França diz que Europa não é 'lixão' de produtos do Mercosul

http://img504.imageshack.us/img504/7618/trofeujoinhacopybc9.png

Sugestão: Rodrigo Couto

O ministro francês da Agricultura, Bruno La Maire, afirmou nesta terça-feira que a “Europa não é lixão dos produtos agrícolas da América do Sul”, no mesmo dia da viagem que o comissário europeu do Comércio iniciará ao Brasil para retomar as negociações com o Mercosul.

“A Europa não é o lixão dos produtos agrícolas da América do Sul”, afirmou Le Maire depois da abertura do 24º Salão Internacional de Pecuária de Rennes (oeste da França), depois de reiterar a oposição “firme” da França à retomada das negociações entre União Europeia (UE) e Mercosul.

O ministro francês fez tais declarações no mesmo dia em que o comissário europeu de Comércio, Karel de Gucht, inicia no Brasil (que exerce a presidência temporária do Mercosul) uma viagem que posteriormente o levará à Argentina para impulsionar as negociações comerciais entre ambos os blocos regionais.

“Não iremos adiante nas negociações com o Mercosul”, disse Le Maire paralelamente ao salão, depois de anunciar a entrega de 300 milhões de euros em ajudas aos pecuaristas franceses para os próximos três anos.

Iniciadas em 1999, mas suspensas desde 2004, as negociações entre UE e Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai) foram retomadas em maio passado durante a presidência espanhola do bloco europeu.

Uma primeira rodada de negociações ocorreu em julho em Buenos Aires, apesar da oposição de dez países europeus liderados pela França e das críticas dos latino-americanos em relação à política europeia de subsídios agrícolas.

Uma segunda rodada está prevista para ocorrer de 11 a 15 de outubro em Bruxelas. França, Irlanda, Grécia, Hungria, Áustria, Luxemburgo, Polônia, Finlândia, Romênia e Chipre consideram que é necessário “avaliar o impacto econômico” que uma troca comercial entre UE e Mercosul teria, “tendo em vista a competitividade dos países do Mercosul no âmbito agrícola”, segundo fontes diplomáticas europeias.

O Mercosul, mais competitivo em matéria agrícola, pede uma redução de tarifas alfandegárias e de subsídios, enquanto a UE quer uma maior abertura para seus produtos industriais. “O agricultor não é uma moeda de troca. Não iremos adiante nas negociações com a OMC” (Organização Mundial do Comércio), enfatizou Le Maire em Rennes.

Nas vésperas da Cúpula Eurolatinoamericana de Madri em maio passado, a França tinha afirmado que “não (moveria) nem um milímetro” sua posição de rejeição à retomada das negociações UE-Mercosul enquanto a Rodada de Doha sobre a liberalização do comércio mundial não for concluída.

Ao assumir em agosto passado a presidência do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que uma de suas prioridades seria conseguir avanços concretos rumo a um acordo de livre comércio com a UE, cuja demora atribuiu claramente aos franceses.

 

Amigos,

Transcrevo o que postou o amigo Foxbat no fórum Base Militar:

“A tradução esta errada. A frase original era : “L’Europe n’est pas le déversoir des produits agricoles des pays d’Amérique du Sud”. “déversoir” significa vertedouro, e não lixão. Não muda o fundo do problema, mas muda ligeiramente o sentido…”

Abraços,

Justin

 

Justin Case

Fonte: Terra

51 Comentários

  1. E nós temos capacidade para desenvolver tecnologias tão boas quanto as deles, agora eles tem condições de se equiparar à nos na agricultura?

  2. “O agricultor não é uma moeda de troca.”

    Ou seja, querem uma abertura somente nos setores da economia em que são mais competitivos. É exatamente a mesma história que se ouviu nas negociações da Alca e na rodada de Doha do WTO.

  3. Isso é um comentário que gera extrema revolta ao brasileiro!!

    Quer dizer que só somos bons para comprarmos tecnologia?

    Isso é um bom motivo para o Itamaraty declarar aos franceses que tal discurso, vai custar um ‘contratinho’ de alguns bilhões de euros.

