EUA se dizem otimistas com gestão Dilma

http://www.free-world-news.net/wp-content/uploads/2010/12/william-burns-e1292021707753.jpgIGOR GIELOW SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – FOLHA SP

Em visita ao Brasil, número três da diplomacia americana, William Burns, cita a “renovação” da relação com o país Americano falou sobre questões polêmicas da política externa dos dois países com Garcia e sobre caças com Jobim

Os Estados Unidos estão “otimistas” com o governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, cujas críticas ao Irã foram “excelentes”, e esperam “renovar” a relação com governo brasileiro. Esse foi o relato feito à Folha com exclusividade pelo subsecretário para Assuntos Políticos do Departamento de Estado, William Burns.
Número três da diplomacia americana, ele esteve com o assessor internacional do Planalto, Marco Aurélio Garcia, e com o ministro Nelson Jobim (Defesa). Ambos permanecerão no governo.

“Nós nunca iremos concordar em tudo, mas sabemos que o melhor é trabalharmos juntos. Vocês têm muito para se orgulhar. A ascensão do Brasil é um sucesso nosso também, porque mostra ao mundo que a democracia dá certo”, disse.

Nos últimos anos, houve vários pontos de atrito entre os dois países -sendo o mais notável o apoio brasileiro ao Irã, arqui-inimigo dos EUA.Em tempo de vazamentos diplomáticos via WikiLeaks, a conversa foi franca. “Essa crise [da divulgação de telegramas secretos] nos deu uma nova definição para a palavra arrependimento.Eu mesmo deixei claro que nossa determinação é continuar um diálogo. Isso tudo atingiu o coração do nosso trabalho, mas reforcei que tomamos passos práticos para evitar o problema.”A agenda da conversa com Garcia foi ampla. Comércio, América Latina, Haiti, armas nucleares -todos pontos em que há discordâncias.

Burns citou a entrevista de Dilma ao jornal “The Washington Post”, um dos sinais emitidos pela eleita após o mal-estar da recusa dela em encontrar-se com Barack Obama antes da posse.
“Achei a entrevista ótima”, disse o diplomata, em referência à crítica de Dilma à abstenção do Brasil da sessão da ONU que apontou violações iranianas.
Indagado sobre o desconhecimento sobre Dilma na arena internacional, Burns foi elogioso: “Ela é bem comprometida com os sucessos do país, estou otimista”.

AVALIAÇÃO POSITIVA
Segundo a Folha apurou, o lado brasileiro considerou a conversa positiva e deixou claro que gostaria de ver mais iniciativas comerciais entre os dois países e um maior engajamento por parte de Washington em assuntos latino-americanos.Burns disse que Dilma está convidada a visitar Obama no começo do ano. A secretária de Estado, Hillary Clinton, estará na posse.O americano conversou com Jobim sobre a compra dos novos caças pelo Brasil.

A Defesa queria que o negócio de ao menos R$ 10 bilhões ficasse com os franceses, mas Dilma pediu mais tempo para analisar o tema.”Saio daqui convencido de que o negócio não está encerrado. Nossa proposta de ofertar o Boeing F-18 é sem precedentes”, afirmou.Burns evitou falar sobre compensações, embora a ideia de uma megacompra de 100 aviões brasileiros Supertucano pela Marinha americana siga no ar.

Fonte: Folha de S. Paulo – via Leituras Frave

14 Comentários

  1. Temos de manter relações (quase) amistosas com td e qualquer país, com os ianks ñ deverá ser a exceção, + sem esquecer q eles tem “inrteresses” em n produtos e ñ em nós, os BRASILeiros; então, temos de agir da msm froma c eles.É no campo militar, nunca, + nunca msm confiar nos ditos. Nunca se esqueçam,Sds.

  2. 1maluquinho disse:
    14/12/2010 às 13:44

    E diriam outra coisa ja que ela forma um ministerio de imcompetentes ou simpatizantes Yankees???

    concordo

    um ministerio de imcompetentes e simpatizantes Yankees???

  3. Segundo a wikileaks, tanto em 2002 quanto em 2006 Lula e o PT haviam prometido aos EUA uma diplomacia mais alinhada com os americanos. E isso não aconteceu. Esse carinho entre a Dilma e os EUA deve durar pouco. Enquanto os EUA estiverem em dificuldades econômicas e enquanto perseguirem uma política cambial de desvalorização do dólar, não vai haver pressão por alinhamento com eles e as tensões entre eles e o nós devem continuar.

