Atualizado: Voa na Rússia o segundo protótipo do helicóptero Mi-38

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/Mi38_Russia.jpg

O segundo protótipo do helicóptero Mi-38, projetado e fabricado pela Moscow Mil Helicopter Plant JSC e Kazan Helicopters JSC, voou pela primeira vez hoje, dia 2 de dezembro.

O helicóptero de tamanho médio para tarefa de carga e transporte Mi-38 é projetado pára transporte de passageiros (incluindo voos VIPs), carga, busca e salvamento, offshore e operações de avacuação médica.

O protótipo OP-2 segue os testes do primeiro protótipo, OP-1,mas foi modificado com sistemas hidráulicos e de combustível modernizados e com novas pás dos rotores. Foi também equipado com motores Pratt & Whitney Canada PW 127/TS e uma moderna suite de aviônica Tranzas IBKV-38 com cockpit no conceito glass.

Um terceiro protótipo deve ser fabricado antes do início da produção em série previsto para 2013.

Nota do Editor

Projeto totalmente novo e uma grande oportunidade de parceria, interessa a alguém?

E.M.Pinto

Atualização: Nosso Amigo Rustam de Moscow nos sugeriu estes 3 vídeos que reproduzimos aqui.



Fonte: CAVOK

25 Comentários

  1. Parece com alguém que eu conheço… Ah! O Merlin!
    Parece um Merlin Russo!!

    (vão querer me bater mas tudo bem)
    Deixa eu adivinhar a diferença…
    Deve ter custado metade do preço para desenvolver, metade do tempo, ser três vezes mais robusto e dar quatro vezes menos problemas…
    Será?

  2. Os tempos realmente estão mudados. Até os russos estão fazendo helicópteros com boa aparência.
    Felizmente para nós entusiastas, eficiência não é tudo. Beleza pode não ser fundamental, contrariando o Vinicius, mas com certeza tem seu lugar no mundo da aviação.

  3. Sobre a capacidade dos equipamentos russos e so perguntar pra OTAN,afinal eles solicitaram material russo pra operar no Afeganistão.
    So por curiosidade, porque eles não solicitaram os PUMAS.

  4. O Programa está atrasado e ocm alguns percalços como a saída dos canadenses da Pratt whitney deposi de discussões com os russos.
    Ainda sim vejo ai uma oportunidade impar para desenvolver uma aeronave que será o sucessor natural do Mil Mi 17 eque se coloca na categoria do S-92 e do Merlim, será como se espera uma opção mais barata e creio que estaria ligada com as nossas realidades.
    O projeto já até foi assinado pela eurocopter que juntamente com a Mil lançaram o programa Euromil antigo nome do projeto e que foi abandonado pelos europeus (se não estou enganado).
    Pergunta, a Helibras ou mesmo uma divisãod ehelicópteros da EMBRAER não poderia adotar este programa e desenvolver um heli que teria uma vasta gama de aplicações como militar e civil?
    Offshore, bombeiro e transprote civil?
    sds
    E.M.Pinto

  5. Nao seria porque os helicopteros Franceses sao concorrentes dos americanos Jack ? pelo menos os civis sao nao e ? ou estou falando besteira !

  6. Caramba, Mestre Bosco, pra ficar bonito ainda precisa tirar aquela corcova dromedaria !!! Talvez um lifting com Dr Ray e aplicacoes topicas de botox possam ajudar a desursar o bicho ! Como outras aeronaves russas, esse Heli ainda tem aquela alma de trator siberiano. Claro, tenho que reconhecer que houve significativa melhora no design, mas o DNA do Ivan ainda ta la !!!

  7. Caro Edilson,

    Eu seria a favor de uma planta que produzisse Helis como esse aqui.

    Só teria um problema: Helibrás . Será que ela aceitaria um concorrente para o EC-725? Que deverá ser mais barato e com maior capacidade???

