E agora José?:França disposta a passar a tecnologia do Rafale ao Brasil

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Rafale_Porte_Avion_face.jpg

Então? como fica a situação?

Clique aqui para ler a matéria do Globo cicando no link que segue:

Brasil queria comprar e fabricar Rafales

E.M.Pinto

PARIS — A França está disposta a fornecer ao Brasil os códigos informáticos do avião de combate Rafale se este for comprado pelos brasileiros, afirma uma mensagem diplomática americana de novembro de 2009 divulgada pelo site WikiLeaks e citada neste domingo pelo jornal francês Le Monde.

Com o Rafale, jamais vendido até agora para ao estrangeiro, a França espera descartar os aviões americano F/A-18 Super Hornet e o sueco Grippen, que também disputam o mercado brasileiro, afirma a mensagem.

“Os franceses garantiram aos brasileiros que entregarão os códigos informáticos do Rafale, que são o coração digital do aparelho, um gesto que os demais concorrentes estão reticentes em realizar”, acrescenta a embaixada neste documento.

“Quando (o presidente) Lula se queixou com (o presidente francês Nicolas) Sarkozy sobre o ‘preço absurdo’ dos Rafale, 80 milhões de dólares cada um, o presidente francês enviou a ele, segundo fontes do ministério das Relações Exteriores, uma carta pessoal enfatizando que a França estaria disposta a proceder a uma ‘transferência sem restrições’ das informações tecnológicas”, assegura.

“Se a venda do Rafale for realizada, a Dassault (sua montadora) poderá pedir aos Estados Unidos licenças de controle de exportação para as partes do avião construídas com tecnologia americana”, destaca a mensagem dos diplomatas americanos.

Segundo o texto divulgado, que cita fontes militares em Brasília, o Brasil “não apenas quer comprar os Rafales, como também produzir o avião em seu território e, eventualmente, vendê-lo na América Latina até 2030”.

O negócio que a França aspirar fazer com o Brasil supõe a venda de 36 aviões de combate, o que supõe um contrato multimilionário.

A decisão do governo Lula ainda não foi anunciada, e não há prazo para que isso ocorra.

Em outra mensagem divulgada pelo Wikileaks há alguns dias, o rei do Bahrein teria afirmado há um ano que o caça francês tem “tecnologia ultrapassada”.

Assim afirmou o soberano do Bahrein durante uma reunião realizada no dia 1o. de novembro de 2009 com o general americano David Petraeus para discutir a cooperação regional em matéria de defesa.

“O rei Hamad bin Issa al Khalifa pediu apoio ao general Petraeus (então comandante do exército americano encarregado do Oriente Médio) para que fabricantes de aeronaves dos EUA participassem do Salão Aeronáutico do Bahrein, previsto para janeiro de 2010”, segundo a carta escrita pela embaixada dos EUA em Manama.

“Disse que a França estava dando o seu total apoio a que o Rafale estivesse lá, mas concordou com Petraeus que o caça francês era de tecnologia ultrapassada”, segundo o informe diplomático.


Fonte: AFP

46 Comentários

  1. Se os franceses garantirem mais de 90% da transferência,já é negocio para o Brasil,o restante nacionalizamos ou encontraremos parceiros(china,Russia,Índia,Israel,Suécia,Itália,…etc).

  2. Chega de balela os franceses estão com submarinos e helicopteros oferecendo transferencia de tecnologia os eua
    não e depois os americanos negam totalmente transferencia graças aos seus governos

    na minha opinião o brasil pelo jeito daqui a alguns anos deve optar por miragem 2009 mesmo devido o fator de o caça rafale ser caro ,o sueco, não ter nada para oferecer
    e os americanos devido ao senhor enrolador nelson jobim negarem transferencia de tecnologia
    não outro pro brasil caças russos gerariam a revolta com consequencias americanas de represalias
    o brasil poderia explorar essa situação de uma maneira proveitosa negociando com os emirados a compra dos miragem 2009 e eles comprando kc390 seria bom negocio
    e quem sabe garantindo assim pelo menos a transferencia do casco do submarino

