Militares não se opõem à compra de caças Rafale

http://1.bp.blogspot.com/_FQsH6U4CU1U/TPhX4lpNzdI/AAAAAAAAAEE/Cx_7VXQH8eA/s1600/Rafale_FAF_08.jpg

A esta coluna, um ex-ministro da Aeronáutica afirmou que o único ponto errado na licitação dos caças foi a revelação abrupta de Lula, com o processo ainda aberto, de que o Brasil preferia o modelo francês Rafale. No resto, segundo a fonte, está tudo certo. Disse ele: “Visitei diversos países como ministro e comentei que, no Brasil, criava-se comissão com engenheiros de elite, oficiais renomados e, no fundo, para minha decepção, a decisão era política. Ouvi de todos os ministros, de outros países, resposta igual. Todos disseram que a comissão é apenas para parecer que a decisão será técnica. Em 100% dos casos, a compra de itens militares é política, de revólveres a porta-aviões.”

Com isso, a fonte diz que ele, e muitos colegas seus da elite da Aeronáutica, aprovam a opção brasileira pelo avião francês Rafale. Além disso, cita que o avião sueco N-Gripen jamais foi produzido em escala industrial e só dispõe de um modelo para exibição mundial; além disso, tem uma dependência, pois conta com muitas peças norte-americanas. Um detalhe é que o “N” quer dizer “Navy” (Marinha) o que não chega a ser um item favorável, na visão do pessoal da Aeronáutica. A tecnologia norte-americana, sem a menor dúvida, é a mais evoluída, mas Washington sequer promete a mais leve transferência de conhecimentos. Lembrou a fonte o caso de aviões vendidos para o Chile, em que as peças de reposição ficavam nos Estados Unidos, o que é inadmissível, pois deixa o país comprador de mãos atadas.

Em relação à França, observa a fonte que, por não ter mais a menor pretensão a potência hegemônica, o país europeu oferece como atrativo alguma transferência de tecnologia, o que interessa ao Brasil. Sobre isso, comenta:

– Na verdade, ninguém transfere tecnologia de boa vontade. No processo de produção, cabe aos engenheiros nacionais absorverem o máximo que puderem. Nenhum país do mundo cede tecnologia com um sorriso nos lábios nem entrega xerox dos seus estudos. Há que se arrancar cada informação, no dia-a-dia.

Fonte: Monitor Mercantil

41 Comentários

  1. Certamente o Monitro cometeu gafes, N é New e G não é de Gripen e sim Generation, a versão naval do Gripen NG nada tem haver com o assunto é apenas mais uma versão proposta que não conta com protótipo nem demonstrador ainda.
    Contudo o comentário do dito Brigadeiro é exatamente o que 99% das pessoas não s edão conta.
    Ainda que com sorrisos e boa vontade, a transferência de tecnologia esbarra na capacidade de absroção do receptor.
    Sem engenheiros e indústrias capazes de nada adianta tentar transferir.
    Depois, mesmo que transferido e absorvido, se não houver prática e aperfeiçoamento constante com desenvolvimentos em cadeia, em uma década perde-se toda a tecnologia absorvida.
    sds
    E.M.Pinto

  2. As gafes são grandes em relação ao NG são ridículas, só não se sabe se foram cometidas pelo entrevistado ou pelo entrevistador (pela fonte ou pelo jornalista – escrevi para o jornalista tentando tirar a dúvida, se ele responder informo aqui).

    abraços a todos

  3. “Militares não se opõem à compra de caças Rafale”
    NÃO é isso que diz o relatório da FAB!
    “avião sueco N-Gripen jamais foi produzido em escala industrial”
    Sera que o fato dele ter sido apresentado como PROJETO tem alguma coisa relacionada!
    “Em relação à França, observa a fonte que, por não ter mais a menor pretensão a potência hegemônica, o país europeu oferece como atrativo alguma transferência de tecnologia”
    Como a França pode oferecer TOT se ela não dispõe do direito intelectual sobre os componentes do caça!

