Defesa & Geopolítica

Prospecto de Libra possui cerca de 8 bi barris de óleo

Posted by

Sugestão: Julielson Siqueira

RIO (Reuters) – O prospecto Libra, área ainda não licitada no pré-sal da bacia de Santos, possui aproximadamente 8 bilhões de barris de óleo equivalente, disse nesta segunda-feira o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida.

O volume citado por Almeida iguala o potencial de Libra ao de Tupi, maior descoberta de jazida brasileira até agora.

Ele confirmou que o governo pretende fazer o leilão pioneiro de áreas do pré-sal no primeiro semestre de 2011, após aprovação do novo marco regulatório pelo Congresso Brasileiro. Libra seria uma das áreas no leilão.

“A expectativa é de que seja no primeiro semestre de 2011 (o leilão). Libra, que segundo estimativas tem até 8 bilhões de reservas recuperáveis, deve ser o primeiro do modelo de partilha, mas talvez não seja a única (área)”, afirmou Almeida a jornalistas, durante a conferência Rio Oil & Gas.

Também presente no evento, a diretora da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) Magda Chambriard afirmou que a certificadora Gaffney, Cline & Associates estimou as reservas do prospecto Libra em 7,9 bilhões de barris recuperáveis de óleo equivalente.

A área conhecida como Libra é próxima ao prospecto Franco, que foi incluído na operação da cessão onerosa, na qual o governo vai trocar petróleo por ações da Petrobras. Libra começou a ser perfurado para a cessão onerosa, mas um problema no poço durante os trabalhos adiou a avaliação.

No mês passado, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, havia estimado, em entrevista à Reuters, o potencial de Libra em 5,5 bilhões de barris de óleo equivalente .

Almeida não deu detalhes sobre a projeção de até 8 bilhões de barris para Libra, onde já foram feitas perfurações pela Petrobras, a serviço da ANP. Os custos da perfuração do prospecto Franco, utilizado no contrato de cessão onerosa entre a Petrobras e o governo, já foram inseridos no acordo. Já o custo da perfuração de Libra, cujos trabalhos de exploração devem ser finalizados entre 15 e 30 dias, segundo Almeida, serão objeto de novo acordo.

Ele informou que Libra será vendido inteiro no primeiro leilão do pré-sal, e que a tendência é de que no máximo mais uma ou duas áreas sejam ofertadas na operação. “Provavelmente mais pelo menos uma”, ressaltou.

O secretário descartou que o leilão de blocos do pré-sal sob o regime de partilha tenha os mesmos termos assinados com a Petrobras para a cessão onerosa, que ganhou 36 anos para explorar até 5 bilhões de barris de óleo equivalente contra os 20 anos em média dos blocos licitados sob o regime de concessão.

“Esse é um contrato diferente (cessão onerosa), esse é um contrato de volume, eu tenho que assegurar que ela (Petrobras) tenha esse volume, por isso a gente pensa em 4 a 6 anos na fase exploratória e depois disso ela (Petrobras) teria 30 e poucos anos para explorar… mas as variáveis para a licitação de Libra ainda estão sendo estudadas”, afirmou.

Segundo o secretário, o governo quer aumentar o conteúdo nacional em todas as áreas que serão licitadas daqui para frente –hoje gira entre 55 e 65 por cento– com objetivo de estimular a indústria nacional. Para o primeiro leilão do pré-sal, e para a 11a rodada de licitações ainda sob o regime de concessão, porém, a exigência de conteúdo nacional deve permanecer a mesma.

“Para a 11 rodada vamos licitar áreas da margem equatorial, blocos em terra e novas fronteiras, o conteúdo (nacional) deve ficar o mesmo”, disse Almeida.

Fonte: Reuters

17 Comments

shared on wplocker.com