  3. Aos Francofóbicos de plantão e aos “Americanófilos”.E bastante interessante como a diplomacia estadunidense(graças ao WikiLeaks) tem ultimamente frustados os seus mais fiéis servidores ao redor do mundo.A coisa que eu mais respeito nos Eua é o direito de liberdade de expressão.Então vamos saudar a livre circulação de informação.É incrível ver que a cada revelção do WikiLeaks,todos os argumentos dos Francofóbicos caem por água a baixo,ele foram absolutamente traídos por quem eles mais amam neste mundo,O Governo dos Estados Unidos.
    Agora cá enre nós $80 Milhões por caça tá muito caro,mas se vier com toda a TOT prometida vai valer a pena cada cent investido,porque nos garantirá um salto tecnológico.
    Que venha o Monsieur Rafale.

  4. É, meu querido, acho melhor encerra o Rafale e partir para um projeto em parceria com a DASSALT, podendo ter como base o próprio rafale. Por que, com a tecnologia de hoje, o Rafale, de 4ª geração, não atende tanto e os outros países já sabem disso. A prova é que Índia, Rússia, Japão, China etc, já estão envolvidos em aeronaves de 5ª e 6ª geração.
    Não podemos ficar para atras achando que esse 4ª geração nos salvará e nos porá alguma moral no mundo, pois não vai.

  5. Perfeito NovoBrasuK!!!

    E agora vemos com documentos da mesma fonte a verdade…

    A SAAB mentindo totalmente, pois foi boicotada pelos Yankees para servir um país da OTAN…

    E vemos que todos diziam que a França não iria transferir nada, agora vemos que querem sim transferir o que pedirmos…

    A verdade sempre aparece, mas todos nós hoje sabemos quem são os mentirosos, não é mesmo??? Tantas mensagens por anos a fio, tudo baseado em mentiras… Escutamos todo tipo de insulto e agora a verdade nós da razão… mas nós lembramos os nomes deles, e sabemos quem são, e sempre recordaremos tudo, e bateremos tudo isso na cara deles… PRA SEMPRE!!!

    O Fim do FX2 esta ai, e com o fechar das cortinas muito mais coisa virá por ai, coisas que agora não poderia ser divulgado pois causaria somente danos ao processo… e nada de esquecer os que disseram mentiras e caluniaram, temos sempre que recordar e colocar a vista de todos as mentiras que eles disseram!!!

    Valeu!!!

  6. Parece que o wikileaks voltou a cair nas graças dos torcedores franceses. Depois das reações contra a opinião emitida pelo rei do Bahrein, temos agora essa notícia de que a Dassault estaria disposta a ceder os códigos fontes do Rafale.
    O problema é que essa disponibilização de códigos fonte, foi uma exigência feita a todos o participantes do fx2. Então, quem não concordou em colocar isso na proposta, nem foi selecionado para o short list. Aliás essa questão dos códigos fonte, pode ter sido a causa da desclassificação do Sukhoi Su-35, que até hoje está meio inexplicada.
    Observem, também, que a mensagem deixa claro que os franceses terão que “pedir aos Estados Unidos licenças de controle de exportação para as partes do avião construídas com tecnologia americana”. Isso mostra que, ao contrário do que tem sido afirmado, os franceses não detem toda a tecnologia do Rafale.

  7. Precisamos sim de um caça tampão, caso seja de interesse do Brasil participar de um programa de aeronave de 5ª(tealth) ou 6ª(sem piloto e/ou steath) geração.

  8. O que tem de robos do Tio San de todos os tipos e por Ns motivos em blogs do genero tentando de todas as formas mudar opiniões.Se esquecem das lutas e dificuldades de pessoas,entidades e orgãos que movidos por amor a esta nação encontraram para superar e modernizar este pais e nos tornarem realmente independentes…Os EUA são o vampiro e se o Brasil entrar na deles seja por vultuosas possiveis compras,acordos mutuos e tudo o mais,apenas estaremos renovando nossos grilhões…RAFALE JA e venha o que vier desenvolveremos encima disso,que vão fazer seus hot-dogs no inferno.

