GERINGONÇAS DO VIETNAM E REFUGOS DA UNIÃO EUROPÉIA

http://4.bp.blogspot.com/_WU2hNNpYFZk/TFX-_lfmABI/AAAAAAAAAAU/BPN1ZMR_CCg/s1600/m113.jpgM 113

Sugestão: Cel.  Paulo Ricardo da Rocha Paiva Para o Plano Brasil

Publicado no “Gazeta do Sul” em 3 de dezembro de 2010

Alguém já parou para pensar neste atraso de vida? As viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP), que nossos filhos e netos estão pilotando e sendo transportados nas unidades da “Brigada Niederauer”, são aqueles mesmos M- 113 aqui chegados em 1972, sobras da guerra perdida pelos EUA no sudeste asiático.
Em verdade, estas verdadeiras geringonças, que só estão serpenteando ainda graças ao esforço inaudito de um punhado de profissionais de valor, deveriam estar aposentadas já nos meados dos anos 80 quando a MOTO PEÇAS S/A lançou o protótipo do CHARRUA, um modelo com melhor desempenho das destinações: transporte de pessoal, combate de fuzileiro, anticarro, comando, comunicações e ambulância, atribuídas no Vietnam aos seus predecessores.

http://www.defesanet.com.br/imagens/defesanet/rv/blindados/foto15.jpgMotopeças S/A Charrua

O crítico derrotista vai contrapor de imediato que hoje o CHARRUA já estaria ultrapassado. Ele não é capaz de visualizar que na esteira de um projeto, desde que bem sucedido, teriam sido lançados seus homônimos mais avançados nas versões II, III, etc, tudo de molde a prolongar uma revitalização capaz de manter em reais condições de emprego as unidades da Força Terrestre dotadas com este material.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/12/Desembarque-Leopard-1A5-foto-gde-3-CMS-via-defesanet.jpgLeopard 1A5

Raciocínio semelhante pode ser feito para os carros de combate da cavalaria da “Divisão Encouraçada”, com o “OSÓRIO” e o “TAMOYO” que bem poderiam estar ocupando o lugar dos “LEOPARD”, os quais, comprados na União Européia, só enriqueceram os cofres alheios, deixando de constituir o sustento de tantos brasileiros, dispensados que foram de seus empregos na ENGESA e na BERNARDINI. Como aspirar uma cadeira cativa no Conselho de Segurança da ONU, tão fragilizados e tão dependentes? Quanta petulância,
durma-se com um barulho destes, que grande piadão! Vamos segurar o que quando os todo-poderosos resolverem chutar o balde?

Engesa EET-1 Osório

http://www.mainbattletanks.czweb.org/Tanks/tamoyo.jpg

Bernadini MB-3  Tamoyo

O Exército, que não se duvide, hoje, só está em condições de cumprir missões de paz, e isto com restrições de toda monta, com nossas regiões militares, batalhões logísticos e parques de manutenção fazendo o possível e o impossível para deixar em condições o material/equipamento necessário para uma mobilização satisfatória dos contingentes destacados no exterior.

Acontece que, alçado como a 8ª (alguns já o consideram a 5ª) potencia econômica mundial, as riquezas entesouradas, agora não apenas as da grande região norte mas também as da chamada “amazônia azul”, estão fazendo aflorar ameaças que, antes escamoteadas, atualmente já são parte do cotidiano das tensões internacionais,f azendo-se necessário medidas emergenciais e urgentes, fora do padrão convencional, para reaparelhamento/fortalecimento não só do EB mas também das demais Forças Armadas.
Que o próximo governo não se engane: é preciso muito mais do que os 36 caças e os 5 submarinos que Sarkozy quer negociar conosco.

Para dissuadir os que nos ameaçam, ou se investe pesadamente em uma indústria de material bélico compatível com a atual projeção do Brasil no contexto da comunidade internacional ou vamos amargar seriamente humilhações, com perigo, inclusive, de mutilações em nossa integridade territorial e de estreitamento do mar territorial que nos cabe por direito.

Paulo Ricardo da Rocha Paiva
Coronel de Infantaria e Estado-Maior

50 Comentários

  1. Leaopard 1A5 não 1A2. Osório era uma furada não passava de um frankstein igual ao Gripen NG: torre alemã, periscópio americano, motor inglês. Além de que nem na época de maior tensão com a Argentina tivemos um MBT, o Tamoyo e o Charrua sim foram excelentes oportunidades perdidas. Não esqueçam que além dos refugiados M-113 ainda há vários M-47 ainda em serviço ¬¬

  2. verdade os equipamentos do eb mb e fab estão tds sucateados e nos naum temos industria de ponta para substitui-los …..
    ..por outro lado tenho que dizer que por mais que seja lento e por mais que esteja demorado o governo Brasileiro acordou e esta na medida do possivel reequipando as forcas armadas…
    …ja as qntidades de caças e sub na verdade o Brasil so qr a tecnologia depois compra-ra lotes em grande escala fala-se em algo entorno de 120 caças e 16 sub sendo 5 nuclear….
    e esperar pra ver ate la temos que confiar em nossas forças armads sucateadas.. e nossos eng que estão tapando o sol com a peneira…..

  3. O Leopard 1A5 pode até ser refugo, mas é suficiente para nossas necessidades, o único MBT superior na AS, são os Leopard 2A4 do Chile, e talvez os T-72 que o Chavito quer comprar.

  4. ESSE texto do CEL. Paulo Ricardo da Rocha Paiva , é tão perfeito que não há oquê acresentar ,esta tudo dito ai! com toda clareza! Não podemos esperar mais, não existe essa coisa de ”soft power”já passou da hora de retormarmos nossa soberania por inteiro!

