as maquinações secretas que levaram à guerra – tal como a mania americana sobre o Iraque – o fracasso do jornalismo raramente é notado. E talvez razão porque Julian Assange parece excitar tal hostilidade entre jornalistas que servem uma variedade de “lobbies”, aqueles a quem o porta-voz de imprensa de George Bush certa vez chamou de “possibilitadores cúmplices”, é que a WikiLeaks e o contar da verdade envergonha-os. Por que o público teve de esperar pelo WikiLeaks para descobrir como a grande potência realmente opera? Como revela um documento de 2000 páginas escapado do Ministério da Defesa, os jornalistas mais eficazes são aqueles encarados nas sedes do poder não como embebidos ou membros do clube, mas como um “ameaça”. Isto é a ameaça da democracia real, cuja “moeda”, disse Thomas Jefferson, é o “livre fluxo de informação”.

No meu filme, perguntei a Assange como WikiLeaks trataria das draconianas leis secretas pelas quais é famosa a Grã-Bretanha. “Bem”, disse ele, “quando olhamos para os documentos rotulados na Lei de Segredos Oficiais, vemos uma declaração de que é um delito reter informação e é um delito destruir a informação, de modo que a única resultante possível que temos de publicar a informação”. Estes tempos são extraordinários.

10/Dezembro/2010

[1] Waterboarding: Simulação de afogamento, método de tortura aprovado pelo vice-presidente Dick Cheney.

Fonte: Portal do Nassif

8 Comentários

  1. Muitos são contra o Wikileaks, porque a verdade hoje em dia é algo raro…..
    Mesmo os documentos vazados não falam nada mais do que a gente já sabia, por exemplo:
    -Vai dizer que ninguem sabia que elegeram uma terrorista no Brasil?
    -Vai dizer que ninguem sabia que quem manda na Russia é o Putin?
    -Vai dizer que quando acabou a Guerra Iran/Iraque, o Iraque deixou de importar ao Tio San?
    -Vai dizer que ninguem sabia que o Berlusconi é um fanfarrão mulherengo?
    -Vai dizer que ninguem sabia que a Igreja Católica é ultraconservadora, é pior que uma multinacional?
    .
    Isso é só uma amostra das várias que sairam….
    .
    O problema é que a verdade hoje em dia causa espanto!!!

  2. As razões estão em cada documentos postados pelo Juliam assange do Wikileaks,a morte e mutilação de milhares de inocentes, empatia; ninguém deixaria seu governo atacar outro semelkhante seu…Sds.

  3. Nesses tempos de guerras tradicionais e guerras da informação e contra informação,como devemos fazer para não se afogar num oceano de informação?
    Como vemos no texto acima vemos mais uma vez aquele tipo de verdade incoveniente,pelo menos para aqueles que servem aos interresses daqueles que cobição nossas riquezas e são coniventes com o interrese extrangeiro,jornais e versão “oficial” de uma guerra ou um inimigo estão íntimamente ligados.
    Abaixo segue os dez mandamentos da manipulação.

    Noam Chomsky: As 10 estratégias de manipulação midiática

    1. A estratégia da distração. O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado; sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja com outros animais (citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

    2. Criar problemas e depois oferecer soluções. Esse método também é denominado “problema-ração-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” previsa para causar certa reação no público a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejam aceitas. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o demandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para forçar a aceitação, como um mal menor, do retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços púbicos.

    3. A estratégia da gradualidade. Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira, condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990. Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

    4. A estratégia de diferir. Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrificio imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Logo, porque o público, a massa tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isso dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

    5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais. Quanto mais tentem enganar o espectador, mais tendem a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Ae alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, em razão da sugestionabilidade, então, provavelmente, ela terá uma resposta ou ração também desprovida de um sentido crítico (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”)”.

    6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de aceeso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos…

    7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais menos favorecidas deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais favorecidas seja e permaneça impossível de alcançar (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

    8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade. Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

    9. Reforçar a autoculpabilidade. Fazer as pessoas acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca inteligência, por falta de capacidade ou de esforços. Assim, em vez de rebelar-se contra o sistema econômico, o indivíduo se autodesvalida e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação. E sem ação, não há revolução!

    10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem. No transcurso dosúltimos 50 anos, os avançosacelerados da ciência gerou uma brecha crescente entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem disfrutado de um conhecimento e avançado do ser humano, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. O sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele a si mesmo. Isso significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior do que o dos indivíduos sobre si mesmos.

    * Linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusett

  4. Parabéns NovoBrasuk, assino em baixo;os ditadores psedo-democratas,”intelectuais” ou proletariado, tanto faz;eles têm uma coisa em comum: é em cima da manipulação das massas, da miséria e da ignorância, e principalmente através do controle da grande mídia,que eles se mantêm no poder.É impressionante como uma tragédia após uma elaborada “maquiagem”, parece ser bem menos chocante do que realmente é. A constituição Federal em seu artigo 5º inciso XI dispõe textualmente: A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de fragrante delito ou desastre,ou para prestar socorro, ou, durante o dia,por determinação judicial.
    Pois bem, se assistirem ao vídeo
    http://www.youtube.com/watch?v=XpYsvQnfAFY&feature=related
    Pelo menos, (a princípio), verão uma afronta a esse dispositivo constitucional. Antes que alguém pense que não se trata de casa e sim de uma fazenda, vamos esclarecer alguns pontos, fazenda é uma considerada uma gleba de terra, com ou sem sede; a sede de uma fazenda (a casa,a garagem para carro,maquinários e implementos, estendo-se aos jardins e quintais,o mesmo vale para a residência urbana. É o que diz a doutrina jurídica.

Comentários não permitidos.