  4. Ate a imprensa francesa ja se deu conta que o rafale não sera comprado pelo Brasil.
    Na política, como em outros lugares, só promete vincular aqueles que
    acreditar. Terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    lembrou com certa crueldade ao seu homólogo francês, Nicolas
    Sarkozy, de declarar a compra dos aviões Rafale francês, ele
    prometeu, mas não assinado, será sem ele. Isso quer dizer que ele vai
    provavelmente não … 07 de setembro de 2009, e Presidências francesa
    O Brasil tinha emitido um comunicado conjunto afirmando que “em
    Dada a extensão da transferência de tecnologia e das garantias oferecidas
    feita pelos franceses, o presidente Lula anunciou
    decisão da parte brasileira de negociações para
    a aquisição de 36 aviões de combate Rafale. “Mas estas declarações
    de intenções são inválidos. Presidente brasileiro passado imediato
    deixa o cargo 31 de dezembro, a opção de equipar o exército de
    aérea de seu país com a unidade francesa foi “um legado muito
    legado pesado, de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e
    fazer um acordo com a França, mas não vou fazer. ”

    É muito desprezada, e apenas os mais otimistas
    hoje convencido de que pode ver o avião francês
    Ainda uma chance neste país, mesmo como novo presidente
    Dilma Rousseff está enfrentando graves problemas económicos com
    levou ao anúncio de cortes orçamentais em todos os setores,
    excepto para os programas sociais.
    PS:Traduzido pelo google,eu não falo frances.
    http://www.lepoint.fr/chroniqueurs-du-point/jean-guisnel/le-rafale-au-bresil-c-est-fini-07-12-2010-1272293_53.php

  5. Seja como for, parece que a situação é a seguinte (segundo um amigo do MRE): o Lula quis envolver a Dilma no processo de negociação (até aí tudo normal). E devido a isso, ela precisa se inteirar ao processo todo (o que será feito, está sendo feito). Dependendo de como andar a carruagem, a decisão acontece ainda neste ano…e ainda segundo esse amigo do MRE, não houve mudança nenhuma no favoritismo.

    ainda sobre isso, achei este link, com as palavras do professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Antônio Jorge, que diz mais ou menos a mesma coisa que nosso amigo do MRE disse:

    http://www.portugues.rfi.fr/franca/20101207-apesar-de-empurrar-para-frente-lula-pode-decidir-ainda-esse-ano-compra-de-cacas

    neste mesmo link tem um comentário do Nelson During, que tem uma opinião contrária…enfim…

    abraços a todos

  6. France says confident on Rafale jet sale to Brazil

    http://www.reuters.com/article/idUSPIS8NE6LA20101208

    PARIS | Wed Dec 8, 2010 7:41am EST

    PARIS Dec 8 (Reuters) – A French government spokesman said on Wednesday the country was “confident” about the prospects of a deal to sell French Rafale fighter jets to Brazil.

    Brazil, actively courted as the first foreign buyer of Rafale jets, has so far delayed a decision on whether to buy the fighters made by French firm Dassault Aviation (AVMD.PA) until newly elected President Dilma Rouseff takes office next year.

    Asked about the status of talks over the sale of the planes after a meeting of government ministers, the French government spokesman Francois Baroin said: “We are confident”. (Reporting by Emmanuel Jarry, writing by Nick Vinocur)

    abraços a todos

  7. E não tem que se opor a nada mesmo e ainda estar feliz em ter algo novo e de ponta…Na hora que estivermos invadidos por uma superpotencia ou coalizão que lutara pelo Brasil somos nós os Brasileiros…Mas ja perguntaram a alguns deles se suas preferencias são movidas por patriotismo ou caprichos por algum vetor???

  8. Cadê a decisão, ora, ora, já é para cumprir o que foi dito durante todo o ano, definir o avião de superioridade aérea.