    []’s

  8. Eu acho que seria bastante interessante, até acho que seja dado atençaõa isto.
    O caracal compete com ele sim em alguma parte, mas o Mi 38 tem capacidades maiores e poderia suprir outras demandas.
    no meu ponto de vista o heli é perfeito para o Brasil.
    pois nuam versão militar transportaria um grupo respeitável de soldados por uma distância bastante grande.
    A Euromil (eurocopter Milmi) seria a porta de entrada da helibras que poderia ter optado por este e não pelo caracal.
    Não podemos porém esquecer que o caracal foi escolhido emergencialemnte para suprir a demanda atual, à dois anos o Milmi 38 era incerto portanto…
    A produção é prevista para 2013 mas creio que a data masi provável é 2015 2016 mas vamos aguardar.
    por mim já deveriamos estar nele, outro que gosto muito é o CH 92 (Labrador) da sikorski máquina feróz e bem parruda.
    valeu abraço
    E.M.Pinto

  9. Foi também equipado com motores Pratt & Whitney Canada PW 127/TS
    ———————————————————
    Os russos estão retrocedendo tecnologicamente, usando motores do ocidente. Isso é uma vergonha internacional, pois eles reconheceram que as turbinas deles não prestam.

  10. O fato de buscar uma motorização ocidental se deve exclusivamente à atingir o mercado ocidental e nada tem haver com a capacidade de produzir ou desenvolver motores.
    Ocorre que por reserva de mercado não é fácil para os Russos conseguirem certificação civil para os seus sitemas, pois há protecionismo, exemplo claro foi a pendenga diplomática entre os EUA e o Brasil na altura em que o DCTA homologou o Mi 17 par uso na aviação civil, oq ue gerou protestos no USA.
    Se a aeronave atingiu os índices mínimos exigidos porque não homologar?
    Os padrões russos são bem distintos dos nossos e isto gera problemas para eles.
    A busca pelo P&T se focava na possibilidade de exportação para nações ocidentais (devo lembrar que o Mi 38 foi concebido para ser uma aeronave civil-inicialmente) mas como a P&T deixou o programa por problemas com o fabricante russo, o motor pretendido será substituido por um modelo Russo e nada mais.
    Sds
    E.M.Pinto

  11. A aeronáutica russa está igual à sua indústria automóvel. Ainda são protótipos e já têm aspecto velho.

    É só de mim, ou o Mi-38 é um Mi-17 de linhas mais rectas?

    Novo, novo é como quem diz…

    E.M.Pinto Tem certeza do que fala em relação à homologação? É que não faltam pela Europa helis e aviões homologados. (PS – Em Portugal são os Kamov que apagam fogos).

    Pa mim tem mais a ver com a incapacidade russa em oferecer motores económicos o suficiente para responder ao mercado, no caso do mi-38, empresas civis com plataformas de exploração offshore.

    Mas sou só eu novamente.

  12. Sim muitos protótipos, porém mais protótipos que o resto do mundo, nada mal para quem estava até um dia destes sucateado, falido e sem massa crítica para gerar novamente conhecimento e tecnologia.
    curiosidade, hoje no mundo (excluindo os chinêses que ninguém sabe, talvez o wikileaks 🙂 ) há 12 submarinos nucleares em construção 6 na rússia.
    Quanto as regras de homologação, as regras européias diferem da FAA (americana) que são mais rígidas (protecionistas)que as européias, nós seguimos os Americanos assim como quase todo o resto do mundo, de modo que, as regras da agência europia são válidas praticamente só na europa.
    Por exemplo o avião Beriev 200 que Portugal acertadamente adquiriu para combate aos incêndios, não pode voar nos EUA e creio que terá restrições no Brasil também.
    O voo ETOPS de dois motores trans-oceânicos foi liberado por exemplo inicialmente pelos europeus mas demorou para ser aceito no resto do mundo por conta das restrições impostas pela FAA, se não estou engando, só foi liberado quando o 777 foi lançado nos idos dos anos 90.
    sds
    E.M.Pinto

  13. Caro E.M. Pinto

    Eu não sou anti-russo. 🙂 (Apesar daquela pega com o Vympel na outra vez, foi mais pessoal, do que pela Rússia ou os russos em si.)

