EUA pressionam FAB por compra de avião americano, dizem documentos

Comandante teria dito que caça americano é melhor, segundo telegrama. Compra de aviões, avaliada em R$ 15 bilhões, ainda está indefinida.

A disputa pela venda de 36 caças para a Força Aérea brasileira mobilizou autoridades dos EUA a pressionarem o comandante da FAB, Juniti Saito e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a intervirem pela escolha de um modelo americano, revelam documentos divulgados pelo site WikiLeaks neste domingo (5).

Ainda indefinida no governo Lula, a compra dos aviões deve ser decidida no governo de Dilma Rousseff, que retoma esta semana a discussão com Jobim. Está em jogo uma das maiores licitações já feitas pela Aeronáutica, com valor estimado em R$ 15 bilhões. O Planalto já sinalizou preferência por um modelo francês, o Rafale.

Correspondências da ministra-conselheira da embaixada americana em Brasília, Lisa Kubiske, desde maio de 2009 com Washington mostram pedidos para que o país intensifique o lobby com autoridades brasileiras a favor de caças americanos.

“A embaixada recomenda o seguinte, como próximos passos a fim de reforçar nossos argumentos no que tange à transferência de tecnologia: uma carta do presidente Obama ao presidente Lula defendendo a causa; uma carta da secretária [Hillary] Clinton ao ministro da Defesa Jobim afirmando que o governo americano aprovou a transferência de toda a tecnologia apropriada”, diz um dos trechos.

A ministra-conselheira também pede que se tente influenciar senadores que visitariam os EUA em junho. “Concentrando as atenções em senadores importantes, temos a oportunidade de conquistar o apoio de indivíduos que podem influenciar os responsáveis pela decisão e garantir que as pessoas que terão de aprovar os dispêndios do governo brasileiro compreendam que o F-18 lhes oferece mais valor” e diz a campanha francesa pela venda dos caças Rafale usa “argumentos enganosos, senão fraudulentos”.

Os telegramas fazem parte dos cerca de 251 mil documentos das embaixadas e consulados dos EUA que o site vem publicando há uma semana.

Preferência
Em outra correspondência, é relatada uma conversa do comandante da FAB, Juniti Saito, com o ex-embaixador americano Clifford Sobel, indicando que o brasileiro preferia o modelo americano ao francês. “Voamos no equipamento americano há décadas e sabemos que é confiável e que sua manutenção é simples e oferece bom custo/benefício por meio do sistema de vendas militares externas”, diz a declaração atribuída a Saito.

Saito também teria pedido uma carta dos EUA se comprometendo com a transferência de tecnologia com o Brasil. Em telegrama assinado pelo ex-embaixador, ele relata ter dito ao comandante que a carta estava em fase final de aprovação. “Aliviado, Saito disse que precisava ter a carta em mãos no dia 6 de agosto. […] Essa foi a expressão mais clara de que Saito pretende recomendar o F-18”, disse.

Obstáculo
Em outra correspondência da ministra-conselheira Lisa Kubiske, ela diz que a embaixada vai influenciar Jobim para convencer o presidente Lula da compra dos caças americanos. “Permanece, entretanto, o formidável obstáculo de convencer Lula. Nosso objetivo agora deve ser garantir que Jobim tenha argumentos reforçados ao máximo possível para ir a Lula em janeiro”. Para ela, o “alto preço” do Rafale levariam o modelo americano a ser a “opção óbvia”, mas, afirma, Lula ainda “reluta em comprar um avião dos EUA”.

Patriota
Até mesmo o futuro ministro das Relações Exteriores do governo Dilma, Antonio Patriota, teria sido alvo do lobby americano, segundo os documentos. Em uma reunião com o atual embaixador dos EUA, Thomas Shannon, sobre o assunto, Patriota teria dito que a “a decisão [da compra] ainda não estava tomada”.

Patriota também teria comentado na reunião, segundo as mensagens, que o Brasil teria desconfianças sobre o programa nuclear do Irã, mas que continuaria tentando uma saída diplomática. “A desconfiança é grande [sobre o Irã]. Nós nunca sabemos o quão sinceros, mas vamos continuar tentando”, disse o brasileiro segundo relato do embaixador.