  9. Não é questão de ser melhor ou pior, é o custo hora voo e misseis que são o problema, não adianta de nada termos F-22 e pilotos mal treinados, veja Israel se a força aerea deles é o que é é por causa do treinamento não do equipamento, e se fosse dada a decisão politica ela já teria sido dada, e não empurrada pra Dilma, por causa da preferencia do Lula temos que esperar ele sair do cargo para a Dilma mandar o Rafale pra PQP, membra que ela disse que não tem preferencia por nenhum dos caças?
    Vocês vem muito pelo lado belico e esquecem de como a politica segue seu curso

  10. Não houve mudança nenhuma, mas está suspenso o FX2.
    Com o tempo dos mirage já estão se esgotando o que podemos esperar senão alguns tampões ???
    Essas sãoas conclusões que podemos tirar diante das informações.

    Conclusão vai atrasar tudo.

    Abs.

  11. Darkman,

    não está cancelado. Não foi resolvido ainda, mas cancelado não está.

    No entanto, concordo com vc no quesito atraso. Quanto mais demora, mais atrasado fica…e corremos contra o tempo, pois os M-2000 param de voar a partir de 2015.

    O amigo do MRE, que citei acima, não descarta a possibilidade de caças “tampão”, com ou sem conclusão do FX2. O que ao meu ver é o pior dos mundos, mas acho que acabará ocorrendo. E neste caso, acho que os M-2000-9 dos EAU (é só uma opinião minha) começam a fazer sentido, ou melhor, podemos começar a pensar neles como uma possibilidade não muito remota.

    abração brother!

  12. É fácil o presidente não tem credibilidade é nem palavras, mais vai ser como o rei da França disse no passado, Charles de Gaulle disse o Brasil não é um país sério é fim de papo.

  13. Sobre esse ex-ministro da Aeronáutica, existe algum trabalhando para a Dassault? 😀
    No meu entender essa matéria está cheia de erros, seja por culpa do repórter ou do entrevistado.

    Mas nada de novo no front. A Bola agora está com a Dilma, cabe ela decidir o que quer que seja. Ela pode decidir pelo Rafale, pelo Gripen Ng, pelo Super Bug. Ela pode até autorizar o Lula a anunciar se a escolha dela for o Rafale. Por outro lado, ela pode simplesmente autorizar a FAB buscar um caça tampão adiando o processo novamente.

    Cabe a ela,decidir. A presidente que apesar de não estar em exercício ainda, já está no poder.

    []’s

  14. amigos,

    uma outra opinião qu me pareceu ser interessante, vinda do Inforel:

    FX3

    Ainda que a presidente decida manter Nelson Jobim no comando da defesa, tudo leva a crer que o Programa FX2 será cancelado.

    Um novo programa deverá ser iniciado.

    O FX3 será uma oportunidade para Dilma recompor as relações com os Estados Unidos, uma de suas prioridades em política externa, e de aprofundar a cooperação com outros países como França e Rússia.

    A presidente carece de uma identidade externa forte. Com um projeto dessa dimensão, poderá sentar-se à mesa com outros líderes e fazer-se conhecida de verdade.

    O FX2 foi marcado pela pouca transparência e por uma sucessão de equívocos que serviram, entre outras coisas, para fortalecer a imagem do Brasil como um país que não é sério.

    Como Dilma não é Lula, não é grife.

