Nave espacial completa missão secreta de nove meses e retorna à Terra

REUTERS  —   Uma versão automática e miniaturizada de um ônibus espacial, lançada de Cabo Canaveral em  abril, completou sua missão  militar secreta de nove meses e deve pousar nesta semana, informam representantes da Força Aérea dos EUA.

O aparelho, conhecido como Veículo Orbital de Teste ou X-37B, deve descer na Base Vandenberg da Força Aérea, na Califórnia, entre sexta-feira e segunda, dependendo das condições meteorológicas e de questões técnicas.

O projeto, iniciado pela Nasa nos anos 90 e depois encampado pelos militares, tem o objetivo de testar tecnologias para uma futura geração de ônibus espaciais.

Ilustração mostra possível configuração da nave robótica em órbita. Divulgação/Nasa

Os militares encaram o avião espacial como um meio de teste de equipamentos, sensores e materiais no espaço, para possível incorporação em sistemas ativos.

A Força Aérea impôs um black-out noticioso nas atividades realizadas pelo X-37B enquanto o aparelho esteve em órbita, embora a nave tenha sido acompanhada por amadores que fazem o rastreamento de objetos na órbita da Terra.

Fonte:  Estadão

15 Comentários

  1. .
    Militarização do espaço
    .
    Enquanto fazem o discurso do espaço como lugar de paz e impingem aos outros países acordos que impeçam ou dificultem o desenvolvimento de armas e sistemas bélicos espaciais, eles mesmos, caminham a passos largos na militarização do espaço…
    .
    Estratégia velha, más eficaz…Lembra as promessas e acordos com os índios norte-americanos no tempo da colonização, nunca cumpriam nada dos acordos feitos com os nativos, era pura engambelação para ter tempo e ganhar vantagem estratégicas.

  2. Concordo, mais se bem que o Brasil não pode fica para atraz reaja Brasil, nada de concreto saiu até hoje da Base de Alcântara no Maranhão somente testes é teste é algumas sabotagem em 2003,etc…Agora que temos mais países participando do projeto Russia,Ucrania,Polonia estaremos bem servidos daqui em diante.

  3. tem que militarizar mesmo… quem pode pode ..quem nao pode .. chora as magoas… ou aprende a fazer…

    o Brasil esta financiando os projetos da ucrania mais do que aprendendo algo… so nao ve quem quer se fazer de cego…

  4. ara mim esse X-37B, nada mais é do que um exterminador de satélites inimigos, come the militarization of the space, baby well!

  5. Wi
    .
    É isso mesmo, eles criam leis para minar os outros no desenvolverem em certas áreas, mas eles mesmo querem por suas armas no espaço. Estou vendo quando a Rússia/ìndia/China lançar o dela, os EUA vão fazer um alarde, na maior hipocrisia, bem à cara deles.

  6. Estamos é marcando passo, patinando na lama do atraso,esse maravilhos VLS amarrado q nunca deslancha. Isso é a prova dos desacaso de n Chefetes c a segurança , o VLS de hoje e o missil ICBM de amanhã…Isso srs. e p ONTEM.

  7. Eu fico até feliz q os ianks tenham uma nave melhor q os ônibus ,repente eles tem uma de decola de um aeroporto comum e pousa da msm forma q um A380..pena esse atrazo tão vispivel do BRASIL nessa área. Isso tbm e arma de defesa ou ataque,saibam disto srs. P Ontem.

  8. A militarização do espaço é inevitável. Aliás, entendo que é a única forma de realmente a exploração espacial progredir é através do interesse militar – ao menos por enquanto. Tudo indica que o progresso através da exploração comercial civil está bem longe, não somente por questão técnica, mas, acima de tudo, financeira.

  9. Poderia ser também um veículo balístico. Capaz de destruir um possível meteoro vindo em direção à terra. Dentro dele algum artefato que impeça a colisão.

  10. Estao mais doque certos,o futuro pode ser programado,naçoes lideres agem assim ,naçao lequetrefe fica no discurso e na choradeira.Morrem de inveja do irmao do norte, mas sao incapazes de admitir.Se eles estivessem parados diriam que e´a decadencia,mas como estao trabalhando e´um festival de criticas e bla bla bla de terceiros mundanos.Chineses nao ficam na choradeira,eles agem,copiam ate´papel higienico americanino,os chineses imitam o inimigo que eles admiram,ja os latrinos americanos :bua,bua,bua.

  11. Quem confia em americano e trouxa, e olha para o mundo esta cheio de trouxas. eles sim americanos são malandro de verdade. ficam enrolando todo mundo e so amentão a dianteira e trouxas que somos e alguem mas ficanm só olhando e chorando. um abraço amigos e desculpem os trocadilhos!

Comentários não permitidos.