MMRCA – Existe um ‘aviso’ no modo como os americanos prejudicaram o Gripen na Noruega?

http://4.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/TEbw2rb5sAI/AAAAAAAAK8Q/zxL2o7kHQI0/s400/Gripen+NG+Demonstrator+lands+at+Farnborough+(Photo+Peter+Liander)-793511.jpg

Sugestão: Justin Case para o Plano Brasil

Se vocês queriam vislumbrar partes da fria ação política que, todos sabem, afeta uma competição de caças na qual os americanos têm um concorrente, um extrato das mensagens recentemente vazadas pelo Wikileaks as apresentam. É simples (se você perdeu esse detalhe): de acordo com essas mensagens vazadas (entre a Embaixada dos EUA em Oslo e o Departamento de Estado), os norte-americanos negaram a liberação de um radar AESA americano para o Gripen NG em resposta a um requisito norueguês há dois anos atrás e, simultaneamente, fizeram pressão política (“encorajamento” de alto nível proveniente de Washington) para o governo norueguês escolher o F-35 em seu lugar.

Essas mensagens fornecem a mais perfeita visão de como a ameaça relativa às futuras relações políticas/diplomáticas afeta claramente os contratos de armas. É de conhecimento comum que assim acontece, mas desta vez está lá, preto no branco. Uma das mensagens apresenta, na conclusão, em um toque final, que “esforços adicionais de convencimento contribuiriam para ajudar (a Noruega) a reconhecer a importância da sua decisão e a resistir à tentação de fazer uma escolha conveniente no curto prazo, mas que prejudicaria o interesse de longo prazo.”

Isto ocorreu há dois anos. Pouco depois, a Saab decidiu cancelar todas as discussões com os americanos, franceses e israelenses (a IAI teria sido pressionada por Washington a se retirar das negociações) e foi para o RAVEN AESA da Selex Galileo, atualmente em desenvolvimento e ensaio, fazendo parte da configuração oferecida à Força Aérea da Índia na competição MMRCA.

Você pode apostar que existem mensagens enviadas por Tim Roemer (embaixador americano na Índia), pedindo o mesmo tipo de coisa (incluindo visitas de alto nível para reafirmar o conceito) antes de uma decisão indiana sobre o contrato de 12 bilhões de dólares americanos no ano que vem; mas há pelo menos uma pergunta muito importante: Será que os americanos ainda têm influência sobre o Gripen NG/IN, considerando que o motor do avião (F414G), aviônicos, head-up/down displays, sistema de controle ambiental, computador de dados aéreos, sistemas de sobrevivência, regulador de pressão, válvulas de corte e radar-altímetro são de fabricação americana? Vale a pena pensar, não obstante o fato de que a Saab (como os outros cinco candidatos, conforme o caso) foram instados a apresentar uma garantia (com aprovação governamental) de que todos os subsistemas da aeronave têm exportação autorizada não apenas pelo país integrador, mas também pelo fornecedor original.

Fonte: LiveFist

19 Comentários

  1. Tem gente que adora perguntar onde esta os embargos americanos, bem tão aí.
    Ainda querem tecnologia sensível vinda dos EUA?
    Como poderemos vender os tais NG para terceiros se os bondosos americanos nos proibirem?
    Pior como teremos a transferência de tecnologias necessária se os EUA se negarem?
    O ministro Jobim ta certo não da pra fazer negócios com os americanos ou seus parceiros… mas tem gente que vai continuar afirmando o contrario legal cada um tem sua visão… mas eu já tenho a minha a muitos anos!

  2. Se os americanos quiserem acabam com o casamento Rafale e Governo Lula. O Fly by Wire, os processadores, o sistema de injeção de combustível e parte da tecnologia das turbinas são norte americanas. Se o Obama encher o saco da HoneyWell e da GE babau Rafale, não sai do chão. Infelizmente não há caça ocidental, mesmo francês, que não tenha tecnologia do Tio Sam. Quer um caça que Washington não interfira, compre Chines ou Russo!