  5. Perfeito Coronel! E digo mais: passou da hora de usarmos a Internet para pressionar o Governo a garantir verbas para que as Forças Armadas cumpram com seus deveres constitucionais!

    BRASIL POTÊNCIA

  6. Águas passadas não movem moinho, é como o Gabriel lima disse, vi isso é algum lugar para 2040 o Brasil ter 6 subkunes, é 25 sub a diesel, outro dia o Jubim tava na Alemanha fazendo novos acordos, ele disse que as tecnologias da alemanha é mais baratas é melhores coisa nova ta vindo ae, agora os scorpene total 4 + 1 a diesel é 1 nuclear serão plataformas de conhecimento, portando vamos incrementar as nossas, temos o S-32 como plataforma feito na marinha oque tamos buscando é novas tecnologia é desenvolver a nossa industria nacional.

  7. A internet é um instrumento eficiente para propagar opiniões, manifestar pontos de vistas e desejos até justos; mas é preciso uma mobilização de grande massa de gente em frente ao Congresso Nacional, munidos de faixas, carro de som e etc. reivindicando, escolas com um alto teor de Educacional, melhoramentos salariais para os professores, formação multidisciplinar para os mesmos, universidades com especificações mais arrojadas em seus cursos e em quantidade para atender as demandas da população… A proposta para as forças Armadas não deve ser menor que uma revolução no campo militar, pois todas as propostas do governo não passam de embromação com projetos medíocres. 36 ou até 150 caças é um verdadeira piada, pois nossas necessidades estão nos patamares de nada menos que 600 caças entre 4,5+ para 5º geração e isto não é utopia não senhores pois dinheiro temos e teremos se soubermos aproveitar os ricos recursos que temos vamos mais alem. Recursos que podem ser explorados e beneficiados até o 3º e 4º escalão do ciclo, não vende-los sem beneficiamento como tem sido com a madeira e os minérios vendidos a China e etc.

  8. Tem o que dizer mesmo não. Está tudo aí. Chega a ser mais que absurdo tais escolhas e comportamentos dos “secretários” .. “ministros”.. “presidentes”.. Um país continental como o Brasil deveria ter uma fabrica de tanques de guerra mesmo.

  9. Algo “interessante” foi quando o M113 entrou na favela e os repórteres começaram com frases como: “Exercito entra no Complexo com maquinas de guerra usadas pelos EUA!’ ou “Brasil mostra sua máquina de guerra, EUA usa no IRAQUE”
    Como se o Brasil estivesse realmente usando algo moderno.
    Complicado… Osório estava condenado no momento que começamos a pegar peças de outros países.. para podermos revender eles seria a maior dor de cabeça.. está ai os Tucanos e Super Tucanos, que tem uns “peças” americanas que fazem o avião sair do ar e não pousar em vários países.

  10. Os blindados brasileiros daquela época eram bons em nível mundial e o Osório foi um feito da nossa engenharia. Me dá nojo de certo tipo de platelmintos que assimilaram o discurso capachista dos seus avós e o reproduzem até hoje.. Pena que os militares da ativa de hoje, em sua maioria tenham votado em políticos que justamente tornariam este processo de perda da nossa soberania de forma irreversível. Vai entender tanta incoerência…

  11. Sou viúvo da Engesa! Se partes do mesmo eram estrangeiras, com o dinheiro da encomenda perdida daria para desenvolver substitutos nacionais. Era só se juntar à Bernardini, MWM ou outras empresas nacionais… Difícil não é, quando se tem vontade de fazer…

  12. Eu não conheço os CC nacionais e estrangeiros, apesar de ser da área de Material Bélico e pesquisador. Desconfio de que nenhum deles presta, devido as munições modernas.Gostaria de ver os CC americano,alemão ,russo ,chinês ,inglês, israelense do último tipo, receberem tiros das munições flecha e carga-oca em tandem. Eu desenvolvi 2 tipos (podendo ser 3, 4, 5 …), de blindagens que seguram essas munições. Além disso, tais blindagens são super-leves, podendo transformar os helicópteros em CC voadores.
    Sobre os M-113, a carcaça de duro-alumínio é razoável, desde que se coloque uma sobre-blindagem sobre ela.
    Nenhum motor de CC que eu conheço presta, mesmo os estrangeiros. Por mim, eu fabricaria um novo motor nacional,rotativo e descartável.
    Vamos desenvolver um protótio do CC do Futuro ?
    Só tem um detalhe: Eu sou o chefe do projeto e carta branca. Custo para esse projeto: quase nenhum, pois vamos aproveitar a capacidade ociosa do Exército. Tudo tem que ser refeito, começando da estaca zero. Vamos desenvolver novos paradigmas científicos, e todos os países irão nos plagiar. Tempo para desenvolvimento – menos de 1 ano.

