Guerra do Rio

http://2.bp.blogspot.com/_IuFNQ-h2kE4/TPZu4dLE70I/AAAAAAAAApo/zoBb1npIfh0/S748/GuerraDoRio.jpg

Autor e sugestão : Hiram Reis e Silva,

Porto Alegre, RS, 02 de dezembro de 2010.

– Origem da “guerra”

Os serviços de inteligência afirmam, categoricamente, que a violência no Rio de Janeiro foi em consequência de um impasse nas negociações entre políticos e policiais corruptos com os chefões da bandidagem. Os quadrilheiros quebraram o pacto de não-agressão porque se negaram a reajustar a tabela de propinas cobradas pelas autoridades policiais e políticas.

http://www.asstbm.com.br/site/wp-content/uploads/cache/2055_thumbzoom.jpg

– Governantes Omissos e Coniventes

A atuação das Forças Armadas nas Operações contra o narco-tráfico no Rio de Janeiro escancaram ao Brasil e ao mundo a inoperância dos governadores do estado do Rio de Janeiro, nas últimas três décadas, a crônica falta de recursos e a corrupção das polícias civil e militar da “Cidade Maravilhosa”. A mídia amestrada usou e abusou das imagens mostrando a apreensão de drogas e armas, mas a fuga dos chefões do tráfico mostra a incompetência de uma operação pirotécnica mais preocupada nas tomadas espetaculares do que nos resultados. O planejamento equivocado realizado pelas Forças Auxiliares (policias civil e militar) é patente quando se permitiu que os bandidos usassem rotas de fuga conhecidas por todos. A série de equívocos e falhas mostra que o comando das operações, como reza a Constituição, deveria ter sido realizado pelas Forças Armadas.

– A Guerra no Rio

Cel Gelio Fregapani

Muito já se escreveu sobre o assunto. Além do aplauso pela apreensão de droga e de armamento, me limitarei a preocupações ainda não aventadas suficientemente.

1ª – Não adiantará muito prender ou eliminar os que estavam incendiando os veículos. Estes são familiares de presos menores, forçados a fazê-lo sob ameaça a seus parentes. Maior efeito teria sobre os chefões, castigando-os severamente a cada ação de seus bandidos na rua. Claro, isto não será possível enquanto os direitos humanos dos bandidos forem maiores do que os direitos humanos de suas vítimas.

2º – Todos os pequenos traficantes mortos ou presos são descartáveis e facilmente substituíveis. Os grandes estão fora do alcance. O único segmento que podemos atingir eficientemente é o usuário, que financia tudo. Enquanto quisermos tratá-lo como doente e coitadinho nada funcionará. Temos que impor pesada multa ou trabalhos forçados, conjugado com uma campanha psicológica como a que foi feita contra o cigarro; centrada não sobre o perigo (que atrai os audazes), mas sobre o mote de que “a droga é para os fracos”.

3ª – Quando aquele tenente do Exército entregou três traficantes à facção inimiga apareceram o MP e os “direitos humanos” para atacar o Exército. O Beltrame disse “o Exército não está preparado para atuar na Segurança Pública…” Agora, por passe mágica, o Exército virou “a solução para o Alemão”… Mais cedo ou mais tarde alguém terá que atirar. Será processado também?

Todos sabemos que a responsabilidade terminará nas mãos do Exército, e que em breve o atual aplauso das comunidades se transformará em descontentamento, pelo prejuízo à estrutura econômica baseada no tráfico. O Exército sabe que só poderá ter sucesso acumulando o poder militar com o poder político, sob lei marcial. Ou não?

Solicito Publicação

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E–mail: hiramrs@terra.com.br

24 Comentários

  1. esta ai justamente a resposta do porque mais da metade dos criminosos fugiram numa boa….pq é mais do que obvio q as policias do rio estão carecas de saber de todas as rotas de fuga dos bandidos…..ja esta mais do q na hora do governo federal colocar o exercito brasileiro em massa em todas…eu digo em todas as comunidades,favelas ou seja lá o nome que dão ..mais em massa mesmo com direito a cadastrar todos os moradores pra saber quem é dali ou nao…ou oq ja fez em toda vida,desse modo vamos asfixiar econômicamente o trafico e a bandidagem q há la…ja q as policias e os politicos de lá são conivente com isso tudo…esta na hora do poder do estado vençer em todas as frentes…lei marcial pra todos principalmente os politicos desta dita cidade maravilhosa…que de maravilhosa ja nao tem mais nda a muito tempo!!!!!
    ja q o governo federal investe tanto em propagana pra promover o rio lá fora…deveria fazer um slogan assim”venham pro rio que de gratis sem custo nenhum vc será assaltado,e por mais um pequeno precinho vc leva um balaço de ak47,,,desculpe aí pelo sarcasmo e revolta pessoal..abraço a todos

