Feito no Brasil, desenvolvido no Brasil

Um caça F-5EM do 1º/14º Grupo de Aviação de Caça, “Esquadrão Pampa”, chega para pouso durante o Red Flag em 2008, na Base Aérea de Nellis, Nevada.

 

Circunstâncias internacionais contribuíram para que o Brasil crescesse na última década em direção ao patamar mais elevado da economia mundial. Mas a escalada deste degrau, comentada e reconhecida pelos experts de todas as latitudes, foi também obra e graça de decisões tomadas aqui dentro, seja na esfera pública ou na iniciativa privada – e muitas delas umbilicalmente atreladas a um saudável conceito criado pela nossa estratégia nacional de defesa: “feito no Brasil, desenvolvido no Brasil”.

 

 

Parece que não há dúvida de que, quando o País tem capacidade para gerar tecnologia e produtos de qualidade a preços competitivos, é nesse manancial que devemos nos abastecer, uma vez que reproduz e redistribui aqui o resultado dos esforços coletivos. Prova disso é a recente divulgação do crescimento das oportunidades internas a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), firmado há dois anos com a França, estando a cargo da Marinha do Brasil avaliar as potencialidades de participação de empresas brasileiras. E já não era sem tempo, mesmo, que passássemos de importantes fornecedores de matérias-primas para um país capaz de ir além, entregando ao mundo produtos acabados e no “estado da arte”. Muitos deles, registre-se, nascidos da criatividade cabocla, como o avião e o rádio, invento também creditado ao padre gaúcho Roberto Landell de Moura – ambas as paternidades, porém, ainda mantidas no escaninho das polêmicas.

 

É, aliás, impactante o impulso da aviação brasileira, desde Santos-Dumont até o já cobiçado KC 390, extraordinária aeronave de última geração gestada nos escritórios, laboratórios e hangares da Embraer, a voar dentro de cinco anos. Trata-se de mais um produto que orgulha, não só pelos seus reconhecidos aspectos técnicos, mas pelo anunciado sucesso comercial: a expectativa é a de assegurar, em 15 anos, 20% do mercado mundial de cargueiros, hoje estimado em 700 unidades – um bolo que beira os US$ 50 bilhões -, a iniciar por uma oportuna compra já contratada pela Força Aérea Brasileira (FAB), de 28 aeronaves. A Colômbia acaba de assinar contrato para a compra de 12, enquanto entram na fila Portugal, Chile, França, entre outros. E atrás do E 190 estão os norte-americanos da Republic Airlines e os ingleses da Flybe.

 

Além desses fatos já divulgados e aqui resumidos, encontramos no mundo da aviação brasileira outros feitos notáveis, e que poucos conhecem.

 

Em 2008, um Esquadrão de caças F-5 da FAB esteve nos EUA participando do Red Flag (foto acima), o mais importante e complexo exercício de combate aéreo do mundo. Surpresa: pilotos brasileiros, em aeronaves modernizadas pela brasileira Embraer, com aviônica produzida pela também brasileira Aeroeletrônica, conseguiram alcançar o mesmo índice de sucesso dos pilotos americanos, marcando a mais importante participação da FAB em operações internacionais.

 

Um dos grandes sucesso da brasileira Embraer, o A-29 Super Tucano. 

Ou seja, há muito de verde-amarelo na aviação mundial, desde a competência dos nossos pilotos à qualidade dos produtos. Lembramos, ainda, a aeronave de transporte C95 (Bandeirante), de patrulha marítima P-95 (Bandeirulha) do A 29, o Super Tucano, todos da Embraer e igualmente abastecidos em seu sistema de inteligência pela Aeroeletrônica – há mais de 20 anos parceira da empresa e a única brasileira capaz de fazer frente às indústrias internacionais em aviônica embarcada. Isso porque, a par de ser flexível a exigências específicas, é capaz de estar em qualquer parte do mundo, em instantes – como comprova a sua capacidade de suporte à FAB, ao responder em menos de 30 minutos a emergências a 5 mil km de distância.

