Sugestão: Julielson Siqueira
RIO (Reuters) – O prospecto Libra, área ainda não licitada no pré-sal da bacia de Santos, possui aproximadamente 8 bilhões de barris de óleo equivalente, disse nesta segunda-feira o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida.
O volume citado por Almeida iguala o potencial de Libra ao de Tupi, maior descoberta de jazida brasileira até agora.
Ele confirmou que o governo pretende fazer o leilão pioneiro de áreas do pré-sal no primeiro semestre de 2011, após aprovação do novo marco regulatório pelo Congresso Brasileiro. Libra seria uma das áreas no leilão.
“A expectativa é de que seja no primeiro semestre de 2011 (o leilão). Libra, que segundo estimativas tem até 8 bilhões de reservas recuperáveis, deve ser o primeiro do modelo de partilha, mas talvez não seja a única (área)”, afirmou Almeida a jornalistas, durante a conferência Rio Oil & Gas.
Também presente no evento, a diretora da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) Magda Chambriard afirmou que a certificadora Gaffney, Cline & Associates estimou as reservas do prospecto Libra em 7,9 bilhões de barris recuperáveis de óleo equivalente.
A área conhecida como Libra é próxima ao prospecto Franco, que foi incluído na operação da cessão onerosa, na qual o governo vai trocar petróleo por ações da Petrobras. Libra começou a ser perfurado para a cessão onerosa, mas um problema no poço durante os trabalhos adiou a avaliação.
No mês passado, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, havia estimado, em entrevista à Reuters, o potencial de Libra em 5,5 bilhões de barris de óleo equivalente .
Almeida não deu detalhes sobre a projeção de até 8 bilhões de barris para Libra, onde já foram feitas perfurações pela Petrobras, a serviço da ANP. Os custos da perfuração do prospecto Franco, utilizado no contrato de cessão onerosa entre a Petrobras e o governo, já foram inseridos no acordo. Já o custo da perfuração de Libra, cujos trabalhos de exploração devem ser finalizados entre 15 e 30 dias, segundo Almeida, serão objeto de novo acordo.
Ele informou que Libra será vendido inteiro no primeiro leilão do pré-sal, e que a tendência é de que no máximo mais uma ou duas áreas sejam ofertadas na operação. “Provavelmente mais pelo menos uma”, ressaltou.
O secretário descartou que o leilão de blocos do pré-sal sob o regime de partilha tenha os mesmos termos assinados com a Petrobras para a cessão onerosa, que ganhou 36 anos para explorar até 5 bilhões de barris de óleo equivalente contra os 20 anos em média dos blocos licitados sob o regime de concessão.
“Esse é um contrato diferente (cessão onerosa), esse é um contrato de volume, eu tenho que assegurar que ela (Petrobras) tenha esse volume, por isso a gente pensa em 4 a 6 anos na fase exploratória e depois disso ela (Petrobras) teria 30 e poucos anos para explorar… mas as variáveis para a licitação de Libra ainda estão sendo estudadas”, afirmou.
Segundo o secretário, o governo quer aumentar o conteúdo nacional em todas as áreas que serão licitadas daqui para frente –hoje gira entre 55 e 65 por cento– com objetivo de estimular a indústria nacional. Para o primeiro leilão do pré-sal, e para a 11a rodada de licitações ainda sob o regime de concessão, porém, a exigência de conteúdo nacional deve permanecer a mesma.
“Para a 11 rodada vamos licitar áreas da margem equatorial, blocos em terra e novas fronteiras, o conteúdo (nacional) deve ficar o mesmo”, disse Almeida.
Daqui a pouco seremos convidados a ser membro da OPEP, corremos sérios perigo de ser invadidos pelas forças ianks por causa de armas de destruição de massa, já fizeram isso antes…eles já estão em apiay e tem q IVfrta em n mares, Atlântico sul.
Vamos nos armas ate os dente!!Brasil terra sagrada.
Ja fomos o Lula não é bobo não aceitou o bloco da OPEP é muito diferente não vale a pena.
Obrigado E. M. Pinto!
A descoberta desse gigante poço e a grande mídia não deu nenhum destaque. Cambada de aloprados que só se ocupam do expediente de tentar salvar a candidatura desse bicudo
Demotucanalha. Mas tudo bem, a credibilidade desse pessoal já foi pras cucuias a
bastante tempo.É mais um motivo pra eu acreditar que esse país ganhou mesmo, musculatura de campeão.
Uma gigantesca descoberta de Petróleo e o PIG sem dar uma notinha sequer a respeito.