  3. SAAB PREJUDICADA? MAIS QUE COISA ISSO E UM GOLPE BAIXO
    WELL DEPENDER DOS YANKES DA ISSO NOSSO BRASIL CONHECE ESA HESTORINHA .e por isso que ministro Jobim tem TODA RAZAO
    vcs vao ver vai aparecer gente ai defendendo EUA E SAAB , isso nao vai ser surpresa kkkkkkkk
    ate quando Brasil vamos fica nessa vidinha de colonia dos YANKES ?.
    SALVE O JOBISMO PLEASEEEEEEEEE
    OPSS OPSS OPSS
    QUE venhaaaaaaaa os RAFALESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  4. FAZER NEGÓCIO COM GENTE LIVRE.
    .
    Foi bem apropriada essa informação sobre os embargos de tecnologia de ponta dos americanos,afinal eles não estão errados já que são coisas deles;o errado é aquele que insiste em comprar produtos onde existe essas tecnologia deles.
    A situação que hoje se ver na mídia onde envolve os governos americano e suéco nos dá bem a que nível de submissão que se encontra o governo sueco com os americanos,mais uma vez,em detrimento ao governo yanke,jogou os interesses de seus cidadão ou empresa nacional para agradar aquele que os desprezam.
    Já os franceses,a sua soberania é uma coisa santa para eles,pois há tempos eles procuram manter uma postura de não alinhamento a tudo dos americanos,não é a toa que eles preferiram ficar fora da OTAN,para manterem a independência e a sua autodeterminação política.

  5. PARCERIA ESTRATÉGIA E TECNOLÓGICA NO FX-2
    .
    “O WikiLeaks faz referência ao uso de componentes no plural, portanto o Rafale não utiliza um único item de domínio americano. Se pudessem, salvo melhor juízo, os franceses não utilizariam nenhum item, ou tecnologia, que os colocassem perante a sujeição americana.”
    ————–(fonte poder aéreo)
    .
    Essa informação, que eu não ficarei admirado na sua veracidade;colocará em prova o capital político francês perante o mundo e uma nova formatação no projeto FX-2 brasileiro para se precaver de futuros embargos americano no cação francês.
    Provavelmente haverá algumas alterações pontuais no projeto francês,já que a sua independência na tecnologia francesa é pouca se comparada com a do sueco.
    .
    EU ESPERO,…..caso contrário, teremos uma jaca la francesa,politicamente falando,pois o projeto do caça francês é estupendo.

  6. Eles não apenas jogam sujo no comercio como a materia sugere mas buscam de todas as formas anular a tudo que venha ser competidor no campo militar.Ja devem estar queimando neuronios so de pensarem no Rafale e sua tecnologia em nossas mãos.

  7. E da pra fazer negócios com os franceses traidores,ou ja se esqueceram de Israel na guerra dos seis dias e da Argentina na guerra das malvinas.
    O Gripen NG tera somente a turbina de origem americana e ainda podendo ser substituída pela Eurojet do EFA e eu ainda afirmo que diante da reação russa aos comentários diplomáticos dos americanos e sem a possibilidade de vender o MIG-35 teríamos mais uma opção de turbina no mercado.

  8. ERRATA-05/12/10 às 09:04
    .
    (…)Provavelmente haverá algumas alterações pontuais no projeto francês,já que a sua independência na tecnologia AMERICANA é pouca se comparada com a do sueco.(…)

  9. Hoje, uma das colunistas do jornal pró-EUA Folha de SP afirma que o Rafale também tem vários componentes americanos. É verdade?

  10. E diziam que a tecnologia era transferível, e como pode a SAAB garantir isso se não consegui nem garantir o AESA para a Noruega, um país da OTAN???

    Quem manda nas tecnologias são os países fabricantes e não os países montadores, e como o colega acima falou, como poderíamos confiar se a qualquer momento os fornecedores podem embargar qualquer coisa que queremos para os nossos caças, ou os fabricados aqui… a SAAB não Garante nada, so vendem produtos extrangeiros montados juntos em uma aeronave, mas tem sempre o pessoal que jura que eles podem transferir algo para nós… conversa fiada!!!

    O GripeNG não transfere a tecnologia como prometido mentirosa-mente, pois a tecnologia e a maioria dos componentes não são deles!!

    Não sejam ingênuos, não caiam nos interesses políticos de pessoas que querem somente os próprios interesses satisfeitos e pouco se importam com o interesse nacional!

    Acordem, o GripenNG é maior furada para o Brasil!!

  11. [i][b]E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? A FAB não Fala nada, que coisa.
    .
    .
    .
    Como fica o FX2

    Imagina o Gripen NG-MBR ( Ninguém Garante Mesmo Brasil), sobra ate para o F-18A++++ E/F, Basta só o Congresso Americano veta qualquer coisa, estamos lascados, lembra do ALX ( Super Tucano ) escolhido pelos Venezuelanos, que falta faz o Vídeo do Brigadeiro do CTA no Youtube, que falta.
    .
    .
    .
    Parabéns Ministro Nelson Jobim o senhor já tinha avisado sobre esses tais Yankees, queremos o Rafale MERMUU

  12. SU-35 era a solução… O Rafale também tem algumas peças americanas, só não sei sobre a sua importância. Complicado.

  13. Kamaradas…

    Vamos focar a Geopolítica:

    O Brasil vem constantemente entrando em conflitos com os EUA. Acabou de sair uma pesquisa q o Brasil é país mais influente da AL, vem aumentando sua influência na África e, o mais perigoso para nós, vem “interferindo” em assuntos do OM, como Palestina e Irã.