    Acho que foi uma excepcional desculpa aos nossos políticos brasileiros para descartar o rafale e firmar paceria estratégica com a Russia, na criação de aeronaves militares (sonho meu….)

  4. Amigos,

    Transcrevo o que postou o amigo Foxbat no fórum Base Militar:

    “A tradução esta errada. A frase original era : “L’Europe n’est pas le déversoir des produits agricoles des pays d’Amérique du Sud”. “déversoir” significa vertedouro, e não lixão. Não muda o fundo do problema, mas muda ligeiramente o sentido…”

    Abraços,

    Justin

    “Justin Case supports Rafale”

  5. só deixou de ser agora, pois desde os tempos de coloonia os nossos produtos MELHORES agricolas vao para a europa, enquanto a pior parte fica para a populaçao… ministro recalcado

  6. mas e ai se eles diminuirem as tarifas alfandegarias para a agricultura no iremos diminuir a tarifas para produtos industrias isso não me parece muito inteligente parece erro de principiante e aquela velho historia sobre balança comercial e produtos industriais valerem mais que agricolas. se o Brasil fizer isso seria muita burrice mesmo.

  7. Está certo que compra de caças e venda de produtos agrícolas, nada tem a ver uma com a outra mas, acho que agora os Franceses estão se arriscando:
    Falar bobagens deste modo e, nesta situação atual, é arriscar demasiado. Arrisco mesmo a dizer que o F-18, como a Fenix “renasce das cinzas”.

    Sempre quis o SU-35, depois vi méritos no Rafale mas, o F-18 também não seria nada mau para a FAB. Resta saber se ele poderia ser utilizado pela Marinha pois, esta afirmou que vai comprar o que a FAB comprar.

  8. “… enquanto a rodada de Doha… nao for concluida.”. Imaginem, se ja ta complicado chegar a um acordo entre os dois blocos quando será possivel chegar a um acordo sobre a “liberacao do comercio mundial”. Podem esperar sentados pq essa rodada ai vai longe…

    E quanto a “sua moeda de troca” que os mantenham bem subsidiados e guardados…e que percam bastante espaco na AL pros chineses, indianos, turcos, sul africanos e russos…pq depois que perderem mercado para seus produtos de “alta tecnologia” e quiserem rever a cooperacao entre os blocos terao que engulir o mesmo papo mole de Doha….pq o trem ja vai te passado. Sds.

  9. Muitos que reclamam que brasileiros lambem botas americanas ai esta mais uma fedida dos franceses com a America latina. No decorrer dos anos muito mais investimentos vem dos EUA do que Europa. Lula foi la, beijou o Sarkozy, puxou saco, etc etc e nada mais do que uma boa torcida de nariz recebeu da Franca.

    Viva os Super Hornets

  10. O que eu penso da França e da parceria estratégica.
    PS:Como eu sei que eu vou ser censurado pelo editor e pelos moderadores,então eu vou adiantar o serviço
    @%&*(*¨%#&$¨%#&¨*&¨#%@%$#¨$($*&%¨#$&**$*&##**&¨¨@#&*#*#*&$¨¨$¨@(*$¨(@**¨$(*@**&*(@(&(&&&$*@&&@$&&@$&@&$)(@&)(&$&@$)(@)$@)($&@$&@&$@)$)(@&$&@)@&$)@$@&$@&$)(@&$()@$¨¨#%#¨&*¨($@¨$¨¨$¨¨@($¨@($¨)(¨$@)($¨@¨$$¨¨&#&(*#&$%*(#¨%_@$E¨($($(¨(¨(#¨(¨(%¨.

  11. Lamentavel como tem pessoas de pouco cerebro como este frances. Isso porque o Sarcozy se diz nosso amiguinho na hora de visitar a Guiana Francesa, mas na hora que precisamos mesmo dele ele se omite.

