Com impasse dos caças, FAB teme apagão

http://jc3.uol.com.br/jornal/charge/ch13092009.jpg

Sugestão: Edu Nicacio

O adiamento na decisão sobre a compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira), agora nas mãos da presidente eleita, Dilma Rousseff, trouxe de volta aos militares o temor de um apagão no sistema de defesa aérea do país.

Entre os concorrentes da disputa, houve surpresa com o resultado da reunião entre a presidente eleita e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ocorrida anteontem.

Já entre brigadeiros, além da decepção de ver o enredo que se arrasta desde 2001 sem desfecho, a Folha apurou que há a preocupação com a aposentadoria dos 12 Mirage-2000 que compõem a primeira linha de defesa do núcleo do poder do país.

Baseados em Anápolis (GO), os caças já haviam sido comprados como solução-tampão em 2005, quando a primeira concorrência para adquirir novos aviões foi cancelada pelo governo Lula.

Eles deverão parar de voar a partir de 2014 e, mesmo que o novo modelo esteja escolhido em 2011, dificilmente voará antes de 2015.

Aí surgem as mesmas opções anteriores para evitar o apagão: a compra emergencial de aviões para tapar buraco e a intensificação do uso das versões modernizadas do F-5, aviões da década de 1970 que ganharam recheio eletrônico novo e são elogiados.

No exercício militar Cruzex, em novembro, os F-5 derrubaram na simulação o visitante francês Dassault Rafale –ironicamente, o modelo apontado por Jobim para equipar a FAB.

Os brigadeiros preferiram em sua avaliação o sueco Saab Gripen contra o Rafale e o americano Boeing F-18. Porém, o comandante Juniti Saito enviou, no início do ano passado, ofício asseverando que os três aviões cumpririam o papel previsto.

Dilma agora deverá analisar o parecer de Jobim e, especula-se, o da FAB. Não há prazo, uma decisão é esperada para o início de 2011. A compra não custará menos de R$ 10 bilhões para 36 aviões, armas e logística.

“Estamos prontos para qualquer consulta”, disse Bengt Janér, da Saab. Dassault e Boeing não falaram.

A decisão pró-Rafale era dada como certa, embora a permanência de Jobim na Defesa mantenha o concorrente francês como favorito.

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha

41 Comentários

  1. Ai pessoal,
    Pelo visto, vamos de F5M turbinado. Tem opção de compra na: Suissa, Taiwan, Honduras, Chile, Singapura, etc.

  2. Este não é um país sério mesmo. Está entregue! Será a eterna fazendinha da nova ordem mundial. E os brasileiros trabalhadores escravos desta. Por quanto devem ter vendido o Brasil? Lula e Jobim estão defendendo o deles da reta! Só nas mamadas, e o compromisso com a nação nada. Só queria entender que democracia é esta…

  3. E ainda me criticam quando eu digo que o brasileiro não se interessa por suas forças armadas: quando não é a sociedade em geral são os políticos.
    Quando a marinha teve seu projeto de equipamento atendido, juntamente com a aquisição de novos helicópteros para as três instituições militares, parecia que a modernização militar começaria á progredir em termos de arsenais. Aí vem o próprio presidente mostrar que não é bem assim. E olha que nem se fala da modernização do exército! Decepção mesmo.

  4. Não podemos esperar e como já anunciado por alguns especialistas, não aventureiros, o Rafale é a melhor opção para o país, pois vem com transferência de tecnologia.

  5. É cansativo seguir este processo do FX 2 e a palavra do ministro da defesa Jobim, sempre marcando uma data, conforme noticia a imprensa, e nada de definição.Mau sinal.

  6. Estão brincando com a segurança do país, e sacaneando os francos, isso mostra falta de seriedade, o mula poderia ter já declardo e assinado o acordo de compras dos rafales, o q obrigaria a dilma a dar peosseguimentos ao mesmo..tão de brincadieras, Poderiam tbm pedir a EMBRAER um caça p nós, dentros de n realidades, mt ágil, rápido mach 2,5, baixa manutenção, supercruiser..p no mínino 2 anos…+ nem nisso eles pensam, estão fazendo um vazio de segurança áera no BRASIL e deixando a FAB e péssima condições de vigiar. Lamentável. Srs. cadê os rafales? P Ontem.

  7. Segundo as cabecinhas de Lulinha & Cia o F5M deverá nos prover de segurança aérea durante todo o século XXI, muito provavelmente na sua última versão sucata voadora rererere-potencializada F5MMMMM-MEGAPLUS2090BR. rsrsrs.

