Lula defende WikiLeaks: quem divulga não é culpado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu e prestou sua solidariedade nesta quinta-feira ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, preso nesta semana em Londres por acusações de crimes sexuais.

O australiano, cujo site causou alvoroço na diplomacia norte-americana ao divulgar milhares de documentos sigilosos sobre as relações diplomáticas do governo dos EUA, teve sua atitude valorizada pelo presidente em um discurso de defesa à liberdade de expressão.

“Aparece o tal do WikiLeaks e desnuda a diplomacia que parecia inatingível, parecia a mais certa do mundo, e aí começa uma busca. Não sei se colocaram cartaz como nos tempos do faroeste, procura-se vivo ou morto, e prenderam o rapaz”, disse Lula.

“Se ele leu, é porque alguém escreveu. O culpado não é quem divulgou, o culpado é quem escreveu. Portanto, em vez de culpar quem divulgou, culpem quem escreveu a bobagem, porque senão não teria o escândalo que tem”, acrescentou.

“Então, Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas”, disse.

Líderes e autoridades diplomáticas mundiais têm divergido sobre as atitudes de Assange, com alguns países condenando a divulgação dos documentos do Wikileaks e outras autoridades compartilhando a opinião de Lula.

Em tom irônico, Lula disse que a presidente eleita Dilma Rousseff tem que alertar seus ministros sobre os perigos do vazamento de informações.

“Eu não sei se meus embaixadores passam esses telegramas, mas a Dilma tem que saber e falar para os seus ministros. Se não tiver o que escrever, não escreva bobagem, passa em branco a mensagem”, disse o presidente.

Assange, que vive periodicamente na Suécia, foi acusado este ano de conduta sexual imprópria por duas voluntárias suecas do WikiLeaks. O australiano, que nega as acusações, foi preso em Londres em consequência de um mandado internacional por essa acusação.

Apesar da prisão, o WikiLeaks prometeu que continuará divulgando detalhes dos despachos confidenciais norte-americanos. Até agora, apenas uma pequena parte foi publicada.

Fonte: G1 via Hangar do Vinna

50 Comentários

  1. ta certo o lula ele ta so eh divulgando e e verdade ate agora ninguem da impresa global acusou os paises que estão sendo “desmascarados” de cencura…..
    por que sera?????

  2. O Barbudo ate que falou bonito hein… e desculpem em querer mudar o foco do assunto mas a forma como ele fala aos 29segs do video lembra demais o jeito do Bussunda!!! “…O rapaiz foi preso e eu num to vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressao!!!”…É mesmo muito deboxe pra cima dos gringos…rs. Sds.

  3. FREEDOM OF EXPRESSION nao e que os YANKES Pregao pro mundo?
    vc ver a hipocrisia deles
    sem falar que midia AMRICANA e totalmeti Controlada .perto de muitos paises

  4. CERTO É POUCO TA MAIS DOQUE CERTO,NIMGUEM PROTESTOU A FAVOR DE WIKILEAKS,É UM ABSURDO ELE APENAS DIVULGOU O QUE UM MEMBRO DE ALTA COMFIANÇA DAQUELE GOVERNO DEU A ELE…DESCOMFIAM DE TODO MUUNDO,TERRORISTAS,IRÃ,CORREIA ETC E ESQUECEM DE VARRER A PROPRIA CASA.

  5. LULA CINISMO AGORA NÃO NÉ.
    .
    Lula se eu fosse você,ficaria calado; pois neste caso houve muitos no seu governo; em que muita sujeira foi divulgada e a sua excelência fazia a mesma coisa ou até o pior que só Deus sabe.
    Os delegados e policiais da PF que o diga.

  6. É como eu digo, nesse mundo estamos proibidos de saber a verdade, apenas temos que viver com as mentiras americanas como se fosse verdadeiras, so agora foi divulgado a guerra no yemem, Lula as vezes faz umas kagad…sss mais agora agiu bem. parabéns.

