Amorim:divergências Brasil-EUA indicam reformas globais difíceis

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/aaaaaaaaaaaonc3a7a-1.jpg?w=300

Por William Maclean, correspondente de Segurança

GENEBRA  —  Reuters  –  O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, minimizou neste sábado um esfriamento das relações do Brasil com os Estados Unidos depois de uma discordância diplomática em relação ao Irã, mas afirmou que o incidente sugere que as reformas das instituições globais serão difíceis.

Para Amorim, a oposição de grandes potências após uma mediação do Brasil e da Turquia sobre o polêmico programa nuclear iraniano sugere que elas resistirão a mudanças na ordem mundial, como reformas no Conselho de Segurança da ONU.

Falando a jornalistas em Genebra, durante conferência do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos, Amorim disse que os Estados Unidos e o Brasil discordaram apenas sobre a tática a ser usada no Irã, não em objetivos estratégicos.

“Não vejo problema algum entre o presidente Lula e o presidente Obama”, afirmou. “Temos de ser pessoas maduras e temos de entender que as pessoas, especialmente pessoas maduras que concordam com os mesmo objetivos, podem discordar nas táticas.”

As autoridades brasileiras reclamaram em particular de que seus esforços de boa fé para restaurar um empacado acordo de troca de combustível nuclear, em maio, foram descartados, com pouca ênfase dada ao status do Brasil como potência emergente.

O Brasil e a Turquia votaram contra uma nova rodada de sanções da ONU ao Irã, que tem o objetivo de pressionar o país islâmico a interromper suas atividades nucleares, que o Ocidente suspeita ser direcionado para o desenvolvimento de armas atômicas. O Irã nega e diz que o programa tem como meta a geração de energia.

Amorim afirmou concordar com um comunicado emitido na conferência em Genebra pelo vice-secretário de Estado norte-americano, Jim Steinberg, de que as discordâncias dos EUA na tentativa de mediação brasileira e turca tinham a ver com táticas e que não sinalizavam uma divergência de interesses ou objetivos.

“A REFORMA VIRÁ”

Mas, em meio a um debate sobre o crescente papel global das potencias emergentes, como o Brasil, o ministro disse a representantes mundiais que a disputa “mostra o quão resistente as grandes potências serão às mudanças (na balança do poder das instituições internacionais), o quão difícil será para mudar o Conselho de Segurança”.

“Mas uma reforma virá ao Conselho algum dia, um dia ou outro”, acrescentou Amorim.

Índia e Brasil, ao lado de Japão e Alemanha, estão batalhando por um assento permanente no Conselho de Segurança. Esses países alegam que o órgão atualmente reflete uma ordem obsoleta e antiquada do pós-Segunda Guerra Mundial. Mas a falta de consenso entre os atuais membros do conselho brecou as reformas. Os EUA, por exemplo, querem o Japão na instituição, mas a China rejeita o vizinho.

Os Bric –Brasil, Rússia, Índia e China– buscam mais representatividade no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional.

Steinberg disse na conferência que os EUA apoiam o crescente papel dos Bric e de outras potências, como a Turquia e a África do Sul, mas afirmou que o constante diálogo com Washington é necessário para que as diferenças sejam superadas.

“Não vemos a ascensão deles como uma inerente ameaça aos nossos interesses, mas reconhecemos que a cooperação não virá automaticamente e que nós inevitavelmente enfrentaremos assuntos nos quais nossos interesses divergirão”, afirmou.

Washington tem um “forte senso” da necessidade de reforma no Conselho de Segurança, o órgão mais poderoso do mundo sobre o assunto, mas ainda não há um consenso sobre a melhor forma de mudá-lo para manter sua efetividade e aperfeiçoar sua legitimidade.

“Por causa da importância do Conselho para nós em negociações como as do Irã e da Coreia do Norte, não é algo que mudaremos facilmente”, afirmou.

Fonte:Uol

19 Comentários

  1. Amorin so agora ta se tocando que os caras não aceitarão mudanças Hummm Amorin esa pasta é incompativel com sua capacidade…Mas tudo bem,falta muito pouco para eu ter a felicidade de ve-lo mpartir e se Deus quiser para nunca mais e que morra pelo caminho.

  2. acredito que teriamos mais a ganhar focando na relacao sul-sul.. abaixo da linha do equador, China, India, Africa e America Latina… criando ate organismos paralelos, com focos regionais.. esperar que todos os orgao (pseudo)multilaterais tenha reformas pode demorar muito tempo (ONU, OMC, etc..). Alias, todos ficam acima da linha do equador com sede em paises de primeiro mundo…

  3. Nenhum pais desente que ser capaxo do imperialismo medilcre,vamo nos focar nos paises em desenvolvimento como China,Russia,India,Africa do Sul,Argentina…

  4. A legitimidade da ONU como órgão internacional foi muito abalada no episódio da invasão ilegitima dos EUA e dos britânicos no Iraque, foi aquele momento que demonstrou que o órgão não tem capacidade para esfriar os ânimos de algumas empresas, que se utilizam de Estados para se enriquecer, a ONU enfrenta os mesmos problemas de sua antecessora, Liga das Nações, o problema é que hoje existe países com bombas nucleares. Se não houver uma reformulção urgente, talvez será tarde demais.

