Wikileaks: O que o governo brasileiro pensava sobre o F-35

http://blog.norway.com/wp-content/uploads/2009/06/air_f-35a_aa-1_landing_lg.jpg

Com o texto completo de apenas 478 de um total de 250.000 telegramas diplomáticos dos EUA divulgados para o domínio público até o momento, surge uma referência sobre a impressão do governo brasileiro sobre o caça de quinta geração F-35 JSF da Lockheed oferecido pelos EUA para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Num telegrama datado de 31 de março de 2008, a U.S. Air Force passou informações para a delegação brasileira liderada pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim sobre o caça F-35. A delegação ficou “impressionada” pelas capacidades e eestratégia de produção de forma cooperada do F-35. Mas Jobin citou preocupações sobre o custo, participação industrial e integração com a tecnologia brasileira – possivelmente relativo ao míssil ar-ar Mectron MAA-1 Piranha.

O autor do telegrama também escreveu: Se hover uma possibilidade de integração para os fabricantes de armas e equipamentos brasileiros, o F-35 poderia ser um forte candidato para o próximo caça brasileiro. O F-35 nunca foi oficialmente proposto para o F-X2, e o Brasil rejeitou a proposta da Lockheed Martin baseada no caça F-16.

Por aproximadamente dois anos, o Brasil vem considerando três finalistas – Dassault Rafale, Saab Gripen NG e Boeing F/A-18E/F Super Hornet. Mas os diplomatas norte americanos não estão otimistas sobre as chances do Super Hornet. Outro telegrama, datado de 13 de novembro de 2009, conclui que o Brasil “irá muito provavelmente favorecer as ofertas francesas [Rafale] e suecas [Gripen]“.

Nota do Editor

Como havia dito  e se estas informações são verdadeiras o F 35 nunca chegou a ser oferecido ao Brasil.

E.M.Pinto

Fonte: DEW Line – Tradução: Cavok

26 Comentários

  1. Interesante muita gente critica o Rafale /agora esa gente colocaria din din num projeto dese que socome din din
    e nao transferi e nunca iria transferi tecnologia pro brasil
    Vai enteder ese Povo
    Ministro Jobim agiu muito bem em tira agente desa furada
    Muito bom senhor ministro agiu melhor do que muitos que pensao que sao profisionais na aria quando nao tem Censo

  2. As chances do Super Hornet F18E/F são diretamente proporcionais a vontade americana de nos transferir tecnologia militar. Nulas. Em outra nota, existe comentário no qual é explicito que os concorrentes americanos como Rafale e Gripen podem sofrer embargo de compoentes americanos embarcados nestas aeronaves. e neste sentido, acrdito que a vantagem ainda é do Rafale, pois no caso do Gripen NG, o número de componentes OEM são enormes.
    Acho que o Jobim agiu certo neste caso. []

  3. Acho que se estas informações são fiáveis, elas corroboram aquilo que o Hornet conseguiu explicar em duas linhas noutro post.
    Não é o Brasil que não quer os EUA e sim o contrário, como vemos o Jobim (que segundo o Wikileakes é pró USA) se interessou assim como o MD (Eu sempre disse que o comando da FAB queria o F 18 mas na condição de saltar para o F 35 e não sou o único), mas que por alguma razão não deu certo.
    O não deu certo ao que indica amatéria foi a negativa americana em ToT. pelo que consta ai simplesmente integrar o armamento, mas creio que em algo mais.
    Se o que está ai corresponde a verdade, faltou um pouco de vontado dos EUA, ou foi incopetencia de quem intermediou a negociação, nãoa dianta culpar o Jobim e o MD por isso, esta era dos EUA.
    sds
    E.M.Pinto

  4. Sem sombras de dúvidas, o Rafale é a melhor saída pro Brasil, maioria dos componentes quase na totalidade é francesa. Chega de rédeas curtas americanas.
    Sou do time em apoiar o Jobim!!!

  5. O galera vai dar rafalle na cabeça, não sei c vcs perseberam o que esta se contruindo, o rafalle precisa ser vendido a qualquer custo, e o Brasil so está esperando o momento para dar o golpe final, quando confirmar a compra influenciar mais uns 2 ou 3 paises a comprarem o mesmo e levar um baita descontão por ter sido o unico a dar uma moralzinha pro francês.

  6. Caro Edilson,

    Acredito que o F-35 foi oferecido sim. Mas não para o FX-2, que é um programa de prazo mais curto, e é claro, o F-35 não teria como ser entregue em 2014(data original das entregas, posteriormente ajustado para 2016). Sobre a dificuldade de se integrar armas nacionais, no Brasil, acredito que poderia sim ter havido esse entrave. Mas nada que uma boa negociação não resolvesse. Por exemplo Israel, integrará aos seus F-35 os Python, Derbys e bombas inteligentes nativas.

