Premiê russo alerta o Ocidente sobre defesa antimísseis

http://fafnirthedragon.com/wp-content/uploads/2009/10/deathonice.jpg

À CNN, Putin diz que Moscou mobilizará armas nucleares e forças de ataque se for excluído de escudo antimísseis ocidental

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse à emissora de TV a cabo CNN que a Rússia mobilizará armas nucleares e “forças de ataque” caso seja excluída do novo escudo antimísseis do Ocidente.

Na entrevista gravada na terça-feira, no programa do apresentador Larry King, Putin disse que as ameaças contra a Europa precisam ser enfrentadas conjuntamente – uma referência ao recente acordo Rússia-Otan (Organização do Atlântico Norte) de cooperação na defesa antimísseis.

Mas, se as propostas russas forem rejeitadas e as instalações ocidentais de defesa criarem “ameaças adicionais” perto das fronteiras do país, “a Rússia terá de garantir a própria segurança” disse Putin, segundo a tradução para o inglês de um trecho da entrevista divulgado pela CNN em seu site. Ele falou na mobilização de “novas forças de ataque” e de “novas tecnologias nucleares e de mísseis”.

O premiê – político mais influente da Rússia – afirmou que não estava fazendo uma ameaça ao Ocidente, mas suas declarações reforçam a insistência do Kremlin em ter um papel significativo na defesa antimísseis.

Em seu pronunciamento anual à nação, na terça-feira, o presidente Dmitri Medvedev alertou que uma nova corrida armamentista pode acontecer dentro de uma década se as promessas de cooperação dos EUA e da Otan na questão dos mísseis não resultarem em acordos concretos.

“Essa não é uma escolha nossa, não queremos que aconteça. Isso não é uma ameaça da nossa parte”, disse Putin. “Estamos simplesmente dizendo que isso é o que todos nós prevemos que acontecerá se não concordarmos com um esforço conjunto aqui.”

Há anos os planos dos EUA de instalar um escudo antimísseis na Europa preocupam Moscou. Agora, a Rússia e o Ocidente apresentam a cooperação na defesa antimísseis como sendo um ingrediente crucial na aproximação dos ex-inimigos da Guerra Fria.

Buscando tal reaproximação, o governo de Barack Obama abandonou no ano passado um projeto deixado por seu antecessor, George W. Bush, para instalar um radar e interceptadores de mísseis no Leste Europeu. O novo plano – bem recebido pela Rússia – prevê interceptadores de curto alcance. Mesmo assim, Putin disse que a Rússia se sentirá ameaçada se os EUA agirem sem a participação russa.

Tratado nuclear

Os alertas do Kremlin ocorrem num momento de incerteza a respeito da ratificação no Senado dos EUA da nova versão do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start), firmado por Medvedev e Obama em abril, e que prevê a redução dos arsenais nucleares dos dois países.

O tratado – iniciativa de Obama – reduz os respectivos arsenais a um máximo de 1.550 ogivas nucleares cada um, um corte de 30% em relação ao limite estabelecido pelo tratado de Moscou de 2002, que expirou em dezembro de 2009.

A Duma, câmara baixa do Parlamento russo, indicou que só ratificará o tratado depois de sua aprovação pelos EUA. A oposição republicana ao governo de Obama afirma que precisa ter certeza de que o arsenal nuclear americano será modernizado e de que o tratado não dificultará os sistemas de mísseis de defesa.

Mas alguns republicanos já admitiram de maneira privada que não quiseram dar a Obama uma vitória diplomática antes das eleições de meio de mandato de 2 de novembro, que representaram uma dura derrota para os democratas.

Se Obama não conseguir a ratificação do tratado até o fim do ano, em 2011 será muito mais difícil, já que em janeiro os republicanos assumirão o controle da Câmara de Representantes e aumentarão a presença no Senado.

*Com Reuters e AFP

Fonte: Último Segundo

18 Comentários

  1. Tá ficando interessante. Daqui a pouco vai ter um escudo antimíssil que cobre o mundo todo. rsrsrs
    Aí vão chegar a conclusão que mísseis balísticos estão ultrapassados e haverá paz eterna entre o homens de não tão boa vontade assim. ssrsrsrsr

  2. Na minha visão, os russsos querem fazer parte do clube, e os EUA / Europa Ocidental também vão considera-los como membro em um prazo não muito longo. Uma nova organização militar poderá surgir, que incluiria ainda a India, Japão e Austrália.

    []’s

  3. HAHA… A maioria das potencias nucleares vai estar ‘coberta’ por esse escudo e quem não está, como a CHINA, o Ocidente e a Russia sabem que não seriam loucos de disparar contra eles, ainda mais com a economia chinesa indo como está, de vento em popa..

    É torcer pra acontecer uma invasão alienigina, pra esse escudo ter alguma utilidade para o mundo.