    Ela terá obrigatoriamente que ser séria para obter o respeito e a credibilidade, interna e externamente.

    http://www.inforel.org/

    Se o Fx2 for mesmo cancelado e vier um FX3, acho que só teremos dois concorrentes: Russia e EUA.

    abraços a todos

  15. O que eu mais gostei da entrevista do Brigadeiro foi a seguinte parte “Lembrou a fonte o caso de aviões vendidos para o Chile, em que as peças de reposição ficavam nos Estados Unidos, o que é inadmissível, pois deixa o país comprador de mãos atadas” depois dizem que é lenda, ou seja se comprarmos o VOVÔ F-18 tudo desde parafuso até mísseis, ficarão sob custódia numa base da USAF, até o tio sam deixar a gente bricar de guerra.Agora imagina a IV Frota e a OTAN se aproximando da amazônia verde e azul.Não podemos admitir tal situação humilhante esta informação não foi dada por um forista mas por um Brigadeiro da Aeronáutica,logo merece ser levado em consideração.Qualquer dúvida pergunte a Força Aérea Chilena.

  16. O Gripen NG é caro e ninguém fala sobre isso… Os Suecos estão cobrando muito caro para um Gripen C/D MLU. Antes um F16 Blk52 que esta coisa cara ai.

  17. É a economia estúpido, já dizia um acessor de presidente americano antes de uma campanha a reeleição. Repito, muitos falam:
    – O Rafale é o mais caro? mas nunca questionam se o valo cobrado pelo projeto d Gripen é justo.
    – O Rafale não vende. Ninguém fala que o Gripen NG nem do papel saiu ainda e muito menos que isso ai não é uma compra de um Toyota Corolla ou VW Golf. Para mim, quanto menos Rafale voand por ai, melhor. Quantos F22 existem voando?
    – O Rafae têm, olhem só, componentes OEM Americanos. Ninguém observa a dependência de componentes e tecnologia americana no Gripen NG. Seria até interessante este ganhar e observando os Suecos correndo atrás de tecnologia alternativa como o fizeram no caso do Radar AESA (primeiro a Thales, depois a Raytheon e quando ninguém o quis a Selex Galileo).
    Um absurdo e falta de noção ds que dizem saber etender do riscado.

  18. O ex-ministro anda desatualizado, muito por fora!

    O Rafale não vende, não vende nadinha. Quem comprar vai entrar pelo cano por causa dos custos de manutenção que deverão ter uma curva crescente em relação a escala de produção. Os franceses estão bastante encrencados com a Rajada, mas isto é um problema dos contribuintes franceses com seus políticos. Se o Rafale não vender 400 nos próximos anos a França vai se ver com um problema de manter caças quase que de forma artesanal. Ou seja, com peças feitas especifica e exclusivamente para cada caça, o que torna sua manutenção uma fortuna ao longo dos anos.

    O F-18 é o mais palatável politicamente, agradaria o alto comando e faria uma boa média com Tio Sam, contudo, parte do Itamaraty (o lado vermelho que anda em volta do Samuel Pinheiro e do Marco Aurélio Garcia), porque existe um outro lado nada “esquerdista”, que não iria reclamar. Vai depender de quanto a presidente é capaz de fazer valer sua legitimidade/autoridade dentro do governo.

    O Gripen agrada ao COPAC, a Embraer, a Fiesp/Ciesp e parte do PT paulista, universidades e institutos de pesquisa do parque aeronáutico nacional. com uma vantagem estratégica importante, o custo de aquisição e manutenção (especialmente este último). De longe é o que mais impactaria politicamente para o público interno de “grandes empresários”, não sofreria resistência dentro da FAB, pouca oposição dentro do Itamaraty e da militância mais a esquerda do partido.

  19. A n FAB ñ tem hà anos um vetor de relevancia, um caça modernso, como ela já opera com caças franceses, o raflae será mt bem vindo, tem mt poucas diferenças, precisdamos de um caça pa ontem , sr.mula.Sds.

