Ideias polêmicas rondam o 11 de Setembro nos EUA

http://www.cpa.org.au/z-archive/pics08/1385-pent.jpg

Queimar o Alcorão e a suposta autoria do governo americano nos atentados de 2001 são algumas das ideias controversas.

Marsílea Gombata, iG São Paulo

Além de desatar o pânico, as guerras no Afeganistão e no Iraque, e de prejudicar a convivência entre os mundos muçulmano e Ocidental, o 11 de Setembro produziu extremismos e teorias controversas, especialmente dentro dos Estados Unidos.

O pastor da Flórida Terry Jones, que chamou a atenção ao propor a queima do Alcorão para marcar o novo aniversário do 11 de Setembro, é o mais recente de uma lista de personagens com ideias polêmicas relacionadas aos ataques. Além dele, há grupos cristãos de extrema direita e intelectuais que contestam até hoje a autoria dos atentados de 2001, que deixaram quase 3 mil mortos em Nova York, Washington e Pensilvânia. Para alguns, o governo americano – então liderado pelo presidente George W. Bush (2001-2009) – não foi apenas cúmplice como participou ativamente do planejamento dos ataques que chocaram o mundo e configuraram um novo xadrez na geopolítica mundial.

A seguir, algumas das principais vozes polêmicas em torno do 11 de Setembro.

Foto: AP

Pastor Terry Jones em Gainesville, Flórida. Ele planeja queimar cópias do Alcorão para marcar o nono aniversário do 11 de Setembro de 2001 (30/08/2010)

Terry Jones – O pastor da Flórida conseguiu ser o centro das atenções nas últimas semanas. Líder da Igreja Dove World Outreach Center, Jones – que tem antecedentes complicados com a seita Comunidade Cristã de Colônia, que chefiava na Alemanha nos anos 80 – foi alvo de polêmicas por lançar a campanha de queimar 200 exemplares do Alcorão no nono aniversário do 11 de Setembro. A Dove World comporta um grupo cristão de 50 membros em Gainesville, apresenta-se como encarregada de levar aos fieis a palavra de Deus do Novo Testamento e vende produtos (de livros a camisetas e bonés) pregando o Islã como “diabólico”. A campanha do pastor radical levou a secretária de Estado Hillary Clinton e o presidente Barack Obama a condenar o plano.

Right Wing Extreme – A organização, formada por cristãos conservadores em sua maioria, inicialmente apoiou a iniciativa do pastor Terry Jones. O grupo defende que Obama é um muçulmano que está destruindo a economia e a Constituição dos Estados Unidos e tem uma agenda socialista voltada para uma Nova Ordem Mundial. O recente apoio dado por Obama à construção de um centro islâmico perto do Marco Zero de Nova York – onde ficavam as Torres Gêmeas atacadas em 2001 – é visto pelo grupo como insulto e motivo para despertar o ódio entre os americanos. Para eles, a mídia “esquerdista” satura os leitores com esse assunto em uma tentativa de incitar violência, racismo, intolerância e extremismo.

Kevin Barret – O acadêmico de Wisconsin se viu em meio a polêmicas depois de defender a teoria de que o 11 de Setembro teria sido planejado pelo próprio governo americano. Em seu blog, ele diz que “assumir que os EUA foram atacados por muçulmanos em 11/09 alimenta a percepção de que o Islã é uma religião violenta e os muçulmanos são culpados, antes mesmo de provarem inocência”. Membro do Painel Científico sobre o 11/09, ele é visto por parte dos americanos como ameaça dentro das salas de aula. Recentemente, Barret escreveu uma carta para Obama em favor da construção do centro islâmico em Nova York para “reparar o trabalho interno do 11 de Setembro”.

Morgan Reynolds – Ex-economista chefe do Departamento do Trabalho na administração de George W. Bush, o texano ganhou atenção pública quando se mostrou como o primeiro oficial do governo a culpar as próprias autoridades pelo suposto planejamento dos ataques do 11 de Setembro. É um dos membros da organização Scholars for 9/11 Truth, que questiona a autoria dos atentados. Em sua argumentação, Reynolds ressalta que, em menos de 72 horas após os atentados, Bush fez um discurso sobre a necessidade da união nacional e a coragem que deveriam ter os americanos frente à ameaça que se apresentava: “O conflito começou na hora e nos termos de outros. E terminará da maneira e na hora em que escolhermos.” Além disso, diz não haver nomes árabes na lista de passageiros dos aviões que colidiram com as Torres Gêmeas ou mesmo um vídeo dos suspeitos, dizendo que o FBI não apresentou provas suficientes na época dos ataques.