Fonte: G1

39 Comentários

  1. APROPRIADA PARA QUEM, CARA PÁLIDA.
    .
    .
    (…)“A embaixada recomenda o seguinte, como próximos passos a fim de reforçar nossos argumentos no que tange à transferência de tecnologia: uma carta do presidente Obama ao presidente Lula defendendo a causa; uma carta da secretária [Hillary] Clinton ao ministro da Defesa Jobim afirmando que o governo americano aprovou a transferência de toda a tecnologia apropriada”, diz um dos trechos.(…)
    .
    ———-Fonte:G1/trecho do texto principal)

  2. É a “realpolitik”…enquanto uns convencem (seja lá por quais meios) a Catanhede e o Luis Marinho, outros precionam a cúpúla da FAB por um alinhamento geopolítico que é difícil (para não dizer quase impossível) de ocorrer, no atual momento do Brasil.

    O FX2 não é compra de caças, nem nunca foi. É estratégia geopolítica somada com estratégia de desenvolvimento tecnológico para o Brasil.

    Só a Catanhede (e certos blogs desinformados) que acha que o FX2 é compra de caças, como se fosse compra de produtos de escritório, onde vale o preço mais baixo…hehehe

    abraços a todos

  3. hahahhah.daqui a pouco vai aparecer nesse relatorio avisando que se nao comprar o f-18 vao retalhar os produtos pra embraer……mais claro e impossivel…….indiretamente ta bem claro isso…..agora se prescisar ele vao ser bem claro

  4. tecnologia apropriada, tecnologia necessária . Cansei de ouvir o MD Nelson Jobim questionando o que seria esta tecnologia necessária apontada pelos Americanos. Acho que até hoje ele não teve uma resposta adequada.
    Vamos ver nesta semana o desenrolar desta história, pois o clima ficou mais quente do que nunca com estes Wikileaks. Será que teremos reviravolta? Será que o FX2 está cancelado? aguarde cenas do próxima capitulo.

  5. O Eua não vão transferir nada de importante aprnas bobagens ou besteiras vão iludir ludibriar e nos atrasar e ainda vão ficar com grana preta. Não são confiaveis e entre a nossas preocupação e que eles são nossos oponentesteorico no caso do amazonas, não sejamos burros vamos de Rafael.

  6. pelos muitos artigos que tenho lido nesses últimos anos,passo a crer que se comprarmos os RAFALES correremos menos ricos! como o colega Ronaldo de souza gonçalves, bem disse os” EUA irão nos transferir apenas bobagem,que so irão nos atrasar !” O RISCO SERÁ MENOR EM TESE SE NEGOCIARMOS COM OS FRANCESE! pois ja conhecemos o jogo dos EUA!

  7. Primeiro vamos partir do presuposto de que estas fontes são verídicas, se não acabaremos nos influenciando por boatos da net e até mesmo manifestando preconceitos. Estou falando de preconceito em relação ao ministro “patriota” (e também ao comandante da BAB) em aceitar a pressão americana. Grande patriota!
    Ainda nessa idéia nacionalista, o trecho “embaixada vai influenciar Jobim” vejo como desrespeito á soberania do brasil em favor dos interesses americanos. Afinal, essa compra é para beneficiar o Brasil ou EUA? Quero trazer á tona as pressões americanas em relação ao desenvolvimento do programa nuclear brasileiro, no qual os donos do F18 dificultavam o desenvolvimento da tecnologia. Agora vemos eles pressionando o Brasil para comprar seu avião, e mais uma vez nossa soberania tecnológica é negligênciada, á exemplo do programa da marinha. Por uma questão de retalhação, não deveríamos ter esses “parceiros” egoístas.
    Ja que estamos falando em marinha, o programa de reaparelhamento naval está servindo de exemplo em relação á transferência tecnológica, o que pode ser um ponto vital para o Rafale ja que o objetivo dos programas do governo é justamente esse, e não diretamente a aquisição desses equipamentos como lembrou Hornet. Esse caça americano tem tudo á ver com a marinha daquele país ja que se trata de um caça naval.
    Essa indefinição de “apropriada” também sugere danos á soberania nacional e esbarra no exemplo dos escórpenes quanto ao objetivo de transferência, em favor do Rafale.

  8. Pelo que eu entendi se eles acharem que não é apropiado a transferência de tecnologia do parafuso do trem de pouso eles vetam.A palavra apropiada em si é muito subjetiva. Ou seja, o que é apropiado para mim pode não ser para vc.
    Só uma pergunta(e provocação) cade os defensores “duzamericanu´´ ultimamente eles tem andado com a bola mucha que dá dó.