  13. Leandro Mendes disse:
    10/12/2010 às 20:30
    Leandro… de onde diabos vc tirou que o Osório era um frank???? Pera-la… pesquisa um pouco! Ele fez tudo que o Abraans faz, e ainda por cima era mais leve… bem mais leve! Ocorre que a falta de dinheiro no Brasil, aliado ao peso politico dos EEUU levaram a Engesa a falência, por ter investido pesado sem certeza de retorno.
    Parabens ao Cel Paulo Ricardo por ter um tipo de visão hiper-raro em nosso meio policito, tanto de outrora como o atual! Certamente estariamos na terceira geração do Charrua, teriamos um Osório III, ou IV, em pé de igualdade contra qualquer MBT atual. Que a visão dele sirva de exemplo aqueles que criticam a primeira turbina nacional posta em funcionamento. Conquanto hoje ela pareca mais um “viper” redimensionado, é o embrião para algo muito maior em um futuro quem sabe talvez não tão distante…

  14. Um fato na atuação dos M113 e CLAnfs dos FN no Rio foi a necessidade de se terum veículo de transporte de tropas com tração sobre lagartas. Por exemplo, os Piranhas e mesmo os futuros Guaranis teriam sérias dificuldades em atravessar barreiras simples colocadas nas vielas estreitas pelos traficantes.
    O Brasil deve voltar a pensar em veículos modernos sobe esteiras. O EB poderia sim ter continuado estes projetos, mas os planos de pensão e custos orgânicos do EB minam sua capacidade de investir em novas tecnologias. Olhe a Argentina que com toda dificuldadeeconômica nestas úlims décadas consegue ainda manter projetos neste campo.

  15. E quando mudaremos ese quadro se aqueles que liberam incentivos e os que decidem preferem belicodolares do que realmente impulsionar o pais.E vem aquela retorica de sempre a contenção de gastos que so bloqueiam justamente o que impulsiona o pais e liberam o superfluo.Estão estupefados com esta materia?Preparem-se provavelmente vem ai um mega-pacotão de geringonças Americanas a precinhos atrativos e assim se cala momentaneamente nossos soldados,se desvia a atenção e a festança das Ratazanas prossegue.Tudo como antes no pais de Abrantes.

  16. O cel. está mt certo em falar, até ´pq ele vive a situação de penúria do EB, e sua falta de equipamentos dignos com os tempos em estamos.Pq aindfs ñ temos o Charrua em n FAs?Chama-se negligência c a segurança do país, vide o Fx2 q o sr,mula está proclastinando…segurança e coisa mt séria, é p estar nas mãos de quem entende o momento de defasagem militar em q se encontra as n FAs. P Ontem.

  17. carl94fn, excelente notícia! eu não sabia.. sou a favor de fazerem um artigo para cada força, mostrando os investimentos feitos, e os que faltam. Para “dar a césar o que é de césar”. Mas um blindado desse não seria um patamar inferior à um MBT pesado? Pra mim isto serve mais pra carregar infantaria, e não como meio de combate caçador. Ainda está havendo troca de informações entre engenheiros da avibras e a russos quanto à o T-95?

  18. O que não me entra na cabeça é que nossos generais aceitam passivamente tudo que é imposto pelo GF sem tomar nenhuma atitude, sem fazer qualquer tipo de “denúncia”, além dessas opiniões que são colocadas na mídia.

    O Brasil possui 250 MBT Leopard 1A5? Legal… Só a Alemanha (que também não tem inimigos) possui mais de 3.000!!!

    Os Guaranis serão entregues a conta-gotas, uma vez que o prazo de fabricação se extenderá de 2010 até 2030. Talves, quando o último lote for entregue, estará obsoleto.

    Como o Vader bem comentou no seu blog, temos MBTs em quantidade insuficiente e muito longe de qualquer TO que não o Sul do país. De que valem 250 blindados estacionados no PR e RS se RR, AP, AM, PA, RO, TO, etc, estão desguarnecidos?

    O que vislumbro para o país no médio prazo (no caso, até 2030):

    2.000 Guarani em diversas configurações
    1.000 Charrua
    1.000 Osório II com canhão de 120 mm
    2.000 Osório II com canhão de 105 mm
    6.000 Agrale Marruá (em substituição à frota de 4×4 leves)
    1.500 peças de artilharia (105, 120, 155 mm)
    300 baterias Astros V/2020
    60 baterias S-300/S-400
    2 satélites militares geo-estacionários
    Comunicaão em links seguros entre todos os quarteis
    Pelotões na fronteira terrestre a cada 100 km c/ helicópteros de multi-emprego
    Pelo menos uma brigada em cada capital/cidade com mais de 500 mil habitantes
    200 helicópteros de ataque “puros”
    300 helicópteros multi-emprego Pantera
    500 helicópteros leves/treinamento
    Novos fuzis 7,62 e 5,56 mm
    Novos fardamentos e equipamentos pessoais

    Rezo para que os panos de reaparelhamento das três FFAA (significando investimentos de R$ 200 bilhões em 20 anos) possam por um fim a esse estado de penúria que se encontram FAB (sem caças), Marinha (sem navios) e Exécito (sem blindados)…

    Avante, Brasil, pois o Séc. XXI lhe pertence!

  19. A crítica do coronel é procedente, mas um pouco exagerada. Concordo no que tange às oportunidades perdidas em especial no que tange ao Osório e ao Charrua, que foram as mais doídas. Mas quanto aos M-113 creio que exagerou.Apesar de antigos eles ainda são muito usados, inclusive por exércitos de primeira linha como o americano e o israelense.

