A França oferecerá à Índia uma versão maior do submarino Scorpène convencional

A França oferecerá à Índia uma versão maior do submarino Scorpène convencional, movido a energia elétrica gerada a partir de óleo Diesel (SSK), por um contrato de 5 bilhões de dólares (300 bilhões de rúpias) por seis submarinos. Essa é a maior encomenda por submarinos convencionais do mundo.

Declarando isso, Patrick Boissier, Presidente e CEO da construtora naval francesa DCNS, confirmou que o design do submarino Scorpène atual pode ser alongado com a adição de mais seções, incluindo um sistema de Propulsão Independente de Ar (Air-Independent Porpulsion – AIP).

Boissier era parte da delegação comercial em visita a Nova Delhi com o Presidente francês Nicolas Sarkozy. A Índia já está construindo seis submarinos Scorpène na estatal Mazagon Dock ltd sobe um contrato de 180 bilhões de rúpias assinado com a França em 2005.

Ano passado, a Marinha Indiana expediu Pedidos de Informação (Requests for Information – RFIs) a distribuidores globais para seis submarinos da classe Project 75I, independentes do contrato de 2005.

A DCNS respondeu aos RFIs da Marinha em Setembro passado. No próximo ano, a Marinha deve emitir seus Pedidos por Proposta (Requests for Proposal – RFPs), que irão definir o tamanho dos submarinos e demais parâmetros críticos. Oficias da Marinha dizem que o contrato para o primeiro P75I deve ser assinado por volta de 2012-13.

Espera-se que os submarinos Project P75I sejam maiores que os da classe Scorpène, de 1800 toneladas, e permitam a montagem de sistemas AIP, propiciando maior tempo de permanência submersos e viabilizando a instalação de mísseis para ataque em terra.

Oficias da Marinha Indiana dizem que a comunalidade de componentes significará que a segunda linha de seis Scorpène será mais barata do que a de qualquer concorrente, embora não esteja clara a dimensão dessa economia. Os dois primeiros submarinos serão construídos no estaleiro estrangeiro que ganhar o contrato, os três seguintes, na MDL, e o último na Hindustan Shipyard Limited, recentemente adquirida pelo Ministério da Defesa.

Os submarinos serão construídos simultaneamente na Índia e fora dela para assegurar sua rápida adição à Frota. Isso ocorre porque a Marinha encara o rápido encolhimento de seu ramo de submarinos. Nenhum submarino foi adicionado na última década.  Dos 18 em 2000, a Marinha vê-los reduzidos a 14 e começará a aposentar as 10 embarcações russas da classe Kilo a partir de 2015. O programa de submarinos Scorpène está atrasado em quatro anos. Espera-se que o primeiro deles junte-se à Marinha apenas em 2015.

O programa indiano de longo prazo de construção de submarinos, concebido em meados dos anos 1990, prevê a construção de 24 submarinos nas próximas duas décadas.

Tradução: Felipe Medeiros

Fonte: Alide

23 Comentários

  1. Devo Lembrar e a escolhia imagem justamente por esta razão, de que, a Marinha do Brasil foiq uem fez este requisito e escolha, abrindo mão do AIP por um navio Disel elétrico maior e com mais autonomia, ao que parece a França quer propor a mesma solução à Marinah indiana, que vai operar o Scorpene convencional (menor).
    O detalhe é que a Índia parece optar pelo AIP, no mais a concorrência será acirrada pois a HDW também está no páero.
    E.M.Pinto

  2. em questão do sistema AIP, dizem que ele é caro, porém não há dúvidas que é um incremento à um sub. convencional, e para quem não se importa de gastar como a ìndia…

  3. a verdade ..da India correr as armas…creio eu .. é:
    Irã com a Bomba.. Paquistão sem um governo racional.. China se tornando uma potência hegemonica na asia…
    vai dar M ….by Caveira.

  4. Eu ainda acho que os nosso subs serão, em sua maioria, nucleares… É justamente na seção expandida que vamos colocar os reatores… Muito mais baratos e eficientes que os AIP.

    Seremos autosuficiente na tecnologia nuclear passífica.

  5. Novos subs da HDW, estão a caminho o Brasil está negociando novas aquisições, Jubim que o diga, ele esteve lá semana retrazada, vamos voltar para nossa origem os Franceses vão nos passar muito now how, ficaremos com alguns nosso objetivo é outro adquiri mais tecnologia é priorizar a industrial nacional, não compesar ficar nos scorpène disse Jubim.

  6. A Índia está querendo absorver a tecnologia européia de armamentos. Depois eles trocam o motor diesel por um pequeno reator nuclear. O nosso reator nuclear do submarino, está pior do que obra de igreja. Se fosse os cientistas alemães da II GM, teria fabricado tal reator nuclear em apenas 6 meses.

  7. Me parece que esses Scorpéne foram “inspirados” nos S-Br, com a manutenção do AIP. Mas ainda é cedo para saber qual será a configurção, sem o RFP.

    Caro Eduardo, a Marinha tem em seus planos compor uma frota mista de Subs Nucleares e Convencionais. Mas os Subs baseados no Scorpéne, não tem o diâmetro necessário para abrigar um reator nuclear, o Sub Nuclear será bem maior que os convencionais.

