Economia cubana pode desmoronar em 2 anos, segundo dados do WikiLeaks

http://i0.ig.com/fw/z8/iv/37/z8iv37s1l7prg6pgaqm1rrs8.jpg

Conselheiros comerciais de Brasil, Canadá, China, Espanha, França, Itália e Japão criticam intervenção militar na economia

A situação econômica em Cuba poderia se tornar insustentável no curso de dois ou três anos, segundo dados revelados pelo portal WikiLeaks, que cita os conselheiros comerciais de vários países, entre eles Espanha, França, Itália e China, em comunicação com a diplomacia americana.

Motocicleta é vista estacionada perto de muro pintado com bandeira cubana e imagem do líder revolucionário Che Guevara em Havana, Cuba (03/11/2010)

Segundo os telegramas revelados nesta sexta-feira pelo jornal espanhol “El País” e fornecidos pelo WikiLeaks, a crise financeira global e a impossibilidade de atender à sua enorme dívida externa levará a situação econômica cubana até limites que podem ser “fatais em dois ou três anos”.

O WikiLeaks cita como fontes desta e de outras informações relativas à difícil situação da ilha caribenha representantes da França e Japão, que são credores de Cuba, e os conselheiros comerciais da China, Espanha, Itália, Canadá, Brasil.

Segundo os documentos citados pelo “El País”, a Itália avalia que “Cuba poderia ser insolvente em 2011”, enquanto o conselheiro chinês afirma que a rigidez econômica cubana é “uma dor de cabeça”.

Os conselheiros explicam que Cuba poderia se ver obrigada a realizar reformas similares às efetuadas em uma situação quase de emergência do começo dos anos 90, quando a Revolução Cubana (1959) “quase quebrou”.

As avaliações contradizem a situação financeira “oficial”, que vê como esperançosas as reformas previstas pelo regime castrista, incluindo a progressiva “descentralização” da gestão empresarial.

No entanto, os papéis vazados da diplomacia americana pelo WikiLeaks abordam também a crescente e negativa intervenção das Forças Armadas cubanas na economia em prejuízo da influência das empresas estatais.

“A economia cubana é progressivamente manuseada por engenheiros militares que são capazes de levar o dia a dia dos negócios, mas não têm a visão de promover reformas que tirem o país da desordem econômica e da economia centralizada”, indica Jonathan Farrar, chefe do Escritório de Interesses dos Estados Unidos, em um dos documentos vazados.

Fonte: Último Segundo

14 Comentários

  1. Considero que a economia socialistas cubana precisa ser reformada e atualizada com novos parâmetros gerenciais e de produção para gerar mais riqueza e fartura social, aliás, coisa que já está sendo feita. Eles entendem a necessidade das reformas mas não querem ir em direção ao mercado “puro”. Sabem, por exemplo, dos problemas causados pela adesão pura e total aos valores de mercado na Russia e, por outro lado, a via chinesa do capitalismo de estado com uma ditadura política feroz, como era cunhado por Cornelius Castoriades. De resto, desde que me conheço que vejo vaticínios sobre o fracasso da revolução

  2. Continua a estrat´gia americana de abafar o Wikileaks divulgando na imprensa apenas os cables que lhes interessam.
    Aliás, mais uma vez o sinal de incompetência da diplomacia americana, que acredita nos fantasmas que cria e na ciência econômica mentirosa que vende para o mundo.
    Mas é muito claro que a queda do dólar, promovida pelos própeios EUA (como com o QE2) significa em aumento dos preços das commoditties, o que significa que Cuba tende nos próximos anos a ter uma folga maior nas contas externas.

  3. Isso é o resultadod dos embargos que não permite o país crescer, imagine nós também no lugar deles aceitando tudo que foi imposto ao Brasil principalmente pela a AIEA, é os EUA, nos estariamos Fud#dos se obdecessemos 100% do tratado nuclear, graças ao programa paralelo do Sr: Othon que deu vida ao nosso program militar da marinha em Aramar se beneficiamos do progresso que o urãnio tem nos dados na medicina fabricando rádios farmacos, e enérgia elétrica, vamos ser uma potência com certeza, hoje temos reatores nucleares, estamos caminhando para Angra 3, reator para nosso Subnukes, agora um pais que so vende tabaco, é fez grande evolução na medicina se não apoiarmos eles com nossas industrias havera uma quebradeira geral, com grandes extensões caindo da pobreza para miséria, assim como nosso Presidente apoia a Africa do Sul, só não pode fazer o mesmo por Cuba por causa dos malditos Embargos dos EUA,e ponto final.

