Um porta-voz militar russo revelou para a agência de notícias RIA Novosti que, durante recentes exercícios militares realizados na região de Kapustin Yar, província de Astrakhan, sul da Rússia, foi testado com sucesso o novo sistema de mísseis antiaéreos Buk-M2 (denominado SA-17 Grizzly pela OTAN).
Na ocasião, foram lançados cinco mísseis contra cinco alvos aéreos distintos que simulavam aeronaves tripuladas e não tripuladas voando a baixas e médias altitudes, bem como mísseis de cruzeiro.
O Buk-M2 é uma variante aperfeiçoada do Buk-M1 e pode ser montado em veículos sobre lagartas ou rodas, propiciando apreciável mobilidade ao sistema. A configuração típica do Buk-M2 inclui seis bases de lançamento móveis contendo quatro mísseis 9M38 cada uma, um carro de comando, um radar móvel para detecção, acompanhamento e engajamento de alvos e seis veículos transportadores de mísseis 9M38 de reposição e de manutenção.
Os mísseis 9M38 do Buk-M2 podem alcançar objetivos voando a até Mach 4 (quatro vezes a velocidade do som) entre 15 e 25 mil metros de altitude ou a 42 mil metros de distância. O sistema pode atuar contra até 24 alvos simultaneamente.
31 Comments