  2. O texto oferece uma visão muito superficial do problema, na verdade o roteiro de combate ao narcotráfico vislumbrado pelo autor é o mesmo do México, onde o exercito foi posto na linha de frente do combate ao narcotráfico e com todos os direitos para agir…E o exercito mexicano está perdendo esta guerra (assimétrica…)!
    .
    Na verdade, o exercito, sozinho, não tem capacidade de resolver o problema do narcotráfico, que é transnacional.. Inclusive correria risco de ser infiltrado pelo mesmo…

    .
    E ainda termina com um apelo que pode ser considerado perigoso para o estado de direito democrático:
    .
    “O Exército sabe que só poderá ter sucesso acumulando o poder militar com o poder político, sob lei marcial. ”
    …………………………….
    Sobre o mesmo assunto, texto que cita entre outras coisas, o caso do México:
    ………………………………
    .
    | 03/12/2010 |
    .
    O tráfico no Rio e o crime organizado transnacional
    .
    Os verdadeiros chefes do narcotráfico no Rio de Janeiro são ligados à rede do crime organizado transnacional que movimenta no sistema bancário internacional cerca de 400 bilhões de dólares por ano. A situação que vemos no hoje no Rio, diz o jurista Wálter Maierovitch, reflete um quadro internacional, onde as polícias só conseguem apreender entre 3 e 5% das drogas ofertadas no mercado. “É preciso ter em mente essa dimensão global do crime organizado na hora de buscar soluções para enfrentar o problema em nossas cidades”, defende.
    .
    Marco Aurélio Weissheimer
    .
    Os verdadeiros chefes do narcotráfico no Rio de Janeiro são ligados à rede do crime organizado transnacional que movimenta no sistema bancário internacional cerca de 400 bilhões de dólares por ano. Esses são os grandes responsáveis pela violência e pelo tráfico de drogas e armas em todo o mundo. A situação que vemos no hoje no Rio reflete um quadro internacional, onde as polícias só conseguem apreender entre 3 e 5% das drogas ofertadas no mercado. É preciso ter em mente essa dimensão global do crime organizado na hora de buscar soluções para enfrentar o problema em nossas cidades. A avaliação é do jurista Wálter Maeirovitch, colunista da revista Carta Capital e ex-secretário nacional antidrogas da Presidência da República.
    .
    Compreender essa dimensão global é condição necessária para evitar discursos e propostas de soluções simplistas para o problema. Maierovitch dá um exemplo: “Os produtos principais do tráfico de drogas são a maconha e a cocaína. Tomemos o caso da cocaína. Sua matéria prima, a filha de coca, é cultivada nos Andes, especialmente no Peru, Bolívia, Colômbia e Equador. No entanto, a produção da cocaína exige uma série de insumos químicos e nenhum destes países tem uma indústria química desenvolvida. O Brasil, por sua vez, possui a maior indústria química da América Latina”. Ou seja, nenhum dos países citados pode ser apontado, isoladamente, pela produção da cocaína. Essa “indústria” tem um caráter essencialmente transnacional.
    .
    Novas tendências das máfias transnacionais
    Presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, Wálter Maierovitch é um estudioso do assunto há muito tempo. O livro “Novas Tendências da Criminalidade Transnacional Mafiosa” (Editora Unesp), organizado por ele e por Alessandra Dino, professora da Universidade Estadual de Palermo, trata dessas ramificações internacionais do crime organizado. A primeira Convenção Mundial sobre Crime Organizado Transnacional, organizada pela ONU, em 2000, em Palermo, destacou o alto preço pago ao crime organizado internacional em termos de vidas humanas e também seus efeitos sobre as economias nacionais e sobre o sistema financeiro mundial, onde US$ 400 bilhões são movimentados anualmente.
    .