 

Esses exemplos, dentre centenas, demonstram que, sim, é possível entrelaçar empresas brasileiras para abraçar grandes negócios internacionais e atender, ao mesmo tempo, ao feliz conceito já referido: feito no Brasil, desenvolvido no Brasil. E, no caso, homenagear a memória do pai da aviação, que certamente sentir-se-ia orgulhoso da competência brasileira diante do mais genial de seus inúmeros inventos.

 

Fonte: Mauro José M. Gandra* – O Estado de São Paulo, via NOTIMP

 

* TENENTE-BRIGADEIRO DO AR R1, FOI MINISTRO DA AERONÁUTICA

Fonte: Cavok

 

36 Comentários

  1. OLHA COM TODO RESPEITO O LULA AJUDOU E MUITO PARA BRASIL CHEGAR ONDE TA,SEM DUVIDA UM DOS MELHORES PRESIDENTES QUE O BRASIL JA TEVE.

  2. O ganho de capacidade do bicudo com o advento da modernização é mesmo inegável. Empa-
    tar o jogo com a USAF não é pra qualquer um. Viva o nosso F-5M

  3. “Empatar o jogo com a USAF não é pra qualquer um”

    E, se conseguimos isso com o “velho” F-5M, imaginem o que conseguiremos fazer com qualquer um dos finalistas do FX-2!

    Avante, Brasil! O Século XXI lhe pertence!!!

    BRASIL POTÊNCIA

  4. Parabéms a EMBRAER E FAB! Parabéms aos reposaveis pela materia!
    Gostaria da Fazer algumas considerações!
    1º – > com todo o Know-how da Embraer em Atualizar ou melhor modernizar
    nossas Aeronaves, e com os resultados surpreendentes do F-5 BR, não teriamos
    condições de desenvolvermos uma caça de combate nosso??
    2º -> O ITA desenvolveu recentemente uma Turbina a Jato de pequena Potencia,
    mas ela não poderia ser usada em um caça de treinamento, produzido por nos
    com avionica e mais, do nosso Know-how?
    3º -> Tenho tantas perguntas e nenhuma resposta! rs Alguem poderia me ajudar pelo menos nessas duas…

  5. Mateus eu também queria saber mais noticias sobre essa turbina nacional TR 3500 e o turborreator nacional TH 1000…
    Alguem sabe de algo?

  6. Mateus, tecnologia para isso acredito até que a EMBRAER e damis empresas do setor conseguem desenvolver rapidamente.

    O que eu acho que seja a maior dificuldade seja em manter uma linha de produção de caças aberta para justificar os investimentos, neste caso, as parcerias e acordos internacionais é que fazem toda a diferença.

    Ou seja, teríamos que “arrumar” 3 ou 4 parceiros para termos volume de produção senão cai no problema que a França vem enfrentando com o Rafale.

    Contas: Brasil + África do Sul + Coreia do Sul + Outro qqer = 600 caças

    Mercados não alinhados = 800 caças

    Pronto, ficou fácil né.

  7. “É, aliás, impactante o impulso da aviação brasileira, desde Santos-Dumont até o já cobiçado KC 390, extraordinária aeronave de última geração gestada nos escritórios, laboratórios e hangares da Embraer, a voar dentro de cinco anos.”

    Por uma questão de justiça, o autor deveria incluir nesse trecho, a participação da Força Aérea no projeto.

  8. Senhores. O principal knowhow do Brasil está na integração de diversas tecnologias. Recentemente vi uma foto de um dos F5m usando um GPS portátil no painel.

    O que precisamos desenvolver urgente são as nossas próprias tecnologias. Aí sim teremos condições de desenvolver o nosso próprio caça.

    O que o governo federal está querendo com o FX-2, é justamente isso. Abrir o caminho das tecnologias sensíveis ao Brasil, deixando que a nossa indústria nacional caminhe, à partir daí, com as próprias pernas.

    Se dependesse da Embraer e seus dirigentes, ela já estaria desenvolvendo o caça brasileiro, mas sempre dependendo de tecnologias sensíveis e correndo o risco de boicotes, como já vimos diversos relatos aqui mesmo no fórum.

  9. mas para crecermos mais teremos que modificar nosso sistema educacional(ser mais rigido), e investir em infra-estrutura.
    porem o problema da educaçao é que a educaçao basica vem de casa, muitos acham que a educaçao se aprende na escola(um erro lamentavel).
    como brasileiro creio que esse pais chegara a um nivel de excelencia,mas o povo precisa mudar.