    []’s

  7. Não sou a favor dos Rafales, muito pelo contrário meu favorito é de longe o SU-35, mais como isso é impossível agora pelo andar da carroagem, que venha logo os Rafales, só assim iremos diminuir um pouco nosso atraso tecnológico. Vamos aprender com isso, para quem sabe mais para frente poder projetar com todo no-hall que a Embraer poderá agregar a esse projeto futuro.

  8. Eu daria um doce so pra saber a preferencia da Dilma quando Jobim disse a jornalista em evento no forte de copacabana que ela teria outra preferencia e não a mesma que Lula.

  9. Como somente agora estamos a fechar a compra de caças de 4 geração será inevitável que dentro de 10/15 anos o Brasil se veja obrigado a adquirir aeronaves furtivas de 5ªou 6ª geração.

  10. E. M. Pinto,

    pois é…mas ainda tem nó cego que acha que foi o Jobim que boicotou o F-35…fazer o quê?…hehehe

    tem gente que é como mulher de malandro em se tratando dos EUA…apanha, apanha, apanha e não aprende, se apaixona cada vez mais….hehehe

    abração

  11. Pra você ve, a FAB se impressionou com o F-35 que perde para o SU35 e disse que o projeto do PAK FA não interessava a força, é revoltante demais saber o quanto nossos alto oficiais são incompetentes, só falta dizer que Sukhoi é coisa de comunista

  12. Mais uma vez aquilo que na verdade todo mundo já sabia né E.M. e Hornet??

    Mas enfim, ainda vai ter bravateiro falando “Não… não é bem assim não…” e complementando “quem disse que wikileaks é fonte confiável é informação manipulada”…
    Mas na hora que falou mal do Rafale tava lá aplaudindo…

    Bem que no Brasil não tem terremoto e vulcão pq o povinho… vou te falar…

  13. Égua, amigo Kk, séra que li errado tem um pessoal que ta postando no cavok, contrariando a si mesmo, vá se ajuntar aos seus amigos Darth vader no Cavok como saberia dessa notícia se o mesmo não tivesse por lá, isso é traição kkkkk
    deixa o Vader saber…

  14. Mais algumas linhas publicadas ontem pelo Wikileaks, agora sobre o AESA para o Gripen NG… Bem, isso explica que a opção da SAAB pelos radares da SELEX Galileo foram a última opção do Grupo Sueco de colocar um AESA em seu projeto. Primeiro foram os Franceses e o RB2 da Thales e depois os Americanos com os prováveis AN/APG-79 dos F18 E/F.
    Bem, se os americanos jogam duro assim com seus parceiros de longa data, imagine no caso do Gripen NG vencer a concorrência FX2 da FAB. O Jogo irá endurecer muito, e para aqueles que só vêem o custo da unidade e horas/vôo da aeronave, é importante enchergar o aspecto político e um confronto cada vez maior entre estas duas forças no Continente USA x BRA. Não falo em termos militares, mas este pode ser o muro de contenção americano para pendengas comerciais. Além do mais, para os defensores do Gripen NG, não vejo ninguém questionando seu custo. Os Suecos estão muito relaxados nesta questão, achando que ofertar VW Gol (Gripen E/F upgradable da C/D) a preço de VW Jetta (Gripen NG), embora o VW Jetta esteja com preço inferior ao VW Passat (Rafale). Ninguém toca nste vespero, pois a gordura da SAAB têm destino certo, os lobistas e prefeitos de plantão. O Passado e corrupção condena a SAAB Aero.
    Jogo pesado neste negócio. O Brasil vai pagar pra ver? e pagar caro, pois compra um Gol, com preço de Jetta e pensando que estará levando um Passat. Lamentável o que alguns pensam nestes Blogs da Vida. Sem conexão com a realidade.
    Versão em portugues logo abaixo…
    =========================================================
    By Stephen Trimble on December 3, 2010 12:35 PM | Permalink | Comments (8) | TrackBacks (0)
    It was September 2008 in Oslo, and a member of the US embassy named “Whitney” was very worried about the Saab Gripen’s bid for Norway’s fighter contract.

    “Public opinion has swung away from the F-35 due to negative coverage,” he wrote in a non-classified cable titled “Norway Fighter Purchase: High-Level Advocacy Needed Now”.

    The consequences of Norway selecting the Gripen gravely worried the US embassy, according to the cable obtained by Wikileaks and disclosed this morning by the Aftonbladet newspaper.

    “Norway’s decision on this purchase will either end or sustain one of the strongest pillars of our bilateral relationship and could impact subsequent Danish and Dutch decisions on the F-35, affecting NATO joint operational capacity and the vulnerability of the Northern Flank,” the diplomat identified only as Whitney wrote in the cable.

    It was an important decision, and the US had to play its cards carefully.

    But the embassy had already acted to thwart Gripen’s bid in Norway behind the scenes. Saab had previously requested that the US approve a Raytheon-made active electronically scanned array (AESA) radar — a key upgrade as the non-stealthy Gripen competed against the stealthy, Northrop Grumman AESA-equipped F-35 in Norway. Because the AESA was American technology, the US was not obligated to release the radar to a foreign competitor.

    So it didn’t.

