Defesa & Geopolítica

MBDA entrega 600º míssil TAURUS KEPD 350 para a Luftwaffe

Posted by

A TAURUS System GmbH, joint venture formada pela LFK-Lenkflugkörpersysteme GmbH (MBDA Deutschland) e  Saab Bofors Systems, entregou o 600º míssil ar-superfície TAURUS KEPD 350 para o Escritório Federal Alemão de Tecnologia e Aquisições para Defesa (BWB). Essa entrega marcou o final bem sucedido de produção dessa primeira série.

Segundo Werner Kaltenegger, diretor da MBDA da Alemanha, essa encomenda do TAURUS foi de grande importância para a subsidiária do grupo europeu pois contribuiu de maneira importante para o crescimento da mesma. Helmut Hederer, diretor da TAURUS Systems GmbH, disse que esta otimista com relação às possibilidades de comercialização do TAURUS KEPD 350 no mercado internacional.

O brigadeiro-general Hermann Muntz, assistente-chefe do Comando de Sistemas de Armas da Força Aérea da Alemanha (Luftwaffe) e oficial da área de contratação mais graduado da Força, disse que a Força conta agora com um dos mais avançados e eficazes mísseis ar-superfície para serem lançados contra alvos fortificados a partir de uma distância segura com a finalidade de se evitar exposição da aeronave lançadora às defesas antiaéreas inimigas.

O TAURUS é considerado um dos mísseis ar-superfície guiados de longo alcance mais modernos da atualidade. Graças ao seu sistema de navegação Tri-Tec, ou seja, composto por um sistema de navegação híbrido GPS/ INS (inercial), um radar altímetro e um buscador por imagens IR (infra-vermelhas), o míssil possui elevada precisão de ataque. Para que o alvo seja atingido com eficiência, ele foi dotado com uma ogiva em tandem MEPHISTO (provida de sensor de proximidade, carga explosiva moldada, ogiva de elevada capacidade de penetração e detonador PIMPF inteligente. Esse vetor de ataque foi projetado para ser lançado contra uma variada gama de alvos, incluindo fortificações (bunkers), mesmo aquelas construídas em profundidade, permitindo a neutralização de objetivos pontuais de alto valor tático com reduzidos danos colaterais e riscos para aeronaves e tripulações que os lançam. O alcance efetivo do TAURUs é da ordem de 500 km.

A Luftwaffe está integrando seus TAURUS KEPD 350 nos aviões de combate Tornado IDS. Melhorias futuras no míssil poderão ser feitas, notadamente nos sistemas de controle de voo, capacitação para operações antinavio, possibilidade de integração do míssil em um ambiente tático de operações em rede  e integração nos aviões de combate Eurofighter Typhoon.

Além do fornecimento desses 600 mísseis, o contrato avaliado em € 570 milhões, assinado em 2002 com o BWB, prevê o fornecimento de elementos de logística tais como conjuntos de peças sobressalentes e equipamentos de monitoramento do hardware e software dessa arma.

Fonte:  Tecnologia & Defesa

8 Comments

shared on wplocker.com