  10. Fabio ASC :
    Mateus, tecnologia para isso acredito até que a EMBRAER e damis empresas do setor conseguem desenvolver rapidamente.
    O que eu acho que seja a maior dificuldade seja em manter uma linha de produção de caças aberta para justificar os investimentos, neste caso, as parcerias e acordos internacionais é que fazem toda a diferença.
    Ou seja, teríamos que “arrumar” 3 ou 4 parceiros para termos volume de produção senão cai no problema que a França vem enfrentando com o Rafale.
    Contas: Brasil + África do Sul + Coreia do Sul + Outro qqer = 600 caças
    Mercados não alinhados = 800 caças
    Pronto, ficou fácil né.

    Obrigado
    Mas acredito que esta faltando interesse de alguem ou da FAB ou ainda da Embraer, e principalmente do Governo Brasileiro…
    Projetos devem ter aos montes… pelo menos um caça de treinamento…
    A argentina tem…(não menosprezando os argentinos a qual até tenho consideração)
    Outra coisa, ainda não me convenceu!!! mas valeu a intenção

  11. J. Claro :
    O ganho de capacidade do bicudo com o advento da modernização é mesmo inegável. Empa-
    tar o jogo com a USAF não é pra qualquer um. Viva o nosso F-5M

    Eu semp´re disse q esse e p mim o melhor caça iank, pena ñ alcançar mach 2,5, pena mesmo.Sds.

  12. B.O.B :
    OLHA COM TODO RESPEITO O LULA AJUDOU E MUITO PARA BRASIL CHEGAR ONDE TA,SEM DUVIDA UM DOS MELHORES PRESIDENTES QUE O BRASIL JA TEVE.

    Marco Antonio Lins :
    Como me sinto feliz e orgulhoso ao ler esse comentario.Mas temos que reconhecer
    que este Presidente( Lula) levantou a nossa auto estima.Concordo com B.O.B.

    PTzoides detected..

    A EMBRAER fez toda a lição de casa e o grande molusco leva o troféu…rsrs… vai ver no livro do PT o lula também criou a EMBRAER…rsrsrs

    Creem que se não fosse todo o avanço tecnológico da PETROBRAS para descobrir e explorar o PRÉ-SAL .. as nossas FA se encontrariam neste ‘céu’ de brigadeiro … não o Lula não criou a mesma…rsrs..

    Creem que a DILMA será o continuismo do LULA …..TOLOS … será instrumento de um partido com idéias FASCISTAS .. que sonha em se perpetuar no poder… custe o que custar… o CHAVEZ começou assim….vejam em que M esta a VENEZUELA.

    Não enxergam que o FHC … com o plano real / responsabilidade fiscal / bolsa escola / reforma agraria…. PAVIMENTOU a estrada que o PT seguiu…

    Para o bem do Brasil espero que os camisas negras .. não mudem de cor e de pátria..

  13. carlos argus :

    J. Claro :
    O ganho de capacidade do bicudo com o advento da modernização é mesmo inegável. Empa-
    tar o jogo com a USAF não é pra qualquer um. Viva o nosso F-5M

    Eu semp´re disse q esse e p mim o melhor caça iank, pena ñ alcançar mach 2,5, pena mesmo.Sds.

    Caro Carlos Argus,

    O F-20 chegava a mach 2.4…. Ainda hoje seria um oponente terrível, com atualizações no radar e sistema de defesa eletrônica.

    []’s

  14. A Câmara de empresários de SJdCampos emitiu um comunicado propondo um caça nacional, mas ao final do dito texto falava que era pressupondo o investimento de 5 ou sei lá bilhões num fornecedor do FX2. Ou seja o empresariado amarelou ou diretamente mentiu, queria entrar no Gripen pagando 5bi o governo, e não ter nada no imediato.
    Como comentou AlCarvalho aqui, deveria se formar uma nova empresa que tenha como objetivo fazer um caça e um vantc.
    Fabio ASC, muito boa a proposta dos parceiros, acho que deveria coincidir com o IBAS.
    [China] Coreia… acho melhor formar um bloco ocidental(ÍBAS) para o caça.