    Em 2009, diante da crise econômico-financeira mundial, o czar antidrogas da ONU, o italiano Antonio Costa, chamou a atenção para o fato de que foi o dinheiro sujo das drogas funcionou como uma salvaguarda do sistema interbancário internacional. “Os bancos não conseguem evitar que esse dinheiro circule, se é que querem isso”, observa Maierovitch. A questão da droga, acrescenta, é muito usada hoje para esconder interesses geopolíticos. Muitos países são fortemente dependentes da economia das drogas, como é o caso, por exemplo, de Myanmar (antiga Birmânia), apontado pela ONU como o segundo maior produtor de ópio do mundo (460 toneladas), e de Marrocos, maior produtor mundial de haxixe.
    .
    Tráfico de armas sem controle
    Uma grave dificuldade adicional que os governos enfrentam para combater o narcotráfico é que ele anda de mãos dadas com o tráfico de armas. O Brasil é um dos maiores produtores de armas leves do mundo. Em 2009, a indústria bélica nacional atingiu o recorde do período, com a fabricação de 1,05 milhão de revólveres, pistolas e fuzis, segundo dados da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército. A falta de controle sobre a circulação de armas, observa Maierovitch, é um problema grave. Quando um carregamento com armas sai de um porto brasileiro, explica, exige-se um certificado de destinação. Mas, depois que o navio sai do porto, perde-se o controle. O certificado diz, por exemplo, que as armas vão para Angola. Mas quem garante que, de fato, foram para lá? Esse certificado serve para que, então? – indaga o jurista.
    .
    O quadro que vemos hoje no Rio, insiste Maierovitch, precisa ser amplificado para que possamos ver todas essas conexões com o crime organizado transnacional, que atua em rede com nós funcionando como pontos de abastecimento e distribuição. Essas redes são flexíveis e estão espalhadas pelo mundo, acessíveis a quem assim o desejar. Há várias portas de entrada para ela e identificar suas ramificações não é tarefa simples. O jurista cita o caso da cocaína. Cerca de 90% da cocaína consumida hoje nos Estados Unidos vem da Colômbia e entra no país pelo México. E 90% das armas utilizadas pelos cartéis mexicanos vêm dos Estados Unidos. Ou seja, há duas vias de tráfico na fronteira entre EUA e México: por uma circulam drogas e pela outra, armas.
    .
    Pacificação x Militarização
    Neste cenário global de expansão e ramificação do crime organizado, Maierovitch considerou surpreendente e muito importante a recente ação policial no Rio de Janeiro, na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão. Essa ação, destaca, traz elementos importantes que devem marcar a ofensiva contra o crime: reconquista de território, retomada do controle social nas comunidades, garantir cidadania e liberdades públicas à população que vive nestas áreas. A política que vem sendo implementada pelo governo do Rio, acrescenta, está baseada num conceito de pacificação e não de militarização como ocorreu, por exemplo, no México, onde o governo de Felipe Calderón colocou o Exército na linha de frente da guerra contra o narcotráfico e está perdendo essa batalha, com um grande número de vítimas civis.
    .
    No Rio, prossegue, o que houve foi uma reação a ataques espetaculares cometidos pelo tráfico, mas a política é pacificadora. “No início do governo de Sérgio Cabral fui um crítico à política que ele estava implementada e que seguia essa linha adotada no México. Mas agora a política é outra e merece apoio. Maierovitch critica o que chama de “ataques diversionistas” contra o governo estadual, que o acusam de favorecer as milícias ao focar sua ofensiva no Comando Vermelho e no Amigos dos Amigos. “Esse diversionismo só favorece o crime organizado. Há territórios que estão sendo retomados e rotas de tráfico interrompidas. É possível e fundamental reestabelecer a cidadania no Rio de Janeiro”, defende.
    .
    Trata-se, em resumo, de uma luta permanente, global e em várias frentes, onde cada metro de terreno conquistado deve ser valorizado e cada derrota imposta ao crime organizado servir como aprendizado para maiores vitórias no futuro. Maierovitch conclui: “A Itália é a terra da máfia, é verdade, mas também se tornou a terra da luta contra a máfia. Precisamos aprender com essas experiências.”