  8. Vaii acabar dando em nada, A FAB já não tem mais dinheiro .. As Forças Armadas não tem aquela confiança em dilma ( terrorista ) Que putaria.
    No meu ponto de vista esse FX-2 vai acabar sendo arquivado como varios outros .. Se o brasil fosse um pais de ponto de vista Rapido nós seus objetivo não estaria acontecendo essa onda ai.
    ” Brasil um pais de todos “

  9. o brasil quer dominar , o espaço. fabricar satelites etc,como se não tem grana para comprar caças de combate,para a fab, é seu Fernando Henrique,assim não da…
    o senhor devia ter definido no seu governo,agora todos ficam empurando com a bariga , já pasaram mais de 10 anos sobre este asunto, estes caças hoje já estariam pagos, que pena , sera que a dona Dilma vai faser o mesmo, pasar a bola pra frente, se não tem dinheiro ,deveria ter um projeto de lei , onde a petrobras , deveria pagar ,esta compra, e não estados ,ficarem brigando pelo pre sal, de todo o petróleo que o brasil prudus uma porcentagem deveria ser destinado para equipar nossas Forças Armadas.

  10. Se pelo menos deixassem de ter sonhos e preferencias de aeromodelistas e focassem somente na modernização e independencia do Brasil ja seria otimo.Falar da FAB é muito profundo e chega a ser erroneo porque engloba todo aquele que usa a honrada farda.Nossos pilotos são o que de melhor temos em nossa defesa.Mas la tem uma ninoriazinha tranqueira que so visa preferencias e a alegria de voar um mito.

  11. Ricardo Pereira, exato.
    E isso daqui a 4 anos, quando o F-22 e F-35 estiverem 100%.
    Ai lá vai o “Brazil” uma geração atrás (DE NOVO).

  12. A FAB se insurgiu contra a “escolha política” do governo federal e agora ao que tudo indica sofrerá represálias por ter agido em defesa dos seus interesses e não da turma que desejava dar vazão aos seus delírios ideológicos e rancores bolivarianos e de quebra se dar bem com alguma boquinha. Lamentável, e quem paga é o país e o povo brasileiro.

  13. TIRELESS…Não tem nada disso.Não é insurgencia e nem tampouco represalia….Calma vem AVIÃOZINHU…E sera GRIPEN,RAFALE ou SU,mas jamais F18,F22 ou F35….A VAMPIRO DANOU-SE E VAI SE DANAR AINDA MAIS….Ja era EUA aqui não é mais seu quintal e não vai ser sua garagem…Bye Bye.

  14. “Apagão com merecimento!!!”

    Você está revoltado somente plo fato do Rafale não ter sido o escolhido e ter subido no telhado meu caro?

  15. Nunca nossas forças armadas vão ser respeitadas porque os mesmo que estão no poder não são militares é não entende poha nenhuma das necessidades do nosso pais ta ae a prova o descaso do governo com nossos militares é tão grande que chega a ser caótico,péssimo,mediocre é lamentável como o Gen. Heleno já falou, talvez se nosso presidente fosse o Heleno tinhamos esperanças de termos um presidente que realmente se importe com nossos interesses é não com os interesses da America do norte que já tão de olhos gordos em nossas reserva de minérios, que é vital para a soberania deles é como fica a nossa largada as traças como os politicos fazem não me conformo como as coisas estão 15 anos não é quinze dias, muito menos 24 vai passa o pepino para a Dilma, se em 8 anos o Presidente não se descidiou é porque ele é marionete dos gringos é ponto final, porque realmente deixa o descaso dos nossos minérios caso do nióbio é vendido na inglaterra a grama 238 dolares, aqui no garipo e comprado a 90 dolares é olha que já sai puro e refinado como os gringos merecem é o povo se soubece disso não ficaria na miséria.

  16. carlos argus

    Estão brincando com a segurança do país, e sacaneando os francos, isso mostra falta de seriedade, o mula poderia ter já declardo e assinado o acordo de compras dos rafales, o q obrigaria a dilma a dar peosseguimentos ao mesmo..tão de brincadieras, Poderiam tbm pedir a EMBRAER um caça p nós, dentros de n realidades, mt ágil, rápido mach 2,5, baixa manutenção, supercruiser..p no mínino 2 anos…+ nem nisso eles pensam, estão fazendo um vazio de segurança áera no BRASIL e deixando a FAB e péssima condições de vigiar. Lamentável. Srs. cadê os rafales? P Ontem.

