Operação Avalanche

Sugestão: Este vídeo foi postado no Facebook pelo nosso colega Cinquini do Blog Forças Terrestres e  postamos aqui como homenagem aos homens e mulheres que procederam esta histórica operação.

Acompanhe os minutos que precederam a operação Avalanche desencadeada pelos homens do BOPE no complexo do Alemão.

O discurso é do seu comandante, nem precisa descrever a motivação e o espirito de corpo destes homens.

Vale lembrar que o conflito assimétrico que se deflagrou no complexo do Alemão apresentava características ímpares, a região é bem maior que a cidade de Faluja, palco de um dos maiores confrontos entre forças aliadas e insurgentes iraquianos.

http://userserve-ak.last.fm/serve/252/3278856.jpgO terro é extremamente perigoso, uma vez que os traficantes dispunham até de mísseis antiaéreos como Stinger e metralhadoras 0.50, o relevo e as construções são um perfeito labirinto e os traficantes dispõe de granadas, munições e explosivos.

Vale dizer que a polícia ainda não contabilizou o número de policiais feridos, mas o grande feito é que não se perdeu nenhum integrante das forças policiais e militares, ou seja, a operação foi um exito e pode se dizer que uma operação desta magnitude nunca foi efetuada por nenhuma polícia no mundo.

A função de infiltar no terreno foi delegada ao BOPE e ao CORE, que com o apoio dos Fuzileiros Navais, abriram  a frente que acabou tomando a favela do cruzeiro e o complexo do Alemão, considerado uma fortaleza do tráfico intrasponível .

PARABÉNS bravos homens e mulheres, que a caçada continue, confiamos em vocês e vos agradecemos pela bravura e proficionalismo.

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/11/25/caveirao.jpg

Agora já sabem, quando o caveirão (DARTH VADER) aparecer, é melhor se render…


E.M.Pinto


19 Comentários

  1. Sei que estas operações ja estavam programads para momento oportuno.Sei tambem que elas se deram como pronta resposta.Mas nem de uma forma ou de outra se justifica falhas no planejamento.Não cito estrategia porque a estrategia foi perfeita mas o planejamento falhou.Em prevenção antever é prioritario.Em um projeto de urbanização do governo federal o narcotrafico estar melhor informado que o estado foi decepcionante e ai eles escafederam-se,os 600 invisiveis.Quanto a caveirada é isso ai irmandade,libera que nós brinca e brinca brincadinho.O BOPE é referencia e considerado internacionalmente como a melhor tropa de combate urbano do mundo.Cito tambem a CORE e sua eficacia é comprovada com a ação rapida espetacular que em menos de 2 horas ja tinha tomado o complexo.É preciso reconhecer tambem a pericia dos pilotos de helicopteros da policia civil do RJ,os caveirões voadores,verdadeiros malabaristas que esquivam-se tiros e rojões e proporcionam a perfeita ação dos atiradores especializados em tiro militar avançado embarcado,capazes de atingir um alvo ate 2.000mts,2.500mts…Voces são a elite da melhor policia do mundo e renderiam muito mais se fossem mais valorizados e equipados.Os desvios em todos os niveis devem ser ainda mais combatidos e se fazerem de exemplo.Pra mim policial bandido deve ser mais esculachado do que vagabundo e ter o desvio como agravante na condenação.Vivemos um momento unico onde crianças e jovens que viam bandidos como herois e idolos,agora vendo caveiras como referencia de um futuro melhor para eles e suas familias.Que assim seja…Libera que nós brinca irmãozinho.Caveira.Brasil.

  2. So uma notazinha.No complexo da penha quem infiltrou primeiro foi o BOPE e FN.No complexo do Alemão quem infiltrou primeiro foi a CORE e a PQD

  3. Quem assiste na TV SWAT, onde mostra o dia-a-dia deles, tem certeza que estão muito aquém do BOPE-RJ, acho que não existe paralelo em termos policiais no mundo, sem contar a quantidade de boinas pretas, agora está operação recente, mostra que uma aproximação ao Corpo de Fuzileiros seria benéficas para ambos, o BOPE deveria ter mais treino com veiculos e helicopteros usado pelo fuzileiros e os fuzileiros ter workshop de combate urbano com o BOPE.

