Rússia solicita certificação do Kamov KA-32A11BC no Brasil

As autoridades russas solicitaram oficialmente, no dia 10 de novembro último, o início do processo de certificação dos helicópteros Kamov Ka-32A11BC junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Motivados pelos excelentes trabalhos que vem sendo realizados pela empresa nacional Logitec Consultoria em Logística, a Rússia espera que a certificação brasileira para o Ka-32A11BC seja emitida no segundo semestre de 2011. O processo deverá ser mais simplificado pelo fato do helicóptero já estar certificado na União Européia (através da EASA, European Aviation Safety Agency) e no Canadá.

Nos últimos anos o Brasil tem aberto espaço para os equipamentos de origem russa. Em abril de 2005 foi certificado o Mi-171, o consagrado helicóptero de transporte utilitário médio. Fruto desta certificação foi a compra de dois exemplares pela Atlas Táxi Aéreo para serem operados na Amazônia, com opções para outros cinco, em missões de transporte de cargas e logístico.

Além dessa negociação para os Mi-171A1, a Logitec foi também a responsável por implantar os Mi-35M na Força Aérea Brasileira, compra essa inédita nas Forças Armadas Brasileiras, que jamais haviam operado com aeronaves russas. Robusto e versátil, o Kamov Ka-32 tem se mostrado um sucesso mundial para operações offshore (em plataformas de óleo e gás), transporte utilitário e de passageiros , busca e resgate, combate a incêndios, entre outros.


Fonte: Revista ASAS

6 Comentários

  1. Putz, pra táxi áereo, era bom o Exército pegar o embalo e quem sabe pedisem algumas unidades do Kamov K-52 os Tubarões, como também os Mi-171A1, 150 unidades de cada modelo para nossas forças Armadas, agora vem a pergunta oque um Hélicoptero desse porte usualmente usado para lógistica de algumas forças armadas em varios países vai ser empregada aqui como linha de táxi, isso ta me cheirando a política, alguém que fatura com frete, ou nosso estado ficou pobre não pode equipar nossas forças com hélicopteros para lógistica.

  2. Uma grande vantagem desse sistema de rotores é a maior segurança proporcionada ao pessoal em terra pela inexistência de um rotor de cauda.
    O que o faz também indicado para operações em “ambientes confinados” com plataformas de petróleo, etc.
    Também o fato de não ter um rotor de cauda o torna mais seguro para operações sobre mata fechada, etc.
    Vamos ver só como fica os custos de aquisição, operação e manutenção se não são muito superiores aos “convencionais”.

Comentários não permitidos.