  20. Jonnas
    De fato esse Guarani é um simples carro de transporte, sua blindagem lateral deve suporta disparos de 7,62 mm o que não é nada especial, porém é o mesmo que outros veículos no mercado estrangeiro conseguem, temos que lembrar que estamos falando de um carro e transporte. Mas esse mesmo carro de transporte poderá receber blindagem adicional com isso poderá resistir a projeteis bem mais poderosos infelizmente perderá sua capacidade anfíbia e será mais difícil ou mesmo impossível se aerotransportado. Segundo que li será armado com uma metralhadora 12.7 x 99 mm controlado por controle remoto e um canhão 30 mm que pode se israelense ou mesmo brasileiro.
    O projeto também prevê a construção de um veículo armado com um canhão mais pesado imagino que 105 mm ou mesmo 120 mm esse no caso teria ou terá 8 rodas e não somente 6 que é o caso do Guarani voltado ao transporte de tropas.
    Quantos a veículos sobre lagartas infelizmente não tem nada sobre te um Guarani com essa configuração. Mas o exército vai modernizar 208 dos seus M-113B tudo deve ta pronto antes do final de 2015.
    O programa inclui a renovação completa do motor Mercedes-Benz OM 352-A, da transmissão Allison TX-200-2 e caixa de câmbio automático e suspensão, sistema de arrefecimento, o sistema de navegação anfíbio, eletrônica e sistema de extinção de incêndios. Além de dois sistemas de rádiopara para cada um: um da Elbit Systems Land e outro C4I Tadiran Ltd VRC-120 VHF / FM.
    A marinha também pretende modernizar vinte e dois M-113A1, um veículo XM806E1 de recuperação, um veículo de manutenção M113A1G, e dois veículos M577A1 posto de comando.
    Aqui mesmo no Brasil o que pra mim acredito se o melhor gera conhecimento e empregos aqui!
    No caso da marinha prevê a atualização, que pode ser concluída em 2014, inclui a integração de um motor diesel Caterpillar C7, uma caixa de câmbio 3200SP Allison, um posto de armas como W & E Platt PTY Ltd, tanques de combustível externos e acompanhar e sistema de controle Climático Diehl Remscheid 513 DST.
    http://montedo.blogspot.com/2010/09/exercito-e-marinha-vao-modernizar-seus.html
    sds

  21. O Col. vai de encontro oque já disse aqui por muito tempo, que ele sempre apareçe com algum manifesto parecido com minhas opiniões. Podem voltar lá para a matéria da Índia no CS da ONU. Isso é só um ponto de vista meu.

    Experiência se adquiri fazendo, não filosofando as possibilidades de como vai sair.

    Para se ter uma idéia:

    Oque o Ministro Nelsom Jobim discursou na cerimônia da formatura dos novos suboficiais da AMAN.

    Que eles tem que olhar para o futuro com “cabeça aberta”, e fez uma referência dos generais franceses da Segunda Guerra Mundial, que olhavam para o passado, por ser inimigo mortal dos alemães, por isso tomou caibrada no meio da testa, na guerra Franco-Prussiana, na Primeira Guerra e na Segunda Guerra, nunca sabiam em qual direção eles tomariam e esperaram uma querra de posição, não um conflito da mobilidade, mesmo assim, assina como parceiro estratégico com os franceses, mas a refêrencia dele de querer dizer isso, é que os militares tem que estar alinhados com as cabeças partidárias do governo seja qual for a ideologia que esteja no poder. Só que parece que ele esqueceu que não esta falando para pessoas alienadas deste país, que qualquer posição do governo vai ter conseqüencias como em qualquer período da história deste país.
    O Brasil tem que se preparar para um conflito aberto com os EUA, são os únicos que tem os meios necessários para tal empreitada, e isso o EUA já estiveram preparados para intervir em 1964.

    O Ministro Nelsom Jobim deveria se lembrar que ele é um político e pensa como um político, não posso deixar de considerar a sua observação em relação alguns conflitos eminentes, no Atlântico Sul como ele mesmo já possicionou. O estopim de uma crise pode ser da noite para o dia, não vislumbrando daqui para 30 anos. Como a compra das 2000 viaturas blindadas sobre rodas. Os militares tem que jogar com o pessimismo, não com o otimismo.
    Contrato assinado não quer dizer entrega dos pedidos acordados,exemplo:
    Irã-Russia, misseis de defesa S-300. A Rússia enrolou por três anos e finalmente disse que não entregaria os pedidos encomendados.
    Quer dizer que mesmo o Brasil assine contrato, o pedido não poderá ser entregue, quero saber quem dúvida disso. Essa dependêcia de equipamentos externos é influência dos lobbies das potências hegemônicas, e os produtores ruralistas, produtores de commodities, pois o maior interesse é vender para fora, isso já vem arrastando deste o início da República, querem continuar sendo um país de escravocratas. Temos a pior educação, pior saúde, pior modernização militar, vir dizer que o atuar esta fazendo é o possível, pra mim quer dizer que não está fazendo nada. Ou mesmo colocar a culpa no governo anterior é dizer que tanto ele quando você é um incompetente, sabe do problema mais não resolve. Quando não seriam indenizados pelo Estado, pela liberação dos seus escravos, derrubaram o governo imperial, mas tomaram o estado para ser indenizado como queriam e isso continua até hoje.

    Como o mesmo colocou que militares deveriam se colocar à serviço do poder cívil, quer dizer oque, qualquer militar vai obedecer um civil ou vai se colocar ao poder do Estado. Porque são duas coisas diferentes, isso vai de encontro com a filosofia dos EUA. Para os políticos de Washington é mais fácil controlar um político cívil, que um político militar.

    A influência dos EUA no Brasil é muito maior que muitos imaginam.

    P.S: Só uma observação minha, a Alemanha cometeu dois erros que consideram fatais nos dois conflitos da Primeira e Segunda Guerra Mundial, na primeira foi derrotar a Russia e abrir caminho para os bolcheviques derrubar Imperador Russo, e depois para consertar o mal feito e a burrada de invadir o Império da União Soviética, os alemães deveriam se concentrar como mostra a estátua de Bismarck no cavalo e a espada apontada para a França, e depois na Inglaterra e depois nos EUA, queira ou não sempre esteve por de trás da França e Inglaterra, dois erros fatais.

