Irã anuncia que é autossuficiente na produção de pó de urânio

Yellow Cake

DA EFE, EM TEERÃ
DE SÃO PAULO

O Irã confirmou neste domingo que alcançou a autossuficiência na produção de pó de óxido de urânio concentrado, essencial para o enriquecimento e a geração do combustível nuclear utilizado em usinas atômicas.

“Há alguns instantes foi levado a partir da fábrica de Bander Abbas e introduzido na usina de Isfahan. A partir de agora, o Irã já não terá problemas no abastecimento de urânio”, afirmou o diretor do Organismo de Energia Atômica iraniano, Ali Akbar Salehi, citado pela imprensa estatal.

Segundo o responsável iraniano, o óxido de urânio concentrado é procedente de minas situadas perto do porto de Bander Abbas, no litoral meridional iraniano do golfo Pérsico.

Uma vez processado em centrífugas por separação isotópica, o pó pode ser transformado em hexafluoreto de urânio (UF6), vital no processo de enriquecimento, mas também no desenvolvimento de armas atômicas.

O anúncio ocorre 24 horas antes de o Irã e o denominado grupo 5+1 –formado pelos cinco países-membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas mais Alemanha– retome em Genebra o diálogo sobre o controvertido programa nuclear iraniano.

BALANÇO

Desde que começou com o controvertido processo em fevereiro passado, o Irã produziu mais de 35 quilos de urânio enriquecido a 20%, anunciou no fim do mês passado o diretor do organismo iraniano da Energia Atômica, Ali Akbar Salehi.

Em declarações da agência de notícias local “Isna”, o responsável iraniano revelou que o país assinou acordo com a Rússia para compra de diversos produtos radiofamacêuticos.

“Até o momento, produzimos mais de 35 quilos de urânio enriquecido a 20%, uma média de três quilos por mês. Temos condições de produzir cinco quilos por mês, mas agora não precisamos”, afirmou.

Com Estados Unidos e Israel à frente, a comunidade internacional acusa o Irã de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de caráter clandestino e aspirações militares cujo objetivo seria adquirir arsenal atômico, alegação que o regime iraniano nega.

Fonte:  Folha

12 Comentários

  1. Ou será “By the rivers of babylon, there we sat down
    Ye-eah we wept, when we remembered zion.”… quem procura acha…

  2. Com o wikileaks o Iran consegue respirar um pouco.Antes a mídia batia na tecla de um ataque era necessário.
    Agora a mídia tenta exugar o gelo das revelação.Neste momento o Governo norte Americano está em evidência e sem ele (como já foi visto aqui pelos dizeres de um ex piloto,muito respeitável) Israel não tem capacidade de atacar Teerã sozinha,já que não possui bombardeiros pesados que percorrem grandes distâncias,como B-52,B-1,B-2.
    Teerã agradece ao wikileaks.

  3. Pow só queria 300 gr pra fazer uma ogiva no modelo da w-88, americana agora 3,5 Kg ao mês, uhum da pra fazer 11,5 bombas no model da W-88 de 300 kilotons ou melhor ainda fazer 3,5 misseis com 1 megaton cada belo estrago aos que desafiarem os iranianos, quero ver quem vai se meter a burra de mexe com o regime do Irã.

  4. Irã está fazendo de tudo para se proteger. Se eles não fizerem, que vai proteger eles?

    Isarel e EUA são uma grande ameaça para o Irã.

    O desespero do Isarel é o Irã conseguir produzir bomba atomica e o Isarel perdeu o status de poderoso no oriente médio.
    O Irã sabe que os EUA podem tentar fazer o que fizeram com o Iraque e o Afeganistão

  5. Corretissimo Bobsap, veja o ex: Saddan Hussein, EUA, Busn pai e depois o Filho W.bush foram duas guerra, Saddan praticamente ganhou a primeira com o apoi dos Yankees, depois oque aconteceu o mesmo foi traido é subjulgado pelos EUA, foi jogado a propria sorte entregue a seus inimigos para o matarem, o burro foi dizer que tava cumprindo a carta da OTAN, se disarmando desativando os misseis é armas químicas, ao dizer isso foi seu atestado de óbito, o Irã sabe bem disso, por isso ficam alardeando aos 4 cantos novos lançamentos de misseis para servi de aviso aos invassores.

  6. Israel vai ter que parar de derrubar casas de familias palestinas, de tomar a agua e todos os recursos vitais dos palestinos, vai ter que parar de encaixota-los em pequenos guetos onde podem ser mais facilmente mortos pelo exercito de israel, porque o irã pode tomar as dores se tiver a bomba.

  7. Já possuem então a Bomba Suja. Se esse pó se espalhar por Israel, ficará inabitado. Imaginem um terrorista carregando esse pó no corpo ?

    A Bomba Atômica pode ser subtituida pela Bomba de Pó Amarelo a 20%. Terrível.

Comentários não permitidos.