  20. Ha alguns meses eu disse que os sub’s scorpene e o EC-725 poderiam serem cancelados e fui criticado!E agora ZE?
    A localidade pra construir o estaleiro também não era a ideal.
    “Ainda na área bélica, um engenheiro naval diz à coluna que a francesa DCNS e a brasileira Odebrecht vão se defrontar com um problema no estaleiro de Itaguaí (RJ) – onde serão construídos quatro submarinos convencionais e um quinto apto a receber motor a propulsão nuclear, a ser desenvolvido pela Marinha do Brasil. É que em frente ao estaleiro há uma enorme pedra submersa, chamada de “Pão de Açúcar”, que exigirá muito trabalho e dinheiro para ser dinamitada. Sobre submarinos, fontes militares afirmam que um dia o Brasil poderá voltar à linha alemã, pois a qualidade é alta e o preço é inferior ao cobrado pelos franceses.”
    http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=88504

  21. Comprar equipamento bélico no brasil é uma novela mesmo.. não entendem que “a guerra sempre foi a continuação da política por outros meios” como Carl von Clausewitz citou em um de seus livros. Não existe isto de país bonzinho.. país mal. Dentre as situações de cada nação, há caminhos decididos, mas em todos eles a lei da força sempre teve de estar presente, este é o mundo em que vivemos. A conclusão que eu chego é que o Brasil não é dos brasileiros já faz tempo, pois se fosse de fato, com certeza os grupos de intelectuais, de cientistas, e comerciantes.. já estariam revoltosos. Mas sim de uma elite conivente com as fatias arrendadas, e o brasileiro que vive nela é meramente uma massa de manobra a ser alienada e explorada. Os militares possuem a ESG, a ABIN também agora como colaboradora indireta, não é possível, que homens desenvolvidos para o pensamento pró-nação não estejam notando o picotamento da bandeira nacional. Espero que a posição “qualquer-um-serve” não seja sinal de comodismo.

  22. Antes de mais nada, parabéns, agora por favor anote as coisas que você fala, para que eu não tenha que lhe lembrar novamente.
    Como você mesmo disse o tal túnel era o ponto fraco do projeto pois bastava bombardea-lo e a base ficaria isolada, lembra? pois é, o túnel é esse que eles vão construir e que desde o principio está no projeto, ara fazê-lo vão dinamitar a rocha, coisa que acontece em toda e qualquer rodovia do brasil, nem requer tecnologia alienígena, ou seja, não crie trajédia onde não há, o reporter ai se deparou com um problema que pra ele parece insuperável, mas que já estava nos planos de construção desde o início a pedra vai dar trabalho.
    Outra coisa, vejamos até onde se sustenata esta hipótese dos subs alemães, mais um cantanhede Gate? ou será que há fontes de verdade, pois segundo o comandante da Marinha ALmirante Moura Neto não, entre o almirante e as fontes do monitor mercantil eu fico com o primeiro.
    No mais, não há dúvidas que parcerias com os alemães são sempre bem vindas, os seus submarinos são referências e na minha modesta opinião há espaço no Brasil para os modernos U 212 do qual a marinha alemã tem 6, aliás os seus únicos submarinos na atualidade. São sempre bem vindos.
    Quanto ao EC 725, te dou o contato do piloto do exército que está em treinamentos e até do pessoal da marinha que os voou, inclusive do editor do Poder Naval que recentemente fez uma bela reportagem sobre eles (marinha), você pode pessoalmente questioná-los quanto ao grau de satisfação da “JACA” e saber o que eles pensam, sugestão, na revista asas deste mês tem uma entrevista do comandante da força aeronaval, veja o que ele fala dos Helis.
    No mais jackson o priemiro SBR está sendo montado na França tal como contratado, o estaleiro, a base naval, o paiol e a vila militar dentro do complexo da base naval de itaguaí seguem os cronogramas especificados.
    Os engenheiros estão na DCNS(1ª turma) e na Eurocopter ( além dos engenheiros os estudantes universitários (2ªturma se não estou enganado) cada um concluindo seus cursos tal como contratado, a fábrica da helibrás segue seu cronograma de implantação o que indica que em 2014 tanto o primeiro SBR quanto o primeiro helicóptero (montado no Brasil com suite da Aeroeletronica Elbit)os mesmo que voc~e disse que viriam sem nada pelados e que a seriam todos produzidos na frança, recorda?
    Todos eles submarino e helicópteros estarão em solo brasileiro em seus trabalhos de conclusão e construção.
    Ou seja, tal como especificado e contrariamente ao que você e muitos outros têm repeteidamente dito.
    “os Franceses não são confiáveis, eles não cumprem, eles são feios e tralala…”
    Vamos apurar estas notícias do submarino alemão e vejamos onde chegaremos.
    no mais grande abraço
    E.M.Pinto