  3. É preciso dizer mais????? Eu afirmei isso durante os acontecimentos duas semanas atrás com críticas de cariocas que não entendem que moram em um Estado falido, sem condições de operar força policial nestas comunidades, sem condições de guardar seus presos, terceirizando esta tarefa a presídios em outros Estados e as Forças Armadas. Enquanto usuário for tratado como coitado dependente, isso não irá mudar. O usuário deve ser retirado do convívio com outros cidadãos de bem, deve ter seus direitos civis cassados, carteira de motorista, não pode participar de concurso público e se for empregado do Estado deve ir para cadeia. Ao policial corrupto, sua pena deve ser o dobro de um cidadão comum. Já passou da hora de unficarmos estas duas forças incompetentes Polícia Civil e Militar em uma única força de Segurança. É um absurdo este estado de coisa em nosso país. Uma vergonha. Agora o fanfarrão do Governador do Rio terceiriza por incompetência o policiamento destes morros as Forças Armadas e economiza algum dinheiro, verba, neste processo. Uma vergonha. Quem paga somos nós. E o usuário? Quem terá coragem de tocar neste vespero? Quem irá peitar estes vagabundos na Zona Sul,e nas altas classes sociais deste país?

  4. Enquanto existir usuário existirá tráfico de drogas e consequentemente armas. Ataque isso e terá sucesso. Bacana preso com um cigarro de maconha deve prestar trabalho comunitario e ficar sem direitos civis por dois anos ou mais. Se for reincidente, terá que cumprir pena de reclusão. Assim neguinho vai pensar duas vezes em fumar um baseado ou tomar alguma droguinha química em alguma Reave da vida. E não adianta papai chorar ou mamãe implorar, o cara tem que arcar com as conseqüências. Em outros países a pena é de morte para traficantes.

  5. Wolfpack disse:
    04/12/2010 às 21:41

    Ir pra cadeia por ser um viciado?
    Agora você pegou pesado, WolfPack. Aposto que você é um policial daqueles que acreditam no que seus amigos falam sobre o crime.
    Concordo ao retirar certos direitos para obriga-los a se tratarem, mas daí prender…

    Concordo com o senhor em achar que a opinião de demagogos, religiosos e filósofos de oportunidade muito descabida e ignorante, mas sua postura só revela o mesmo.

    Não gosto como nosso governo trata a polícia, mas ainda está muito cedo para decretar lei marcial.

  6. Juntar a polícia civil e militar é um sonho antigo que prece ser discutido ao publico, não apenas em canais de tv a cabo programas sensacionalistas.
    .
    Eu como admirador das forças armadas e entusiasta (na área aeronáutica) admito que sou totalmente a favor da pena de morte, mas não coo punição, mas como dissuasão. Veja como a China esta acabando com os traficantes.
    Quero ver que vai querer usar/traficar com uma lei dessa, afinal, lei não é punitiva, é dissuasória, desde os tempos feudais.
    .
    .
    Não leve isso como critica, mas como concelho, ate porque não gosto de demagogia barata em hora inapropriada.
    .
    Sobre a guerra no Rio, quando eles corriam no morro…
    Uma Minigun num heli ia fazer um belo estrago naqueles ratos do inferno!

  7. Solução substituição massiça desses corruptos é Políciais compactuados com o crime, agora é hora do Exército fazer a limpeza, já que os políticos é uma boa parte dos políciais corruptos fizeram a merda é o estado ficou fazendo vista grossa por 3 décadas so fazia uns migue é dizia que tudo tava resolvido, ora oque adianta deixa os principais escapar como também a polícia que omissa deve ta arrenpendida por perdeu suas gorjetas bordunadas e cacetes neles.

  8. KALCHICOV….Voce mora no Rio?Conheceo problema?Ou o amigo é mais um aluno da escolinha de sensacionalistas de plantão da escolinha do professor Datena?Houve falha e não foi do BOPE,da CORE,da PQD ou FN e sim da secretaria de segurança e governo,justamente os que todos estão endeuzando.O Sr.Sergio Cabral não entende nada de segurança publica.O Sr.Beltrame embora tenha sido delegado de policia federal demonstra que não é tão bom quanto se pensava.Quem conhece mais o problema das ruas do RJ,um delegado federal ou um delegado da policia civil e um comandante de batalhão de policia?Os bandidos conheciam os detalhes das obras do governo federal,sabiam onde entrar e onde sairiam,a policia e as forças federais desconheciam pois se conhecessem como o amigo sugere teriam ficado muitos dentro dos esgotos ja que ali não poria em risco a vida de inocentes com um confronto.Não me agrada esta atual politica de segurança publica que pra mim sempre foi paliativo e eleitoreira.Todos os bandidos conhecidos serão presos ou mortos se preferirem aqui,em SP,MG ou para onde forem.Muitos que não são conhecidos podem se dar bem mas o interior é uma armadilha a eles onde todo mundo conhece todo mundo e mais cedo ou mais tarde cairão.Ja pensaram nos gastos do estado e ate futuramente federais tambem com infinidades de UPPs?Acho que muitos que são pagos neste pais para pensarem inteligentemente tem raciocineo limitado e pensam no momento usando o nome do futuro…Bom dia a todos,preciso dormir 1 kadinhu.