  15. Amigos, venham para o mundo real, F-5 tem suas qualidades, porém nenhuma delas pode equilibrar-se frente a F-16/F-15/Rafale/Gripen/Typhoon/SHs… isso é utopia! acreditem, conversei com um major do 14 sobre isso e sobre o “sucesso” do F-5M… e tem muita bobagem sobre este acontecido na imprensa comum…
    No RF de 2008 os F-5M voavam na retaguarda, só entravam em combate quando o cenário estava definido, caso contrário não teriam chances contra os radares dos F-15 agressores… que os detectavam mesmo na retaguarda… além do mais os F-5M tem perna curta, pouco tempo de CAP e são capazes de lançar apenas 2 BVRs…
    Vcs já imaginaram do pq o F-5 não faz parte da linha de frente de nenhuma FA moderna, se ele é tão eficiente como vcs acreditam? até os chilenos estão querendo vender os seus, lembrando que eles compraram F-16MLUs recentemente…(inferiores aos F-16 que os F-5m teriam “esfregado” na RF)… pq o Chile não fica com eles? simples, o Chile já percebeu que com F-5 em tempos de F-16 é uma bela de uma perda de tempo!

    Sds!

  16. Edu Nicácio :
    “Empatar o jogo com a USAF não é pra qualquer um”
    E, se conseguimos isso com o “velho” F-5M, imaginem o que conseguiremos fazer com qualquer um dos finalistas do FX-2!
    Avante, Brasil! O Século XXI lhe pertence!!!
    BRASIL POTÊNCIA

    Edu, vc é + verde amarelo do que eu, mt bom Kra.Sds.

  17. B.O.B :
    OLHA COM TODO RESPEITO O LULA AJUDOU E MUITO PARA BRASIL CHEGAR ONDE TA,SEM DUVIDA UM DOS MELHORES PRESIDENTES QUE O BRASIL JA TEVE.

    AMIGO…O que o Lula tem haver com o desenvolvimento do F5-BR?Nada…Tudo que aparece foi o Lula…Foi o Lula que comprou o NAe S.Paulo?Foi o Lula que comprou os primeiros Blacks,os Leopards e por ai vai?Ate agora esse governo fala muito em defesa e so tem feito o prosseguimento do anterior..Fique tranquilo não gosto do FHC,meu presidente é o Lula mas ate agora em defesa NÉVIS.

  18. Ate a Northrop esta aprendendo F5 conosco…O Bicudo,ate agora o unico vetor que compramos e que deu certo.Apesar do descaso politico,da descontinuidade,o Brasileiro aprendeu com esse caça que hoje ja vovo de 40 anos ainda voa e é considerado no mundo todo como um caça de quarta geração…iiii…a jaca tambem é de quarta né rs rs rs Sou mais o bicudinho.

  19. xtreme :

    B.O.B :OLHA COM TODO RESPEITO O LULA AJUDOU E MUITO PARA BRASIL CHEGAR ONDE TA,SEM DUVIDA UM DOS MELHORES PRESIDENTES QUE O BRASIL JA TEVE.

    Marco Antonio Lins :Como me sinto feliz e orgulhoso ao ler esse comentario.Mas temos que reconhecerque este Presidente( Lula) levantou a nossa auto estima.Concordo com B.O.B.

    PTzoides detected..
    A EMBRAER fez toda a lição de casa e o grande molusco leva o troféu…rsrs… vai ver no livro do PT o lula também criou a EMBRAER…rsrsrs
    Creem que se não fosse todo o avanço tecnológico da PETROBRAS para descobrir e explorar o PRÉ-SAL .. as nossas FA se encontrariam neste ‘céu’ de brigadeiro … não o Lula não criou a mesma…rsrs..
    Creem que a DILMA será o continuismo do LULA …..TOLOS … será instrumento de um partido com idéias FASCISTAS .. que sonha em se perpetuar no poder… custe o que custar… o CHAVEZ começou assim….vejam em que M esta a VENEZUELA.
    Não enxergam que o FHC … com o plano real / responsabilidade fiscal / bolsa escola / reforma agraria…. PAVIMENTOU a estrada que o PT seguiu…
    Para o bem do Brasil espero que os camisas negras .. não mudem de cor e de pátria..