  23. A presente nota possui furos inacreditáveis. Além dos já apontados pelos colegas tem a rizível versão de que as armas e as peças dos aviões chilenos que estariam em depósitos nos EUA. Pobre Chile, deve ser um país de gente masoquista mesmo afinal estão recebendo mais um lote de F-16 usados da Holanda e ainda assim encomendaram 100 AIM-120C7 AMRAAM…resta evidente que é matéria paga, provavelmente com dinheiro gaulês.

  24. Acertou onde Jakson, que eu saiba o F 18 é o escolhido do relatório inicial, e após a repontuação do ToT o escolhido é outro.
    A folha até agora não mudou o discurso e foi contrariada até mesmo por ela mesma nuam matéria do domingo que foi reproduzida aqui.
    O senhor leu?
    sds
    E.M.Pinto

  25. É incrível as sandices que surgem não é??

    Tireless meu amigo panfletário, você falando de matéria paga??
    Por vezes penso que seus comentários se não foram pagos com dinheiro da terra dos fast foods tem um loira de seios fartos e origem escandinava no subsídio…

    Mas e daí? Tanto faz não é?

    O Jakson eu nem comento…

    Incrível o trabalho enorme de reclamar e não de buscar soluções…

    Aliás eu vou adorar o trabalho todo de vocês quando o que mais querem acontecer, o F-X2 naufragar e passarmos a viver de F-5 de asa curta… é o que o país merece por tanta gente com consciência tão vasta e ampla em suas críticas.

  26. O texto apresentado mesmo com erros vai de encontro com a lógica… mas como eu digo “agente muitas vezes só vê aquilo que deseja” e claro vale pra mim também.
    Mas eu tenho uma pergunta o que faz uma pessoa adulta entre imagino 20 a 60 anos falar mentiras deslavadas em um blog como esse onde não temos o poder de nada sobre coisa alguma… caro amigo vc não esta enganado ninguém além de vc mesmo e mesmo que enganasse alguém que não fosse vc lamento informá-lo, mas aqui somos mais pra estudantes de assuntos relacionados a assuntos militares do que para senadores, generais, almirantes, brigadeiros e claro presidente. Tudo que o senhor fala além de ser mentira é totalmente irrelevante, coloque uma coisa na cabeça não temos o poder de fazer as compras estamos aqui só pra discutir, se vai mentir pra alguém que seja pra alguém que realmente possa mudar as coisas quem sabe senadores e generais ou equivalentes.

  27. Acredito te cometido um erro de fato militares de alta patente freqüentam o blog, porém, tende identificá-los e contar suas lorotas só pra eles.
    Muito obrigado caro Jackson.

  28. Concordo com o amigo Brasuka, o Gen. sempre tem razão, já viu as declarações do Heleno, o Lulinha se sentiu costrangido é pediu explicações, so porque ele disse umas verdades é deu umas bordoadas no governo, isso é verdade se compramos o F-18 é por ventura um inimigo aparecer é for aliado dos Yankees tamos na merd…porque nem parafuso eles mandam, olhe a França com a Argentina brigou com a Inglaterra membro da OTAN, que também a França é membro acabou o misséis Exocet da Argentina pediu mais da França oque a França fez, pulou fora não vai se meter com um outro membro da OTAN.

