Putin promete US$ 650 bi para modernizar Forças Armadas

REUERS  —    O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira que o governo se comprometeu com 20 trilhões de rublos (646 bilhões de dólares) até 2020 para modernizar e rearmar as Forças Armadas russas.

As Forças Armadas da Rússia exigiam um aumento no orçamento para modernizar sua antiga infraestrutura e sistemas de armas após anos de recursos insuficientes, que enfraqueceram seu desempenho em conflitos locais após a ruptura da União Soviética.

Vladimir Putin é recebido pela tripulação do submarino nuclear Alexander Nevsky durante visita a Severodvinsk
Foto: AP

“Estamos alocando fundos muito sérios, significativos para o programa de rearmamento. Eu até estou assustado de pronunciar esta quantia: 20 trilhões de rublos”, disse Putin a ministros e importantes autoridades militares na cidade de Severodvinsk, no Mar Branco. “Precisamos finalmente superar as consequências destes anos quando o Exército e a Marinha foram seriamente subfinanciados”, disse Putin.

O primeiro-ministro disse que o programa de modernização irá focar em forças estratégicas nucleares, sistemas de defesa aérea, comunicação, inteligência, a quinta geração de aviões de combate e na Marinha, que receberá cerca de 4,7 trilhões de rublos.

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. Eita inveja, Lula olha isso ae os Russos tem um PIB 1,235 Trilhões de dolares vão investir no Exército é Marinha 646 Bilhões de Dolares, isso é valoriza as forças Armadas, agora o Brasil PIB nosso tem mais de 1,500 trilhões de Dolares, 19 bi para marinha, 6 ou 8 para Fab, é sobrou 580 milhões para o Exército, vamos arredondar para 30 bi, soma isso é uma vergonha gasta 1,54% em nossos militares, essa mixaria ae é para um força tipo Chile, Venezuela, Colômbia, Argentina, agora Brasil, presidente conta outra, ou o dinheiro do mensão não poder ser ratiado com as forças armadas.

  2. vladimir putim…
    esse eh o verdadeiro homem da russia

    pra min quem governa a russia e ele não eh a toa que ele eh o 3 homem mais poderoso do mundo enquanto o presid. dimitri e o 4 ou 5 na minha opinião esse eh um dos ultimos de uma linhagem na russia o ultimo vermelho…

    entendam como quiser…. ;P

  3. Não adianta os russos desenvolverem armas que não vencem guerras. E o Brasil está indo nesse caminho.
    Se não derem espaço para os seus melhores cientistas, irão jogar dinheiro na lata do lixo. O Brasil mata os seus cientistas na origem, por falta de conhecimento.
    A Burocracia Militar, leva à incompetência e vive da propaganda enganosa. É um câncer em qualquer país do mundo.

  4. Eu até estou assustado de pronunciar esta quantia: 20 trilhões de rublos”, disse Putin a ministros e importantes autoridades.
    …………..É realmente acho que ele está exagerando na dose!

  5. Se a quantia é absurda então os EUA, é o Apolo eles gastam 650 bilhões por ano, essa plano ae da Russia e até 2020 quanta diferença.

  6. Até poderia ser exagero se o PIB da Russia fosse realmente o que se publica na imprensa ocidental. Mesmo nos dias atuais, PIB e Orçamento real na Russia continua uma verdadeira “caixa preta”. As execuções de gastos e investimentos deles nunca batem com os 1,3 trilhoes falados do PIB. Particularmente, entendeo que é muito mais do que isso. De todo modo, tal projeção de gastos com a defesa na ordem de 650 bi de dolares está dentro das suas possibilidades, levando-se em conta os 10 anos previstos na execução(até 2020), isso dá em torno de 65 bi/ano, um investimentos um tanto acima dos padrões dos países europeus atualmente mas muito próximo do que gastam os chinesese e japoneses. Considere-se ainda que os russos, nisso podem queimar estapas: sua estrutura industrial-militar e centros de pesquisas ficou sub-utilizada por cerca de uma década mas não paralizada. Novos recursos e continuados podem prefeitamente colocá-la em pouquissimos aos no mesmo patamar da era soviética. Alguém duvida?

  7. Serão 5% do PIB pelos próximos 10 anos. Sem dúvidas é um valor alto em qualquer análise, mas grande parte do poderio deles não veem investimento desde a queda da URSS.

    Se quisermos ser pelo menos uma potência regional no plano militar, temos de fazer o mesmo, e nem diria 5%. 2,5% do PIB nos próximos 20 anos já fariam toda a diferença.

    []’s

    []’s

  8. os EUA podem,pois lá se não pagar os impostos vai para a cadeia,seja la quem for,aqui é crime de colarinho branco,o maluf,tá preso ou ta solto,se investir nas armas não sobra para roubarem.

  9. Porta-aviões não são opção para a marinha na próxima década
    11.12.2010

    Em declarações à imprensa, oficiais da marinha da Rússia reconheceram que o país não tem dinheiro para por a flutuar a grandiosa marinha com vários porta-aviões que os planos anteriormente anunciados apresentavam como provável.

    Nas actuais circunstâncias durante a década de 2011 a 2020 não será construído seguramente nenhum porta-aviões, confirmou à agência noticiosa russa Interfax uma fonte não identificada.
    Segundo a mesma fonte, a marinha russa tem dinheiro para projectar os navios, mas não tem os recursos para construi-los.

    A possibilidade de começar a desenhar porta-aviões está além disso condicionada pelos desenhos e projectos de navios mais modernos que a marinha russa precisa para poder ter alguma capacidade operacional no futuro.