  7. MUITO BONITO SR. PRESIDENTE!

    Quando a revista VEJA publica em primeira página os muito numerosos casos de corrupção do governo, escancarando as Erenices, mensaleiros, aloprados e cuecas recheadas de dólares nosso presidente aproveita o microfone para reclamar e xingar a mídia, acusando-a de comportar-se como um partido político. Insuflados por tais discursos, os raivosos bolivarianos adoram repetir em coro insultos contra o tal “Partido da Imprensa Golpista – PIG”, acusando de ser “hegemônica” e “patrocinadora dos interesses americanos e sionistas”. Agora quando o famigerado criador do Wikileaks é preso, e sobre ele pesam graves denúncias de vazamento de documentos confidenciais, eis que nosso mandatário vem prestar solidariedade ao mesmo afinal, a vítima da derrama de documentos é “uzamericanú mal, feio i bobo que melaro nosso acordu cum o Irã”. Diante disso, que tal nosso presidente oferecer refúgio político à Julian Assange afinal, ele poderia dividir um apartamento funcional na Asa Sul com Cesare Battisti e também ganhar uma boquinha em algum ministério, quem sabe pode até dividir a mesa e o cafezinho da repartição com Olivério Medina?

  8. Bravo isso mesmo esses americanos adoram se mete em tudo que não é da conta deles e acusar o mundo de violações aos direitos individuais, mas quando eles se vem em apuros prendem de forma habitaria um inocente (+ ou -), mas foi habitaria a prisão do rapaz, não existia pretexto pra prenderem ele fizeram um.
    Agora é mesmo de impressiona que os grandes jornais não tenham condenado essa atitude de prender o rapaz, é não só os jornais e cadê as autoridades ditas defensores dos direitos democráticos.
    Que piada, mandou bem Lula… mas claro que isso deve te deixado o governo americano meio fudi… isso foi uma mensagem pra eles o medo acabou!!!!!

  9. O Lula está completamente certo, não tem de prender quem pulblicou e sim quem escreveu, quem não concordar com o Lula nesse assunto não tem raciocínio.Concordo com o Darth Sidious, somos proíbidos de saber a verdade, aí temos de fcar sabendo pelas mentiras americanas , pois ele fazem o que quer e ninguém diz nada.Presidente você fala tudo errado,seus discursos nem sempre são bons mas agora você foi 10..

  10. Apesar de achar a atitude do Lula louvável, ele deveria ter guardado esse pronunciamento. No momento atual, o que os EUA mais querem é ver o Assange em Marte e o WikiLeaks sem dinheiro e sem hospedagem, e podem enxergar essas palavras como provocação gratuita.

    Queremos maior destaque internacional, mas não se esqueçam que estamos falando dos EUA, e os caras sabem pegar pesado quando querem (embargos, sabotagens, etc)…

    Cuidado, Lula… Muito cuiado…

  11. “E sabe prefiro se taxado de “vermelhuxo bolivariano” que “traidor-vendido”.”

    Amigo Carl:

    Desculpe meu excesso de sinceridade(acho que esse é o meu maior defeito) mas com esse tipo de declaração você involuntariamente endossa com o pensamento hipócrita dominante entre a militância do partido no poder segundo qual a liberdade de informação quando se trata de denunciar seus escândalos de corrupção deve ser suprimida ao passo que a libertinagem de expressão quando revela correspondência diplomática do “império inimigo dos povos” oprimidos” é elogiada.

  12. Sem nada a perde nosso presidente vai sair mesmo do governo é esta dando umas boas cutucadas nos Yankes, nessa altura do campeonato ele quer atrair os olhares da midia para seu lado, agora que venha as retaliações é isso que os gringos vão fazer mais um bom motivo presidente para compra os caças já que o folego voltou quero ver se vai ser assim até o final, é isso mesmo seu ato agora foi o melhor do ano defendeu uma coisa importante liberdade de expressão. madou ver parabéns.