  4. que continuem nesse ritmo suicida… assim essa ditadura de facinoras acaba mais rapido… go cuba ..go..

  5. A economia cubana precisa de menos presença do estado, urge dar andamento as reformas que não foram até agora suficientes, Raul Castro não pode ficar dependendo de recursos da Venezuela, “Hugo C.” não irá ficar no governo eternamente.

    A mesquinhes americana que mantem este pequeno e pobre pais em um isolacionismo e embargo sufocando sua economia(Por mais de 40anos) por questões ideologicas, não fez a mesma opção pela China, e a China acostuma a se apropriar de forma desleal de conhecimentos industriais, fazendo cópias vagabundas de quem em seu pais se estabelem, ou tendo 51% das empresas qua pra lá se vão, querem adotar
    nessa miserá economia o mesmo tratamento usurpador que faz na Africa.
    Vejamos a reclamação dos mesmos:
    “Não importa se uma empresa estrangeira investe US $ 10 milhões ou $ 100 milhões, o GDC (governo de Cuba) sempre irá controlar 51%”, disse o conselheiro comercial chinês.
    He, He, He, que ironia.
    O Brasil teve proposta cubana de fazer ali uma grande reforma no porto do Mariel, qe se constrói com crédito dado pelo Brasil, contará com a tecnologia mais moderna e revolucionará a infraestrutura portuária do país, possibilitando receber navios modernos de grande calado.
    Mais encontra das barreira: economia cubana está deprimida e o covarde embargo americano, que não irá mudar de postura enquanto não ver o socialismo cubano varrido da ilha.
    Abs

  6. GOVERNO CUBANO FACINORA, PARA QUEM?????>
    O governo oferece serviços gratuitos de saúde e educação, transporte quase livre, habitação e serviços. Todos os cubanos também recebem uma caderneta de racionamento que lhes fornece porções básicas de alimentos.
    Isto não significa que a vida é tranquila para os cubanos, que em sua maioria recebem US$ 20 por mês.
    Não é nenhum segredo que a situação financeira de Cuba é cada vez pior. O próprio Raúl Castro já advertiu que o Estado não pode continuar a subsidiar quase todas as famílias cubanas.
    Abs

  7. Eita Fidel meu heroi,a unica mula que raciocina e fala rsrsrs è isso ai velhinho,morra mas não ceda,porque depois de privar todo o seu povo e sucatear sua ilha retroceder agora é PERDER LA TERNURA…O unico homem da terra que se indiguinou ao ver suas mulheres se prostituindo e serem usdas como prostitutas e seu pais um cassino onde ricos americanos iam gastar seus dolares,curtirem o paraiso e ter lindas morenas a baixo custo.Isso lhe custou o pesado embargo né velhinho.Entre os que te amam e os que te odeiam eu te adimiro pela fibra e determinação de guerreiro.O unico que disse NÃO ao gringo e não cedeu…Depois de 50 anos com essa situação deploravel os EUA não tem outra alternativa que não seja buscar uma saida favoravel ao fim dessa injustiça.Lembram do fim da primeira guerra do golfo?Os EUA impuseram na ONU um embargo ao Iraque que vitimou +ou- 300 mil crianças por falta de adequada alimentação e remedios e niguem disse nada e nem se fala nisso.E depois com o pais totalmente sucateado e em frangalhos com o pretesto de armas quimicas massacrou o Iraque com desumanos bombardeio e ao ver por satelite que nada se movia la embaixo entraram triunfalmente e fizeram a festa…Mundo injusto e covarde onde a balança da justiça tem um unico prato e não é cega,é caolha.

