Defesa & Geopolítica

EUA relatam que FAB disse preferir caça F-18

Posted by

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/81/9743F_18.jpg

Antes de ler esta matéria, atente para os fatos, desde 7 de Setembro de 2009 o Plano Brasil vem afirmando que a preferência do comando da Força Aérea o F 18 EF.

A própria Folha de São Paulo que publica agora esta matéria, publicou no passado matérias  contrárias a esta, assinadas pela Jornalista  E. Cantanhede.

Outros Blogs e sites tem veementemente afirmado a preferência do comando por outros modelos, cada um a seu gosto, porém não fomos os únicos a afir mar isso. Inclusive nossa posição se baseia e é coroborada por outras fontes como o prestigiado Jornalista Pedro Paulo Rezende que gentilmente aceitou conversar sobre tema.

Se as informações do wikileaks estão corretas,  fica mais do que evidente quem tem e quem não tem credibilidade em suas fontes.

Esperamos os esclareciemntos dos fatos e o posicionamento de todos pois muita informação “vazada” na internet acusou e comprometeu muita gente, por inúmeras vezes nós mesmos fomos taxados por defender esta posição, quem vai se explicar agora?

E.M.Pinto

http://www.richard-seaman.com/Aircraft/AirShows/Dayton2003/F18f/F18fBankingUnderView.jpg

O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos Estados Unidos, informa reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Trata-se de referência a uma das maiores licitações da história da Aeronáutica, que pretende adquirir 36 aviões por um valor aproximado de R$ 15 bilhões. A preferência do Palácio do Planalto é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale.

Segundo a reportagem, em 31 de julho do ano passado, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul. Na conversa, Saito disse que “não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião”. Esse é o caça produzido pela empresa Boeing.

Esse despacho diplomático ao qual a Folha teve acesso é um entre milhares obtidos pela organização não governamental WikiLeaks. Além desse telegrama, a Folha teve acesso a vários outros que tratam da compra dos caças pelo Brasil.

Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

Fonte:  Folha de São Paulo

40 Comments

shared on wplocker.com