  13. Concordo com o presidente Brasileiro… mas também gostaria de ver um WikiLeaks dirigido a todos os países, principalmente aqueles que são a grande oposição dos EUA… para ver que o moral desses líderes…. jogar pedras é fácil, mas todos eles têm telhados de vidro.
    (Isto não recado para o Lula, longe disso… não me interpretem mal)

  14. “O culpado não é quem divulgou, o culpado é quem escreveu.”

    O culpado é quem “vazou” a informação, Sr. Presidente…
    Para variar, falando asneira.

  15. Com exceção dos documentos vazados da guerra do golfo e afeganistão os demais são idiotas correspondencias diplomaticas repassadas por funcionarios de embaixadas americanas e estas idiotices estão causando um burburio mundo afora com reações de todos os tipos.Imaginem quando realmente vazarem segredos heim?

  16. HMS TIRELESS você realmente sabe o significado de hipócrita? e o seu comentário anterior foi simplesmente ridículo, só para pra pensar um pouco por favor, se a liberdade de imprensa fosse estagnada não haveriam tantas denuncias ainda mais contra o partido do presidente em si, corrupção é mais antigo que o Brasil ainda mais do que a democracia, é óbvio que uma revista publicada no nosso pais pode tomar publicações partidárias, então a reclamação do presidente é valida quanto a elas.

  17. É isso ai Tireless quando empurram no dos outros é sorvete,quando vai no deles é malagueta e como nunca antes na historia desse pais atacam o que não condiz com a ideologia deles ou que representam obstaculo a seus protegidos nacionais e externos.A Bandeira do Brasil é verde e amarela,azul e branco e não vermelha com uma unica estrela no centro.Não tenho ideologia mas me inoja a politica Brasileira,so tem bandidos.Ate agora o que se tem vazado a respeito de nosso governo são citações ate normais entre o seviço diplomatico e o governo deles,não efeta diretamente mas compromete a idoneidade

  18. O WikiLeaks mostrou uma coisa que poucos notaram,se for verdade que os E.U.A e A China,armaram nas costas do mundo para sabotar a conferencia do clima,estamos diantes de uma hipocrisia impar,nessa conferencia do clima ouve um incidente no qual um representante da china falou num tom tão alto com o Obama,dizendo:

    “Vcs não vão impedir ou atrapalhar o nosso desenvolvimento”
    /E segundo o WikiLeaks,se eles definiram o roteiro antes,isso foi armado,mostra o quanto essa administração Obama é pouco confiável.

  19. Lula, não estava na agenda o Brasil ter cadeira no conselho de segurança, por mais acordos que teve com os “camaradas”, até porque também não são eles que decidem. És mais esperto que uma raposa, mas acho que pretende derrubar o muro de concreto com estilingue.

  20. A liberdade de expressão tem que ser total!!!
    Tanto WikiLeaks quanto Veja o WikiLeaks devem ser livres para informarem oa público em geral o que acontence nos bastidores,quem quiser que interprete as informações ou “enformações” ali contidas ao seu bel-prazer.
    Sem essa de dizer que um pode e o outro não pode,não foram os norte americanos que exportaram a liberdade de informação,e pregam isso com o maior orgulho?

  21. Diz o editorial da Folha de S. Paulo desta 6ª feira, 10:

    “Está em curso uma cruzada de governos e empresas internacionais contra o WikiLeaks…

    A perseguição parece relacionada ao intuito de silenciar um novo meio de divulgar informações que ganhou uma inesperada projeção internacional e tornou-se um incômodo para governos de diversos países…

    O caráter ambíguo do WikiLeaks, aliado à sua inexistente tradição – não há histórico consolidado de seus valores e comportamentos -, gera desconfiança sobre a possibilidade de o site vir a colocar em risco a segurança internacional e a vida de pessoas.