    “Given this potential impact of AESA releasability on the Norway competition, and possibly the Denmark competition,” says a US cable dated 8 July, “we suggest postponing the decision on AESA releasability for the Gripen until after Norway’s decision in December.”

    On 20 November 2008, the Norway ministry of defense strongly recommended the F-35 and — in a move that surprised even the US embassy, according to 25 November cable — sharply criticized the Gripen’s capabilities.
    ========================================================
    Era setembro de 2008 em Oslo, e um membro da embaixada Americana de nome “Whitney” estava muito preocupado com a oferta do SAAB Gripen para o contrato do próximo caça para a Noruega.
    “A opinião pública estava balançando para longe do F35 devido a cobertura negativa”, ele escreveu em uma nota não classificada entitulada “Compra de caça Norueguês: “Necessário apoio do alto escalão agora”.
    As conseqüências da escolha Noruguesa pelo Gripen preocupou gravemente a Embaixada Americana, de acordo com a nota obtida pelo Wikileaks e revelada nesta manhã pelo Jornal Aftorbladet (Sueco).
    “A decisão Norueguesa neste processo irá terminar ou sustentar um dos pilares de nossas relações bilaterais e poderá impactar na seqüência as decisões da Dinamarca e Holanda sobre o F35, afetando a capacidade de operações conjuntas da OTAN e a vulnerabilidade do Flanco Norte”, o diplomata identificado como Whitney escreveu em sua nota.
    Esta é uma importante decisão, e os US deve jogar suas cartas com cuidado.
    No entanto a Embaixada já atuou nos bastidores para frustar esta oferta do Gripen na Noruega. Saab solicitou ao Governo Americano a aprovação do radar AESA da Raytheon, um componente chave para um Gripen não furtivo combater aeronaves furtivas, Northrop Grumman AESA equipa o F35 na Noruega. Como o radar AESA é uma technologia americana, os Estados Unidos não são obrigados a fornecer para um competidor estrangeiro.
    Então, não foi.
    “Dado o potencial impacto da liberação do AESA na concorrência Norueguesa, e as possibilidades da concorrência Dinamarquesa, “ diz a nota Americana em 8 de julho, “sugerimos adiar a decisão da liberação do radar AESA para o Gripen até a decisão Norueguesa em Dezembro.”
    Em 20 de Novembro de 2008, o Ministro da Defesa Noruegues recomendou fortemente o F35 e — em um movimento que surpeendeu até a Embaixada Americana, de acordo com nota de 25 de Novembro — criticou severamente as capacidades do Gripen.

  15. Nota: “A opinião pública estava balançando para longe do F35 devido a cobertura negativa”, ele escreveu em uma nota não classificada entitulada “Compra de caça Norueguês: “Necessário apoio do alto escalão agora”.
    cobertura negativa Bem, qualquer semelhança com a propaganda massiva da SAAB nos meus de comunicação (mídia impressa, blogs, internet, jornais e revstas, lobbies) no Brasil no FX2 é mera coincidência. Os Suecos deveriam gastar esforços no desenvolvmento de sua aeronave e no convencimento do Governo Sueco em comprar este projeto e não em propaganda e lobby. Lá como cá, cá como lá… e a coisa se repetiu na Tailandia, Republica Tcheca e África do Sul… Algo que deve deixar alguns políticos de Brasília parecerem crianças e amadores em seus métodos. [ ]

  16. Não existe caça ocidental sem tecnologia americana, o Rafale tem além dos processadores, o FBW, parte das turbinas, sistema de injeção de combustivel e outras. Quer um caça sem tecnologia americana, compre um Sukhoi!

  17. do que adianta falar tanta em compra de tecnologia se o pais nao tenenhum setor preparado pra absolver tal tecnologia, vinde as compras de submarinos alemaes pelo governo por um preco bem salgado onde viemos apenas construir uma unidade ‘o tikuna”, essa tal de rafale sera a maior furada pois no passado tivemos problemas com pecas de reposicao dos mirage que a franca se negou e fornecer as tais pecas pra reposicao, bom moral da historia o brasil deveria e comprar esses 30 ou 40 cacas de 4.5 geracao e comecar a pensar o de 5 geracao seria uma boa o pais rever a aferta da rusia na participacao do t-50, como todos nos sabemso se e pra comprar vamos comprar algo que ira nos valer e esse tal de rafale , gripen e hornet, sera uma furada pois nehum deles tem capacidade de transferir tecnolgia 100%, acorda ta na hora de pensarmos em prol da nacao brasileira e nao por interesses ou ideologia ultrapassada.

  18. acredito que o pais que entrou no projeto f-35 americano ta é ferado é uma arma com o objetivo de detonar com a fabricação propia de outros paises,comer dinheiro e levar a falencia,fez bem a frança e a belgica em desenvolver seu propio projeto,se fosse algo bom jamais os americanos venderiam,vão ficar sem grana e talvez sem caça ou com algo que funciona mal,este sim é um elefante branco.

Comentários não permitidos.