  12. O Brasil não deve cooperar com a sistemática política do governo francês em subsidiar os seus agricultores em detrimento ao princípio da livre concorrência frente ao Mercosul. É fato que o setor agrícola mereça em todas as partes do mundo, incluindo o Brasil, devido as suas peculiaridades, um “guarda-chuvas” protetor do Estado através da aplicação de salvaguardas governamentais. Entretando, o que vem acontecendo nos EUA e Europa é uma verdadeira reserva de mercado. Portanto, é estrategicamente icompatível a aquisição de caças franceses através do Programa FX-2 com a manutenção de pesadas tarifas agrícolas alfandegárias da UE liderada pela França. Devemos lembrar que nos anos 80 – durante a nossa chamada “década perdida” – o Brasil sofria com a falta de competitividade, seja agrícola ou industrial e, diante disso, europeus e americanos expandiram os seus tentáculos na economia brasileira angariando lucros extraordinários. Agora o momento histórico-econômico é inverso e o que vemos? Vemos um ferrenho protecionismo europeu e americano! Mas, felizmente, o “gigante adormecido” começa a acordar!

  13. eu penso que se os produtos do mercosul e lixo o mercosul deveria parar de vender seus produtos para la e também parar de comprar os produtos europeus e vamos ver quem perde mais quem esta afundado numa crise ou quem esta com uma das melhores taxas de crescimento do mundo.

  14. Ele tem todo o direito de defender o produto interno europeu mas, dizer que o produto sul-americano é lixo, ficou bastante vulgar para um ministro. E essa é mais uma prova que respeito é atribuição de caráter, não precisa estudar/estar em um país de 1ª mundo para tê-la.

  15. Ehehhe…tomera que o Lula enrole mais um pouco a compra dos caças, deve até deixar pro governo seguinte, eles vão ter um estresse daqueles….ehehe. E depois de muito enrolar, comprassem de outro país, só pra dar o golpe de misericórdia nesses boiolas…PAK-FA esta é o cara, ou melhor, este é o caça.

  16. Esse frances é mesmo um estupido. Cheio de empafia e arrogancia. Um idiota que um dia ainda vai rastejar na América Latina

  17. Afff, idiota tem em todo lugar, e político também. Inclusive estas duas raças reinam no Brasil, portanto, nada demais nas declarações.

    Até porque, 300 milhões de Euros podem salvar os agricultores e pecuaristas, mas não vão salvar a Dassault.

  18. Mui amigo heim…Sempre tive reservas nessa aliança com a França…Eles são o mais segregacional e protecionista pais Europeu Ocidental…E ainda tem bobo que compra os queijos fedidos deles e que acha que essa podridão cheia de fungos é iguaria dos Deuses…Pergunte a eles quantos banhos tomam por mes rsrsrs Rafale était une fois le concombre de tir

  19. Quão melhor são nossos parceiros sul-americanos, norte-americanos, chineses, russos e japoneses? São todos iguais. A China por sinal está comprando o Brasil, nossas reservas de minério e terras, já a Suécia compra nossas florestas, espanhóis, italianos e portugueses compram areas e fazem condominios de luxo para suas férias… São todos iguais, só muda a retórica.

  20. E agora? onde se escondem os ardorosos defensores da parceria “caracu” com os (termos inapropriados editado) após essa “Meiga” declaração.?

  21. O Brasil faz bem em nao abrir mao para acordo que nao e’ de interesse do Brasil..ainda bem que a nao entramos na Alca ,teria sido uma furada…
    Ora se nao abrem a agricultura, entao que paremos de comprar porcarias de origem europeia…
    Veja o problema com os remedios genericos que vem da India para o Brasil,
    chegam na Europa e sao retidos…porque o Brasil tem que pagar uma fortuna para o uso de remedios e milhares de brasileiros sairem prejudicados por nao terem dinheiro para pagar mais caro …..

  22. É Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, ai está a resposta do seu mui camarada Sr Sarcozi em relação a aceitação dos produtos sul americanos na França;Enquanto o Sr. fica enaltecendo a jaca francesa eles chamam nossos aviões de carrinho de mão e nossos produtos agrícola de lixo mui amigo seu esse camarada não!.