    Essas incertezas possivelmente contribuem para as hesitações que se observam em setores que deveriam defender com vigor a liberdade de expressão e o direito da mídia, tradicional ou não, de divulgar informações reservadas…

    Num mundo em que governos democráticos inventam mentiras para invadir países, vazamentos como os do WikiLeaks prestam um serviço ao esclarecimento e à verdade. Se a diplomacia exige sigilo, que seus responsáveis o mantenham com eficiência”.

    Diz o editorial do CMI Brasil que está no ar desde 4ª feira, 8:

    “…surgiu em setembro um blog chamado Falha de S. Paulo, uma paródia ao maior jornal brasileiro, a Folha de S. Paulo. (…) Era um blog recheado de fotomontagens, brincadeiras e críticas ácidas ao noticiário da Folha. Eram críticas sempre bem-humoradas, porém duras.

    Para se ter uma ideia, uma das montagens de maior sucesso (e mais irônica) punha o rosto do dono do jornal, Otavio Frias Filho, no corpo de Darth Vader. Pois bem: após um mês no ar o jornal entrou na Justiça para censurar o blog. Pior: conseguiu. Ainda pior: além de conseguir cassar o endereço, a Folha abriu um processo de 88 páginas contra os criadores do site, pedindo indenização em dinheiro por danos morais.

    O jornal alega ‘uso indevido de marca’, por causa da semelhança entre os nomes Folha e Falha e porque o logotipo do site era inspirado no do jornal. A paródia foi criada por dois irmãos (Lino e Mário Ito Bocchini) que não têm ligação com nenhum partido político ou qualquer outra entidade. São duas pessoas ‘avulsas’, o primeiro jornalista e o segundo, designer.

    E agora os irmãos estão tendo uma dificuldade brutal (e gastando bastante dinheiro) para se defender na Justiça de uma ação volumosa do maior jornal do país. E a previsão dos advogados e professores de direito ouvidos pela dupla é a de que a Folha deve ganhar a ação, mais por ser uma companhia grande e poderosa e menos pelo mérito da questão em si.

    Aqui entra o motivo pelo qual os irmãos Bocchini resolveram levar a questão para além das fronteiras do país: no Brasil, menos de 10 famílias dominam os grandes meios de comunicação. E uma dessas famílias é justamente a Frias, que ficou incomodada com a Falha de S.Paulo e suas brincadeiras como a do Darth Vader.

    Por corporativismo, nunca um órgão de uma família noticia algo relacionado à outra. É uma espécie de tradição brasileira. A censura de um blog, ainda mais seguida de um pedido de indenização, é uma ação judicial inédita no Brasil.

    Por conta disso, os irmãos Bocchini estão sendo chamados a diversos eventos de comunicação, convidados a dar palestras etc. Estão recebendo muita solidariedade de blogueiros e ativistas por liberdade de expressão de todo país, e figuras públicas como o ex-ministro Gilberto Gil gravaram depoimentos condenando a censura e o processo da Folha. Mesmo assim jornais rádios, TVs e revistas seguem ignorando completamente o assunto.

    A preocupação geral é que, se o jornal ganhar essa ação inédita (como tudo indica que vá acontecer), um recado claro estará dado às demais grandes corporações brasileiras, sejam de comunicação ou não: se alguém incomodar você na Internet, invente uma desculpa como essa do ‘uso indevido de marca’. A Justiça irá tirar o site do ar e ainda lhe conseguir uma indenização em dinheiro.

    Ou seja, está nascendo um novo tipo de censura em nosso país, justamente pelas mãos de quem vive da liberdade de expressão. E não estamos conseguindo furar o bloqueio da mídia convencional, dominada pelas tais poucas famílias que já dissemos. Por isso só nos resta agora apelar para o exterior”.

    Só me resta manifestar total solidariedade aos irmãos Bocchini, colocando-me ao seu dispor para ajudá-los nessa luta pela liberdade de expressão que nada fica a dever à travada por Julian Assange.