  9. Acho que tem um pouco de fantasia nesta materia assim como implantaram o mesmo em SP….Sabem voces lembram dos atentados contra a policia em SP,busquem os arquivos do JN da globo e verão que apareceu um grupo de homens com um determinado escudo nas costas e naquela noite morreram mais de 90 bandidos e pediram para eles pararem para não escandalizar a opinião publica…RESULTADO:::De la pra ca não houve mais atentados contra a Policia Paulista e não foi nada como esta materia factoide quer passar para nós.Corruptos neste pais estão em todas as facetas e afirmo a voces que o problema do Brasil é de saude publica,estamos infestados de Ratazanas por todas as partes e são tantas que não se pode confiar nem em quem labuta a seu lado e nem em quem esta dentro da tua casa.

  10. Aqueles pés de chinelo fugindo borrados são as buchas de algo muito maior.Eu ja disse aqui que os primeiros fuzis que a eles chegaram vieram desviados da 1 guerra do golfo e da retirada Russa do Afeganistão.Muitos que se acham o supra-sumo ou o pingo de mel na cereja do sorvete não passam de demagogos e hipocritas que desconhecem a realidade do problema e das ruas e a distancia apenas piruam.

  11. Os homens que aparecem na foto acima não são bandidos como muitos pensam.São guerreiros honrados que metem a mão no esgoto mantenido pela burguesia hipocrita e demagoga que sustenta,defende e gerencia o crime e ainda atrapalham os que combatem.

  12. WOLFPACK…Me desculpe o comentario mas eu acho que voce é meio recalcado com o RJ e talvez no teu intimo quisesse ser Carioca assim como outros tambem.Me aponte um estado da Federação a teu modo de ver que tenha a capacidade de lidar com a criminalidade do RJ?

  13. Voce afirmar que o RJ é um estado falido,o maior produtor de petrole nacional,segunda arrecadador de receitas embora tendo um territorio diminuto.Mesmo que se refira no aspecto moral não diz nada.Aonde neste pais se é melhor ou se tem mais moral que em algum outro lugar?O crime estado generalizado no Brasil ate mesmo dentro da justiça,segurança e politica e isso não é culpa da exportação do RJ como voce sugere em muitos de seus posts e sim do descaso publico e da infestação de ratazanas quadrilheiras.Meu amigo comente posts de armamentos,guerras e outras coisas porque em segurança publica sua diretriz é erronea e tendenciosa.Espero que não guarde rancor de mim por estar sendo sincero com voce mas se quiser guardar,JAÉ.

  14. Caros irmãos,
    No Brasil não existe este instituto jurídico denominado “Lei Marcial”, não com esta finalidade aventada. Por Lei Marcial, entendemos as Leis Militares, e salvo raras exceções, os civis não podem ser julgados por Tribunais Militares. No Brasil o instituto jurídico que temos que mais se assemelha com o “decretação de Lei Marcial”, que vemos nos filmes, é a Intervenção Federal, nos termos da Constituição Federal, mas nossos governantes e políticos não têm comprometimento o bastante com o País a ponto de bancá-la. Enquanto isso, vivem a enxugar gelo.
    Grande abraço a todos!