James Fetzer – O filósofo e acadêmico californiano é uma das vozes que se opõem à versão dada pelo governo americano de que o 11 de Setembro teve autoria de muçulmanos extremistas. Em sua investigação, Fetzer argumenta que o 11 de Setembro serviu para dar sustentação à onda neoconservadora que apoia intervenções e guerras envolvendo os EUA. Também levanta alguns pontos que colocam em xeque a natureza dos ataques, como a temperatura necessária para derreter o aço usado na construção das Torres Gêmeas (1.538 graus), que seria bem superior à temperatura desencadeada pela explosão por combustível de um avião (982 graus).

Foto: Getty Images

Gore Vidal é uma das principais vozes a acusar o governo americano

Gore Vidal – Para o historiador e escritor nascido em West Point (Nova York), o 11 de Setembro é um golpe de Estado liderado pela “Junta Bush-Cheney” (em referência ao presidente George W. Bush – e seu vice, Dick Cheney). No livro O Inimigo Interno (2002), Vidal considera a administração cúmplice dos terroristas. Ele questiona também por que o presidente Bush, também comandante-em-chefe, ficou paralisado em uma sala de aula na Flórida quando soube que os ataques estavam ocorrendo. Em seu ataque ao ex-presidente, ele garante: a principal razão que levaram os Estados Unidos a darem início à guerra no Afeganistão foi o desejo de controlar a passagem de riquezas energéticas para a Eurásia e a Ásia Central.

Fonte: Último Segundo

26 Comentários

  1. Se voce fosse um terrorista que odiasse os Estados Unidos voce atacaria as torres gemeas?Eu não,porque sei que teria uma repercussão negativa em toda a opinião publica do planeta ao verem inocentes atirando-se em chamas pelas janelas para a morte.Segundo pesquisas os radicais religiosos mais extremistas estão na ortodoxia Judaica e no radicalismo Protestante Norte-Americano.São tão enlouquecidos e paranoicos que são capazes dematarem seus proprios filhos.O fascismo Judeu e a ganancia Norte-Americana colecionam desafetos e odios por todo planeta ate que chegara o momento que sera a guerra do mundo contra eles…O QUE SE PODE ESPERAR DO MOSSAD E DA CIA??????????

  2. Isto vai dar aquela história que o homem também não foi á lua, teoria da conspiração sempre foi um hábito “antigo” nos EUA e não só. Até a morte do Kennedy foi pretexto para tal e o 11 Setembro não poderia deixar de o ser.
    Se acredito se EUA “fabricaram” o acontecimento, sim indirectamente foram os responsáveis e fizeram que esse ódio fosse criado, daí o ataque. 2x – Se acredito se EUA “fabricaram” o acontecimento: Não, nunca iriam atacar o seu próprio povo e no seu próprio país… penso que acreditar que um governo que lidera a maior potência do mundo pudesse fazer algo parecido é de veras levar a nossa religião e civilização a um extremo. Nem acredito que os EUA por exemplo agissem da mesma forma num país e arranjando meia dúzia de malucos para fazer algo com as mesmas proporções contra as civis. (Sei muito bem e antes que venha aquela historia que os EUA matam civis e blá bá blá) estou a referir no método e só isso.
    O Islão não é assim tão violento como parece, existe é uns anormais que levam o Corão ao extremo ou á letra. Nós cristãos por um lado somos considerados “infiéis” e somos todos um algo… o nosso sistema religioso, social e politico é pouco compreendido por estes extremistas. Isso também se aplica a nós, pois temos muitas vezes uma má interpretação do outro lado devido a acção desses mesmos extremistas.
    O Islão não incentiva á violência, pelo contrário incentiva a existência e convivência.
    Agora também não confundam Religião com ganância e poder… são diferentes.
    Os EUA criam as maiores parte das guerra com o sentido de “lucro” poder, ganância… mas não matem o seu próprio povo só para justificar algo… é apenas teorias da conspiração de uma grande treta…

  3. Nada senão guerra e mais violência. São duas nações bem armadas para isso, tanto no ideal, quanto nas ações desmedidas, além das más intenções. São inteligências que “partem para a ignorância” praticamente em proporções desmesuradas, como se fosse o momento certo para “arrasar”. Certo e premeditado, podemos dizer, uma vez que fatos e acontecimentam se encadeiam, sugerindo uma “armação”, bem feita a olhos vistos e comentados do globo inteiro. E eles continuam fazendo. pergunta que fica é: por que o mundo não acaba com essa arrogância? Deve haver algo mais podre por detrás desse conluio. Algo bem mais presado…o que será?

