Batalhão alemão assume guarnição no leste da França

AE – Agência Estado

Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), forças de combate da Alemanha estão estacionadas na França, como parte de uma iniciativa para demonstrar que as duas potências da União Europeia (UE) deixaram para trás os ódios do passado. Um batalhão alemão em uma brigada militar franco-alemã assumiu oficialmente hoje um posto de guarnição na França.

Os ministros da Defesa francês, Alain Juppé (dir.) e alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, lideraram a cerimônia

Foto: Reuters

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, participaram da cerimônia. A brigada franco-alemã, com 6 mil soldados, foi criada em 1989, mas até 2010 nenhuma força alemã havia sido estacionada na França, ao contrário da presença de tropas francesas no país vizinho, um legado da ocupação nos pós-guerra da antiga Alemanha Ocidental.

O gesto simboliza, segundo os dois países, o reforço de cooperação

Foto: Reuters

Em um cúpula bilateral na cidade alemã de Friburgo, Merkel creditou a Sarkozy o mérito por receber as forças de combate da Alemanha. “Que possamos dizer hoje que soldados alemães são bem-vindos na França, depois dos crimes alemães cometidos pelo regime nazista, é um símbolo muito poderoso que mostra muito bem a nossa cooperação”, disse a chanceler alemã. Sarkozy afirmou que a brigada “era considerada como uma instalação francesa na Alemanha” e disse que precisa haver mais equilíbrio entre “duas nações soberanas, duas nações pacíficas, dois países que são fundadores da Europa”.

Batalhão alemão da Brigada franco-alemã foi estacionado em território francês, na cidade de Estrasburgo (Alsácia)

Foto: Reuters

“Para todo o povo francês, a chegada de soldados alemães a nosso território é um novo sinal da profundidade da nossa amizade e o desejo de afiançar definitivamente a amizade dos povos francês e alemão”, disse o mandatário da França. Os efetivos do batalhão de infantaria 291 da Alemanha começaram a ser transladados em abril para uma base francesa em Illkirch, perto de Estrasburgo, mas hoje os soldados foram autorizados a portar armas, disse o porta-voz do ministério da Defesa da França, Laurent Tesserie. Metade dos 600 soldados alemães já se instalou no quartel. As informações são da Associated Press.

Fonte:  Estadão


12 Comentários

  1. KKKKKKKKKKKKKKK, mas esta região motivou inclusive a Primeira Guerra Mundial, olhas as coisas estao mudando.
    O Hitler deve estar rolando no tumulo, de raiva. rsrsrssrsr

  2. Parabéns aos dois povos que isso sirva de exemplo,para os demais povos,o que passou passou,os europeus só tem a ganhar tem a ganhar,Alemanha e França estão nessa vanguarda.,são os motores da U.E.

  3. Séra verdade, depois de décadas a cena se repete so que agora eles são bem recebidos, é o desconforto dos Franceses perderam a guerra sem dá um único tiro, agora tão se remoendo por dentro, tão se maravilhando com um pedaço de terra (Alsácia) na fronteira que foi ocupada pelos nazistas agoram estão contente com a volta dos mesmo os Franceses, são como seu belo queijo quanto mais podre melhor mais não sabia que iam reverenciar seus rivais é so olha as fotos, ta na cara do ministro. Deve ta pesando o que o Füher Hitler fará com ele…rsrsrsr

  4. Sobre Hitler não sei, mas é bacana o gesto!
    Quado a crise financeira ficar os países menores abandonarem a zona do Euro e a UE começar a ruir, então vamos ver a extensão deste gesto =]

  5. Isso ta muito estranho, nunca antes na história tivemos que ver isso inimigos do passado se unindo, quem diria, Japão sofre com 2 cogumelos dos Yankes oque aconteceu são agora suas meritrizes mais fiéis, agora vejo França que foi massacrada pela alemanha agora tão se adulando, é virando amiguinhos, agora unem forças com a Russia para fazer satélites estácionarios sei, algum me diz que dias difíceis estão por vir.

Comentários não permitidos.