    Ah é, nossa, vcs PSDBistas vêm sempre com a mesma historinha: ah, o FHC fez o Real, o FHC fez a reforma agrária (que reforma???) etc etc…
    Mas, se esquecem que esse mesmo cara aí, só não vendeu o país para a iniciativa privada estrangeira pq não deu tempo!! Deixem de ser babacas!!
    Ninguém jamais teve cara pra fazer tudo que o LULA fez de bom para o Brasil; foi o LULA que pagou a dívida externa, foi o LULA que foi HOMEM pra encarar os ianques e dar um basta no “disse-me-disse” deles!!
    PSDB “camarada”, eu quero bem longe daqui; se eles fossem tão bons, o estado de São Paulo, que é onde moro, já estaria a oitava maravilha do mundo!!
    Vê se cresce cara, pq vcs são todos iguais, mais parecem aquelas torres REPETIDORAS!!

  20. Francisco AMX :Amigos, venham para o mundo real, F-5 tem suas qualidades, porém nenhuma delas pode equilibrar-se frente a F-16/F-15/Rafale/Gripen/Typhoon/SHs… isso é utopia! acreditem, conversei com um major do 14 sobre isso e sobre o “sucesso” do F-5M… e tem muita bobagem sobre este acontecido na imprensa comum…No RF de 2008 os F-5M voavam na retaguarda, só entravam em combate quando o cenário estava definido, caso contrário não teriam chances contra os radares dos F-15 agressores… que os detectavam mesmo na retaguarda… além do mais os F-5M tem perna curta, pouco tempo de CAP e são capazes de lançar apenas 2 BVRs…Vcs já imaginaram do pq o F-5 não faz parte da linha de frente de nenhuma FA moderna, se ele é tão eficiente como vcs acreditam? até os chilenos estão querendo vender os seus, lembrando que eles compraram F-16MLUs recentemente…(inferiores aos F-16 que os F-5m teriam “esfregado” na RF)… pq o Chile não fica com eles? simples, o Chile já percebeu que com F-5 em tempos de F-16 é uma bela de uma perda de tempo!
    Sds!

    Bom, não quero tirar o mérito tecnológico das novas gerações de caças, porém, vc se esquece de um importante detalhe: o que faz a diferença lá em cima não é a tecnologia em si, mas o piloto no comando da aeronave!
    Pois, caso bastasse a tecnologia, os norte-americanos não teriam perdido tantos caças (incluindo os, na época, novíssimos F-4 Phantom II) tecnologicamente ditos “superiores” para os MiG-17 e MiG-21F-13 e PFM vietcongues na Guerra do Vietnã…
    Lembre-se que a história nunca é unilateral e, num caso como esse, quem dá a última palavra é a perícia superior deste ou daquele aviador.

  21. Comprova o que todos já sabemos, o Brasil é lider mundial em reciclagem……basta ver quanta gente tira seu sustento dessa atividade (catadores de materiais reciclaveis), pra dizer de uma forma politicamente correta

  22. Cassio :

    Deixem de ser babacas!!

    boa educação a sua … parabéns aos seus pais.

    face o que eu argumentei … foi no sentido que tudo agora é o Lula quem fez… o Brasil possui vários orgãos / instituições / empresas que a anos … trabalham em prol de nosso desenvolvimento e a era Lula tevem uma convergência de fatores que beneficiou todo o Brasil.

    O que salientei é … o governo FHC em várias políticas administrativas … pavimentou … a estrada que o Lula seguiu !

    Face a privatizações foram ÓTIMAS para o Brasil… antigamente … telefone era artigo de luxo.. cada estado da federação possuia um banco onde cada governador ROUBAVA descaradamente.

    O seu estado SP não é a 8ª maravilhas visto que voces paulistas elegem notórios … ‘empresários-políticos’..rsrs …. QUERCIA .. FLEURY…MALUF…

    VoLtando as privatizções … o PT em 8 anos nunca cogitou reverter qualquer uma delas…

  23. Caro xtreme, o PT não é Chaves, não tem nada a ver, o Chaves quer o fim do ‘capitalismo’ o fim da propriedade. Além disso o PT é minoria, 20 e algo porcento.
    A política para Sampa tem de ser fomentar a relocalização de empresas para o interior do estado, isto assim não tem solução, é um elefante branco.

