Duas aeronaves russas Il-38 ASW interrompem exercícios militares entre EUA e Japão

Um exercício militar conjunto entre os Estados Unidos e o Japão que está sendo realizado no Mar do Japão foi suspenso quando duas aeronaves de guerra anti-submarina russas Il-38 “May” voaram sobre a área, informou nessa quarta-feira o canal japonês NHK citando o ministério da defesa japonês.

Os exercícios bi-anuais Keen Sword foram suspensos devido ao receio que as aeronaves russas pudessem obter dados ultra-secretos, informou o canal de televisão.

Cerca de 34.000 militares japoneses, com 40 navios de guerra e 250 aeronaves juntaram-se a cerca de 10.000 soldados norte americanos com 20 embarcações militares e 150 aeronaves para participar dos exercícios no Mar do Japão, na costa da ilha de Okinawa.

A agenda dos exercícios, o qual deve continuar até o dia 10 de dezemebro, inclui missões de defesa aérea e mísseis integrada, base de segurança, apoio aéreo aproximado, disparo real, defesa marítima e busca e salvamento.

Fonte: RIA Novosti – Tradução: Cavok


Sobre o Il 38

Texto Plano Brasil

Autores: E.M.Pinto e Rustam (Moscow- Rússia)

Fotos: Rustam

O IL-38  foi a resposta soviética de uma aeronave destinada  para localizar e destruir submarinos, a aeronave foi concebida para efetuar reconhecimento aéreo e eletrônica e executar a colocação de minas marítimas.  O avião é equipado com  sistema de busca “Berkut-38 e sistemas eletrônicos automatizados para navegação,  CVM-264.



A aeronave faz a busca utilizando  sonobóias descartaveis  modelos RSL-1, RSL-2, RSL-3 e bombas oguiadas Omaboe-25-12D, sistemas de busca aerea TMA-60 ou TMA-73 além do radar de bordo. As aeronaves utilizam torpedos AT-2M, bombas anti-submarino e minas.



A aeronave é baseada na célula da versão civil IL-18.  entretanto a versão militar apresenta diferenças estruturais cuja asa é deslocada 3 m para frente e a fuselagem é reforçada. O sistema de propulsão é baseado em 4 motores HPT AI-20M com hélices AB-64 de 4,5 m de diâmetro.

A aeronave é equipada com banheiro e com compartimentos para acomodar a tripulação submetida a patrulhas longas.



A cabine é dividida em duas partes com o cockpit e a cabine dos operadores de sistemas (navegação, radar, armas, guerra eletrônica). Esta área é equipada com banheiro e camas dobráveis, armários e mesas.



A aeronave foi incorporada na Marinha Soviética em  17 de Janeiro de 1969 e a primeira Frota a ser considerada operacional foi a do Norte em Março 1968. A aeronave foi utilizada em exercícios militares pela primeira vez  durante exercícios  “Oceano” em 1970.

O Il 38 caracteriza-se por ser uma aeronave capaz de efetuar voos de longa duração, simplicidade e o conforto de pilotagem, até mesmo  em altitudes extremamente baixas. A aeronave também apresenta alto índice  de automação dos processos de gestão e tarefas especiais.

A produção em série da aeronave  continuou até Fevereiro de 1972. Com 65 aeronaves construídas. Em 1977, cinco aeronaves  foram adquiridas pela Índia. Até hoje, o IL-38 continua a ser a aeronave naval mais segura da Rússia, tendo registrado apenas um incidente grave, efetuado por falha humana.

A Marinha Russa pretende submeter os seus IL 38 à um extenso programa de revisão e adaptação para sistemas em estado de arte, o programa deve elevar a vida útil das células por mais 10 anos, altura em que serão substituídos por uma nova plataforma.