    Eu disse o brasil tava enrolando os franceses mais eles daram o troco nos submarinos pode crer

  17. DANDOLO…Lula com MD nem pensar mas como MT quem sabe…Ele tem um sonho de projetar-se internacionalmente e servir a humanidade so que não tera apoio de lobos que não gostam de quem tem bom coração e prioriza os humildes e quem sabe sera presidente de honra da UNASUR?

  18. Puxa vida, era tud que a FAB não esperava com desfecho desta novela. Agora o que será da FAB em um futuro próximo? Teremos mais um caça Tampão? E que história é esta no chart da FOLHA (observe * ao lado do valo do Rafale) ter chegado ao valor d Gripen NG? Acho aque têm Sueco vendendo GOL com preço de JETTA e a FAB pensando que irá comprar um PASSAT… Estranha conta. Com a palavra o COPAC e o MD. O Rafale é sem dúvidas a melhor aternativa técnica para o FX2. Se o GF perder esta oportunidade, nunca mais. Uma pena.

  19. Wolfpack:

    Por mais que se vitupere por aqui e em outros blogs contra a FDSP e a Eliana Catanhêde, o fato é que os fatos transcorreram exatamente como veiculado no referido jornal. E sem essa de achar que a culpa do FX-2 ter subido no telhado foi”da mídia burguesa hegemônica controlada pelos americanos canalhas e sionistas maus”. Por fim, a assertiva de que o Rafale seria a melhor alternativa técnica para o FX-2 é uma opinião pessoal sua, sem qualquer respaldo técnico(talvez ideológico)

  20. O Brasil não compra avista porque não quer, porque pra entregar o país, isso sim eles fazem sem pensar, vejam bem as maiores reservas de nióbio so tem no Brasil, se o grama custa 238,00$ na inglaterra porque sai daqui do brasil por 90,00$ alguém ta sub-faturando isso, é outro o Lula é o maior criminoso entreguista que ja conheci depois do FHC, vc sabiam que o dinheiro do bolsa familia,fome-zero vêem dum roubo fraudulento que acontece aqui no Brasil, 10% doque a molycop fatura com a extração do nióbio ela da para o governo fazer a campanha do fome-zero e bolsa familia, isso ae so pro governo fica no poder é os corruptos ficarem ganhando seus mensalões, algum brasileiro ja denuciou isso a os orgão competentes, agora que ta saindo no wikileaks, tomara que alguém me ouça, alguém aqui no forum consegue alerta nossas forças armadas porque no governo so tem ratazanas é não confio neles, vejam que nossos minérios é vital para soberania dos EUA, é a nosso como fica.

  21. Me desculpe se eu ofender alguem,mas esse fx 2 não passa de balela,vai demorar muito para sair do papel se é que vai sair,ele é o presidente,caramba é tão dificel decidir,não querem maguar a oposição para usar como arma para as proximas eleições?Ou não querem maguar sertos amigos estrangeiros?

  22. HMS_Tireless,
    Quanto ao parecer da FAB no FX-2 sobre a escolha do Gripen me parece um tanto quando equivocado, e você e outros blogs que tanto falam nesta escolha da FAB mesmo sem ter nenhuma prova cabível para tal, e não venha me mostrar os textos de outros blogs onde a Senhora Elaine Catanhêde afirma com os 2 pés juntos que a FAB escolheu o Gripen, o relatório não foi vazado então, não tem a mínina lógica afirmar tal coisa..
    Quanto suas colocações sobre nossa política externa, creio que você não seja a pessoa mais indicada para dar um palpite, pois se as coisas não são do jeito que você gosta ou gostaria que fosse, esta errado e quem esta fazendo é otário.
    Quanto ao blog do Vader, sem comentários né, o cara só posta uma coisa no blog, que é criticar a França e o Rafale, então não tem credibilidade nenhuma.
    A hora que você chegar aqui e colocar idéias fundamentadas sobre o tema FX-2 ficaria muito melhor o debate, agora quando você entra nós já sabemos o que vc vai comentar, é contra os rumos da política externa e é ferrenhamente contra os franceses, não importa o que seja, é contra seja lá o que for.
    Então meu amigo, sugiro a você virar o disco, já esta cansando, da próxima vez que for comentar aqui, apenas poste seu nome, pois o conteúdo de seu comentário todos aqui já sabemos, assim, evitaria desgastes de mim e creio que demais leitores que estão cansados deste seu bla bla bla, sem pé nem cabeça.
    Só me falta você dizer que a FAB prefere o Gripen ao F-18, como foi mencionado nos Wikileaks, pois todos sabemos que o histórico e cultura da FAB é de aeronaves americanas, então isto não é nada estranho, quanto a escolha do Rafale no FX-2, não acho nada de mais, se a FAB colocou ele na Short List, ela já sabia de tudo isto que é vinculado na mídia, custo de manutenção, hora de voo,etc, etc, e se o governo decidir por ele pela parceria estratégica não faz o menor sentido dizer que a FAB não aceitaria o vetor, se opondo o governo e por isso seria punida.
    Faça-nos um favor, pare de falar abobrinhas.

