Defesa & Geopolítica

Estados Unidos buscam respostas sobre incidente naval com aeronave russa

Posted by

Enquanto o Secretário de Defesa dos EUA Robert Gates estava recebendo o Ministro da Defesa da Rússia nessa quarta-feira e assinando acordos visando um aumento da cooperação de defesa, o Chefe das Operações Navais, Almirante Gary Roughead, estava sem encontrando com o Chefe da Marinha da Rússia para achar uma explicação sobre um incidente ocorrido no Mar de Barents no último final de semana.

A fragata Taylor da U.S. Navy estava retornando de uma escala num porto na Rússia, navegando em águas internacionais, quando uma aeronave de patrulha marítima da Rússia Il-38 fez duas passagens sobre a embarcação. A aeronave russa, capaz de lançar torpedos, bombas e cargas de profundidade, fez as passagens com as portas do compartimento de bombas abertas.

No dia seguinte um navio de guerra russo apareceu no horizonte e enviou um helicópteros o qual circulou bem próxima a fragata Taylor. Nada mais ocorreu,mas os oficiais norte americanos disseram que isso foi uma violação do acordo de longa data chamado Incidentes no Mar projetado para previnir encontros próximos entre duas embarcações.

Roughead disse através de um porta-voz que teve uma conversa “particular” com o almirante russo e que ficou “satisfeito”.

Fonte: CBS news – Tradução: Cavok

22 Comments

shared on wplocker.com