  24. O problema do Brasil é a “burrocracia”, demora muito pra sair as coisas.
    Tem que pedir pro fulano, pro ciclano assinar, pro deltrano aprovar.
    Demora demais para as coisas sairem.
    Se isso foi ‘aliviado’, seria tudo mais facil.

  25. *Se isso fosse ‘aliviado’, seria tudo mais fácil.

    E São Paulo não precisa de um Governador, precisa de um “Presidente”, São Paulo (e Rio de Janeiro), são Estados enormes em influencia e importância para o Brasil, precisam de pessoas que tratem os estados como ‘mini-republicas’ e não como mais um Estado da União.

  26. carlos argus :

    J. Claro :
    O ganho de capacidade do bicudo com o advento da modernização é mesmo inegável. Empa-
    tar o jogo com a USAF não é pra qualquer um. Viva o nosso F-5M

    Eu semp´re disse q esse e p mim o melhor caça iank, pena ñ alcançar mach 2,5, pena mesmo.Sds.

    Bem p mim a repótencialização do F5M passava tbm por seu radar, aumento de capacide e td essas coisa…então foi um autentêntico meia-boca.Sds.

  27. Floripa :
    Mateus eu também queria saber mais noticias sobre essa turbina nacional TR 3500 e o turborreator nacional TH 1000…
    Alguem sabe de algo?

    Nick :

    carlos argus :

    J. Claro :
    O ganho de capacidade do bicudo com o advento da modernização é mesmo inegável. Empa-
    tar o jogo com a USAF não é pra qualquer um. Viva o nosso F-5M

    Eu semp´re disse q esse e p mim o melhor caça iank, pena ñ alcançar mach 2,5, pena mesmo.Sds.

    Caro Carlos Argus,
    O F-20 chegava a mach 2.4…. Ainda hoje seria um oponente terrível, com atualizações no radar e sistema de defesa eletrônica.
    []‘s

    Eu faço minhas as suas indagações, e vc está mt certo NICK o F20 está = ainda bem atual p os n dias,pena q o msm tenha saído de linha, e pior ainda q o BRASIL ñ tenmha comprado o projeto, estaria com um vetor excelente e bem modernos, desde a turbina ao radar..aliás pq ñ usaram o rada do falecido f20 no F5M ?Pq ?

  28. Sr Milton, os países que citei foi meramento “citação” mesmo, pois China e Índia já têm seus projetos encaminhados, por isso proponho alguns não alinhados, se é que existam.

    África do Sul seria umparceiro, mas ao mesmo tempo, concorrente pois as pretensões deles são iguais as nossas, tornarem-se líderes na sua região… que é brm próxima da nossa.

  29. rs rs rs rs rs…A materia e sobre o desenvolvimento tecnologico Brasileiro e ja virou palanque de discordias politicas rs rs rs…Para aqueles que acham que um Bicudinho nao pode enfrentar um Caça de ultima geraçao ai vai um recadinho.Em todas as simulaçoes de combates internacionais que a FAB participou o nosso F5BR desenvolvido e fabricado no Brasil recebe elogios e admiraçoes.Nossos briosos pilotos de caças estao entre os melhores pilotos de caças do mundo e sao muito respeitados pelos melhores.Se eles sao capazes com um F5BR imagine-os com um SU-35BM…Sabe quem vence um combate???Quem acerta o primeiro tiro,mesmo que ele seja disparado de uma garrucha vellha de dois canos so com um funcionando.

  30. carlos argus :

    Floripa :
    Mateus eu também queria saber mais noticias sobre essa turbina nacional TR 3500 e o turborreator nacional TH 1000…
    Alguem sabe de algo?

    Nick :

    carlos argus :

    J. Claro :
    O ganho de capacidade do bicudo com o advento da modernização é mesmo inegável. Empa-
    tar o jogo com a USAF não é pra qualquer um. Viva o nosso F-5M

    Eu semp´re disse q esse e p mim o melhor caça iank, pena ñ alcançar mach 2,5, pena mesmo.Sds.