  22. parabens, Cel.R.Paiva, pela lucidez dos comentários.

    infelizmente não temos capacidade de fabricar um letal ” frankstein igual ao Gripen NG “.

    ” canhão com esteira… coisa de velho…rs ” acho que deveriamos colocar MD o ” Steven Spielberg ” quem sabe uma espada de raio laser.

    o texto não é de critica mais de uma concientização da descontinuidade da projetos, das oportunidades. A solução não é só quantidade de compra ” 2000 blindados de transporte Guarani ” mas também de sobrevivencia e continua inovação de projetos promissores.

    Wolfpack, é isso ai, abraço

  23. O M-113 faz tempo q não serve mais p/ o Exército. Já deveriam ter sido doados parte p/ o BOPE do RJ, parte p/ a Força Nacional de Segurança.

    E tem mais: esse modelo só irá servir p/ o BOPE enquanto os traficantes não conseguirem um foguete anti-carro de ogiva dupla, pois a fraca blindagem não aguentará e todos q estivem dentro do veículo morrerão.

    Espero q a tentativa de reaparelhamento das Forças Armadas não tenha sido apenas uma “bolha”, ou seja, um curto período.

    Cadê os TOR? Por que não optam por baterias melhores como o S-400?

    O Exército continua recebendo blindado velho. Poderiam comprar o Leopard 2A6.

    E por aí se vai.

    Tudo o q o Brasil compra de equipamento velho não favorece muito ao país. Veja o caso dos Mirage 2000. Já irão ser desativados em 2014. Vejo essa compra como um enorme desperdício de dinheiro público.

    Poderiam ter investido numa aeronave nova que pudesse ser utilizada ainda por uns 30 anos, em função de retrofit.

    Vejam o avião presidencial q Lula comprou: já está dizendo q não serve mais. E só tem em torno de 5 anos de uso. Foi mal comprado.

    E o navio aeródromo São Paulo? Esse talvez só consiga operar os Rafales de modelo mais antigo. E agora até a Marinha tem q comprar Rafales tbm. Aviões melhores e mais pesados não servem p/ operar nesse porta-aviões.

    É simplesmente uma vergonha. Se pararmos pra pensar iremos perceber q apenas há desperdicio nas Forças Armadas e não investimento em equipamentos.

  24. Jonas ..Isso só não ocorreu por causa dos capachos de TioSam que inclusive estão neste fórum hoje para ridicularizar qualquer iniciativa real de mantermos um mínimo de soberania tecnológica…Mas o uso dos M-113 resolveu a questão e inclsuive um SGT FN disse na TV “Esse é o melhor transporte de tropas da história. País nenhum se desfaz dele..” ..Para uma PM que usa, e muito bem, metralhadoras MADSEN dos anos 30 do século XX, um blindado da Guerra do Vietnam não está tão mal…Mas foi um crime o que fizeram com o país desmontando nossa pequena indústria de defesa por conta de inveja de setores civis e militares contra nossos engenheiros, que depois de fracassarem como produtores de armas foram ganhar dinheiro na bolsa…

  25. Curiosidade: com a falência da ENGESA os planos de produção de seus veículos, inclusive o Osório, foram entregues ao exército. Aí fica a pergunta: não poderia o exército, como detentor desse acervo intelectual, ter lançado licitação para a produção de 150-200 tanques ao invés de importar 250 Leopards?

  26. Edu essa sua visão ainda é modesta para um país como o Brasil que é a oitava maior economia do mundo e é um dos maiores países do mundo. Eu acredito que deveríamos possuir mais quantidades renovadas do Charrua do que Guaranis. Para retornarmos a capacidade de produzir veículos blindados, seria interessante efetuar modernização nos Leopard 1 A1 para A5 e nos M60 para M60 120S, até mesmo porque daria uma certa folga para revisar e re-projetar o EET-1 Osório ou Tamoyo 3. Quanto ao Charrua seria interessante fazer uma revisão no projeto o mais rápido possível, para que até 2015 passe por testes e comece sua produção em serie. E para compor com esse Exército seria interessante possuir no mínimo 800 caças de 4ª e 5 ª gerações, 150 Kc390, 200 Super Tucanos, 60 aeronaves de transporte do porte do Na-124-150, 200 KC-X, 150 Ec725 e Mi-171, 160 Mi-35, 200 R99 e E99, 30 aeronaves de patrulha oceânicas, 200 caças de treinamento supersônicos, 130 caças bombardeiros (Su-34) e 400 Vants (reconhecimento e ataque). Dessa forma teríamos uma Força Aérea de capacidade global e ainda aquém do assento permanente no conselho se segurança da ONU.
    carl94fn, é uma quantidade de Guaranis aceitável, a questão é se serão dos mais diversos modelos ou uma única versão?

  27. matheus
    “A principal característica desta nova família deve ser o seu design modular, permitindo a incorporação de diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicações para o mesmo carro, incluindo uma versão de comunicações, uma versão ambulância e versões diferentes de apoio de fogo, armados com morteiros de grosso calibre e sistemas de armas.”
    sds

  28. Na ibntegra Raphael Tiuba mas o lobby das potencias egemonicas por si so não realizam mas seduzem e os espertinhos agradecem…A verdade é que o mundo mudou muito e muita gente ainda vai levar muito tempo para aceitar isso e mais tempo para se adptar…Sorriam,seus titulos,moedas e e bens podem a qualquer momento passarem a valerem nada.Notem como nos ultimos meses o ouro se sobrepos a todas as bolsas e negociações em todo mundo.Sabem o que é isso?Prenuncio do grande evento que esta por vir.