  9. Se não fosse cômico seria trágico!!!! Quando a Ministra dá dicas ao presidente Obama sobre o que se deve fazer pra vender os caças ao Brasil é sinal de que tudo é o mais escandaloso blefe!!! Que o Juniti Saito tenha dado aquela boa reboladinha de conforto no banco do F-18 isso até que não me alarma. Também ele pareceu estar alinhado com os objetivos do brasil de conseguir a tal transferencia de tecnologia. Do Jobim temos que apelar para o nacionalismo uma vez que todos os afagos vão pra ele. Mas querem mesmo saber o que penso? Mas vou falar assim mesmo… essa relutância do presidente Lula em adquirir os caças norte-americanos se deve principalmente à sua equipe nos bastidores do PT. Ali temos gente que foi guerrilheiro em tempos de ditadura e que desenvolveu um senso patriota muito elevado. É muito importante também que observemos com atenção o veneno que está destilado nesta nota aí que diz que os argumento dos francese são “enganosos e fraudulentos”. O que seria essa afirmação?… Desinformação? Contra-informação? São coisas como esta que me fazem ter sempre um pé atrás com esse Wikileaks.

  10. Esta foia visão da Folha de são paulo e todos so tablóides do Brasil e como vemos estão errados.
    O fato de haver gente do PT contrária aos EUA não pesou nas decisões.
    como vemos nos outros documentos do wikleaks (se é que são verídicos) apesar da “relutância” acabou-se chegando num consenso no qual o F 18 seria o escolhido, se e somente se os EUA quisessem transferir tecnologia.
    O que não ocorreu e por isso o F18 foi desconsiderado, não adianta misturar partidarismo com decisões políticas, recordo que o senhor Unger por exemplo que é do PMDB e ferrenho defensor do Su 35 PAK FA não queria os americanos por esta razão.
    A Folha através da sua Especialista em política tentou enfiar o FX no calderãod o mensalão e escândalo da cueca para lamear tudo, mas o que as informações do wikileakes estão demonstrando é que isto não ocorreu.
    O Ministro da Defesa pró EUA optou pela França, se havia conchavo era ai não acha?
    Repito o que bem disse o colega hornet, se a boeing perder será ou porque não queriam ganhar ou por que foram incopetentes pois o jogo era deles.
    abraço
    E.M.Pinto

  11. carlos argus veja estrtegia de jobim assinando com os espanhois conseguira ter acesso as helices ,motores telescopios e outras partes de submarino,da frança sera o casco,e ainda tera conhecimento para blindados de lagarta pois eles fabricam tanques leopardo,vants,e da navantia soma-se casco,a parte eletronica da baesystem
    e o jogo do jobim e ainda faturar com o kc390 vendendo para polonia,servia,espanha

  12. Pois é Rogerio o Brasil devia assinar com a Espanha e entrar no projeto do S-80(se não esqueci o nome do projeto espanhol) e cair fora do Scorpene.

  13. E o prejuízo pode ser maior pra eles E.M Pinto. Se o Brasil conseguisse trazer o Super Hornet para a AL, poderia ser um novo mercado para eles também (EUA). O Brasil construiria o caça com a possibilidade de vender aos vizinhos na AL (menos a Venezuela), os EUA ganhariam com isso e de quebra ficariam com um passo na frente da Russia. Mas parece que eles ainda não acreditam que podemos ser um bom parceiro.

  14. E.M.Pinto,a Boeing ofereceu e conseguiu autorização pra transferir TT,tudo bem foi a necessária,não se pode esquecer que o governo federal incluindo a defesa sempre dificultaram a apresentação da proposta da Boeing alem de “cantarem aos quatro cantos que os americanos não transfeririam tecnologia.

  15. Agora os Yankees são vitimas dos Vermelhos que não quiseram escuta-los e ainda por cima eram ja malhados desde o inicio… conta outra Jackson!!

  16. E. M. Pinto,

    e só pra relembrar um dado e corroborar com o que vc disse: quem adivinharia que o F-18 estaria numa short list da FAB e que o Flanker não estaria?!!!

    Se tivesse influência partidária, ou anti-americanismo, como muitos acham, isso não aconteceria nunca.

    e outro ponto: não foi bem a Boeing que não quis ganhar, a Boeing fez o que pode. Mas a Boeing não manda na legislação dos EUA e nem tão pouco tem poder sobre a política dos EUA. Eu penso que os EUA (os governos dos EUA) foram incompetentes ao não apoiar devidamente a Boeing.