    Att
    AntiAéreo da Silva

  23. As palavras do ilustre Presidente descabelaram Brasileiros e xtrangeiros.Calma galera os aviões vem so não sabemos quais.Temos riquesas a explorar e resgardar e todos nós sabemos que temos de reforçar a nação,as Ratazanas tambem sabem disso e tudo o que foi feito ate agora com leis e emendas ratificando isso se jogadas no lixo serão o motivo para todos nós darmos um basta nisso tudo ajuntando a isso todos os anseios e necessidades do nosso povo…A Madame vai escolher sim.

  24. Hms_tireless, seus comentários beiram a magia…

    A história de que o Rafale não é a melhor opção técnica é que é um comentário pessoal seu meu caro…

    tsc tsc…

    Ah! se rebelar contra a decisão política… he he he…
    Em que planeta você vive?
    Tudo é política meu caro, ideólogo aqui também parece que é você… aliás… ideologo não… mau jogador talvez…
    Espero eu que a cúpula decisória do país seja mais feliz…

  25. Governo Dilma: Governo Tampão. Vai ferrar a imagem do pt. Depois dela ninguém mais vota no nesse partido. Pallocci (haha)…

  26. Caro antiaéreo da Silva.

    Poderia gastar todo o meu português e até o meu latim com adjetivos certamente adequados às estultices que você acabe de escrever. Entretanto não o farei em respeito ao blog e seus editores. Sinto decepcionar você mas o transcurso da Novela “Caças para a FAB: isso nunca acaba” seguiu exatamente como foi noticiado pela FDSP. Quanto a isso não adianta você espernear ou tentar me desqualificar.

    No mais, e a saber pelo tom rancoroso de suas linhas, não creio que você seja a pessoa mais indicada para definir quem é merecedor ou não de credibilidade afinal em seus conceitos fica claro que credibilidade resume-se a elogiar o Rafale,a França e a nossa atual política externa.

    Quanto à nossa atual política externa, errática é o adjetivo mais lisonjeiro que a mesma merece pois é o fruto da aliança entre a elite acadêmica nacionalista-afrancesada do Itamaraty e os radicais raivosos bolivarianos do partido no poder. Com essa combinação fiascos como o pretensioso acordo nuclear com a teocracia fascista iraniana eram mais do que óbvios frustrando, assim, as pretensões de um “novo Brasil grande” capaz de “peitar uzamericanú mau”, tão alimentadas por pessoas como você.

    Por fim, fica a dica: antes de rotular alguém comece a refletir sobre as coisas que escreve pois ao que tudo indica quem entende de abobrinhas aqui é você.

  27. Olha, o governo Lula não é tão nacionalista como eu gostaria, mas não fica dúvida que os tucanos são proamericanos.
    Então os tucanos precisam mudar e virar nacionalistas, e os petistas precisam mudar também e ser mais nacionalistas.
    Eu não gosto do comunismo, mas tenho que reconhecer que hoje entre os partidos grandes os únicos que têm algo de nacionalismo são o PT e o PCdoB.
    O PMDB:$$$ e o PSB é um partido com mente europeia.
    ———————-
    Os oposicionistas falam contra tudo o que faz o governo, se o governo tivesse escolhido GripenNG, estariam falando mal do avião da Saab, simples.
    ———-
    Então agora os políticos da oposição aqui no blog falam contra o Rafale e contra a França, mas não propõem nada, porque sabem que o Gripen não existe, porque a Saab está pedindo muito, que os americanos embargam, e que os empresários brasucas propuseram um caça nacional, mas pagando primeiro os 5bi a Saab (!).
    ———-
    Também falam bem do SU, mas tentam dizer que foi Lula que não quis o caça russo. Oposicionistas que falam bem do SU, mas se fossem governo já teriam comprado F18 ou Gripen sem ToT.
    Depois tem oposicionistas que criticam a “decisão política”, hehe, e quem vai decidir um gasto de dezenas de bilhões??? Saito? hehe
    Só podem decidir as autoridades eleitas, a constituição prevê mecanismos de controle parlamentar e judiciário sobre a conduta delas.
    —–
    Depois tem oposicionistas que falam de que a decisão tem que ser técnica e não política, mas não entremos nessa, não é que sejam aqueles como eu, que não gostamos de políticos, não, são oposicionistas que querem questionar o governo. Se fantasiam com algo de nacionalismo só para questionar o governo.
    Um nacionalista põe o Brasil acima de legendas partidárias, e sabe que a decisão não cabe a Saito e sim ao governo. Porque o governo vai levar em conta os interesses não só dos pilotos, não só dos brigadeiros mas da sociedade toda.
    ——
    Tem pessoal que fala que pode haver propina, bom, aí eu não falo, porque a propina é inerente ao sistema democrático, então pedir democracia sem propina só será possível com o avanço da tecnologia de cotrole da atividade do governo.
    —–
    Mas, não ligo para propinas e sim para as Forças Armadas ter o melhor.