  4. Esqueceram de Noam Chomsky, considerado o maior intelectual vivo…

    Tem certas coisas, que é melhor jogar temporariamente para debaixo do tapete…

    São as graves conseqüências decorrentes disto, senhores… apenas isto…

    Uma ruptura nos EUA, na sua mais grave crise econômica, com um sem fim de grupos radicais religiosos, ideológicos, etc… ambos muito bem armados… É pedir para que um novo “anticristo” (desta vez, servido de armas nucleares e com um desejo de vingança pior do que o primeiro) se levante, a exemplo da República de Weimar (e não era o do bigodinho)…

    São coisas que sabiamente se deixa para o futuro e outra geração…

    Bem vindos, ao clube do silêncio…

    http://www.youtube.com/watch?v=1rdfFroO67g

  5. 1maluquinho :
    Se voce fosse um terrorista que odiasse os Estados Unidos voce atacaria as torres gemeas?Eu não,porque sei que teria uma repercussão negativa em toda a opinião publica do planeta ao verem inocentes atirando-se em chamas pelas janelas para a morte.

    mais então você não seria TERROR**ISTA…rsrs… terrorista preocupado com a opnião pública.. essa foi de mais.. piadista só pode.

    com o Irã radioativo… aguardo ataques a reservatórios de água potável… vejamos quantas gramas de plutônio são necessárias para … rsrsrs.. matar de sede uma cidade…

    ‘piada’ a parte face ao plutônio… mais imaginem o pânico gerado se jogarem material radioativo na rede de tratamento d´agua de uma grande cidade…

  6. Não subestimem uma mente humana ainda mais quando é desprovida de sentimentos em relação ao proximo.Ela é capaz de destruir a si mesma.As pessoas que controlam o sistema Norte-Americano,como diria o falecido Brizola,FORÇAS OCULTAS,são capazes de tudo para atingirem seus objetivos.Um homem inteligente como Bin Laden não seria demasiadamente tolo para atingir as torres gemeas em um dia de expediente,pois ele e qualquer um sabe e sabem que isso traria uma opinião contraria e terroristas,subversivos,guerrilheiros e narcos o que mais querem é seduzir pessoas.O sistema Norte-Americano é o maior terrorista do mundo.Sempre arquitetando invasões,ataques,forjando fatos,disseminando intrigas.Estes tres governos EUA ISRAEL INGLATERRA são o verdadeiro EIXO DO MAL…Toda dominação tem um final e todas injustiças e covardias tem um basta.

  7. É uma teoria da conspiração interessante. Nessa foto do Pentágono alguém acha algum destroço de avião grande como o Boeing?

    Sabemos também que uma guerra gera uma renda extraordinária para quem possui alta tecnologia bélica como os States. Sem contar o controle populacional, de desemprego. Lembro que na época da guerra do afeganistão, lí algo referente a isto. O exército dos States iriam até a periferia e convidavam jovens desempregados para se alistar, durante a guerra, o salário do soldado iria direto para os familiares…

    Enfim, até que se prove o contrário, são teorias da conspiração mesmo.

  8. A versão oficial é tão mal contada , cheia de incoerências e atitudes nebulosas por parte do governo, que para quem lê amplamente sobre o assunto, desprovido de fé no governo e nos serviços secretos estadunidenses e sionistas, de que jamais fariam algo deste tipo… É mais fácil acreditar na tese do ataque de falsa bandeira do que na tese de atentado terrorista de radicais islâmicos.

    Sem esta “fé” no governo americano, “fé”… que faz querer acreditar que os atentados seriam algo horrível demais para serem atentados de falsa bandeira.

    Sem esta “fé”, quanto mais se pesquisa sobre os atentados de 11/09, menos se crê na versão oficial…

  9. vcs realmente acham que o que atingiu o pentágono foi um boeing? é só ver as fotografias, além de não sobrar NADA de um avião daquele porte no interior do prédio e fora dele?
    e aquele outro boeing que caiu em terra? só acharam uma vala sem destroços, e mais nada!
    Obama assumiu uma crise, e com certeza (por mais que doa dizer isso), é melhor deixar do jeito que está, pois a verdade ia causar muito mais estragos que a mentira…
    Isso é aquela velha situação, daqui a muitos anos, quando (e se) descobrirem a verdade, todo mundo vai dizer…eu já sabia disso!

  10. Ficaram sabendo da queda da terceira torre? Uma torre visinha ao WTC tambem caiu, mas nao foi noticiado. Deu no History Channel. E nao teve aviao.