  5. Não tem jeito, ou reconhecem a força econômica e estratégicas destes países, ou a vaca sagrada do CS vai para o brejo…

    Brasil!!!

  6. B.O.B :
    Nenhum pais desente que ser capaxo do imperialismo medilcre,vamo nos focar nos paises em desenvolvimento como China,Russia,India,Africa do Sul,Argentina…

    Argentina? Pegou pesado!

    Hehehe

    Brincadeira. Só pra quebrar o gelo.

  7. Como sempre,o Americanos colocam um bode bem fedorento na sala e depois quem negociar a retirada daquele catinguento.
    DIFICULTAR PARA VENDER FACILIDADES, essa é a jogada.

  8. B.O.B :
    Nenhum pais desente que ser capaxo do imperialismo medilcre,vamo nos focar nos paises em desenvolvimento como China,Russia,India,Africa do Sul,Argentina…

    Por favor amigo, explique melhor seu ponto de vista.

  9. Ministro Celso Amorim, um patriota. Deveria ser respeitado por lutar pelos interesses da pátria, ao contrário de outros que ocuparam o cargo e não passavam de moleques de recado de Washington, a turma do tira-sapato.

  10. Robert :
    Ministro Celso Amorim, um patriota. Deveria ser respeitado por lutar pelos interesses da pátria, ao contrário de outros que ocuparam o cargo e não passavam de moleques de recado de Washington, a turma do tira-sapato.

    Falou e disse, sds.

  11. carlos argus :

    Robert :Ministro Celso Amorim, um patriota. Deveria ser respeitado por lutar pelos interesses da pátria, ao contrário de outros que ocuparam o cargo e não passavam de moleques de recado de Washington, a turma do tira-sapato.

    Falou e disse, sds.

    Em poucas palavras sintetisou a importância de nosso admirável embaixador Celso Amorim que elevou o Brasil a um novo patamar nas relações internacionais, gostem ou não gostem dele os do contra, que sempre torcem contra todos e contra tudos que possa beneficiar o nosso país. avante Brasil. Brasil Potência Mundial…

  12. Estou dizendo que e normal tais divergencias,pois um pais emergente não que ser um boneco das potencias mundiais,a parti dai que eu acho que paises ermegentes devem ter mais investimentos entre si para futuramente ter autoridade suficiente para exerce seu ponto de vista sobre os mais diversos assuntos no cenario global.

  13. Márcio :Dos G4, o único que tem uma chance remota de entrar no conselho de segurança é a Índia.

    Concordo, acredito que o jamais aceitaríam o Brasil no conselho. Acho conveniente que reestruturemos nossas Forças Armadas primeiro, ou seja, mostrar força e já temos tradição (pilotos de altíssima categoría, um exército rígido e a armada é cheia de grandes momentos) a História diz isso!!! Primeiro a força, depois o assento no CS. Faz mais sentido.

  14. rodrigo :
    acredito que teriamos mais a ganhar focando na relacao sul-sul.. abaixo da linha do equador, China, India, Africa e America Latina… criando ate organismos paralelos, com focos regionais.. esperar que todos os orgao (pseudo)multilaterais tenha reformas pode demorar muito tempo (ONU, OMC, etc..). Alias, todos ficam acima da linha do equador com sede em paises de primeiro mundo…

    So agora percebestes isso???…Para nós não existem amigos na linha de cima do equador…Pequenos se entendem,se compreendem,se ajudam.Grandes so querem dominar e possuir o que é dos outros.

  15. “…interromper suas atividades nucleares, que o Ocidente suspeita ser direcionado para o desenvolvimento de armas atômicas.”???????

  16. Robert :
    Ministro Celso Amorim, um patriota. Deveria ser respeitado por lutar pelos interesses da pátria, ao contrário de outros que ocuparam o cargo e não passavam de moleques de recado de Washington, a turma do tira-sapato.

    rsrsrs Robert ele somente busca notoriedade e se ilude que teremos cadeira cativa no CS e quer entrar pra posteridade se consegui-la…Mostre-me algo que ele fez realmente do interesse do Brasil?E querer justificar que fulano não fez e ciclano ta fazendo,vai fazer ou se esforça em querer fazer não prova nada…Ate agora ele so nos tem botado em situaçõesn nada agradavceis….HONDURS,IRÃ…Voce acha que ele associando o Brasil a um golpista que não respeitou a propria constituição de seu pais e queria dar golpe pra se perpetuar no poder:e a associação do Brasil com o paranóico Persa são bons serviços prestados a nação,não me leve a mal meu amigo mas voce so ve as coisas com olhar ideologico e não com olhar de Patriota.

Comentários não permitidos.