    Enquanto a demora do governo, bom, eu não tenho informação, mal posso opinar, mas parece óbvio que há problemas no negócio com a Dassault.
    Também políticos da oposição entra ao blog a inventar que o Lula tá zangado com os francos porque não apoiaram o acordo com Irã. hehe (o objetivo deles é novamente tentar questionar a política externa brasuca, hehe polícia nacionalista como nunca antes…)
    São os mesmos que diziam que o Lula queria ser secretário da ONU, hahahahaha, são os mesmos que diziam que o Lula queria o Prémio Nobel da Paz hahaha.
    Não vejo motivos pessoais do Lula no adiamento do FX2 (os oposicionista falam sempre de ‘compra’ porque eles ainda não entendem o que é ToT).
    Acho que se os caras demoram em decidir é porque a negociação com a Dassault está com problemas, económicos ou de ToT.

  28. Salve Tireless,

    Caro amigo panfletário, seu discurso não muda mesmo, quanto a suas indagações sobre a FDSP tenho de discordar, a própria folha já se retratou de uma matéria escrita por ela mesma, e como disse antes, as matérias da Senhora Elaine Catanhêde são extremamente tendenciosas, assim como o blog do Vader.
    Quanto a minha escolha no FX-2 sinto informar que não tenho um “preferido”, como vossa senhoria cita no texto, quero apenas que o vetor escolhido seja adquirido o mair breve possível e que ele colabore como desenvolvimento tecnológico de nosso país.
    Citei o Rafale pois como você mesmo citou
    (“A FAB se insurgiu contra a “escolha política” do governo federal “) não faz o menor sentido, se os 3 vetores foram colocados na short – list signigica que a FAB já sabia de tudo, incluído seu custo de manutenção, hora,etc, e agora você vem me dizer que a FAB não aceitaria o vetor caso ele fosse escolhido, ora meu amigo, assim você esta chamando toda a Força de imcompetente pois selecionou um avião que é imcompatível com nossa realidade, Decida-se.
    Quanto a nossa política externa, vossa senhoria não fugiu uma vírgula sequer do que eu disse no outro comentário, então não merece nem resposta.
    Por final, gostaria de pedir que vossa senhoria colocasse os fatos publicados na FDSP que em suas palavras estão religiosamente acontecendo, pois até agora o que todos sabemos é que ela errou, e não foi uma nem 2 vezes não meu amigo.
    Até mais meu caro amigo PANFLETÁRIO.

    Att
    AntiAéreo.

  29. Seu anti aéreo da silva,quando voce ler um comentario nesse blog,por favor le com atenção para não ofender nimguem depois,quanto ao nome é so pesquisar oque é cavalaria,e a elite déla que é o pelopes meu caro.COMPRIENDES?E quanto ao seu?

  30. EUA,f-22,russia,india,pak-fá,china tambem esta contruindo,japão,todos de 5ªgeração,o brasil não sei porque saio do projeto pak-fá,e esta num fx-2 furado que não tem mais fim e nem razão pois realmente ja esta atrasado,comprando aviões de 4ªgeração adianta o brasil adquirir aviões de 4ªgeração no atual cenario as mundial?acho que nossos diligentes tem que repensar,e rapdamente pois hoje a tecnologia evolue na velocidade da luz,e aquele tempo de amarrar cachorro com linguissa já passou.

Comentários não permitidos.