  9. Só pra lembrar uma coisa aos fanaticos,se essas pessoas tivessem a noção do que eles estão oferecendo,mudariam de opinião,os software são o coração do caça,o brasil vai ganhar um salto de 10 anos,sem gastos para formação de programadores,começo do trabalho de desenvolvimento,testes.
    Milhoes de linhas de código,ou seja é o que eles prometeram,vamos poder em breve usar esse conhecimento,para produzir os nossos próprios caças,se o Tio San quer vender o vespão,faça o mesmo,digo isso tb para os suecos,e não ficar enrolando que vão ensinar a fazer parte da fuselagem,e blá,blá,blá,quero os códigos fontes do caça.

  10. ”Os franceses garantiram aos brasileiros que entregarão os códigos informáticos do Rafale, que são o coração digital do aparelho, um gesto que os demais concorrentes estão reticentes em realizar”, acrescenta a embaixada neste documento.”SE FOR VERDADE OQUÊ SE AFIRMA ACIMA NÃO TEMOS OUTRA ALTERNATIVA A NÃO SER OS RAFALES!! O RESTANTE SE CONSTROI AQUI MESMO,COM NOSSOS CIENTISTAS!

  11. 36 caças são muito poucos! Quanto tempo até deswenvolver um cça de geração avançada? Precisamos de “só” 36 caçasd inicialmente e da tecnologia! Mão de obra qualificada e criatividade nos temos! Anda BRASIL,não a estagnação e coragem para decidir!!

  12. O Brasil deve comprar aquele que mais transferir tecnologia, por outras palavras, o Brasil não deve comprar apenas aviões, mas principalmente tecnologia. Não importa se é o mais caro, ou o mais barato, o que importa é a transferência de tecnologia. Aí vem o problema, será que americanos realmente vão transferir tecnologia, visto que os suecos nada tem para transferir? A situação do Brasil é a seguinte: se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.

  13. Logo acima vemos um tom de ameça e também a queda do mito que o Rafale é 100% Francês.Quando diz que a Dassault podria requerer exportação de tecnologia sensível Americana,caso o Rafale ganhe a concorrência.Não sei que peças sejam estas,ma caso o Rafale vença a concorrência,os Eua ficariam num mato sem cachorro,ou seja perdidos.
    Pelo fato dos documentos assinados entre Brasil e França englobarem ToT(só as que a França realmente possui,que seja no chute de 85%)total e irrestrita,como diz no acordo firmado.O não cumprimento da ToT obrigaria da parte brasileira o cancelamento total do certame,também previsto no contrato.E aí como ficaríamos?
    Certamente o governo brasileiro não ficaria satisfeito com o embargo(inexistente e um sacrilégio para os adoradores do Eua ) as partes americanas do Rafale.O que impediria por completo o nosso desenvolvimento no setor aeroespacial.Com isso o Brasil precisaria de um novo caça,com certeza esqueçam um made Usa.
    Sem Rafale,Gripen,F-18,e qualquer coisa que voe com tecnologia americana.So sobraria um Caça para equipar a Fab,um fabricante tradicional que produz tudo o que precisa para fazer um avião voar e é conhecido como Sukhoi 35.
    Será que interessaria aos Eua boicotarem partes americanas do Rafale,perderem um aliado na região e de quebra ver o Brasil(alem da Venezuela) equipado um caça de combate mais poderoso que os seus própios caças?
    Eu me pergunto onde estão os adoradores dos Eua que diziam que era terceiro mundismo esta História de embargo.Eu nunca pensei que na reta final do Fx2 fosse tão empolgante,pra dizer a verdado eu estava cansado,mas agora que as máscaras caíram,que o Rei ficou NÚ essa concorrência ganha novo fólego.
    Sds
    NovoBrasuk

