Defesa & Geopolítica

França realiza lançamento noturno de míssil AASM

Posted by

http://www.arabianaerospace.aero/images/logo.jpg

Sujestão e Tradução: Justin Case Para o Plano Brasil

Defesa – 14 de dezembro de 2010

A Sagem (Grupo Safran) e a agência francesa DGA realizaram com êxito o primeiro lançamento noturno do armamento modular ar-solo AASM de 250 kg com orientação terminal por infravermelho, como parte dos testes de avaliação para exportação.

O ensaio foi realizado pelas forças armadas francesas, utilizando um caça multimissão Rafale operando a partir do centro de ensaio de mísseis da DGA em Biscarosse, no sudoeste da França.

http://www.sagem-ds.com/IMG/jpg/aasm_02-2.jpg

A arma foi lançada a uma distância de mais de 50 km do alvo, com trajetória final vertical.

Em operação noturna, o imageador infravermelho do AASM identificou seu alvo vários segundos antes do impacto, e seus algoritmos de processamento de imagem lhe permitiram atingir o alvo com erro inferior a um metro.

Este teste bem sucedido reflete a capacidade do AASM de realizar ataques com precisão de um metro de raio, de dia ou de noite, e também confirma a capacidade da família AASM para atender às necessidades operacionais das forças aéreas no mercado de exportação.

A família do armamento AASM, desenvolvida e produzida pela Sagem, utiliza um kit de orientação e um kit de aumento de alcance montados nas bombas existentes. Oferecendo um alcance superior a 50 km e capaz de ser disparado fora do eixo em relação ao alvo, de dia ou de noite, sob quaisquer condições atmosféricas, mesmo em baixa altitude, o AASM tem características de alta precisão e trajetórias terminais perfeitamente adaptadas a todos os tipos de alvos.

O armamento guiado AASM está sendo usado atualmente no Afeganistão pelos caças multiemprego Rafale operados pelas forças armadas francesas.

Fonte: Arabian Space

7 Comments

shared on wplocker.com