  4. Eu tbm acho, é uma perda de tempo, por isso q estão espancando e pilhando os moradores destas comunidades,fazem ele mt bem. Ps.: Eles estão morando, assim como eu, nessa situação por miserabilidade,se morassemos no asfalto isso ñ estaria acontecendo, o q ñ quer dizer q ñ tenha viciados em drogas pesadas…só q tem costa quente do tipo: sabe quem vc está falando? Como o Governandor um polítiqueiro profissional e seu chefe de policía ñ moram em favelas , isso pode ocorrer, e os abusos vão continuar, e por ora q se saiba , ainda ñ ocorreu assassinatos, por ora…+ sabemos tbm q nada vai ocorrer, ninguém será punido, o mt do mesmo, impunidade. Como disse o poeta: Quem nos guardará dos guadas?. Sds.

  5. Todo aquele que comprovadamente tiver desvio sejam policiais ou militares voces verão que serão expulsos como exemplos.O Brasil esta mudando,nossa sociedade tambem.Vamos acabar com os bandidos,moralizar e depois cuidemos das ratazanas que roem o queijo publico.Ninguem mais pode estar acima do bem e do mal.

  6. BOPE, PQD e FN, são as melhores tropas de infantaria que esse país possui. Agora, tem que ter mais tecnologia:
    Robô, capacete de kevlar, fuzil.50 com luneta, escudos blindados transparentes, Carros de Combates blindados (adequados), etc.

  7. Calma Carlos essas denuncias tem de serem averiguadas.Não podemos somente condenar e tem muito morador tambem que perdeu o previlegio que tinha tanto junto a comunidade como com o narcotrafico com as saida dos mesmos.Tenha a certesa que a nova safra da policia é bolada com a banda suja.Antes novatos compactuavam por recio e ate medo de morrer,agora quem teme é quem tem rabo preso.Precisamos acreditar e incentiva-los pois so com o apoio do povo venceremos.Concordo contigo Dandolo e a CORE tamvem amigo é referencia em tecnica e estrategia em segurança publica.Quantos aos militares jamais tive duvida da capacidade guerreira do DNA Brasileiro.A diferença em nossos gerreiros que tanto governos e cientistas buscam desvendar não esta no psicologico como pensam estar e sim na genetica.

  8. É Carlos de fato os moradores daquela área estavam bem melhor antes da operação!!!
    É por isso que a população rechaçou e condenou a presença dos militares e dos policiais pedindo a plenos pulmões: Volta CV!!
    Existem denúncias de que o tráfico esteja ameaçando os militares que participam desta ocupação e que são moradores tambem de diversas comunidades, alem de seus familiares.
    Sejamos um pouco otimistas e realistas, era preciso tomar aquela região do crime, e o trabalho está sendo feito. Qualquer desvio de conduta tem que ser investigado. Todavia não tira o mérito dos envolvidos.

  9. Não é isso que diz a pesquisa do IBOPE que aponta 88% de aprovação nas operações.
    A População sempre viveu refém destes covardes e as ameças aos militares não é novidade, sempre houve ameaças e agora haverão mais ainda.
    a questao é uma, estes covardes se apresentavam como senhores, mantendoa população sobre o medo e terror, agora fogem como galinhas assustadas, deviam ficar lá e morrer de pé mas é só conversa.
    com um fuzil na mão se sentem machos, mas quando enfrentam alguém que sabe manejá-los se escondem e agora até pagam para pessoas desesperadas paar fazer contra propaganda.
    Infelizmente a nossa sociedade esta fadada a este fracasso pois ainda ha gente que os defende como se fossem pobres meninos sem perspectiva de futuro.
    A única esperança são os poucos homens e mulheres que não se abalaram diante das chantagens desta gente.
    sds
    E.M.Pinto

  10. RSRSRSRS RICARDO PEREIRA…Não se deixe levar por impulsos e generalizar as coisas.Eu não sei a quantos policiais militares essa denuncia faz menção e 70 kilos de ouro para dividir não é nada tão atrativo assim…Desvios tem de serem combatidos com rigor e expolos a vergonha perante a midia e o povo…Não nos esqueçamos tambem daquela parcela dos coitadinhos que compactuam com o crime e ate se beneficiam com isso se impondo perante as comunidades e que não tem mais esse poder…A unica coisa que posso te dizer que hoje a policia entra la e invez dos olhares de odio,repudio e desconfiança se ve esperança e alegria naquela gente sofrida…Espero que não façam como fizeram com o Exercito na região norte e que efetivamente o estado se faça presente sempre e não somente como agora maquiando tudo e que os hipocritas e demagogos de ongs,entidades e organismo tambem sejam com eles solidarios não so em palavras mas em gestos e atos porque de hipocrisia todo mundo ja esta de saco cheio.