  29. Para deixar mais claro:

    O Brasil tem que se preparar para um conflito aberto CONTRA os EUA, eles são os únicos que tem os meios necessários para tal empreitada.

    Quantas empresas fabricantes de aviões de caças o Brasil, possui, nenhuma. a Russia tem três os EUA tem duas. Quantas empresas fabricantes viaturas blindadas sobre rodas o Brasil, nenhuma. Se estourar um conflito o Brasil vai adaptar as montadores para fabricar qual viatura.
    Quantas empresas fabricantes viaturas blindadas sobre lagartas o Brasil, pussui,nenhuma.
    Quantas empresas fabricantes de granadas anti-tanque tem no Brasil, nenhuma.
    Quantas empresas fabricantes de motores tem no Brasil, nenhuma. Os motores são desenvolvidos no exterior e mandados para cá os desenhos para a fabricação. parâmetros Gráfico da Pressão e Abácos, para ser calibrados por aqui mesmo. A biela a dimensão segundo a tensão de compressão sob pressão máxima de combustão e tensão de tração mediante forças mássicas. Mas os cálculos ficam lá fora.
    E vou dizer ainda mais tanto essas multinacionais fabricantes de diversos equipamentos eletrônicos, são desenvolvidos, lá fora não tem empresa aqui que desenvolve sensores, radares nem mesmo de meterologia, se não for através destas empresas multinacionais.
    Porque falar é fácil, cumprir é outra coisa, porque é possível construir uma, duas ou três viaturas, mais realizar que de fato se cumpra o que disse é bem diferente, e está muito longe de se realizar. Não dá para sem complacente com isso. Estamos anos luz de qualquer país do primeiro mundo para desenvolvimento em relação a equipamentos militares. Sou a favor de 100% dos equipamentos seja fabricado e desenvolvido aqui no Brasil. Se eu vejo é somente estes políticos fazendo e assinando acordos e comprando equipamentos militares extrangeiro. Pra mim eles sim são capachos. Mas aí tem outra história.

    A cabeça desses políticos mudam ou vai sair rolando.

  30. hms_tireless não tenha duvidas que os americanos fazem e bordam aqui na america latina. a revolução militar de 64 foi apoiada por eles, em seguida os militares nao comandavam mais o país.. os EUA apoiaram os políticos. Que passaram por “raivinha” a ferrar com os militares, não importa-se os projetos da engesa, da bomba nuclear.. E deu no que deu. Só possuímos sucata. Riquezas são roubadas a todo o tempo da amazonia.. E agora que há como reverter a situação, com todos os prós a favor,mas como se fosse uma varinha mágica! nada vai pra frente! Por que será? Eu nem culpo os EUA por nada, são meramente uma peça no xadrez, o problema é quem está jogando.

  31. Matheus, Edu Inácio:

    todos esses equipamentos só seriam necessários se tivéssemos inteções expancionistas, o que não é nosso caso já que temos tudo e não precisamos nos aventurar a invadir algum outro país, no máximo uma Bolívia da vida

    Como nosso objetivo é defensivo, basta a bomba atômica, mísseis balísticos e de cruzeiro de longo alcance, mísseis antinavio. Assim não precisariamos gastar um mundo de dinheiro com equipamentos, poderíamos sim desenvolvê-los, agora para que 3000 MBT ? o exército vai usar os 250 Leopard 1A5 só no sul do país, onde o terreno favorece o uso desse tipo de blindado

  32. Bom dia.Concordo com o que dizem os colegas que querem ver nosso Brasil super bem armado.Mas aí lhes pergunto,e se um dia a grande hiena do norte(usa),resolver assumir todos os riscos e com a desculpa da sobrevivencia do seu proprio povo der um ultimatum tipo,ou vcs nos dão acesso ao que precisamos ou vamos tomar de vcs.Senhores,somente armas nucleares,blindarão nossas fronteiras e garantirão nossa independencia territorial e economica.

  33. Leandro Mendes o Brasil nunca fará bombas atômicas, temos vários tratados que impede isso, inclusive a constituição. Mísseis balísticos intercontinentais têm o mesmo problema. Os 3000 MBT pode até ser exagerado, mas temos de pensar que o Brasil é uma potencia e vai ser muito mais relevante no mundo, não podemos querer um assento permanente no conselho de segurança da ONU, só com capacidades militares defensivas ou em âmbito da America Latina. Armas nucleares são altamente dissuasórias, mas como não podemos produzi-las seria interessante correr para tecnologias mais avançadas, como bombas de pulso eletromagnético, que afeta e destrói todos os tipos de aparelhos tecnológicos e não matam diretamente as pessoas, mas afeta profundamente a economia.
    “Mentes e armas adequadas são verdadeiros impulsionadores da paz e da economia de uma nação realmente comprometida com seu povo”
    General Charles De Gaulle, ex-presidente Frances.

  34. Gente,
    Uma reflexao sobre nosssas FFAA e’ que precisamos qualidade e nao quantidade.
    Poderemos e devemos expandir nossas FFAA, mas primeiro devemos combater os tres maoiores males nacionais. Tais males sao: (1) Ignoracia e despreparo do nosso povo (educacao sofrivel); (2) Corrupcao generalizada no meio politico e legislacao politica que favorece a estas praticas absurdas e mal uso dos recursos publicos; (3) Falta de planejamento correto e insuficientes politicas para pesquisa, desenvolvimento e inovacao tecnologica (e’ isso que leva ao crescimento no mundo moderno).
    Sem este tres ingridientes (entre outros)a 8a. economia do mundo (ja’ foi no passado tambem) continuara na “rabeira” e com FFAA deficientes.
    Acorda Brasil !

