Defesa & Geopolítica

Relações Político-Militares Sino-Brasileiras

Posted by

Comunicado Conjunto Brasil – China

Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil e
Ministério da Defesa da República Popular da China

O Conselheiro de Estado e Ministro da Defesa da República Popular da China, General do Exército Liang Guanglie, em visita oficial ao Brasil no período de 7 a 10 de setembro de 2010, e o seu anfitrião, o Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Azevedo Jobim, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 8 de setembro, na cidade de Brasília.

Na ocasião, os dois Ministros fizeram avaliação conjunta dos temas das relações bilaterais. Ambas as partes reconheceram que a paz e o desenvolvimento econômico e social representam os principais desafios do nosso tempo. No âmbito da defesa, ambas as partes concordam que o fomento à cooperação constitui importante instrumento para a consecução desses objetivos.

Ao mesmo tempo, entendem os Ministros que novos desafios globais se delineiam no horizonte, a exigir ainda mais cooperação entre as nações, especialmente para salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento e a paz e a estabilidade regional e global.

Reconheceram que as relaçãos entre as Forças Armadas constituem componentes importantes da Parceira Estratégica entre a China e o Brasil. O intercâmbio e cooperação entre os dois países nos assuntos de defesa e segurança favorecem o enriquecimento do contéudo da Parceira Estratégica entre os dois países e o maior desenvolvimento das relações bilaterais.

Reiteraram sua satisfação com os resultados positivos do intercâmbio e cooperação entre as áreas de defesa dos dois países, especialmente de suas Forças Armadas – com trocas de visitas de alto nível, treinamento e formação profissionais- e consideram amplas as perspectivas da cooperação das duas partes.

Chegaram os dois Ministros aos seguintes consensos sobre as ações para prosseguir no fortalecimento do intercâmbio e do diálogo nas diversas áreas:

1. Intensificar ainda mais a troca de visitas de delegações militares de alto nível e aumentar o conhecimento e confiança mútua;

2. Aprofundar o mecanismo do Comitê Conjunto China-Brasil de Intercâmbio e Cooperação entre os Ministérios de Defesa, por meio do qual se promove a cooperação entre as duas partes. Confirmaram a realização da Segunda Reunião do Comitê Conjunto China-Brasil no Brasil, em 2011;

3. Continuar a reforçar a cooperação nas áreas de formação de pessoal e treinamento. A parte chinesa manifestou interesse em realizar treinamento conjunto entre os dois Exércitos na China em 2011 e entre pilotos das duas Forças Aéreas; A parte brasileira transmitiu sua reação favorável à proposta chinesa para participar de treinamento em salto livre operacional de alta altitude e também receber curso de língua portuguesa no Brasil;

4. Continuar a intensificar o intercâmbio e a cooperação nas áreas de tecnologias específicas, bem como a observação da paz internacional, o controle aeronáutico e a segurança da aviação.

Brasília, 8 de setembro de 2010

Fonte: Defesa@Net

http://www.defesanet.com.br/imagens/1009/20100909,043,china,brasil.jpg

Cooperação amistosa entre Exércitos chinês e brasileiro obtém avanços

O conselheiro de Estado chinês e ministro da Defesa Nacional da China, Liang Guanglie, se encontrou nesta quarta-feira em Brasília, capital brasileira, com o ministro da Defesa do país, Nelson Jobim.

Na manhã do dia 8, Nelson Jobim realizou em Brasília, acompanhado dos generais da Marinha, Exército e Força Aérea do Brasil, uma cerimônia de boas-vindas a Liang Guanglie, que está em visita ao Brasil.

Na ocasião, Liang Guanglie afirmou que nos últimos anos, paralelamente ao avanço das relações bilaterais entre a China e o Brasil, as parcerias entre os dois exércitos também vêm sendo aprofundadas, com frequentes contatos de alto nível, constante ampliação das cooperações pragmáticas e êxitos na formação de pessoal. A China acompanha com atenção as relações militares e está disposta a promover essas relações a um novo patamar, com base na reciprocidade.

“Nos últimos anos, um grande desenvolvimento tem sido registrado nas cooperações pragmáticas e nas relações amistosas entre os dois exércitos. Eu estou disposto a cooperar com o ministro Jobim e me esforçarei para desenvolver as relações de parceria cooperativa estratégica entre os dois países e garantir a paz e a prosperidade mundial, além de responder às perspectivas do presidente chinês, Hu Jintao, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre as relações militares bilaterais.”

A China, segundo ele, aprecia a posição do governo brasileiro de persistir na política de “Uma só China” e agradece o apoio do país em questões relacionadas à Taiwan e ao Tibete.

Jobim concordou com a avaliação de Liang Guanglie sobre as relações entre os dois países e exércitos, e afirmou que a parte brasileira dá ênfase às relações com a China e quer promover os intercâmbios e cooperações com o país em diversas áreas.

http://www.defesanet.com.br/imagens/1009/20100909,042,china,brasil.jpg

“O Brasil e a China têm compromisso no desenvolvimento da vida dos seus povos, e também o compromisso pela paz e estabilidade mundial. As relações bilaterais entre os dois Exércitos vêm sendo reforçadas. A segunda reunião da comissão conjunta dos dois exércitos já foi marcada para o próximo ano e a parte brasileira vai determinar os detalhes da cooperação ainda este ano para garantir as cooperações contínuas entre China e Brasil após as eleições no Brasil em 2011.”

Após o encontro, Jobim deu a Liang Guanglie uma medalha de mérito conforme a ordem presidencial emitida por Lula. O ministro chinês expressou agradecimentos.

“Essa Medalha de Mérito dada pelo Ministério de Defesa do Brasil reflete a atenção do presidente Lula nas relações amistosas militares entre os dois países e a disposição sincera do Ministério de Defesa do Brasil em promover essas relações. Ao mesmo tempo, isso representa a amizade entre os povos e seus exércitos.”

Ontem à tarde, a delegação de Liang Guanglie visitou o Comando de Defesa Aeroespacial do Brasil. Ele fará também uma visita à base da Marinha brasileira no Rio de Janeiro.

Fonte: Defesa@Net

17 Comments

shared on wplocker.com