    E lembrar que a ação contra mim movida pelo Boris Casoy é mais um marco dessa escalada de intimidações.

  22. Ricardo Pereira,

    Cara vc foi simplesmente SUBLIME ao publicar este artigo!

    Infelizmente em nosso país, a mídia é controlada por poucas e poderosas famílias (uma verdadeira máfia). O mais repugnante é que as mesmas se consideram as legítimas representantes do direito à informação do povo brasileiro, como se estivessem desvinculadas dos seus INTERESSES DE CLASSE. Pior, querem se desvincular do passado sombrio da época da ditadura miliatr. Quanto ao processo eleitoral brasileiro desde o fim da ditadura militar, invariavelmente SE POSICIONARAM CONTRA OS INTERESSES POPULARES. Antes mesmo do fim da ditadura, BOICOTARAM A CAMPANHA DAS “DIRETAS JÁ”. Em 1982, antes ainda que os brasileiros pudessem escolher seu presidente, tentaram inviabilizar a eleição de Leonel Brizola no Rio de Janeiro. Em 1989, na primeira eleição direta para presidente, ocorreu a notória edição do debate entre Lula e Collor pela TV Globo. Em 1998, EVITARAM QUALQUER MENÇÃO CRÍTICA À SOBREVALORIZAÇÃO CAMBIAL PARA REELEGER FHC, QUE EXPLODIRIA NO ANO SEGUINTE LEVANDO O PAÍS MAIS UMA VEZ AO FMI e ao aumento de seu endividamento externo.

    E quanto a Falha, digo, a Folha. Faço minhas as palavras de Paulo Henrique Amorim:

    “Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é ( http://www.conversaafiada.com.br/antigo/?p=23300 ); NOS ANOS MILITARES, A FOLHA EMPRESTAVA CARROS DE REPORTAGEM AOS TORTURADORES”.

  23. Esse vazamento de documentação sigilosa, mostrou que o Governo Obama está uma zona. Um oba, oba …
    Isso é uma grande vergonha internacional.
    Foram legalizar as drogas nos EUA … Presidente, Governador, Prefeito … elogiam a maconha.
    E se o Brasil legalizar as drogas, será muito pior do que nos EUA.
    Na Bolívia, está sendo permitido os índios (60% da população) fazerem justiça com as próprias mãos.
    Pessoas acusadas de roubo, são espancadas e queimadas vivas. É droga !

  24. Na verdade ele só defende o WikiLeaks porq o Brasil não tem nada a esconder,mas também nada para mostrar.
    Não levem a mau,mas é quase isso.

  25. EXDSOMBRA:

    Reafirmo que a postura do nosso presidente com prazo de validade até 31/12 é absolutamente hipócrita. Qualquer cidadão que leia jornal, tenha boa memória ou a mesma não seja seletiva recorda bem da reação destemperada do nosso mandatário quando Larry Rohter, correspondente do NYT, “vazou” as preferências etílicas do mesmo. Caso não recorde o intento original de Lula era expulsar do país o referido jornalista. E agora que o Wikileaks vaza correspondência diplomática ele vem defender a “liberdade de expressão”? É querer subestimar a inteligência alheia…

  26. Interessante como os velhos pretextos não mudam. Os inimigos da liberdade de imprensa adoram utilizar justificativas como “monopólio de família” “mídia burguesa” “mídia que só defende seus interesses de classe” “mídia hegemônia a serviços dos imperialistas americanos” quando querem atacar a mídia. E as soluções apresentadas também são sempre as mesmas “democratização dos meios de comunicação”, “controle social da mídia” e “participação da sociedade”…todos meros eufemismos para tentar justificar a o confisco dos meios de comuniação e a sua posterior estatização ou a entrega dos mesmos aos amigos do poder afinal, para os bolivarianos, mídia boa é mídia amestrada.