  35. O Brasil, deveria ter uma verba anual permanente, para manter e aperfeiçoar as tecnologias já dominadas e a busca de novas. Como fazem os EUA. Eles criam protótipos o tempo todo. A maioria tem como objetivo testar teorias, materiais, hardware, para futuramente ser adicionado a um projeto. Se nos agíssemos assim, o Osório, o Tamoyo, o Charrua, dentre tantos, estariam no estado da arte atualmente. Prontos para entrar em linha de produção. Investir na proteção e evolução do conhecimento é investir em educação. Isso é vital.

  36. Meu Deus ! eu não consigo entender como e nem porque os Brasileiros tem esta paranóia de achar que os Estados Unidos e os Europeus são nossos amigos e protetores. Acorda Brasileiros, o eixo do mundo esta mudando rapidamente. Nós Sul americanos temos que seguir o curso da vida e assumirmos a nossa própria defesa e independência. Os Americanos do Norte e a União Européia sempre nos virão como colônias e nada mais, e só estão de olho nas nossas riquezas naturais e não se impor tão em nada com quem esta encima destas terras, porque para eles não somos capazes de nada. Segundo o WikiLeaks, recursos minerais e redes de comunicação no Brasil estão na lista de itens estratégicos dos EUA. É o que revelam os telegramas de diplomatas americanos ao Departamento de Estado do país vazados ontem (6/12) pelo WikiLeaks. De acordo com eles, reservas minerais em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul passaram a ser consideradas “locais vitais”. Isso porque qualquer problema no suprimento das matérias-primas extraídas nesses lugares afetaria diretamente a indústria americana. Hoje, o Brasil possui 98% das reservas de nióbio do mundo, e os EUA estão entre os maiores consumidores. O metal é usado na fabricação de peças de automóveis, aviões, obras de infra-instrutora e até lâminas de barbear.Por isso, o governo americano incluiu duas minas brasileiras de nióbio como prioritárias. Uma delas pertence à CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e fica em Araxá, Minas Gerais. Sozinha, ela atende 80% do mercado mundial. A outra jazida é explorada pela inglesa Anglo American no complexo mineral de Ouvidor e Catalão, em Goiás.A Vale tem duas jazidas na lista. Uma delas é a de minério de ferro em Corumbá (MS). Neste caso, o interesse se justifica pela alta concentração de ferro no minério, considerado um dos melhores do mundo. Outra é a de manganês, em Urucum (MS), usado em siderúrgicas.
    TELECOMUNICAÇÕES
    As redes de comunicação (telefonia, internet e dados) foram colocadas no mesmo patamar de prioridade.Para o governo americano, danos ocorridos nos cabos submarinos da Globenet ou da Americas II podem deixar o país com dificuldade de contato com suas empresas no Brasil. Sites com extensão “.com” teriam problemas de acesso afetando também o comércio eletrônico entre os dois países. Esses cabos são feitos de fibra óptica e estabelecem a conexão entre centrais de operadoras de telefonia dos dois países. A maior parte de seus 30 mil km de extensão encontra-se submersa. Somente a rede da Globenet possui 22 mil km de fibras. No Brasil, os cabos submarinos se conectam às centrais da operadora Oi, dona da Globenet desde 2009. Esses cabos se ligam em solo a duas centrais da Oi, uma em Fortaleza, no Ceará, e outra no Rio de Janeiro. Criada em 2000, a rede de cabos da Americas II parte dos EUA e, no Brasil, se conecta em Fortaleza à central da Embratel. Portanto já passou da hora do Brasil assumir o seu papel de liderança deste continente e comandar uma completa reestruturação das nossas forças armadas, primeiro investindo no nosso parque industrial militar que é muito capaz. Todos nós não esquecemos que na década dos anos 70 e 80 construímos com muito menos forças econômica um dos parques industrial militar que assombrou o mundo e principalmente um dos maiores algozes do Brasil considerado por mim, os Estados Unidos da América do NORTE!!! . Nação esta que luta descaradamente contra o nosso desenvolvimento cientifico como eu pude constatar a uma visita ao INPE na década de 80 e 90 quando o Brasil estava tentando desenvolver o BRASILSAT I e BRASILSAT II, e os EUA e seus ALIADOS Europeus nos fecharão as portas para que não tivéssemos acesso a tecnologia de computadores para que pudéssemos calcular a orbita de nossos satélites, e as instituições de pesquisa e ensino e industria brasileira reagirão de forma coordenada com muita inteligência e correu atrás. Da mesma forma foi com o desenvolvimento dos reatores de pequeno porte para o submarino nuclear Brasileiro, contamos somente com as nossas forças e capacidade local de desenvolvimento. Portanto neste momento é fundamental ao meu ver, manter distancia dos EUA e da União Européia, O Sarkozi vem aqui com a cara de bom moço vender os rafale que ninguém quis, e os míopes do planalto encantados com um vendedor que vem da corte, ficaram babando para agradar os franceses como se vivêssemos no século passado !!!. O Sarkozi é um engodo para nós Brasileiros, pois ele não passa de um bajulador dos EUA, como toda a EUROPA de hoje, porque eles devem a sua vida e sucesso aos americanos que os recriarão com o plano Marshall após a segunda guerra Mundial, querendo ou não eles sempre Irão fazer o que os EUA mandar. Os EUA vendo que o clima para eles não esta bom para eles neste lado do mundo, manda um dos seus marionetes até aqui para nos vender a ilusão de transferência e desenvolvimento de um caça. O mesmo fez a Inglaterra recente mente. O maior exemplo ao meu ver é a HELIBRAS, que a anos fabrica tudo na Europa e nos vende a ilusão de que estamos progredindo ao montar tudo aqui. Se fossemos parceiros de verdade, já passou da hora de termos um protótipo ou projeto próprio e até agora nada. Ao meu ver a prova mais concreta de que a nossa política é equivocada, é fato de que a China já produz os mesmos modelos da HILIBRAS na China e até esporta. Portanto, acorda Brasília, isola os RAFALES reabre a concorrência de 2001 do Fernando Henrique Cardoso o FX-1, e traz imediatamente os SU-37, SU-34 e MI-28N MI-35 os sistemas de mísseis TOR-M1 TOR-M2 e os sistemas S-300 como a Venezuela esta fazendo. Um dos modelos para o Brasil seguir como inspiração é o da INDIA que hoje é bajulada por norte americanos e europeus por ter tido coragem de correr atraz dos seus interesses e segurança. Portanto a nossa segurança não pode jamais ficar na intenção de terceiros, é melhor termos na mão uma tecnologia em que podemos confiar, do que uma vaga promessa de modernidade de tecnologia de ponta que é uma tremenda conversa para BOI DORMIR, veja a china de hoje uma potencia.
    A nossa liberdade passa inexoravelmente pela nossa ousadia e sagacidade.