    A dura realidade dos números

    A realidade da marinha da Federação Russa está condicionada por dois factores. Por um lado a necessidade de dinheiro e por outro a dimensão territorial da Rússia, que leva a que o país tenha que possuir quatro frotas distintas.

    Com o fim da guerra fria, em que num ambiente de guerra atómica generalizada, a arma nuclear poderia ser utilizada como último recurso, os grandes navios de superfície que baseavam o seu poder em mísseis nucleares, tornara-se gigantescos elefantes brancos e uma realidade nova veio demonstrar as enormes deficiências da marinha da Russia.
    Utilizada em grande medida como meio de demonstração de prestigio – com grandes unidades navais inúteis para a guerra moderna – a marinha da Russia é secundária em todos os cenários em que está presente.
    No Mar Negro as forças convencionais russas teriam dificuldade em defrontar a marinha da Turquia que além disso tem capacidade para encerrar os russos naquele mar. No Mar Báltico, o mesmo problema se levanta, pois os países da NATO podem encerrar a frota russa com grande facilidade. A Polónia por exemplo está a investir fortemente em mísseis anti-navio com base em terra, que permitem atingir qualquer navio que navegue entre a Polónia e a Suécia.

    A frota do Mar do Norte enfrenta o poder das marinhas dos Estados Unidos, Grã Bretanha e Noruega, todas elas possuidoras de navios de guerra tecnologicamente muito mais avançados que qualquer navio russo.
    No oriente, ainda que com o mar aberto, a Rússia encontra-se na presença da muito mais sofisticada (e claramente mais numerosa) marinha japonesa e perante o poder crescente da marinha chinesa. Presentemente, a frota russa do Pacífico está atrás até da frota da própria Coreia do Sul.

    Força de segunda linha em todo o lado

    Porque não consegue concentrar todos os seus navios, a marinha russa encontra-se perante o seu dilema de sempre, que é o de se ver forçada a uma posição secundária em todos os cenários onde opera. As dificuldades financeiras crescentes, tornam impossível à marinha russa conseguir dispor de uma força equilibrada em qualquer dos cenários.
    O resultado, é que os custos de possuir uma força naval poderosa são de tal forma elevados que os políticos acabam por dar menos importância à marinha.

    BRIC e a comparação com o Brasil

    A situação futura das forças navais russas, pode ser comparada com o país mais próximo entre os parceiros «BRIC»[1].
    O Brasil tem uma população de 200 milhões contra 140 milhões da Rússia. O Brasil tem um PIB de 1,574 bilhões contra um PIB russo de 1,232 bilhões [2].
    A economia brasileira é portanto 27,8% maior que a economia russa.
    Os custos da mão de obra na Rússia são mais caros que no Brasil, embora a percentagem de pessoas com formação superior seja bastante superior.

    O Brasil, tem por isso bastante mais dinheiro para gastar que a Russia, sendo que os planos militares brasileiros são muito mais modestos que os russos.
    Os analistas mais conservadores apontam a análise das diferenças entre a economia russa e a economia brasileira, como forma de estabelecer uma linha de separação entre a realidade económica e os planos baseados em desejos dos militares russos.

    Em Abril de 2008, a imprensa internacional noticiou que a marinha russa pretendia construir cinco ou seis porta-aviões.

    Perante esta situação, ganha mais credibilidade a tese de que a actual administração russa pretende criar uma marinha de dimensão muito menor, reduzindo a sua presença em alguns cenários.
    Uma ligação entre a Rússia e os países europeus da Aliança Atlântica, permitiria aos russos dispor de uma força mais poderosa no Pacífico.

    Fonte área Militar
    Link: http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=987

  10. Depois de verem os EUA, China, Índia e outras potências menores ser armando, da para entender o porque da Rússia se preocupar em tentar manter o equilíbrio, pelo menos em sua região, pois China já é quase militarmente independente… digo independente porque esta em parte plagiando armas. Não falo dos Sukhois, mas vamos ver o que o futuro dirá.

  11. temos que analisar ponto pro ponto, estamos acostumados a ver jornais que sao muitas vezes manipuladas e controladas pelos Iluminates ou iluminados sao os que controlam o sistema financeiro do mundo, quando ouve o acidente com o submarino todo mundo e jornais procuraram azara a Russia procurando sempre manipular a opiniao publica e ela ja fez insto na morte de muitas pessoas, ora e facil falar o que se desconhece quando explodiu 2 onibus espacial americanos a impressa comentou mas diz que foi um caso lamentavel mas quando a russia perde um dos mil submarinos do tamanho do porta avioes minas gerais todo jornal quer ridicularizar mas quando um submarino americano que explodiu matando mas da metade da tripulaçao ninguem falou muito fora navios de guerra americanos cerca de cinco ora acidentes acontece em todo mundo mas nova mente a Russia e que nao pode acontecer se nao e o fim de tudo isto nao seria uma forma de nos convencer que EUA e maior do mundo. Vejamos se isto e verdade porque EUA armou a Geórgia com F-16 F-18 e F-21 fora tanques e navios contra Russia que esmagou tomando tudo mas os jornais nao dizem com clareza e a Russia proclamou imdependecia da Ossétia do Sul passou por cima da da ONU ora valores e a soluçao dos mesmos do que e proclamado na existencia a russia de hoje nao e Uniao Sovietica de ontem o futuro e a Historia do mundo esta escrita e nao a tempo para filmes e criticas mas fatos e rumos obrigado.

Comentários não permitidos.