  4. .
    Se forem desenvolvidos meios anti-mísseis eficazes, não demorará para surgirem sistemas anti anti-misseis, para proteger o míssil de ataque, dos mísseis defensivos lançados contra ele…
    .
    E assim, os custos de uma guerra de alta tecnologia sobem cada vez mais…

  5. Se os Rússos vierem a integrar a Otan ou uma nova oranização militar, estaremos sendo olhados como inimigos virtuais, e o fato de Ivan apontar misseis p a UE , estão mt certos, apontaram tbm p eles , china a Persia etc,etc, etc…e td sabem disto. Sds.

  6. POR DEBAIXO DOS PANOS.
    .
    Posso está até enganado,más de uns meses atrás,vejo um movimento de articulação político entre a França,Alemanha e a Russia.
    Embora que a frança não pertença a OTAN,há também alguma movimentação atrás dos bastidores político europeu nesta organização militar que inclui indiretamente a Rússia;
    Provavelmente uma jogada dos ingleses com os americanos.
    .
    Pergunto: Será que alguns países europeu vislumbram em um futuro bem próximo,a segurança européia sem o guarda-chuva de proteção americano,afinal a Rússia,creio eu,fica parcialmente ou totalmente na Europa?
    .
    Percebo uma sutil manobra franco-teuto para uma futura organização em que a Inglaterra não tenha muito respaldo e para isto, a presença militar americana seja a menor possível.
    Como se dará esta engenharia política européia onde os Russo colabore sem que haja canibalismo entre eles,eu gostaria de ver como se dará para crer.
    É aí onde entraria a Turquia,como fiel da balança nesta nova fase européia; devido a sua geopolítica na euro-ásia.
    Um novo cenário geopolítico logo, novos parceiros político,é o dinamismo das relações internacional

  7. Isso é inevitável é o destino, a ingnorância tomou conta dos seres humanos, uma coisa é certa se nesse caminho trilhamos haverá muita destruição, se uma bomba cair por aqui, muitos sumirão em instantes, fora os efeitos da radiação que matará aos poucos, ha cada ano que passa se alastrando 30Km até alcançar uma raio de 280 mil km, só digo uma coisa o planeta é um só, não é como uma seguradora que pode repor, assim como também a vida só temos uma, se morrer já era. Morreu bye bye…

  8. Isso está parecendo um desenho animado da décade de 70, quando um gato e um rato descobriram o soro do crescimento,um querendo intimidar o outro, dose após dose,foram crescendo tanto, até que apareceram os dois sobre o topo do globo, aí a terra já não cabia mais os dois.

  9. e o brasil se lasco nessa ahhahahahahahhahaha.
    é e a cobra vai ter que aprender a assobiar agora.ahahha
    sds a todos

  10. Imperialistas americanos e europeus estão fazendo uma grande safadeza com os russos. Pessoal, o Brasil que se cuide! Devemos nos unir aos chineses, russos e indianos, para a nossa sobrevivência.

  11. Como sobreviver, se n “ortoridades e chefetes” nada fazem p reequipar com seriedade de uma guerra requer as n FAs?Estamos em guerra fria, e na paz q se preparar p q guerra de fato,quente; temos de ter essa urgência e nos rearmarmos . Volta ao projeto do SS 1000 e outros de > alcance, temos de ter n ICBMs , assim como ns subs desde 27 SSKs convencionais a Subs NUCKs…e srs. p ontem.

  12. e o brasil vai fazer o que?pra nos defender? nada sabem porque?por politicas de governos safados fdp de anos anteriores,covardes e coniventes,com politicas safados dos usa,que fizeram um acordo com os governos safadso pra que o brasil assinasse tratados de misseis so com 300 km de autonomia isso ferrou o brasil,e tirou toda a nossa capacidade de nos defender destes bandidos que mandam no mundo na atualidade,porque querem os russos do lados deles?pra ficar mais facil de dominar o mundo,pois a china so, nao vai encarar comprar briga de nenhum pais que so pensarao em fazer o que os usa pedia ou seja brasil,quando a coisa pegar de verdade eu gostaria que a naçao brasileira fosse atras destes governos que assinaram tratados que ferrarao o brasil e ja que vamos ser todos eliminados numa eventual guerra,que peguem as familias destes fdp,primeiro e os coloquem em praça publica e os fuzilem a todos,pois e isso que merece os que trairao a nossa patria o brasil.e todos nos sabemos quem sao tai nao sera dificil achalos.

  13. Precisamos de submarinos pequenos e silenciosos, para defender a nossa costa.
    Podemos tirar energia diretamente do mar, pessoal.
    Quem quiser, eu explico como.

  14. Esse escudo é uma ameaça à paz mundial, isso sim. Teoricamente, ele tem o objetivo, de proteger a Europa de possíveis mísseis lançados do oriente médio, mas a verdade é que os eua querem tentar anular o poder bélico estratégico russo, isso criaria um contra peso a favor dos eua, os europeus nem teem tanta culpa e ganância assim, mas pecam em acobertar os verdadeiros interesses norte americanos. Eu vejo guerra iminente, se esse escudo se concretizar sem participação Russa.

Comentários não permitidos.