  8. Depois das eleicoes de Nov 10 nos EUA e o ganho dos republicanos da Camara Federal a situacao de Cuba so tende a piorar. Ileana Ros-Lengtinen e uma Cubana rabugenta que esta no Congresso a 20 anos e vai agora liderar uma Comissao das relacoes exteriores da Camara. Ja falou a velha que vai apertar mais ainda o Governo Obama nas suas relacoes com Cuba.
    E preciso compreender que existem duas visoes no relacionamento americano com Cuba e os partidos americanos pensam diferentes. Republicanos querem apertar o embargo;nao permitir nem viagens de parentes a Cuba e restringir qualquer ajuda financeira a $100 dolares por mes. Os Democratas querem abrir as viagens a Cuba e remessas a familiares. Falhou na Camara uma lei introduzida pelos democratas que retitariam todas as restricoes de viagens, nao somente dos cubanos mas qualquer americano poderia tambem ir a Cuba. Culpa dos Republicanos que usam os exilados naFlorida nas eleicoes pra tirarem proveito do sistema americano de elegerem presidentes, que nao sao feitos por numeros de votos mas pelo College Eleitoral e a Florida contribui 25 votantes.
    Exilados Cubanos sao fieis Republicanos e o jogo e uso deles por esse partido nao permitira a remocao do embargo. Eles perderiam seu poderio eleitoral com os Cubanos no exilio.
    Embargo Cubano tem a ver com politica Interna nos EUA e nada a ver com comercio.

  9. “GOVERNO CUBANO FACINORA, PARA QUEM?????>
    O governo oferece serviços gratuitos de saúde e educação, transporte quase livre, habitação e serviços. Todos os cubanos também recebem uma caderneta de racionamento que lhes fornece porções básicas de alimentos.” Isso é piada.
    Pobre povo cubano que têm sua liberdade cerceada tanto no pensar, falar, agir e até comer. Sou cubano e morei em Cuba por 38 anos. O país está em frangalhos graças a Ditadura Castrista. Não tem nada a ver com o embargo dos EUA. Cuba nunca deu passos maiores mesmo com ajuda da URSS. Veja o exemplo de Cazaquistão, Romênia, Azerbaijão hoje. Esses países nunca receberam embargo algum e viviam sobre a cortina de ferro, sendo que Cazaquistão e Azerbaijão faziam parte da URSS. Tudo pertence ao estado, até um carrinho de pipocas. Você só lê jornais oficiais, que só falam da vida de Fidel e seus pares e nunca, repito, nunca ouvi uma notícia que dissesse algo de ruim sobre ele (nem Cristo e Maomé foram unânimes). E bem sabemos de seus crimes debaixo dos panos (pedofilia, assassinato de amigos e rivais, tortura, prisioneiros políticos. Comia carne 1 vez por semana e olhe lá. Sem falar que enfrentava filas Homéricas para comprar sapatos, que tinha que usar por 3 anos. Isso não é recente não, pois na época da URSS já havia essa condição. Um médico e engenheiro ganham 30 dólares por mês. Trabalham como escravos e não têm reconhecimento do trabalho. A medicina atinge todo o público, mas faltam raios x, eletrocardiograma e medicamentos de diabetes e hipertensão. Minha mãe faleceu de AVC pois não havia tomografia disponível na ilha (ainda hoje não há). Fugi de lá há 15 anos. Minha esperança era que a doença de Castro, viabilizasse a democratização do país, mas a dinastia Castro (Raul é seu irmão mais novo) como em outros países socialistas (corei do Norte, Romênia de Ceauşescu) Recebi ameaças do governo de Luiz Inácio (simpatizante desta ditadura) , mas graças a Deus hoje vivo na melhor nação do mundo inteiro, que me aceita como um irmão. Sou grato a vocês Brasileiros por tudo que tenho em minha vida hoje.
    Espero que a grande presidente eleita Dilma, nunca nos se aproxime cegamente deste governo tirano.

  10. Mais uma prova de que o comunismo e o socialismo não funcionam economicamente – o que, qualquer um em sã consciência pode entender.

    Reconheço, todavia, que existe sucesso em uma empreitada, a distribuição da miséria…

  11. E ainda tem gente que quer o Brasil comunista.
    Não há maneira de um pais comunista se sustentar nos tempos de hoje.
    Não morro de amores pelo capitalismo, mas o comunismo já de muito exemplo de ser um verdadeiro fracasso, A Ex-URSS que o diga.

Comentários não permitidos.