  23. nao vejo nada de mais no que foi dito..

    tipo não vamos comprar ‘porcarias’ .. só para gerar comercio…

    ministro francês da Agricultura .. vai defender quem.. a Argentina..rsrsrs

    tópico mula-sem-cabeça… rsrsrsrsr

  24. Putz! Depois dessa eu reavaliaria qualquer negociação com estes países. Fecharia o FX2 com os americanos ou suecos e procuraria outros parceiros para os subs… Tem que radicalizar!

  25. Leandro Mendes :
    Sendo assim, então a América do Sul não é o Lixão dos produtos Industriais Europeus.

    Rafael :
    “O agricultor não é uma moeda de troca.”
    Ou seja, querem uma abertura somente nos setores da economia em que são mais competitivos. É exatamente a mesma história que se ouviu nas negociações da Alca e na rodada de Doha do WTO.

    Falar + o quê? Que se danem pra lá, estão na _erda msm; então q continuem.Sds.

  26. Seria muito bom que algum dos “comandados” do nosso Presidente da República levassem à seu conhecimento esta notícia! Enquanto eles nos tarjam de “Republica Paraguaia” (sem querer faltar com o respeito ao povo daquele pais), o nosso presidente quer investir bilhões na França, comprando de caças a submarinos, de helicópteros a misseis! Acho que já passou da hora do Governo Brasileiro engrossar a vóz! Submarino e helicópteros já tem seus contratos assinados. Mas de adeus ao Rafale. Temos uma economia que esta em crescimento. Estamos atraindo olhares dos esfomeados do mundo inteiro. Logo, temos bala na agulha! Um não contundente e dito na hora certa pode trazer benefícios futuros. A França sempre foi protencionista, cheia de querer ter a razão. O fracasso do Rafale se deve ao orgulho francês em querer ter a maior fatia do bolo no então EFA! Eles que paguem a conta. Eles que vivam de queijo, champagne e vinho… o que eles chamam de lixo enche suas bocas em suas refeições! Acho que o povo francês não compactua com o que seu governo acha, ou pensa!

  27. A França tá querendo colocar pressão no Brasil(MERCOSUL), mas eles estão muito enganados, hoje o Brasil é um pais que tem como adquirir produtos industrializados de outros Paise do mundo(BRIC), mas a UE, não consegue viver sem os PRODUTOS AGRICOLAS DO MERCUSUL.
    A verdade, a maioria da UE são Preconceituosos, tirando a ITALIA e algums outros…
    Protencionismos desses Paises são Enormes, o Barco tá Afundando e agora mais do que nunca não querem perder a bocada de uma vida. Mas acredito que já era tal hegemonia!!
    Como diz um amigo meu !! Voce perdeu PLAYBOY !!

  28. Leandro Mendes :E nós temos capacidade para desenvolver tecnologias tão boas quanto as deles, agora eles tem condições de se equiparar à nos na agricultura?

    Concordo com vc Leandro. Temos uma capacidade gigantesca. Basta nosso Governo querer. Chegou a hora do nosso Governo ser mais forte em suas decisões. Atropelar interesses pessoais em pró dos interesses nacionais. Todos os ditos “grandes” estão de olho em nossa economia! Inglaterra, Alemanha, França, Italia, EEUU, todos desembarcando com propostas mirabulosas…
    Temos que incentivar o desenvolvimento de nossa indústria. Buscar associação com industrias que estão em pleno crescimento, para dividir conhecimento, e não com as já estabelecidas, que oferecem “pacotes fechados”!
    Espero que o governo comece a rever isso, começando pela sua posição quanto ao FX-2, que a de beneficiar o Rafale, pq o “presidente acha ele melhor”, em detrimento a escolha técnica feita pela FAB.
    Bom dia.

  29. Simples,

    Vamos parar de vender Soja, Carne e Comida para eles…

    Ahhh Esqueci do minério de ferro e do Petroleo no futuro.

    Esse francês safado ta se borrando de medo, pq sabe que vai ficar para trás…

Comentários não permitidos.