  4. Só para lembra o Ministro Nelson Jobim, junto ao governo LULA já compro da França alguns Bilhões de dólares em equipamento militares da frança;

    12 Mirage-2000C/D

    52 Helicópteros (Eurocopter EC 725 )

    De 6 a 4 submarinos sendo 1 ajudando o Brasil fazer um Nuclear (Submarino classe Scorpene )

    Aero lula ( 01 Airbus 312)

    Aero Dilma (Airbus A330 MRTT 04 Aeronaves sendo 3 transporte e um presidencial)

    Nelson Jobim ele defende a Compra de 36 Caça Rafales, e mais 112 Opões de Compras, para substitui as Aeronaves AMX ( A-1 ), F-5, F-2000 ( Mirage-2000 )

    Então a retirada do ministro Nelson Jobim, terminaria com a futuras compras dos Caças Francês escolhida no Governo LULA, e a mais Importante

    Em relação ao Brigadeiro Juniti Saito, cabe a ele a corte militar ( Pelotão de Fuzilamento )

    O WIKILEAKS atingiu alvos variados, e verdade, mais na maioria das vezes favorece os EUA, então não servi como fonte de pesquisas, Outra coisa a pedido (Fica ministro Nelson Jobim)

    Peso a vcs que veja o Vídeo do Comandante do antigo CTA (Centro Técnico Aeroespacial) hoje (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA ) dos embargo Americano ao Brasil

    http://www.youtube.com/watch?v=ejUBexU2M0g&feature=player_embedded

  5. Os Estados Unidos estão “otimistas” com o governo da presidente eleita, Dilma Rousseff.
    Mister William Burns, número três da diplomacia americana e os Estados Unidos está otimista com o governo da presidente Barak Obama?????
    He, He, He,
    Abs

  6. concordo com o rafael….
    enquanto eles estiverem em crise vao fazer embargos e desvalorizar o dolar…
    assim não da pra ser amistoso….

  7. Hummm e sempre o danado do FX heim…Rafale a opção perfeita porem carissima.Gripen a opção perfeita para a MB e o NAe São Paulo.F18 testado e aprovado e o mito desejado por muitos pilotos mas acompanhado por uma grande interrogação.o proprio EUA…Então para onde correr heim?SU perfeito mas sera que podemos mesm confiar nos Russos,o amigo é Urso.JF aquilo que ninguem conhece verdadeiramente so os Chineses e como tudo made in China pode vir soltando peçinhas pelo caminho alem da China não se amiga nem do proprio povo.Seria muito melhor acabar com esse FX e adiquirirmos mais F5 e fazermos o que deveriamos ter sido feito desde o começo se tivessemos cerebro com visão adiantada.Conferir a incumbencia do FX a FAB e a EMBRAER ao invez de ser politica,que licitariam e aprovariam um consorcio com um selecionado externo que aceitasse nossas exigencias,se construindo do zero o FX em solo Brasileiro.É justo comprarmos a tecnologia e ainda bancarmos empregos la fora?

  8. É depois dos EUA, ser desmacarado pelo Wikileaks, ainda tem gente que acredita neles, depois do Iraque, sua credibilidade caiu muito, é pior ainda os infelizes circularam varios estados Brasileiros, principalmente onde fica nossas reservas de minérios estrátegicos, em Araxá, Minas Gerais é Goiania, Serra Raposa Serra do Sol, a Vale do Rio Doce agora a Vale ta menos Brasileira, a cada ano, gostariam de saber se nossos Gen. podem circular algumas areas nos EUA, é dizer que é vital para nosso segurança. O BRasi que ser alinha com um país que não quer nossa soberania so para eles desfrutarem dos nossos recursos, vivemos no paises das laranjas é bananas é o governo faz as marmeladas é o povo é cego não ver com clareza que isso é um bem vital para nossa segurança é soberania que podera ser julgada em breve.

  9. Não vamos nos preucupar com o otimismo americano por enquanto. A presidente ainda não tomou posse, não vamos pensar negativo, isso só atrapalha, vamos dar um voto de confiança a ela,agora se nossas riquezas estratégicas forrem tomadas do povo brasileiro,vou torcer para o próximo presidente seja um general linha dura como nunca existiu na história desse pais.

Comentários não permitidos.