    Muito diferente do governo da França, que vem dando todo apoio necessário tanto a sua empresa como ao seu cliente (no caso, nós).

    abração

  17. em tempo: eu digo incompentente partindo do pressuposto que os EUA quisessem mesmo estabelecer uma parceria com o Brasil. Se queriam mesmo, não souberam fazer e foram incompententes. Mas será que queriam mesmo? Isso não está claro e não ficou claro em nenhum momento.

    vendo de fora, só me pareceu que os EUA queriam vender os caças e pouca coisa a mais. Mais ou menos como venderam os F-5 décadas atrás…é como eu disse em outro post, parece que os EUA não se tocaram que o Brasil não quer mais “F-5”, que o Brasil não é mais o Brasil da década de 1970 e por aí vai…a ficha uma hora dever cair pra eles, vai saber…hehehe

    abração

  18. Essas informações já são de conhecimentos de todos que acompanham a novela ou melhor o Seriado FX-2. Qual a novidade?
    Segundo informações do próprio Jobim, seria tudo definido agora no mês de Dezembro no final do Governo do Lula.

  19. Se eles quisesse teriam liquidado no FX1 e a desconfiança aumentou.Eles pelo menos tem a Carla pra fazer canguru perneta,jumentinho capenga e adoleta r os gringos tem quem?So se for a negona e a nega merece um trato rsrs

  20. em tempo II: vaciladas feias dos EUA no Fx2.

    – deixou o cargo de embaixador no Brasil vazio por muito tempo;
    – Demorou uma eternidade para a Boeing obter algum documento oficial dos EUA que indicasse/autorizasse a possibilidade da empresa fazer TT;
    – quando obteve este documento, veio com a restrição “TT necessária” (é óbvio que isso iria barrar o F-18);
    – Não houve envolvimento direto do Governo dos EUA nas negociações, que eram feitas entre Brasil e Boeing (isso indica uma certa falta de interesse por parte dos EUA para se firmar a parceria que o Brasil quer) e não entre Estados, como vem ocorrendo com a França.

    enfim…

    não souberam negociar, então não dá pra chorar nada se não vencerem, como ao que tudo indica, não vencerão de fato.

    abração

  21. Ta certo, concordo com o pessoal, enquanto não sairmos do eixo americanos seremos visto como uma país franco, eles tudo podem é o Brasil nada tecnologia apropriada,kkkkkk vai contar outra, só temos um caminho compra da França, pra ganharmos now how é depois quem sabe uma parceria com os Russos no projeto Pak-Fa ainda da tempo.

  22. A unica forma que eles tem de nos terem realmente como parceiros é abrir pra nós e eles sabem.Abrir pra nós como jamais abriram pra ninguem e isso os deixara forra do FX.Incertesa por incertesa vamos de Rafale.

  23. .
    El Pais
    .
    “Lula es el “formidable obstáculo” para que la estadounidense Boeing renueve la Fuerza Aérea de Brasil”
    .
    http://www.elpais.com/articulo/internacional/Lula/formidable/obstaculo/estadounidense/Boeing/renueve/Fuerza/Aerea/Brasil/elpepuint/20101205elpepuint_7/Tes
    ……………………………….

    Eu não sabia que o pai da Carla Bruni é brasileiro e vive no Brasil….Por isto todos os anos, La Bruni vem passar férias no Brasil, trazendo o Sarko a tiracolo…

  24. Estou de acordo com a maioria aqui.

    A dimensão política da decisão não pode ser ignorada. Os EUA desde 2001 seguem como diretriz a defesa explícita da supremacia militar sobre todos os demais países, com distribuição de bases em todas as regiões estratégicas: acesso a recursos escassos, isolamento de potências rivais (separando Europa de Rússia no Leste Europeu, por exemplo).

    Todos os demáis (nós inclusive) temos portanto que orientar nossa política de defesa de forma independente dos EUA, pois estes já mostraram explicitamente que usarão o poder militar para defender seus interesses, ponto final. O projeto francês do Rafale, bem como muito da geopolítica européia e alemã, tem essa mesma preocupação como prioridade, depois do fiasco militar europeu nos bálcãs. As necessidades de Brasil e dos europeus, portanto, estão alinhadas: aumentar sua autonomia de tecnologia militar em relação aos EUA. Temos, portanto, que trabalhar junto com os europeus nisso. Se o F18 tem mais ou menos bomba, va melhor na curva, se vem com assento de couro…. sinto muito, isso não interessa. Espero que a FAB tenha discernimento disso.