    Por incrível que pareça fiquei contente com a atribuição do Mundial de 2018 à Rússia, ainda que por razões indirectas.

    Contudo, na minha óptica, os protótipos russos dos últimos anos, de NOVO, mesmo NOVO, não tem nada.

    Salvo raríssimas excepções, o que não é o caso, nem do PAK-FA.

    Sem querer duvidar, essas restrições das agências internacionais têm a ver com ruído, poluíção, segurança…etc… ou com a chapa “Made in…”

    É que falando assim dá a impressão que essas regras são por si más.

    PS – Portugal não chegou a adquirir os Beriev. Andaram cá dois anos no Verão, mas não convenceram. Não pelas qualidades do aparelho, mas pela diferença entre o deve e o haver.

    Estudos concluíram, pela morfologia do terreno, e pelo tamanho das albufeiras (não se apagam fogos com água salgada) que os Helicopteros são os sistemas mais indicados. Daí os Kamov.

    Os aviões destinanm-se a apagar incendios com frentes grandes e simétricas.

  14. portugal e frança vão de nh90 e mais portugal tem tanques legais melhores que o brasil que são leopardo a26 e pandur 2 nos nem sabemos se o nosso ministro enrola enrola fez algo de interessante ate os tanques do chile são iguais de portugal leopardo

  15. O que disseste não corresponde com a verdade, pois os modelos do Leopard adquiridos pelo chile são sim masi modernos que os do Brasil, ams não são da série A6 adquirida por Portugal que são so mais modernos a A7 vem ai.
    Além disso há duas coisas qque não correspondem.
    1- Os Pandur são veículos da Geração do Centauro e Pirana III, o Guaraní desenvolvido pelo CTEX e IVECo são de uma geração mais moderna que estes e tem no Centauro o veículo Base mas são mais modernos que ambos, sendo da mesma geração que a viatura blindada desenvolvida para a espanha que inclusive compartilhará alguns itens e vem para substituir os Piranhas.
    2- A escolha pelo Brasil do Leopard A2 foi pura e simplesmente par se ter um veículo tampão ou seja se quisessem teriam adquirido do LEo A7 mas o Exército preferiu desenvoilver o seu próprio carro de combate, isto será feito nos moldes do programa Urutu III ou Guaraní, onde um fabricante internacional se associará com empresas brasileiras para desenvolver o carro de combate, sendo assim por volta de 2018-2020 os leopard serão encostados e o novo carro de combate estrará ai.
    Contudo há uma grande diferença, Portugal adiquiriu veículos, o Brasil parte para desenvolvê-los,produzí-los e exportá-los, são duas filosofias diferentes.
    O chile não vai produzir suas armas, vai comprá-las o Brasil opta pela independência e capacidade industrial.
    Para isso demorará masi 10anos para recuperarmosa nossa capacidade de produção de armamentos que já foi a 4ª do mundo atrás da URSS, EUA e França nos anos 80. Não creio que voltemos a mesma posição mas se já recurperarmos a capacidade de produzir nossas próprias armas, já estaremos bem melhor do que simpelsmente adquirir tampões e sucatas tal como estamos experimentando nos últimos 20 anos.
    Sds
    E.M.Pinto

  16. Wadijo,
    Eu queria achar um adjetivo para os helis russos mas acho que você conseguiu com sua “alma de trator siberiano”.
    Rsrsrsrsr…

    Um abraço.

  17. Este aparelho contem muito mais do apenas evolução em seu design, ele trás muita tecnologia de ponta em materiais, sendo muitas partes em materiais compostos.

    Não tenho duvida de que estamos vendo o surgimento de mais uma “lenda” russa com asas rotativas.

  18. Bosco disse:
    02/12/2010 às 17:15
    .
    Ate porque beleza numa aeronave revela uma boa aerodinâmica.
    Pelo menos para mim.
    🙂

Comentários não permitidos.