  11. Mais uma coisas para pensar:
    Não há um vídeo onde os malucos se congratulam-se pelo ataque feito onde está o Bin Laden assumido os ataques. Ou é algum vídeo feito dos americanos?

    Em relação ao destroços no pentágono…
    Google é nosso amigo
    http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&gbv=2&q=wreckage%20of%20the%20pentagon%20757&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1339&bih=574

    A maior parte dos destroços ficaram dentro do pentágono como lógico e nem é preciso ser físico.

    Engraçado que num desses documentários ( Teorias da conspiração) vão ao detalhe técnicos onde é mostrada uma fotografia do anel da turbina, onde está um bombeiro e dizem que o anel nunca mais poderia ser do 757 e era por exemplo do Global Hawk (armado), mostram uma turbina do 757 e verificam que as dimensões são totalmente diferentes. Á primeira vista é de acreditar realmente nada parece corresponder… mas esqueceram-se que existe mais 5 anéis na turbina que o 757 da AA usava, além de outros aspectos técnicos que dá para contradizer.
    Infelizmente não encontro um documentário que estava no youtube contrapor essas teorias… acredito mais nele no que nas teorias da conspiração.
    Mas atenção, sei muito bem que muita parte destes ataque a versão oficial não disse tudo e que há muita coisa para saber, mas eu afasto esse teoria maluca.
    Sds

    P.S: Vou tentar encontrar pois ao longo dos tempos vamos ainda debater este assunto.

  12. Do Le Monde Diplomatique: Foi o 11 de setembro um trabalho interno?

    resistir.info/11set/trabalho_interno.html

    Li isso em 2007, quando trabalhava nos EUA. Acredito que, no mínimo, o governo Bush deixou o plano rolar. Mas também acho que eles podem ter ativado as “células” terroristas de B. Ladem (cria dos EUA), pAra fazer o “trabalho” que daria aos Norte Americanos o “suporte moral” para implantar uma nova ordem mundial, deles. Após o ataque eles disseram: “quem não está conosco, está contra nós”. Ninguém piou.

  13. ESTRANHO QUE DEPOIS DA QUEDA DO MURO DE BERLIN E ANTES DOS ATENTADOS DO 11 DE SETEMBRO,HAVER MUITAS PUBLICAÇOES A DIZER QUE O GRANDE PROBLEMA DO PROXIMO MILENIO IA SER O TERRORISMO ? E OS AMERICANOS DIZEREM QUE FORAM APANHADOS DE SUEPRESA ? GOSTAVA DE CONHECER ESSES SENHORES QUE ADIVINHARAM,TALVEZ DISSESEM OS NUMEROS DO LOTO : )

  14. Na década de 1980 os EUA financiaram o Talebam para fazer frente a invasão Soviética ao Afeganistão portanto a relação com os fundamentalistas daquele país vem do governo Ronald Reagan, até vimos recentemente uma foto como o ex-presidente americano em reunião com líderes afegãos… Então dizer que Bin Laden é cria dos EUA é redundância e por certo tem o dedo do serviço secreto americano no ataque… o que foi que atingiu o Pentago… avião não foi… o que foi então? E onde estavam os agentes da CIA tão eficientes e inteligentes que não anteciparam uma ação de tal magnitude… se alguém ai tem uma resposta contundente que apresente

  15. As caixas pretas dos aviões são construídas com os materiais mais resistentes do mundo, e mesmo assim desintegraram-se,nunca forma achadas, tornando o acontecimento único na história da aviação no mundo.

    Mesmo assim, o “indestrutível passaporte” de um terrorista que estava no avião,foi achado pelo FBI, intacto, em meio aos escombros da torre?

    “É ridículo imaginar o Mossad (serviço de inteligência israelense) ligando para cada um dos 4.000 trabalhadores avisando “vai ter um atentado dia 11, não vão trabalhar nesse dia”, mas é interessante notar que dos muitos judeus que trabalhavam no WTC, apenas um israelense (visitante, não trabalhador…) morreu nas Torres (e dois nos aviões)… e que um grupo de israelenses estava filmando as Torres – quatro horas depois dos atentados – enquanto riam, dançavam e choravam de alegria. Foram presos por “comportamento enigmático”, e pelo menos dois deles eram do Mossad, mas disseram não saber com antecedência dos ataques… ceeerto.”
    ——————-

    “Só há uma diferença entre um louco e eu. O louco pensa que é sadio. Eu sei que sou louco.” [ Salvador Dali ]

Comentários não permitidos.