Avião construído pela UFMG vai tentar quebrar novo recorde

Aeronave destinada à quebra de recordes é projetada e construída pela UFMG (Foto: Paulo Iscold)

Segundo universidade, aeronave quebrou três recordes nesta quarta (1º).
Juízes representam a Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

 

Um avião projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai tentar quebrar o recorde de velocidade em três quilômetros, nesta quinta-feira (2), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Na quarta-feira (1º), a aeronave superou os recordes de velocidade em 15 e 100 quilômetros e tempo de subida até três mil metros, durante uma demonstração realizada no Aeroporto Regional da Zona da Mata.

De acordo com a UFMG, em 15 quilômetros o avião alcançou 329 km/h. O antigo recorde era de 292 km/h. Em 100 quilômetros, o modelo chegou a 326 km/h; a marca anterior era de 297 km/h. A aeronave demorou cerca de 10 minutos para atingir três mil metros de altura. Aproximadamente três minutos a menos que o recorde anterior.

Dois representantes da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) foram responsáveis por julgar a demonstração, segundo a UFMG. Um deles é oficial da National Aeronautic Association (NAA), nos Estados Unidos. O outro pertence à Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), de acordo com a universidade.

A universidade já produziu 10 aviões-conceito destinados à quebra de recordes. Segundo a UFMG, a instituição é a única no Brasil a projetar e construir esse tipo de aeronave.

Fonte: G1

11 Comentários

  1. Putz, depois o governo dúvida da capacidade de nosso cientista é pesquisadores, se esse país fosse mais sério investise mais em educação é aproveitase nossos academicos cm certeza já estariamos em outro nivel agora pra compença esse deficíencia o governo vai busca now how da França, para capacitar nosso pessoal, pelo visto vai ser o Rafale mesmo, quem sabe num futuro compremos o Pak-Fa é fazemos engenharia reversa e fazem um hibrido unindo tecnologias Franco-Russa = Brasil Nova Geração de caças, mais isso é sonhar demais é como político fatura com as obras é o resto joga pra debaixo do tapete.

  2. A pouco eu vi aqui no blog mesmo um comentário (que não me recordo o autor dele e se ele ler isto, por favor identifique-se e clame a honra) sobre a criatividade de nossos projetos nas mais diversas áreas da ciência, citando o exemplo das centrífugas magnéticas do programa nuclear, fruto de desenvolvimento baseado em poucos recursos.

    Ouvi dizer uma época que o Cascavel e Urutu foram em seu tempo exemplo e referência de blincados sobre rodas, devido ao seu baixo custo e fácil operação, assim como o Tucano se tornou referência em instrução de pilotos e o Osório surpreendeu o mundo com sua eficiência com preço muito inferior aos concorrentes (e custo de desenvolvimento várias vezes menor).

    Por outras vezes ouvi dizer que se o Francês faz algo, o Alemão faz o mesmo só que melhor e pelo mesmo preço e o Americano faz um bom em massa e fica mais barato… Isso é dito só… nada de “pensamento” sobre o assunto, mas então porque não acrescentar que: “o brasileiro pode fazer igual, mais barato e mais criativo”?

    Temos um enorme potencial de mentes dentro de nosso país é só parar de reclamar e usa a “força” da malandragem para o lado da “luz” e não para o lado “negro”!

    Sds,
    Carcará do Cerrado

  3. Concordo contigo na integra Carcara.tem muito Brasileiro que parece não ter orgulho de ser Brasileiro e so ve coisas boas de manufatura extrangeira e ainda pensam que não temos capazes.O que melhor temos aqui são pessoas que não se iludem por dolares e que preferem mesmo sem motivação e reconhecimento dedicarem-se a desenvolver e capacitar este pais.

  4. Carcará, para ter uma idéia.. tem universidade no nordeste brasileiro que já foi campeã mundial duas! vezes em projetos de aerodinamica, e mecanização veicular. Ou seja, com 1/100 de capital o brasileiro faz o dobro senão o triplo!.. mostrando a criatividade, e empenho. SÓ FALTA OPORTUNIDADE. Alô! Presidente, Ministros, Senadores, Deputados Federais… já está na hora né…

  5. Obs. Mas digo oportunidade com educação de base!!.. e não as bolsas tudo de agora =/ Pois dos grupos que foram campeões mundiais, nenhum! deles foi favorecido por bolsa alguma.

  6. sinal que a area de dinamica de fluidos = aerodinamica… esta avançada… tanto para moldar a fuselagem como a helice… parabens ao pessoal da UFMG..que não mudem para os EUA … rsrsrs…

Comentários não permitidos.