  15. Caro irmão WOLFPACK,
    Muito sensato seu comentário. Só existe a figura do traficante porque existe o usuário. Com a despenalização do porte de entorpecente para consumo próprio, virou uma verdadeira farra do boi. É frustrante para o policial conduzir para a delegacia um indivíduo que estava usando drogas próximo a uma escola, por exemplo, e vê-lo assinar um Termo Circunstanciado e ir embora antes do Policial, que terá ainda que elaborar pelo menos dois relatórios. Quanto a Polícia do RJ ser corrupta, a culpa é do próprio Estado, que paga em torno de mil reais para seus policiais, imagina o cara ganhando uma miséria e tendo que combater criminosos que lhe oferecem milhões em suborno, não é difícil imaginar o resultado. Não adianta querer pôr a culpa na Polícia, a Polícia é mais uma vítima desses políticos.

  16. Wolfpack, do jeito q as coisas andam acho q é mais fácil criarem vagas exclusivas p usuários (como há para deficientes, às quais sou favorável) do que excluí-los dos concursos públicos.
    É uma pena mas é o Brasil, nunca fui ao RJ mas alguns cariocas q conheço dizem q a maconha é algo normal, q o bahiano é cheio de tabus, q o carioca fuma um baseado como o bahiano bebe uma cervejinha (espero q n seja verdade), enquanto n mudar essa cultura o tráfico vai continuar existindo.

  17. 1maluquinho disse:
    05/12/2010 às 08:10

    Burguesia?
    Que papo é esse, maluquinho?
    Que eu saiba, na história, burguesia era os comerciantes e coisa parecida, o que é muito diferente do que é chamado de burguesia hoje pelos comunistas, que não tem o que fazer.
    .
    Acho que o senhor deveria estar se referindo a “nobreza”.
    Essa sim, abusa, tando da burguesia quando da plebe miserável do país.
    .
    Por favor, esse papo de “burguesia” é coisa de comunista ignorantes que não foi a escola e não sabe o real significado da palavra.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Burguesia

    Bom Domingo!

  18. Para completar.
    Os verdadeiros barões do crime estão escondidos no meio da nobreza, e não “a nobreza”, em seus apartamentos, de frente para a praia.
    Estamos em 2010 e, mesmo com os problemas que temos, não é o século 11,12…

  19. BRUNO ROCHA a burguesia que me refiro é a grande maioria hipocrita e tambem os bacaninhas que enclausulados em seus condominios preferem ouvir tiroteios a distancia e terem seus filhos infurnados em favelas e se prostituindo no crime por covardia e ainda condenam e atrapalham as ações da policia….Hoje no Brasil se encontra muitos que por recalques ou traumas passados so sabem atacar militares e tambem por desvios so sabem atacar policiais generalizando todos.O Brasil de hoje apesar dos descasos e desigualdades esta adiquirindo outra consciencia e é preciso separar o joio do trigo ao invez de classificar a todos como bandidos que alias estão em todas as camadas de nossa sociedade infelizmente.Nossos problemas so serão resolvidos com a união do povo e não divisão.É facil criticar quem combate ainda mais a distancia dificil é ter coragem e disposição para fazer…bom dia amigo.Acordei agora e bom domingo.

  20. Para mim, a grande parte da população é realmente ignorante. Não creio que mereça essa desgraça toda, mas sei que eles tem culpa nisso.
    Mas não podemos jogar neles toda a responsabilidade que é do governo, que é dar educação de qualidade, caso contrário, nunca deixaremos de ser “fábrica” de ignorantes.
    Sabe porque antigamente as pessoas, os revolucionários derrubavam o sistema, porque muitas vezes eram liderados por pessoas inteligente, mas hoje, um país que faz 98% de sua população de alienados, fica difícil mudar esse quadro, se não, impossível.

  21. Depois da vergonha dos fujões as tropas cheias de brio e unidas investem para o golpe fatal e os ratos fogem por baixo deles.Que entrou pra historia como a tomada triunfal entrou para a historia a fuga triunfal rsrs Deixa a galera brincar que nós brinca.

  22. O problema do Brasil é um só: POLÍTICO.
    – Quem são os engravatados, que estão ganhando muito dinheiro com o tráfico de drogas no Brasil ?
    – Por que estão pagando um salário de miséria para os PMs do RJ, obrigando-os a se corromperem ?

  23. De tanto insistir
    voce não aguentou
    de tanto eu empurrar
    voce não resistiu
    a porta se abriu
    -O que voce vai fazer?
    -vou te ensinar uma nova dança
    que o sacode balança
    e as ratazana dança
    no final dessa dança que voces vão se amarrar.
    PQP
    a porta se abriu.

Comentários não permitidos.