Japão e EUA iniciam suas maiores manobras militares conjuntas

EFE  — Cerca de 44 mil militares dos Estados Unidos e Japão participarão a partir desta sexta-feira das maiores manobras conjuntas realizadas pelos dois países, destinadas a interceptar eventuais ataques com mísseis contra o arquipélago japonês. Segundo a agência Kyodo, os exercícios se desenvolverão até o dia 10 nos arredores de bases militares no Mar do Japão e perto do arquipélago de Okinawa e das ilhas Nansei.

Cerimônia marca o início das manobras entre forças americanas e japonesas, em Sasebo, no sul do Japão
Foto: Reuters

Participarão das manobras 34 mil soldados japoneses e dez mil americanos, além de 40 navios japoneses e 20 dos EUA, entre eles o porta-aviões nuclear George Washington. Militares da Coreia do Sul serão observadores dos exercícios. Os exercícios também contarão com 250 aviões japoneses e 150 americanos, assim como destróieres japoneses equipados com o sistema antiaéreo Aegis, capaz de interceptar mísseis balísticos.

O objetivo das manobras é responder a eventuais ataques com mísseis balísticos e defender as distantes ilhas japonesas. É a primeira vez que militares da Coreia do Sul participam como observadores de exercícios dos Exércitos de Japão e EUA, o que foi interpretado como uma mostra de unidade frente à ameaça norte-coreana na região.

Coreia do Sul e Estados Unidos concluíram na quarta-feira seus exercícios militares conjuntos no Mar Amarelo, em resposta ao ataque norte-coreano contra uma ilha sul-coreana, o que causou a morte de quatro pessoas.

Fonte:  Terra

16 Comentários

  1. Carlos Argus, só o seu antiamericanismo acha que confrontar uma nação agressora e chantagista como a Coréia do Norte é provocação.E vc acha que esse paiseco miserável com suas 2 ou 3 bombinhas pode ganhar uma guerra com os EUA? Está mais do que na hora de botar esses vagabundos nortecoreanos na sarjeta,que é o seu lugar…

  2. TEORIA DA RELATIVIDADE NA GEOPOLÍTICA.
    .
    É uma questão de ótica com o outro ver as mesmas coisa;para os japoneses e sul coreano,o aviso é para os norte coreanos.
    Já para para os americanos; o aviso é para os outros olhos puxados do oriente.

  3. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, muito maneiro, fantástico com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

  4. Clóvis Henrique Arrué,chantajista e agresora,hahahaha e os americanos são pacifistas e legales,hahahahaha os 2 não presta,e por outra parte corea não estaria sola é esse o medo americano,despois do vietnam os EUA não vão a uma guerra sozinho,sempre pide apoyo,se não olha na guerra da corea,guerra iraque,guerra de kosovo,guerra afganistan,etc…até mais.

  5. Bom, vamos deixar claro, quem começou com alguma provocação não foi USA, nem Japão e muito menos CS……. Agora CN e CHina tem que aguentar o baralhado da provocação também… Ou claro, a China sair de cima do muro da vergonha e do medo e tomar uma posição mais digna de uma superpotência.

  6. De acordo Lucena, é bem por aí mesmo: jogo de interesses. E se tratando de eua não é nenhuma novidade. Na verdade é praticamente um dejavu em relação aos americanos. As bombas atômicas (uma de plutônio e outra de urânio) lançadas contra o Japão foi uma demonstração de poder aos soviéticos. O inicio da guerra fria se origina no fim da guerra mundial.
    Essa manobra militar também é um aviso aos chineses, que querem tomar o trono dos yankes. Mas serve de lembrete para os russos também, que alías são dois parceiros dos norte coreanos.

  7. lucena:
    Também é questão de ótica classificar orientais de “olhos puxados”: Pode ser interpretado como preconceito ou simplesmente ignorância sua. Mesma coisa seria dizer “outros negros” dos países do Continente Africano. Se não argumentos válidos e politicamente corretos, não opine.

  8. AO SENTA A PÚA.
    “lucena:
    Também é questão de ótica classificar orientais de “olhos puxados”: Pode ser interpretado como preconceito ou simplesmente ignorância sua. Mesma coisa seria dizer “outros negros” dos países do Continente Africano. Se não argumentos válidos e politicamente corretos, não opine.”
    —————–(fonte: Senta púa)
    .
    Muitos aqui entenderam o que eu quis dizer com olhos puxados,como diz a sabedoria popular-“Para um bom entendido,meia palavra basta”,creio que foi a maioria aqui;mais existe a minoria que é o teu caso.
    Quem é você para dizer quem deve opinar ou não aqui!
    Que capacidade moral você tem para dizer isso?
    Logo você,falando em políticamente correto ?.
    vejo que você é mais desses palhaços de plantão, que se intromete em assunto que não domina,e que mal sabe se expressar.
    Enquanto a olhos puxado,não vai nestas palavras nenhuma forma de preconceito de minha parte,só uma mente lerda e parva como a sua para interpretá-la assim.
    .
    Respeite pelo menos o valor nobre e histórico da expressão “senta Púa”,provavelmente é outra coisa que não domina e se sabe não merece usá-la.

  9. Já falei não sei porque a China não afunda logo essa jaka ae tão so esperando eles revidar pra manda um torpedo é fim de papo…

  10. Eu vejo é que a China é muito discreta e diplomática sempre, quase não liga para provocações do “império”. Eu, sinceramente, passarei a ficar muito preocupado é quando o “dragão” começar a mandar seus recados. Na expressão popular: “sai de baixo meu!”.

  11. A Coreia do Norte tem apenas duas garantias que estas manobras fiquem apenas nas provocações: as suas armas nucleares e a China como aliada… Enquanto esta sutuação não mudar nada mudará naquena região…

Comentários não permitidos.