  37. O Brasil precisa é de um “Bradley da vida”… Temos umas das maiores cargas tributária do mundo e o governo ainda vem dizer que precisa conter gastos em 2011. Alguém acredita nisso?Pq não corta do orçamento dos parlamentares? Já que eles dizem que fazem tanto pelo país!

  38. Vanderlei Victorio…Muito bom,inteligente e abrangente seu raciocinio…Faltanos coragem e ousadia,potencial temos…O que vemos em sites do genero quando se falam do FX é defesas de preferencias por esse ou aquele vetor.Uns encantados com o Rafale e a promessa de TT do que não é deles e pensamos ser outros sonhando em voar um mito o F18 e quem de nós esta pensando realmente no Brasil?Eu ja cansei de falar que muito mais coisas estão envolvidas nisso tudo mas quem sou eu,um zero a esquerda e ja me atacaram muito tambem por eu ter um pensamento difrente.Se bem que não confio muito tambem em Russos pois acho que na hora de decidir ficarão com os lobos e tambem não confio em Chineses porque não são amigos de ninguem nem do seu proprio povo.Sempre defendi que o FX deveria ser incubencia da FAB junto com a EMBRAER que juntas licitariam consorcio para faza-lo.Um pais como o Brasil deve pensar e agir como emergente potencia que é e não como serviçal coadjuvante que sempre foi.Parece que precisamos libertar nosso povo disso tambem.O nenem nasceu mas não cortaram o cordão umbilical o nem cresce mas não se desenvolve assim.Não aos EUA não a OTAN e Ratzanas Latinas que caminhem por si proprias e superem adversidades e obstaculos como superamos.Não é justo tambem que repassemos conhecimentos e segredos a pseudo amigos que tambem so sorriem para nós para se beneficiarem de nós.Querem ajudarajudem a Africa que agoniza faminta e doente e ninguem se importa e aos ratos “CHUMBINHO”.Esta na hora do gigante acordar mostrar a sua cara e fazer conhecimento de suas regras.

  39. Os CC são armas muito vulneráveis numa guerra moderna, mas mesmo assim, qualquer blindado deveria segurar tiro de .50 perfurante,no mínimo. O M-113 só resiste a esse impacto na parte frontal, se não me engano. Esse carro é anfíbio, por ser de duro-alumínio. Uma sobre-blindagem tornaria esse carro atualizado,imagino.

  40. Jobim não serve para Ministro da Defesa, pois não tem mentalidade e visão tecnológica, além de não possuir habilidade para intuir o futuro. Precisamos de um cientista futurista como Ministro da Defesa. Também devemos ter militares com essas habilidades, o que é muito difícil, devido a má seleção de pessoal (muito convencional), e formação não-criativa e não-intuitiva.

  41. O Charrua e o Tamoyo poderiam ser modernizados e produzidos em escala industrial. Porém não temos mais empresas fortes no setor(Engesa, Bernardini,etc.). Muitos
    falam da produção de mais de 2000 veículos Guarani para o
    EB,mas qual empresa vai fabricá-lo? Ahh é a Iveco,uma multinacional.Contrariando totalmente o que propõe a END.

    Empresas brasileiras têm que fabricar os armamentos e os
    equipamentos brasileiros, e não subsidiárias de grandes
    fabricantes internacionais.

  42. Não dá para aproveitar nenhum CC nacional,e nem estrangeiro.
    A razão é simples:
    1) Descobri a melhor blindagem desse planeta, 1000 x mais resistente do que o aço;
    2) Posso desenvolver um motor rotativo extremamente barato e descartável, que além de motor serviria de caixa de marcha automática, direção e transmissão;
    3) As torres que utilizam atualmente são desnecessárias e o canhão giraria na velocidade do giro de cabeça ou dos olhos do atirador.Olhou,atirou;
    4)O blindado voaria, sem dúvida;
    5) Sem lagartas e suspensão adaptáveis ao solo;
    6) Peso de no máximo 10 ton (municiado e abastecido);
    7) Anfíbio, podendo se transformar em lancha;
    8) Poderia ser transportado por helicóptero, pois ele perde peso durante o transporte. Reduz para 5 ton ou menos.

Comentários não permitidos.