  11. Daqui a pouco tambem os hipocritas vão dizer que é contra a constituição revistar bolsa de mulher.sabem de uma coisa,enquanto hipocritas e demagogos ainda não entraram la para envenenarem aquelas pessoas carentes todos eles e todas elas estão colaborando sem se sentirem constrangidos de serem revistados e absorventes,calcinhas ou consolos de silicones que vierem a ser vistos nas bolsas delas não tirara das mesmas o sentimento de liberdade que elas agora tem e sentem.

  12. Eu sou a favor destas ações policiais, + sem “esculachar” os moradores…o palavra horrível, até parece mudança de turno.Os maus salvadores da patria tem si, q serem expulsos , presos sei lá, + tem de haver alguma ação p coibir os abusos de autoridade..Os policiais te de ter um númro bem grande no peito e nas costa p facilitar a identificação dos mesmos por mim e por td, entram encapuzados, parecem bandidos, se estão dentro da lei p quê o rosto encobero? Punições e rápido p continuar o alto índice de aprovação. Sds.

  13. O EM Pinto não entendeu meu comentário! Não detectou a ironia.
    A operação foi excelente, por isso a população saldou a polícia como nunca se viu no Rio.
    Vivera sob o domínio dos bandidos e por isso hoje estão livres.

  14. Eu sempre fui a favor a muito tempo que quando o crime se torna incontrolavel pelo estado que se aja intervenção federal e penso que não so o RJ mas tambem SP,BA,PE deveriam ter intervenção federal na segurança publica.O Narcootrafico destroe nossa juventude e nossas familias,corrope todo o sistema e arrasa o Brasil.É um problema de segurança nacional,uma questão de estado e não politica.O que vemos em morros e favelas é somente a ponta do tentaculo que envolve pessoas da alta sociedade e ate autoridades e tambem uma mafia internacional com ramificações não somente em drogas mas tambem no contrabando de armas,guerrilhas e mercenarismo.As primeiras armas do trafico aqui chegaram desviadas da primeira guerra do golfo e da retirada Russa do afeganistão.Hoje vem via Parguai e Maiami.O problema é muito serio e profundo.

  15. Fala besteira não DANDOLO…Moradores do Alemão relataram que os fujões da Penha la chegaram muitos todos urinados e cagados tremendo como ratos que são.Quem dizia que o povo compactuava não conhece a realidade.Eles viviam oprimidos com medo,não vivem mais.A ção foi perfeita mas ouve falha no planejamento sim e nada justifica nem dizer que se deu de pronta resposta.Como pode os bandidos conhecerem com detalhes uma obra do governo federal e o estado desconhecer.Faltou estrategia dos cabeças burocratas.Deveriam trabalhar com todas as possibilidades.A guerra apenas começou e estão sendo cassados pelos 4 cantos e sem a presença da midia.Se preferirem o enfrentamentou pesaram gramas a mais acrescido por aço.Devemos olhr este problema com mais profundidade.Quando eles tiverem realmente lideranças que implantarem filosofia,ideologia,doutrina e condicionamento a coisa não vai ficar boa…Se tivessem deixado a galera proseguir e findar a missão não teriam escapado.Mas tiveram receio das possiveis circunstancias e preferiram fazer um filme Americano ” VOCES ESTÂO CERCADOS E TEM TANTAS HORAS PARA DEPOR AS ARMAS ” Isso funciona bem em filmes mas numa localidade gigantesca como os dois complexos dizer que esta tudo cercado ou achar isso é muita ingenuidade e o resultado são 500 ou 600 invisiveis.

  16. Nada a comemorar. Deixaram os criminosos fugirem por 2 x.
    Tem que acabar com a banda podre da polícia; não vejo outra solução. Os salários dos policiais têm que ser decentes e não pornográficos. O problema do Brasil é um só: Político.
    Os recursos não são alocados onde deveriam.

Comentários não permitidos.