    Quanto à Paulo Henrique Amiron, cabe apenas dizer que o mesmo FOI um bom jornalista. Hoje em dia o mesmo ganha a vida como arremedo de apresentador que apresenta um arremedo de programa dominical e blogueiro puxa-saco do partido no poder.

  27. >>> SUGESTÃO DE VÍDEO AO PLANO BRASIL <<<
    Wikileaks:
    http://www.collateralmurder.com/
    O que estes estúpidos/idiotas Americanos estão fazendo no Iraque?
    Assistam acima e depois comente.
    É por este e po outras razões que não devemos comprar o F18 E/F destes caras e nos armar até os dentes para que nunca estes estúpidos sintam vontade de fazer aqui o qe fzem no Iraque e Afeganistão. Um absurdo completo, covardes GIs Marines… dentro de seus AH64.
    Deveriam ser pendurados em praça pública. Ontem no National Geographic passou o documentário Restrepo que vc pode ver no link abaixo alguns trechos, como é bom ver um estúpido destes cair e os companheiros covardes chorarem feito crianças.
    http://www.youtube.com/watch?v=fKxysYXSDrM
    Têm dia que é o dia da caça.

  28. Nossa mídia é claramente vendida o maior exemplo foi o ataque feito à compra dos submarinos depois que a compra foi consumada como não tinha mais quem pagasse ninguém mais fala mal, outro exemplo foi o ataque feito exatamente no final do primeiro turno desse ano muito provavelmente já possuíam essas informações, mas guardaram para o momento que o seu patrão mandasse usar.
    A folha não é falha, falha seria se cometesse erros o que não é o caso vejam o FX cheio de informações contraditórias e não só uma vez, mas todas as informações.
    Quanto ao presidente Lula ele não inventou uma falsa acusação de assédio para PRENDER um jornalista, além disso, as informações eram de domínio público que eram mentirosas e além de ofender o presidente deixavam o Brasil é uma situação constrangedora, por que o país deveria aceitar um estrangeiro que prejudica a imagem de todo o país? E o presidente lembrando sempre defendeu a simples expulsão de um estrangeiro que trousse constrangimento ao país e nunca falou em PRENDER.
    Defendo a liberdade de expressão doa a quem doer e não liberdade de manipulação informações, mas é isso cada um acredita no que lhe parece mais certo ou mais oportuno para seus “objetivos”…

  29. Acreditar que a revelação das preferências etílicas do presidente pode ser mais constragedora ao Brasil que a divulgação dos segredos diplomáticos está sendo para os EUA é algo para lá de tendencioso e incoerente. Da mesma forma entender que a expulsão de um correspondente estrangeiro pode ser encarada como uma pena “humanitária” também é algo tendencioso. Por fim não creio que a justiça sueca possa ser tachada de mentirosa, principalmente se você for compara os índices de corrupção deles com os nossos.

  30. ISSO É INVERSÃO DE VALORES SR. PRESIDENTE. SE FOSSEM NOTICIAS SOBRE SI GOSTARIA DE VER SUA POSIÇÃO? NÃO ATIRE PEDRAS PARA O TELHADO DO VIZINHO, PORQUE O SEU PODE SER DE VIDRO.

  31. “…OS VELHOS PRETEXTOS NÃO MUDAM.”

    Como “os velhos pretextos não mudam?!” o que é isso?! Vc esta negando a HISTÓRIA e o FATO que esse monopólio midiático tem liberdade para mentir, dissimular, caluniar e só são o que são hoje, por causa do apoio irrestrito que deram e receberam da ditadura militar que torturou, assassinou e fez desaparecer inúmeras pessoas, entre elas, inúmeros jornalistas?! Pobre Vladimir Herzog.

    ——————————————————–

    “OS INIMIGOS DA LIBERDADE DE IMPRENSA….”

    “Esse cidadão já passou da conta, já é tempo de alguém ligar para Meir Dagan”.

