Defesa & Geopolítica

Israel rejeita a proposta de receber 20 caças F-35 de graça

Posted by

O Governo de Israel desprezou a proposta norte americana de uma nova moratória nos novos assentamentos judeus nos terrítórios palestinos. Os EUA estão insistindo que Israel concorde em parar novamente a construção no local na esperança de reativar as negociações de paz entre as autoridades israelenses e palestinas. Uma forma que Washington encontrou para convencer os israelenses foi de doar mais 20 caças F-35 para Força Aérea de Israel.

Israel a muito tempo planejava adquirir 40 caças F-35, mas concordou em adquirir apenas 20 devido ao custo. Um oficial militar disse a Aviation Week que quando a propósta foi feita pela primeira vez ele era um negócio “que não poderia ser recusado.”

No final, o Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu decidiu que era uma proposta que ele não poderia aceitar.

Quando Israel concordou em adquirir o caça F-35I, Washington também prometeu que o país poderia ter a capacidade de rapidamente ajustar o equipamento de guerra eletrônica e instalar seus próprios sistemas de arams e alguns sensores a bordo do caça stealth. Em vista dos recentes andamentos, será que Washington deve reconsiderar essa posição?

Fonte: Aviation Week / Robert Wall – Tradução: Cavok

20 Comments

shared on wplocker.com