  25. Tecnologia apropriada = “ensinar os subdesenvolvidos a abrir e fechar o cockpit, ligar e desligar e…chega! Já estão sabendo demais esses brasileiros! S aprenderem a passar pasta de amendoin no pão estarão tão aptos quanto os pilotos da USAAF!”

  26. Rogerio, se esse acordo com os Espanhois e melhor, e sinal q estamos correndo por fora, p aferir a confiabilidade dos francos, uma boa estratégia. E um bom volume de conhecimento tecnológico q estamos recebendo . Lembre-se de uma coisa: Países ñ tem amigo, e sim interesses.Mt bom e p ontem.

  27. Cadê os defensores “duzamericanu? Novobrasuk vai lá no PA, tem um psicopata lá, que tenta atirar pedra na lua. Ele usa varios nicks, um defendendo o outro, e o coitado é doido com o Gripen, a cabeça dele agora vai parar de funcionar mesmo.

  28. Ja a algum tempo tenho notado uma simpatia de boa parcela da FAB e da MB com EUA e UK…Ja o nosso EB e o povo Brasileiro quase que em totalidade tem antipatia pelos mesmos.

  29. Não confio nos americanos e nem nos fraceses, mas gostaria de dar a minha opinião… Por que os americanos deixaram o Brasil a própria sorte por várias décas????????? Se não fosse a China e a Russia apoiar as 200 milhas marítimas, o Brasil não éra hoje,dono do pre-sal; Devido eles não apoiarem nossa pretensão. E agora americanos, como ficamos??????? Podemos confiar em lágrimas de crocodilos??????? Nunca os Americanos aceitarão o Brasil como uma potência na América do Sul; (para não dizer: no fundo de seu quintal). Por que eles criaram a 4ª frota marítima do Atlantico sul,
    em tempo de paz nessa região?????? Se eles fossem amigo mesmo do Brasil, nós já teríamos assento permanente a muito tempo na ONU. Vamos pensar um pouco: Compraremos 5 aviões americanos, 5 Rafalles. 1 submarino nuclear americano e 1 frances. tudo isso mais tranferência de tecnologia. Se eles não quizerem, nos dão opção de escolher de que comprar – sem constragir niguém. Se não quizerem assim também, compraremos em outros mercado. Estamos vivendo em tempo de paz. Não precisamos ter pressa. Os americanos tem aviões que superam os f81 em muito – com assombrosa velocidade do som multiplicada; se comparada aos vovos f18. Tudo é uma questão de tempo. O Brasil deve ter paciência agora para tomar essas decisões. Está na hora de investir em ciência e tecnologia de ponta – com urgência e urgentíssima!!!!!!! Ninguém está nos atacando; portanto calma Brasil!!!! vamos guardar esse dinheirinho; que o mundo está de olho nele. Chame cientistas e inventores de todo o mundo para pesquisar em nossos laboratório. Vou dar uma mãozinha: Pesquize sobre – como trabalhar com robótica em águas profundas dobre trilhos contínuos. pesquize sobre a possibilidade de se trabalhar a 10.000 metros de profundidades dentro de uma nave acoplada aos trilhos que mencionei, é muito fácil. a dica está baseada onde um corpo não pode ocupar o espaço de outro. acredito que se pode detonar essa tese. essa nave, não só se deslocaria pelo fundo do mar, como voaria sobre os obstáculos contornando-os, ou demolindos se for se for o caso. essa operação seria feita “in loco” por dois ou mais operadores de robótica. Não quero que niguém venha falar sobre altíssima pressão a 10.000; devido isso ser superado, quando mensionei: um corpo ocupando o espaço de outro em tese, também já superado.

  30. n sei… pra mim a fab devia negociar os sukhois su-27.
    entre os avioes no FX-2, sao a melhor escolha, e os russos concordaram com a transferencia de tecnologia.

  31. HUM! o lobo mau do norte ta a fim de enganar o chapeuzinho vermelho do sul.. hehe ,, cade o cacador para dar cabo no lobo mau? sera os indianos,os chineses.,quem sabe os indios hanomanis do norte,eu vou de botocudos do sul sds

Comentários não permitidos.