Expecula-se que a Marinha Russa esteja estudando inúmeras plataformas inclusive modelos ocidentais, entretanto, é mais provável que a futura aeronave de patrulha e salvamento da Marinha seja baseada em um novo turbo-helices Russo a ser desenvolvido e inclusive as aeronaves Sukhoi Super jet e o futuro MC 21 estariam sendo estudados com grandes chances para os novos jatos comerciais.

Ficha Técnica

Tripulação: 10
Comprimento da fuselagem: 39.60 m (129 ft 11 in).
Comprimento da asa: 37.42 m (122 ft 9 in).
Altura: 10.16 m (33 ft 4 in).
Área da Asa: 140 m² (1,506 ft²).
Peso vazio: 33,700 kg (74,140 lb).
Máximo de decolagem: 63,500 kg (139,700 lb).
Propulsão: 4× Progress AI-20M turbopropulsores, 3,170 kW (4,250 hp) cada
Maxima velocidade: 650 km/h (353 kn, 406 mph).
Alcance: 9,500 km (5,130 nmi, 5,937 mi).
Teto de serviço: 10,000 m (32,800 ft).
Razão de subida: 320 m/min (1,050 ft/min).
Armamento: 20,000 lb (9,000 kg) includo cargas de profundidade, minas, torpedos e bombas.


20 Comentários

  1. Não entendo os Americanos.
    Chamam a Russia de ‘muy amigos’ em questões como o escudo anti-missel, mas para tudo para não verem manobras NADA SECRETAS diga-se de passagem..

  2. kkkkk, EUA,JAPÃO cancelaram treinamento com medo dos Russos espionarem suas táticas de guerra, putz, se fosse para espionar era so usar o Satélites deles spy tipo glonass, como eles sabiam que era um Bombardeiro Russo correram com medo essa é a verdade.

  3. E.M.Pinto já viu os tipos de armas que essa latas carregam, não né, pois é, tem torpedos anti-navio, é submarinos é sem falar que pode levar armas atômicas é nessa altura não é bom ariscar, é os gringos tão com medo dos Russos, por causa do wikleaks, essa ousadia dos Russo foram uma resposta, não mexe que aqui tem.

  4. Concordo com vc Darth, è verdade que qualquer missilzinho pode derrubar esses aviões, mas teriam coragem para fazer isso sem mais nem menos?
    Ter um punhado de ICBM, sucata ou não, impõe respeito, bom se tivéssemos umas sucatas assim.

  5. Isso é camuflagem russa…Como se eles não tivessem máquinas melhores.

    Pra que mandar o seu melhor e deixá-lo vulnerável e exposto ao inimigo?

    Só americano burro que faz isso.

  6. nao julguem pelo invólucro..
    vai saber se não estão testando um novo sistema para detectar subs…

  7. Latas velhas? Pois é… Tão velhas e sem serventia quanto nossos P3 Orion, né?

    Se a modernização dos nossos garantir uma sobrevida de 15 anos às células, já terá se pagado.

    Espero que o Brasil, com seus quase 8.000 km de costa de 3,5 milhões de km² de ZEE pense seriamente no substituto dessas aeronaves que estão chegando agora. A isso, damos o nome de “planejamento”, tão em falta no nosso país…

  8. É Edu Nicácio os bombardeiros lata velhas são sem serventia que expulsou a maior frota de combate do planeta, não julgue a lata a toa não vai saber que eles tem uns ICBM, se os Yankees correram porque eles conhecem o poder de destruição da arma, o mesmo posso dizer dos EUA, com um avião velho jogou duas Bombas no Japão é ae vai encara, sangue de barata nessas horas correm até nas véias dos gringos..kkkkkk

  9. não sou russófilo, mas vou te falar viu…
    prefiro essa lata velha voadora (que deve ser robusto e páu para toda e qualquer obra) dos os P-3queroserelefantebranco que a FAB comprou… já vem com estrutura afeta, meia dúzia de rachaduras, a peso de ouro e enchendo o rabo de espanhol de dinheiro…

    Viva ao P-3 copiado que ficou até mais bonito que o original!

Comentários não permitidos.