    []’s

  8. Não sabemos se o contrato sera comprido exemplo os alemães
    e ainda mais que o lula pisou na bola não comprando o rafale duvido que o brasil tenha sub nuclear e tem gente dentro da marinha querendo os submarinos alemães

  9. Brasil deve lançar foguete de médio porte no espaço neste domingo

    Brasília – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deve lançar no domingo ao espaço o foguete de médio porte VSB-30, desenvolvido por técnicos brasileiros. O equipamento vai levar para testes em ambiente de microgravidade cerca de dez experimentos de universidades, de institutos de pesquisas e de alunos do ensino fundamental que fazem parte dos programas desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

    De acordo com o coronel engenheiro Eudy Carvalhaes da Costa e Silva, coordenador-geral da operação, grande parte dos experimentos é voltada às áreas de tecnologia e biologia e alguns são diretamente relacionados ao desenvolvimento de sistemas para atividades espaciais. Ele explicou que objetivo da operação é colocar os experimentos a 100 quilômetros de altitude.

    “O que interessa nesse lançamento é o tempo que o foguete ficará acima de 100 quilômetros de altitude, que é caracterizado um ambiente de microgravidade”, disse Carvalhaes em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

    Segundo o coordenador, o foguete é projetado para percorrer 250 quilômetros e carregar 400 quilos. O tempo de voo total do foguete é de 18 minutos, incluindo o seu retorno à terra, no paraquedas.

    “Dividindo em fases, há o lançamento, com a propulsão dos motores, que dura entre 29 e 30 segundos. Depois, entra em fase de voo balístico, em que ele [foguete] vai no embalo. Com dois minutos atingirá o ambiente de microgravidade, voará seis minutos nesse ambiente e depois reentrará na atmosfera”, explicou Carvalhaes.

    Os técnicos envolvidos na operação vão fazer hoje (11) uma simulação da contagem regressiva para o lançamento e conferir todas as etapas do processo. A previsão é que o lançamento seja realizado neste domingo (12), entre as 10h e as 15h, no horário de Brasília.

    “Não temos um horário preciso porque o lançamento depende das condições meteorológicas”, explicou o coordenador-geral da operação.

  10. Pular fora dos Scórpene agora, depois de contrato assinado, algumas parcelas pagas e o corte de metal da primeira seção de casco? não creio. Ademais, a essa altura seria burrice

  11. Se eu fosse os indianos não jogaria fora os “Kilos”. Esses bojudos submarinos são silenciosíssimos e possuem uma capacidade de mergulho absurda para um submarino convencional.
    Eu os modernizaria; obteria uma arma mortal.

  12. Ficou dúvidas, mais é o seguinte vamos ter esses 5 subs com tecnologia Francesas, ok! depois disso vamos volta ao processo antigo, de 30 anos não pode para nossa missão era adquirir novas tecnologia dos Francesses, para fabricação do casco ok! o correto seria fica com os alemães o aço HY-100 deles é melhor que o aço 80 HLES porque o aço é as estruturas alemãs são melhores, depois desses 5 vamos volta para a tecnologia alemão nossa missão era só adquirir mais tecnologia certo.

  13. Acho tudo especulação, se o Brasil fosse pula fora do contrato assinado com os franceses, entao deveria parar a construção da nova base de submarinos. E com sinceridade, nao acho a tecnologia alemã, tao moderna assim no quesito submarinos, ja vi o tikuna por dentro e nao vi nada de expecional.

  14. Os engenheiros brasileiros têm receio de ousar e arriscar.
    Quem não atira, não pode acertar.
    Os russos vendem os seus submarinos ?

  15. Ninguém vai abandonar nada Fernando, vamos fazer um grande upgrade, na marinha, é como o Jubim disse foi muito caro essa aquisição, isso é para melhorar nossas estruturas é nacionalizar nosso industria maritima, 5 Scorpène + conhecimento adquirido da Alemanha = nosso Subnukes SNB totalmente nacional, nossa base é muito da alemanha.

  16. Os Amur 1850 com torpedos Shikival são a cara do BRASIL, são melhores q os Kilos….Agr trair os Franceses e uma sacanagem inominável, isso ñ se faz, damos sewguimento aos mesmo e colocamos os rússos tbm na fita…Cadê os caças Rafalesa sr. mula? Dá logo a decisão nesse Fx .P Ontem.

  17. Ninguém vai trair ninguém os Francesses sabem bem disse nenhum pais vai ficar dando colher de chá para os outros, vamos aprender engatinhando, depois ficamos de pé ae damos o primeiro passo, enquanto aos Russo eles foram curtos é direto com o Jubim so vendemos é ponto final, o contrato com a França era só de 5 submarinos é 1 nuclear 4 SSK convecional é 1 Subnukes, + lógistica é só, agoram se quisermos mais algum teremos que fazer outro contrato ou continuar desenvolvendo nosso técnologia adquirida da alemanha, caso ainda restem dúvidas entrem no site da AMRJ, é pergunte sobre isso.

  18. Caro Rogerio olhe isso, conheceis o dilema quem dúvida perde a vida! digamos que a França não cumpra, é não saia do papel então me diz, nosso submarino n1° vindo da França já esta pré-moldado o casco do primeiro é esta em plena montagem, as primeiras parcelas em milhões já foram pagas, sabendo que daqui alguns anos receberemos a 1ª unidade é o submarino nuclear é o mesmo que o primeiro so munda o tamanho então não creio noque vc diz, na condiz com a verdade é só uma opnião vaga, caso tenha dúvida lei essa matéria com muita atenção.
    http://www.naval.com.br/blog/tag/scorpene/

Comentários não permitidos.