Só chaafurdano na lama que é pra ver se ajuda a candidatura dos Demotucanalhas
Caramba!!! Alguém duvida que, em breve, teremos reservas estimadas em 100 bilhões de barris somente nas áreas do Pré-Sal descobertas até agora???
Serão, pelos valores atuais de mercado, quase US$ 8 trilhões apenas para o óleo cru. Refinando e agregando valor, podemos multiplicar esse valor por 40 vezes, fazendo esse petróleo todo valer incríveis US$ 320 trilhões!!!
Se apenas 10% dessa grana fosse investida em educação e saúde nas próximas 4 décadas, teríamos então o povo mais inteligente e saudável do mundo! Hehehe…
Nada mal depois de 510 anos de atraso…
BRASIL POTÊNCIA
A partilha dos lucros deve ser feita de maneira justa de acordo com a nessesidade de cada estado brasileiro. EX=BAHIA por ser um estado mais pobre que Minas Gerais ganha um maior valor dos lucros,asim os estados brasileiros vão se desenvolver rapidamente.
“Vamos desmontar a Petrobras osso por osso”: Quem e a quem, e a que interesses serviram aquela gang que quer retomar o poder??????
O maior perigo ao Brasil, à sua soberania, à sua integridade territorial, está aqui dentro do próprio Brasil. Os fatos, a História mostroa isso claramente.
Os grandes inimigos do nosso país estão aqui mesmo, aqui dentro do Brasil. A direita impatriótica, corrupta, venal e aliada e atrelada aos interesses do TIO SAM.
Você viu como “A direita impatriótica” caiu la em Brasilia na casa civil.Ate tinha cota fixa de 5%.
Eles já estão entre nós, depois vem suas hostes invasoras. Então, temos de estar prontos p expulsa-los, com pesadas baixas. Sds.
Notícia sai bem na hora em que a Petrobras lança campanha Nacional de vendas de ações (capitalização).
Tomara que achem mais umas 10 dessas.
Ninguém me convence que na Amazônia não tem petróleo.
Sugestão de leitura: O Escândalo do Petróleo, Monteiro Lobato, 1936.
Interesasante. Nacionalista ao Extremo? TEndencioso? à frente do seu tempo? Vale um Post!!!!!
Se apenas 10% dessa grana fosse investida em educação e saúde nas próximas 4 décadas, teríamos então o povo mais inteligente e saudável do mundo! Hehehe…
Nada mal depois de 510 anos de atraso…
BRASIL POTÊNCIA
É por isso que sou a favor da criação do fundo soberano utilizando os benefícios do petróleo. Pois países que o fizeram, obtém hoje um ótimo IDH, exemplo disso é a Noruega.
Tupi-Guarani, segundo o candidato à reeleição para Senador, Cristovam Buarque, e-ministro da Educação, qqer valor fixo, seja do PIB ou do Pré-Sal seria inútil para a área de Educação, pois, ainda segundo o Senador, a pasta de educação não está preparada para “encher de dinheiro” seus cofres.
E olha que o plano de governo dele é baseado quase que exclusivamente em Educação.
Edu, apenas um adendo a esta equação…
Existe o custo de exploração e produção de 40-50 dólares o Barril (conforme dados publicados pela mídia), que devem ser descontados do valor bruto…
Este valor de exploração e produção, é necessário tê-lo em boa parte, antes mesmo de começar a sair o primeiro barril de petróleo a ser comercializado…
Resumindo, não adianta apenas ter reservas de petróleo, é necessário antes, ter capital para explorá-lo, principalmente em águas profundas (o mais caro), já que tecnologias já temos.
O ideal, é buscar ao máximo, capital nacional (ex. compra de ações com FGTS, ou outros incentivos para que o cidadão brasileiro invista na Petrobrás) e complementá-lo com atores internacionais com interesses convergentes ao nosso e dispostos a colaborar em benefício de ambos, e não somente de uma parte. Neste aspecto, é prudente analisar bem todas as propostas, principalmente cuidado com o capital asiático (eles estão com excedentes de capital e ávidos por este tipo de investimento, que por questões estratégicas – é a energia e acesso a ela a bons preços, a base da economia – definirão o seu próprio ritmo de crescimento).
Este é o X da questão…
Quanto aos refinados, normalmente se adquire refinarias nos países consumidores (o ideal, é adquirir também, redes de distribuição de combustível – postos)… Será que teremos postos BR’s pelo mundo afora, a exemplo de Shell e Cia…
Transportar óleo cru em um imenso petroleiro é uma coisa – em questões de segurança – encher este mesmo petroleiro de gasolina, é outra bem diferente…