    Resumindo…”HAVERÁ” represálias no futuro!!!

    O Brasil tem muito menos a perder com a França, pois ambos tem interesses complementares.

    Agora com os EUA, o Brasil terá q seguir a cartilha deles. Se ñ….

    Os anti-Rafales podem se contorcer, mas os Gripen só funcionam bem em países “neutros”. E o Brasil ñ é um destes… .

    Falow

  14. carl94fn assino embaixo parceiro americano e traicoeiro
    mais o pessoal da industria la do abc ta de olho grande nesse ng que vai dificultar tudo mais fazer o que brasil assim mesmo teimoso e arrogante

  15. Apesar do Loby bravo dos meios de comunicação,a melhor opção para o Brasil sempre foi o RAFALE.
    Espero que a turma do contra caia na real,e não misture birra política com algo muito importante,pra mim não importa se foi A ou B,temos que pensar no que é melhor e o melhor é o Rafale!

  16. E agora Jusé? todo o pessoal que defendeu o Gripen nos últimos anos??? hhuummmmm comecei gostar dos wikileaks,hehe, mas ainda assim, duvido.

    Então? como fica o negócio? tivemos que aguentar ANOS aos gripeiros aqui nos comentários para isso?
    Minha nossa!
    ——
    Devemos lembrar de que países estamos falando.
    São digamos os ancestrais dos americanos, vocês lembrarão que a Inglaterra foi invadida pelo filho dum rei norueguês e depois acho que vieram os irmãos também, o negócio é que os caras ocuparam toda a ilha, ou seja criaram a Inglaterra que a gente conhece hoje.
    Os bretões foram reduzidos a quase nada no lado ocidental da ilha.
    Lembremos agora que a Suécia e a Noruega foram um único país durante quase um século, e tem uma história em comum que se perde no tempo. Estamos falando dos avôs dos americanos, hehe. Não tem que imaginar muito para saber se nós iamos receber um trato melhor. incrível, ainda tem pessoal que fala aqui do Gripen.
    A parceria com a Saab só seria para vender para o mundo ocidental, só. Como vários colegas tem comentado várias vezes.
    Quanto tempo perdeu o Brasil falando do Gripen?
    Quanto é isso em dinheiro?
    Acho que agora os gripeiros, como na verdade são oposicionistas, vão falar continuamente dos ministros tipo Nelson Jobim, como para tirar crédito ao governo do torneiro, infantil mesmo, tão infantil como o lobby da Saab.
    É óbvio que foi o torneiro, eu nunca votei no cara, mas é óbvio que algo fez pelo aparelhamento, ver os subs por exemplo. É de criança tentar tirar o mérito do cara, assim foi que se ferrou o Serra, virando violento contra a mulher, e a mulher manteve a calma e ganhou.
    Acho que tem aí um pessoal que tem que melhorar o nível, tentaram enrolar a gente durante anos, e não conseguiram, por que? porque já o brasileiro acordou, já não dá.
    Ainda assim falta muito, por isso a importância de espaços como este blog nos próximos anos.

    A nova classe média são o 50,5% da população, ulula sempre fala que querem geladeira fogão etc, eu digo mais, agora QUEREM SER, querem ser parte duma nação, é isso o que querem, querem saber de história, querem se orgulhar da verde-amarela, eu moro na periferia do ABC, e posso testemunhar, não tem pessoal mais nacionalista que essa “elite morena”. Firmeza! Eles vão fazer do Brasil um império, o império du bém!

  17. Lição n° 1, nunca contraria um Yankee pois num futuro próximo podera sofre represálias, ou vc ta com eles ou é inimigo deles, agora digo mais uma vez, essa inlusão do Lula que uns 4 submarinos scorpène + 1 nuclear não sei pra quando, vai resolver pelo que vimos so foi divulgado so os telegramas das embaixadas imaginem se fossem do próprio Pentagono, se o Irã perde o mundo perde, se há questão deles é garantir sua soberania porque não podemos fazermo também uma vez que possuimos diversas riquesas 5 submarinos é 36 caças de papel não contribuiram em nada o certo era construir no Rio Grande do Sul, o segundo estaleiro da marinha para fabricar mais submarinos nucleares poderemos reduzir o tempo é termo logo essas maravilhas ou esperamos a cobiça do mundo chegar logo aqui.

Comentários não permitidos.