  14. A França já se mostrou seria no que se diz respeito a seguir contratos tanto os helicópteros como os submarinos estão aí como exemplo pra cala a boca de muita gente má informada e os tendenciosos.
    sds

  15. Cabe nossos engenheiros avaliarem a situação, independente da posição dos vendedores de caças se nos escolhermos o Rafale séra para obter uma coisa que o Brasil na produz, now how é capacidade de produção de turbinas, radares,sensores,armamentos é meios de empregalos em combate, adaptação de nossos misseis,etc…se isso for os 90% então estamos bem servidos porque aerodinamica já dominamos 100% é o resto é bla,bla,bla.

  16. Sei não, mas acho que poderemos ter uma imensa surpresa. Esse processo, FX2, pode ser cancelado, aí o sukoi entrra na parada novamente.

    O que a futura presidenta acha disso?? O jhonbin disse no forte que a preferência da Dilma não é a mesma que o Lula tem. O que pensa DilM Roussefe sobre A AQUISIÇÃO de aviões p/ o Brasil??????

  17. Esse papo de que os EUA não gostariam e retalariam se comprassemos caças da russsia para o Brasil, é pura balela. Se eles não enfrentaram os venezulenos, como enfrentariam o Brasil?????? Eles, EUA, tem muitos interesses no Br, tem muito mais a perder.
    Ou vai ser o Rafale com preço acessível e TT, ou será um caça russo.

  18. Quanto mais eu leio sobre o FX-2, mais me convenço que o Rafale, é o que mais tem a oferecer ganhos para o Brasil. O Gripen e o SH F-18 são duas geladas, que o Wikileaks esta trazendo a luz, embargos americanos é que não vão faltar para esses dois pepinos.

  19. marcus, eu creio que os 36 caças sejam comprados apenas para justificar um gasto em TT… os bilhões que serão gastos no FX2, se acontecer, exedem muito o valor dos vetores…

  20. GUMPY…Não é a nossa unica não mas das 3 que nos impuseram é a unica que nos tira da orbita do gringo vampiro.Fazer conchavos com esses caras é atrelar o Brasil a uma algema.

  21. Os acordos assinados foram de estado p estado visando o repasse de tecnológia militar sensível ,onde seremos beneficiados. Agr e esparar p vermos. Olhos neles, países ñ tem amigos , e sim interesses. P Ontem.

  22. Blue eyes,concordo e sabemos que adquirir tecnologia não é barato ,da mesma forma q desenvolver tbem não,mas o problema é o tempo. Acredito que nossos engenheiros ja tenham esbossos da maior parte das tecnologias so necessitando adaptações mais criativas e funcionais a atividade de nossas forças!

  23. Rafale,HASTA LA VISTA BABY!HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.
    lula jogou a pa de cal sobre o rafale,VAI DEIXAR PRA DILMA RESOLVER.
    “A decisão sobre a compra de aviões de combate para a FAB também ficará para a presidente eleita. “É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu PODERIA assinar e fazer um acordo com a França, MAS NÃO VOU FAZER”. A decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa, segundo Lula.”
    http://noticias.uol.com.br/politica/2010/12/06/lula-diz-que-vaga-no-supremo-e-novos-cacas-devem-ser-decisoes-de-dilma.jhtm

  24. Uiee que linda noticia.Ano que vem estaremos livres da sexta sapiencia global.Ja vai tarde Amorim e Jobim se não recitar o salmo direitnho vai tambem.

  25. Se a venda do Rafale for realizada, a Dassault (sua montadora) poderá pedir aos Estados Unidos licenças de controle de exportação para as partes do avião construídas com tecnologia americana”, destaca a mensagem dos diplomatas americanos.

    http://cavok.com.br/blog/?p=23796

    Mesmo após essa afirmação contundente os irracionais fãs do Rafale ainda vão insistir que o mesmo é 100% francês, que estaria livre de embargos, que “Uzamericanú comi bêicon,jogam suju e num trasferem tequinologia” e outras asneiras do tipo

    Felizmente e para a felicidade geral da nação, em especial seus tão sofridos contribuintes,o Rafale cantou pra subir. Aos seus histéricos defensores só resta cortar os pulsos.