    Caro Carlos Argus,
    O F-20 chegava a mach 2.4…. Ainda hoje seria um oponente terrível, com atualizações no radar e sistema de defesa eletrônica.
    []‘s

    Eu faço minhas as suas indagações, e vc está mt certo NICK o F20 está = ainda bem atual p os n dias,pena q o msm tenha saído de linha, e pior ainda q o BRASIL ñ tenmha comprado o projeto, estaria com um vetor excelente e bem modernos, desde a turbina ao radar..aliás pq ñ usaram o rada do falecido f20 no F5M ?Pq ?

    Caraca, primeira pergunta que fiz ninguem conseguiu responder, depois meus colegas indagaram outras consideraçãos( acresentaram), ninguem respondeu nada a não ser do PT e PSDB…
    Queremos coisas tecnicas, e não disputa eleitoral…
    resposta a pergunta seria uma otima para nos…
    abração

  31. 1maluquinho :rs rs rs rs rs…A materia e sobre o desenvolvimento tecnologico Brasileiro e ja virou palanque de discordias politicas rs rs rs…Para aqueles que acham que um Bicudinho nao pode enfrentar um Caça de ultima geraçao ai vai um recadinho.Em todas as simulaçoes de combates internacionais que a FAB participou o nosso F5BR desenvolvido e fabricado no Brasil recebe elogios e admiraçoes.Nossos briosos pilotos de caças estao entre os melhores pilotos de caças do mundo e sao muito respeitados pelos melhores.Se eles sao capazes com um F5BR imagine-os com um SU-35BM…Sabe quem vence um combate???Quem acerta o primeiro tiro,mesmo que ele seja disparado de uma garrucha vellha de dois canos so com um funcionando.

    Putz, agora sim, alguém que valoriza nossos pilotos acima do material utilizado; obrigado cara, vc foi direto ao ponto onde muito gostariam que se chegasse; eu até dei uma “palhinha” acima (pois não fiquei só dando contra em politicagem), mas vc disse certinho, sem tirar nem por rsrs.
    Sério mesmo, gostei da sua avaliação do tema.

  32. Cassio :

    1maluquinho :rs rs rs rs rs…A materia e sobre o desenvolvimento tecnologico Brasileiro e ja virou palanque de discordias politicas rs rs rs…Para aqueles que acham que um Bicudinho nao pode enfrentar um Caça de ultima geraçao ai vai um recadinho.Em todas as simulaçoes de combates internacionais que a FAB participou o nosso F5BR desenvolvido e fabricado no Brasil recebe elogios e admiraçoes.Nossos briosos pilotos de caças estao entre os melhores pilotos de caças do mundo e sao muito respeitados pelos melhores.Se eles sao capazes com um F5BR imagine-os com um SU-35BM…Sabe quem vence um combate???Quem acerta o primeiro tiro,mesmo que ele seja disparado de uma garrucha vellha de dois canos so com um funcionando.

    Putz, agora sim, alguém que valoriza nossos pilotos acima do material utilizado; obrigado cara, vc foi direto ao ponto onde muito gostariam que se chegasse; eu até dei uma “palhinha” acima (pois não fiquei só dando contra em politicagem), mas vc disse certinho, sem tirar nem por rsrs.Sério mesmo, gostei da sua avaliação do tema.

    Muitos postantes tem seus raciocineos atrelados a ideologias.O raciocineo atrelado a ideologia de um cidadão não traduz amor pelo Brasil e somente tendencia e todo raciocineo tendencioso tem um resultado parcial.As neuroses,os traumas e os odios passados de alguns de nós em relação aos militares não nos traz beneficio algum e somente divide nosso povo.Como sempre falei,se querem julgar repressores que julguemos tambem subversivos,pois ambos derramaram o sangue de Brasileiros…Nosso pilotos estão entre os melhores do mundo,nosso exercito de selva é o melhor comando de seklva do mundo…Eu defendo e sempre defenderei tudo aquilo que é melhor para o Brasil independente da origem…Sds.

Comentários não permitidos.