    “Vamos, gente, vamos. Custa tão pouco ligar para para Meir Dagan…nem precisa matar, basta dar uns sopapos e depois entregar para as autoridades suecas”.

    “O Pseudo justiceiro e estuprador Julian Assange gosta de posar de corajoso frente ao americanos com esses vazamentos criminosos de documentos confidenciais. Agora gostaria de ver se ele é corajoso o suficiente para promover vazamentos de documentos oriundos do exército israelenses. ele sabe que se o fizer poderia acabar como o traidor Mordechai Vanunu se tiver sorte. Caso contrário iria ter o mesmo destino do terrorista Mahmoud Al Mahbouh e ser encontrado morto a pauladas em um quarto de hotel”.

    Essas são as suas palavras! OH PALADINO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E IMPRESSA!
    Para quem diz queo excesso de sinceridade é o seu maior defeito… Pois, vc reprime e depois acusa outros de reprimirem a liberdaed de expressão. Realmente um poço de sinceridade e firmamento!

    ———————————————————

    “CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA…”

    “… TODOS MEROS EUFEMISMOS PARA TENTAR JUSTIFICAR A O CONFISCO DOS MEIOS DE COMUNIAÇÃO E A SUA POSTERIOR ESTATIZAÇÃO…”

    Cara, o que vc realmente entende sobre CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA?

    E não confunda liberdade de expressão com liberdade de imprensa! Como a mídia adora fazer

    Lembro-me, que em uma manobra dissimulada em outro post, vc estava “preocupado” em saber sobre a minha opinião “acerca das reiteradas tentativas do governo de implantar o tal “controle social nos meios de comunicação”, a mais notórias dela inclusa no malfadado PNDH-3”
    Bom, logo percebi que vc não tinha meonr informação sobre o “malfadado projeto”. Não mais que a opinião da grande mídia.
    Espero que os seus conhecimentos/opiniões acerca do “controle social da mídia” não sejam os mesmos divulgados na Folha, Época, Veja, G1, Estadão……

    ———————————————————

    Quanto ao jornalista Paulo Henrique Amorim, gostaria de saber quando o mesmo FOI UM BOM JORNALISTA, e quando deixou de ser pra vc?

  32. Falou e disse Márcio. Infelizmente para o nosso presidente e para uma turminha por aí mídia boa é mídia treinada para falar bem do governo. E ainda tem gente aqui no blog que acha que a Suécia fabricou a acusação contra Assange mas acredita piamente no veredito da justiça iraniana que condenou à morte Sakineh Ashtiani

  33. Alguém ae se perguntou, com tantos karas gabaritados no governo o Lula veio a escolher a Dilma pra ser presidente, é como o velho ditado diz, o aluno tende a supera o mestre, tomara que esse governo seja melhor que os outros, vamos ver como vai fica o Brasil daqui para a Frente nos já tivemos presidentes de varias areas, Sociologos, Administradores, Advogados, Militares etc…agora uma ex-guerrilheira então ela deve saber doque o Brasil precisa capacitar nossas forças.

  34. Esse Julian Assange está claramente sendo persseguido, pois quando o homem fica rico toda mulher quer ser estrupada por ele ou quem sabe ter um bebê pra tirar um pouco da sua fortuna

    Em outras palavras, é leviano ser acusado de estrupador e ainda ser casado pela Interpol com se fosse um terrorista árabe ou um ditador saguinário africano.

  35. Larry Rohter somente não foi expulso do país pela péssima repercussão que a questão teve. Também colaborou o fato do ministro da justiça à época ser Márcio Thomaz Bastos, um dos melhores juristas do país. Caso o governo pudesse manipular os meios de comunicação da maneira que quisesse, e se o ministro da justiça fosse Tarso Genro(mentor intelectual do vergonhoso refúgio político concedido a Cesare Batistti), indubitavelmente o correspondente do NYT teria sido expulso do país.

Comentários não permitidos.