EUA executam guerra secreta no Iêmen

http://ldrlongdistancerider.com/images/obama-in-yemen.jpgOs Estados Unidos executam uma guerra secreta no Iêmen que mata cinco vezes mais civis do que terroristas, informa nesta quinta-feira o jornal britânico The Times.

Nos 12 últimos meses, os EUA lançaram quatro ataques com mísseis cruzeiros contra alvos da Al Qaeda na Península Arábica, nos quais morreram 200 civis e apenas 40 terroristas, diz a publicação.

Os detalhes desses ataques só foram divulgados depois de o WikiLeaks publicar vazamentos diplomáticos segundo os quais o governo iemenita fingiu várias vezes ser responsável pelas operações para encobrir Washington.

Fontes do governo iemenita deram ao jornal britânico detalhes dos ataques e o custo de vidas civis, algo que vinham suspeitando há tempo grupos de defesa dos direitos humanos.

Segundo os serviços de inteligência americanos, Al Qaeda deslocou seu centro de operações da fronteira afegão-paquistanês para o Iêmen.

Umar Farouk Abdulmutallab, o nigeriano de 23 anos que tentou atentar contra um avião com destino a Detroit (EUA) no Natal passado, recebeu treinamento nesse país árabe.

Funcionários ienemistas disseram ao The Times que EUA lançaram em dezembro passado duas ofensivas usando mísseis ‘cruzeiro’ a partir de navios da Marinha, aos quais seguiram outro em janeiro e um quarto em maio.

O míssil atingiu um suposto acampamento da Al Qaeda, na província sulina de Abyan, em 17 de dezembro, matou 41 moradores locais, entre eles 14 mulheres e 21 crianças.

O governo iemenita pediu a Washington que suspendesse os ataques depois de o lançamento de maio acabasse com a vida de um líder tribal leal ao governo que negociava a entrega de um membro da Al Qaeda quando a ofensiva ocorreu. O terrorista foi o único que alcançou saiu ileso.

Vazamentos do WikiLeaks, o presidente iemenita, Ali Abdala Saleh, tratou o tema com o general David Petraeus, chefe do comando central americano em 11 de janeiro.

Saleh acusou os EUA de terem errado o alvo após a morte de civis em um ataque contra Al Qaeda em Abyan, em dezembro do ano passado.

As forças americanas tentam caçar Anwar al-Awlaki, um jihadista americano que se refugiou em uma região montanhosa do sul do Iêmen descrita por alguns como mais perigosa do que a de Tora Bora, no leste do Afeganistão.

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. imagina quantos outros ataques igual a este, que nao foram noticiados, e que ninguem mais fica sabendo , apenas os proprios americanos e quem passou pelo ataque “sabem”.

  2. O mt do mesmo, sempre eles , os criminosos contumaz de sempre, o + impressionante de td e q o tal do CS da quasemorta ONU nada faz ou investiga, cito as mortes de centenas de cívis Afegões e Irakianos, o criminoso confesso do bush e do tal do toniblair ainda estão soltos…lamentável.

  3. Gabriel,
    è muito simples,os EU controla grande parte das “grandes mídias”, e em se tratando de um país fechado como o Iemêm, isso fica mais fácil ainda; lá “traidores”, com aspas ou sem aspas, são enforcados, mas não antes de passarem pela execração pública, com direito a muita porrada e cospidas.
    Aí vc já viu né, prevalece a lei do “não vi nada não sei de nada”.

  4. É claro que eles não permitiriam que isso poderia sair na tv por isso fizeram essa guerra secreta.E cada vez mais eles ficam com o papel de vilão.

  5. hahaahahah!!! Agora o povo vai da razão para o Irã, os iatolas estão putos da vida eles iam entregar os terroristas é morrem 200 civis, é justamente morrem varios importantes chefes, é curioso desses lideres apenas o terrorista sobreviveu algum que o destino que mostra para nóis, o quanto somos cegos, Lula véio é hora de se redimir com o status global que vc tem é pedir apoio da Russia para caçar esses assasinos americanos de uma vez por todas…devem serem julgados pelos seus crimes de guerra, olhem o iraque, e os inocentes presos em Guantánamo em cuba acusados de serem terroristas é ainda não conseguiram prova, liberdade a essas pessoas.já

  6. Eu concordo Leonardo, pareçe ataques sem planejamento, sai atacando sem noção do que pode acertar..Pode até ter matado uns terroristas sim , mais matam 7 vezes mais civis.. Como pode isso?

  7. Desespero… Essa palavra resume o que se passa com a “guerra ao Terror” de Bush. Os EUA parecem um tamanduá correndo atrás das formigas. A Al Qaeda vive mudando de base de operações e lá se vão EUA eOTAN atrás dos “terroristas”.

    Afeganistão, Iraque, Iemen… Quem será o próximo? Irã? Líbano? Síria?

  8. Enquanto nosso Lulalala fica só falando nada faz pra nossa defesa apenas acordo para chegar essas máquina por essas banda daqui 10,20,30 anos, fica gritando aos 4 cantos cuidado presidente vc poê nos no meio do fogo cruzado, se o senhor declarou nos meios de comunicação internacional tem um amigo Ditador facista que fazer a Bomba tomara que não faça porque se fizer nos seremos os próximo acusados de apoiarem os terrosista ae eu vou ver a FAB, pegando seus aero modelos de briquedo para nos defender, as vezes sai algum bom da suas palavras, é triste que fique so na retórica é nosso pilotos sonhando em berço explendido.

  9. uhum imagina quantos ataques, matar 200 inocentes por causa de 1 terrorista. E aí vocês concordam?? deixa essa história de anti-americano de lado, apenas digam se vocês dariam permissão para tal ataque.

Comentários não permitidos.