  26. HMS TIRELESS…So tolo acredita que alguma nação ou indistria repassa segredos e ainda mais quando não detem 100%…A questão não é essa e sim o que poderemos desenvolver com a aquisição da tecnologia.Embora eu sempre tenha preferido o SU-35BM a tecnologia que a França se compromete a passar-nos mesmo sem os codigos fontes é o que ainda melhor se encaixa a nossas pretenções.Com Jobim ou sem Jobim devemos prosseguir no programa ou abandona-lo radicalizando de vez PRUSRUSSOS CUMEDORES DE CRIANCINHAS TENRINHAS E INDEFESAS.Que Americanos fiquem bem longe de nossas fronteiras.PRA LONGE DO BRASIL.

  27. Mas HMS Tireless, me diz oq os EUA oferecem ao brasil de TT ou mesmo fabrica de algum componente aqui no país! 6% de TT? 1%? 50%?

  28. HOJE,NIGUÉM QUER O RAFALE, SÓ O LULA, IMAGINE DAQUI Á 10,OU 15 ANOS, QUANDO ESTAREMOS FABRICANDO O RAFALE, QUEM VAI QUERER COMPRAR, NEM OS FRANCESES VÃO QUERER, O BRASIL VAI DE RARAFE PORQUE , PORQUE QUER UM ASENTO PERMANENTE NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONO, SARKOSY JÁ DEU SUA PUCHADA DE SACO, INDICANDO O BRASIL,PARA OCUPAR UMA CADEIRA PERMANENTE.

  29. O F-18 é um avião modernizado,seu projeto básico evolui do final década de 60(68),ele perdeu a concorrência da USAF para um caça mais ágil que era o F-16,mas naquele tempo os administradores norte americanos eram mais sábios e pensavam no dinheiro do contribuinte,resumindo aproveitaram o projeto perdedor que era o YF-17(atual F-18) e o navalizaram criando o F-18.Testado e aprovado em combate FOI um exelente avião.Se a Fab optar por este VOVô vai possuir um vetor de mais de 40 anos de idade ele é só 10 anos mais novo que o F-5 aliás o fabricante era o mesmo a northrop,mas a McDonnell Douglas navalizou F-18.
    Queremos realmente um VOVô dos céus?
    Pra mim num curto espaço de tempo ele será um novo F-5,frente a novos vetores de quinta geração é melhor nem comparar.

  30. Que novela. Todas as datas anunciadas pelo Jobim , segundo a imprensa, não se realizou. Estranho? Será que a imprensa mentiu? ou o ministro se equivocou-se.

  31. O patético Felipinho Cps, vive encroado aqui.
    Deveria ter muita vergonha, pois fala tão mal da turma aqui lá no outro blog…
    Que aqui é a Disneylândia, turminha dos vermelhuxos, a esgotosfera, né Gunsalmo Tireless???
    Um verdadeiro bunda-mole enrustido!!!

  32. “Quem decide é a Presidenta do Brasil”. Quem decide é a lógica e o bom senso se o caça francês Rafale dea Dssaut vem com transferencia de tecnologia e isto é crucial, pois entodo disso, inclusive com códigos de controle desencriptados em matéria de informática em logística e defesa é melhor que comprar um F-18 programado para dar defeito ou cair. O lobi dos EUA é grande, mas até o Governao Americano já quis o Rafale, só que a sabotagem também existe. “Cai Rafale cai se acidenta”. derrubem-no com um F-5 em simulação de combate. Os EUA não transferem nenhum parafuso em matéria de tecnologia. Acorda Brasil o Brasil é o Brasil! E tenho dito.

Comentários não permitidos.