  29. Tio San perdeu a boa e rendosa vaquinha leiteira rsrsrs vai mamar notro lugar xô chua…A questão nem é F18 TT e parafusos e sim entrar na arapuca desses caras ou melhor continuarmos sendo fantoches deles.Hoje temos oportunidade de olhar-los na cara e dizermos NÃO…Politicos são todos Ratazans e bundões que não estão nem ai pro povo e nem tem respeito por todas as lutas e dificuldades daqueles que realmente amam esse pais de tornar o Brasil mais moderno e independente.Ceder para eles agora é jogar toda nossa luta e todo nosso esforço fora.Se optar-mos pela França vão ficar bicudinhos se radicalizarmos de Sukoy podem ate querer nos invadirem…Politicos safados temem e abrem as pernas,nós e nossos soldados preferimos morrer lutando por independencia e apartamento dessas viboras que manipulam o mundo,que semeiam discordia e que cometem atrocidades com povos mais fracos.São covardes e so visam seus proprios interesses.O Brasil de hoje não é mais quintal deles e jamais se transformara em garagem para eles.Que afundem em recessão e que recebão cogumelos nukes porque é o que merecem ter.

  30. a essa altura do campeonato “ou melhor da novela fx2” a FAB esta tão angustiada que seja ql for o caça “f-18 , rafale ou gripen” sera aceito de bom grado depois de mais de 16 anos de proposta e indecisão a FAB aceitara qlqr um desde que os msm seja comprado e a novela tenha fim…

  31. O Super hornet levou na questão operacional,esta mais que provado em combate.
    O Gripen NG foi indicado pela questão da transferência de tecnologia.
    E o rafale?Perdeu nas duas questões.

  32. O ex ministro parece não ter credibilidade nenhuma, é um brigadeiro aposentado não é? mas é engraçao quando as palavras são de outro brigadeiro aposentado Quirirco, ai sim é lei.
    Nada contra o brigadeiro Quirico, pelo contrário o admiro e respeito muito e pela sua carreira e história merece toda a atenção quando se refere ao tema.
    O problema é a velha equação do dois pesos duas medidas, militar aposentado que está afavor daquilo que eu gosto: “é o cara”.
    Militar aposentado que diz exatamente o contrário do que eu quero ouvir: ” devia vestir o pijama azul”.
    e assim caminha a humanidade…
    E.M.Pinto

  33. É verdade mais nessa altura, os militares da FAB, não querem mais espera, se é o Rafale pronto, ficamos quetos, se é o F-18 ficamos quetos também, oque importa é recebermos os caças se contrariarmos o governo ficamos no mesmo lugar sem nada.

  34. Um exelente avião que é operacinal a mais 40 anos(com grande e respeitável histórico),quanto tempo a mais poderia voar e ser um aparelho EFETIVAMENTE dissuasório?
    Concordo que hoje o F-18 bate de frente com qualquer caça de sua categoria na atualidade(principalmente se ele não viesse míope, castrado e com parafusos e mísseis numa base da USAF),mas quanto aos Su-30,Su-35 e Pak fa que virão para a Venezuela? E quanto ao F-35?
    Se escolhermos esta aeronave dentro de 5 anos vamos precisar de mais uma concorrência.
    Aí vai ser outra novela amarga.

  35. A CHINA COMPROU TODA TECNOLOGIA DO SUKHOI SU 27 , E HOJE JÁ FABRICA O J 11B , UM CLONE ,MAS E TODO FABRICADO NA CHINA, JÁ ESTÃO FABRICANDO ATÉ OS MOTORES,NÃO SEI PORQUE O BRASIL NÃO QUER OS RUSSOS,, TALVES POR PRESSÃO DOS AMERICANOS, NÃO SEI PORQUE ,AFINAL ELES AMERICANOS NÃO TRANSFEREN NADA MESMO,, OS AMERICANOS FALAM NÃO , E O BRASIL FALA OK

    RAFALE , GRIPEN ,TODOS COM TECNOLOGIA AMERICANA, ASSIM NÃO DA………

Comentários não permitidos.